Como ensinar a ler: veja os principais métodos e dicas de atividades

25/07/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de menino sorridente lendo livro. Como ensinar a ler é algo importante para a criança, saiba como fazer.


Então seu filho está morrendo de vontade de entrar de cabeça nos livros mas você não sabe bem como ensinar a ler? Tudo bem, afinal a alfabetização é algo bastante complexo. É por isso que a escola é tão importante para ajudá-lo a conquistar essa habilidade incrível.


Mas há muitas coisas que você pode fazer em casa para a criança se manter motivada e interessada pela leitura, dando os primeiros passos em direção à alfabetização. Seu papel, como mãe, é tornar o ato de ler um prazer para o seu filho.


Se você não tem muita ideia de como fazer isso, fique tranquila. Neste texto vamos mostrar algumas técnicas para ensinar a ler e dar dicas preciosas para ajudar seu filho a conquistar a tão sonhada autonomia de ler sozinho. Vamos lá?


Quer saber a fundo como ensinar a ler? Conheça o curso de português do Kumon


Leia mais:


Quando devo começar a ensinar a criança a ler?


Enquanto muitos pais (e crianças) não veem a hora de começar a alfabetização, outros acreditam que a criança deve se concentrar em brincar. E este é um debate que vai muito além de pais e mães, sabia? Até mesmo entre os especialistas não existe consenso quanto a isso.


O que é certo é que, durante os primeiros 6 anos de vida, o cérebro está estruturando as suas funções. Isso significa que ele tem mais facilidade em absorver informações. Ou seja, é uma boa fase para estimular a linguagem.


Linguagem, porém, é diferente de alfabetização. Quanto a isso, vamos ver o que diz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?


De acordo com a BNCC, a alfabetização deverá ocorrer até o segundo ano do Ensino Fundamental. Como ensinar uma criança a ler é algo complexo, nesta fase o ideal é que o aprendizado seja feito de forma lúdica, como sugere a própria BNCC, envolvendo brincadeiras e diversão.


O que é o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa?


Como ensinar a ler é algo fundamental para o futuro, em 2012 o governo federal do Brasil lançou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com o objetivo de alfabetizar todas as crianças de até 8 anos de idade em todo o território nacional.


Na ocasião de seu lançamento, o pacto envolvia aproximadamente 8 milhões de crianças, 400 mil turmas e 108 mil escolas da rede pública de ensino, em uma articulação inédita entre todas as Secretarias estaduais de educação. 


O início da alfabetização e a vida escolar devem andar juntos?


Muitas pessoas acreditam que existe uma relação entre como ensinar a ler na alfabetização e o início da vida escolar de uma criança. Porém, esta ideia não faz tanto sentido quanto pode parecer.


Isso acontece porque as crianças podem começar a frequentar a escola em diferentes idades, desde o berçário até diferentes momentos da educação infantil. Você provavelmente conhece alguém que colocou os filhos na escola com 6 meses, ou alguém que decidiu esperar até os 3 anos, não é?


Além disso, nesta fase da vida o aprendizado da criança está muito mais relacionado à socialização e estímulos que apresentem conceitos de maneira lúdica, incluindo aí a matemática e a linguagem, do que necessariamente à alfabetização estruturada.


Afinal, como ensinar a ler? Veja as melhores formas


Foto de mãe e filha lendo livro com lanterna em uma barraca dentro de casa. Saber como ensinar a ler começa pelo hábito da leitura.


Para entender melhor como ensinar a ler, o primeiro passo é o mais óbvio possível: apresentar o mundo dos livros para a criança. Trata-se de uma etapa essencial para familiarizar seu filho com a leitura. Faz todo sentido, não é?


A partir daí você pode criar atividades para fazer em casa que estimulem a vontade e a curiosidade em aprender. Afinal, como ensinar a ler na alfabetização é uma atividade que não precisa acontecer somente no ambiente escolar, e deve ser estimulada por toda a família!


E quanto antes você começar a trabalhar estas habilidades com seu filho, melhor. Mesmo que a criança esteja apta para começar a aprender a ler por volta dos 3 anos de idade, nada impede que os estímulos comecem bem antes disso.


Um ambiente favorável, estimulante e que desperte a curiosidade ajuda a desenvolver a linguagem mais rapidamente. Porém, lembre sempre que as crianças são muito diferentes, e cada uma possui seu próprio ritmo e características.


A seguir, trazemos algumas dicas sobre como ensinar uma criança a ler de forma lúdica, transformando essa atividade em um momento divertido e prazeroso para a criança.


Conte historinhas envolventes


Contar historinhas para a criança é essencial se você deseja saber como ensinar a ler. Ao fazer isso, você estimula seu filho a ter vontade de aprender a ler e escrever, o que facilita muito o processo de alfabetização.


Quando ouve histórias, a criança desenvolve habilidades essenciais para seu processo de aprendizagem, como a memória, atenção e imaginação.


Além disso, ao ler em voz alta, você começa a trabalhar de forma divertida com a criança aspectos relacionados à linguagem, criatividade, compreensão da história e ampliação do vocabulário que ela conhece.


Apresente o alfabeto


O próximo passo em como ensinar a ler é apresentar as letras para a criança. Esta é uma fase incrível, que elas costumam adorar!


Comece mostrando quais são as vogais, já que elas compõem um grupo de apenas cinco letras e são mais fáceis de pronunciar. Depois disso, você pode partir para as consoantes.


Em um primeiro momento a criança ficará curiosa e empolgada para aprender o nome de cada letra e saber como reconhecê-la. Mantenha em mente que, mais que isso, é fundamental que ela entenda o som que cada uma delas possui.


Para isso vale tudo: músicas, jogos, brincadeiras… Associar os sons às letras é um processo incrivelmente divertido quando abordado de um modo lúdico e prazeroso.


Joguinhos com sílabas e vogais


Hora de juntar as letras e começar a formar sílabas! Neste momento, a criança reúne o conhecimento de vogais com consoantes e começa a combiná-las para produzir partes das palavras.


La, le, li, lo, lu… Fa, fe, fi, fo, fu… Mesmo sendo algo que envolve bastante a memorização, é possível explicar para seu filho como os sons se unem seguindo uma lógica, ajudando-o a aprender e compreender como as palavras são formadas.


Mais uma vez, esta é uma situação em que jogos divertidos são ferramentas super interessantes para ajudar na tarefa de como ensinar uma criança a ler.


Faça associação das sílabas com objetos


Agora que seu filho já está craque nas sílabas, a próxima etapa é associar o som da sílaba com algo que seja familiar para ela: cores, animais, nomes de pessoas, objetos, brinquedos, frutas… 


Por exemplo: digamos que a criança goste muito de bola. Você pode mostrar o objeto para ela e perguntar como é o som inicial da palavra. Neste caso, seria o BO.


Apresente então as letras que formam essa sílaba, começando pelo B e mostrando como ele se junta ao O para formar o som BO, de bola.


Aos poucos, seu filho entenderá melhor qual é a lógica por trás desta construção e passará a fazer as próprias associações. Quando você perceber que ele está entendendo bem essa fase, pode passar para a próxima (lembre-se que isso vai depender do ritmo de cada criança).


Introduza novas palavras simples


Ok, seu filho já conhece as letras e sabe como juntá-las para formar sílabas. Finalmente, é o momento de unir as sílabas para formar palavras.


Continuando em nosso exemplo, você pode mostrar para a criança que a palavra tem duas “partes”. A primeira, BO, ela já sabe. Agora, é preciso descobrir a segunda. E isso pode ser bastante divertido!


Para achar o LA, de bola, você e seu filho podem procurar outro objeto que comece com esta sílaba: um lápis, por exemplo. Associando os sons, ele vai entender que aquela sílaba pode se juntar à outra para formar a palavra bola.


Se você seguir direitinho esta sequência, vai facilitar o aprendizado do seu filho com muito mais facilidade!


Como ensinar a criança a ler com atividades?


Foto de pai e filho lendo juntos. Atividades em família e lúdicas ajudam em como ensinar a ler.


A partir do momento em que a criança aprende a formar as palavras, é tudo uma questão de estímulo. E como elas gostam de ser estimuladas! Passam a ler tudo: placas, embalagens, estampas…


Que tal então aproveitar a motivação para continuar trabalhando em técnicas para ensinar a ler de um jeito divertido? Há muitas atividades que vocês podem fazer em família ou como passatempo para estimular seu filho a querer aprender sempre mais!


Caça-palavras


O caça-palavras é um passatempo que pode ser um grande aliado na tarefa de como ensinar uma criança a ler. Com várias letras espalhadas aleatoriamente em linhas e colunas, a criança precisa encontrar, no meio dessa confusão, sequências que formem palavras.


As palavras podem ser curtas ou longas, e estar dispostas na vertical, horizontal ou mesmo na diagonal. Assim como tudo que diz respeito à aprendizagem, é necessário respeitar o nível de dificuldade adequado para a capacidade de cada criança.


Entre os benefícios desta brincadeira estão o estímulo à leitura, ampliação do vocabulário e exercício da memorização e raciocínio.


Ordem alfabética


Lembra que nós começamos a estratégia de como ensinar a ler na alfabetização pelas vogais, depois as consoantes e então as sílabas e palavras? O que podemos perceber é que até agora ainda não falamos no famoso ABC, a ordem alfabética.


Mesmo aprendendo a ler e escrever sem necessariamente conhecer a sequência das letras no alfabeto, é muito importante que seu filho saiba como ela funciona. Afinal, esta é a base para ele, por exemplo, poder buscar algum termo que não conhece em um dicionário, ou encontrar seu nome em uma lista escolar, por exemplo.


Cruzadinha


Da mesma forma que os caça-palavras, a cruzadinha é um passatempo super interessante para auxiliar quem tem dúvidas em como ensinar a ler. De forma divertida, ela trabalha a concentração, raciocínio e a memória.


Além disso, apresenta novas palavras para a criança e a ajuda a reforçar os conceitos e definições de cada uma.


Outra grande vantagem é que ela mesma aponta os erros para a criança, seja por haver um erro entre letras que coincidem, seja por sobrar espaços em branco. Isso estimula o autodidatismo e a autonomia!


Estes são somente alguns exemplos. Existem inúmeras outras maneiras de entender como ensinar a ler com a ajuda de atividades interessantes e envolventes. Veja mais algumas delas:


  • Com que letra começa tal palavra?

  • Que outras palavras podemos escrever com a primeira letra do seu nome?

  • Vamos cantar uma música com as letras do alfabeto?

  • Que tal procurar jogos e aplicativos na internet?


Como ensinar a ler de forma online?


A tecnologia tem trazido cada vez mais benefícios para a alfabetização. Com a pandemia e as transformações em termos de estudo remoto trazidas por ela, saber técnicas para ensinar a ler se tornou algo ainda mais próximo do mundo digital.


Então, por que não aproveitar todas as vantagens que o mundo tecnológico tem para oferecer e ajudar seu filho a se desenvolver?


A internet está repleta de vídeos, aplicativos e músicas que ajudam na leitura, principalmente nos primeiros anos de vida. 


Como ensinar uma criança a ler que tenha dificuldades de aprendizagem?


Algumas crianças podem se deparar com obstáculos biológicos, culturais ou emocionais que tornem seu desenvolvimento mais lento. A estes obstáculos, damos o nome de dificuldades de aprendizagem.


Saber como ensinar uma criança a ler dentro de um contexto assim representa um desafio maior, já que são necessárias abordagens diferentes para alcançar os objetivos.


Diante disso, um dos passos mais importantes é atuar em parceria com a escola. Sabendo das dificuldades da criança, os professores podem buscar novas maneiras de ensinar.


Trata-se de um tema bastante complexo e que deve ser tratado com muita atenção por educadores e família. Porém, com o incentivo e as metodologias corretas, a criança tem tudo para desenvolver suas habilidades na leitura!


Conclusão


Neste post você viu como ensinar a ler é um processo que passa por diversas fases, independentemente da idade da criança.


Tudo começa contando muitas histórias e familiarizando seu filho com os livros, gerando curiosidade e vontade de aprender. Daí em diante, você pode ensinar as letras, sílabas e palavras, sempre respeitando o ritmo da criança.


Jogos como caça-palavras e cruzadinhas são grandes aliados neste processo de como ensinar a ler, transformando o aprendizado em algo prazeroso e divertido.


Lembre-se que é comum que as crianças tenham dificuldades. Porém, caso estas dificuldades sejam de ordem maior, como biológica ou emocional, é importante trabalhar em parceria com a escola para encontrar a melhor solução.


Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir o nosso blog. Ele está cheio de informações para ajudar você a desenvolver o máximo potencial do seu filho!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.