Dicas de leitura: 12 ótimos livros para desenvolver o hábito de ler

19/05/2022
Compartilhe:

Foto de mulher em casa lendo livro. Dicas de leitura são ótimas para quem quer desenvolver esse hábito.

Se você não possui o hábito de ler, mas está procurando algumas dicas de leitura, parabéns! Este é o primeiro passo para incorporar à sua rotina uma atividade prazerosa e que só traz benefícios.


Por meio das palavras é possível viajar, descobrir histórias, lugares e personagens, ampliar o vocabulário e ativar seu lado criativo. Além disso, a leitura favorece o processo de aprendizagem e é uma atividade muito prazerosa para fazer sozinha ou com as crianças.


Como desenvolver o hábito da leitura é algo que deve ser estimulado desde cedo, neste texto trazemos 5 sugestões de livros para você e 7 para ler com seu filho. No total, são 12 obras incríveis para quem quer saber por onde começar ou como ler mais e melhor.


E tem mais: no final, damos algumas dicas de leitura para você desenvolver este hábito e aproveitar tudo que ele pode proporcionar. Boa leitura!


Saiba como o curso de português do Kumon usa a leitura como base do método de estudos e todas as vantagens que isso traz para o seu filho!


Leia mais:


5 dicas de leitura para desenvolver o hábito de ler


Para descobrir como desenvolver o hábito da leitura, é importante avaliar vários fatores que contribuem para o prazer de fazer esta atividade, como escolher obras sobre assuntos que sejam do seu interesse ou experimentar diferentes gêneros literários. 


Para ajudar nessa tarefa, trouxemos 5 dicas de leitura reconhecidas pelos leitores e premiadas por sua qualidade. Confira um pouco mais sobre cada uma delas e escolha aquela que vai fazer você descobrir de uma vez por todas o prazer de ler!


1. Torto Arado (Itamar Vieira Junior)


O primeiro romance do baiano Itamar Vieira Junior, lançado em 2019, é um sucesso de público e já foi reconhecido com o Prêmio Jabuti de Literatura e Prêmio Leya de Livro do Ano.


A história se passa na vida rural da Bahia, em um ponto do tempo que, apesar de recente, se parece com o de um Brasil escravagista de centenas de anos atrás.


Ao longo da trama acompanhamos a vida de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, de sua família e de outros moradores de uma fazenda, que mesmo após a assinatura da Lei Áurea seguem sendo explorados como escravos na propriedade. 


De formas diferentes, ambas encaram caminhos de luta diante de sua condição e encontram provações que, mesmo na adversidade, as fortalecem.


2. Mulheres que correm com os lobos (Clarissa Pinkola Estés)


Você provavelmente já ouviu algo sobre essa obra, não é? Apesar de ter sido lançada há quase três décadas, recentemente o livro ganhou força novamente e tem sido citado como “aquele livro que toda mulher deveria ler”.


Desde abril de 2020, ele está entre os mais vendidos na categoria de não-ficção e em quase todas as listas de dicas de leitura. 


Este ressurgimento tem muito a ver com as conversas sobre feminismo e diferenças de gênero, já que a história fala da conexão da mulher com ela mesma e com sua própria natureza.


Usando mitos, contos de fadas, lendas, histórias sobre bruxas e seres místicos, a autora reflete sobre a domesticação do espírito livre feminino ao longo dos anos, a não aceitação desta condição e a possibilidade de liberar a loba existente em cada mulher.


3. A amiga genial (Elena Ferrante)


Outra obra que não pode faltar nas dicas de leitura atuais, escrita pela reclusa autora Elena Ferrante. 


A história acompanha a vida de duas meninas, Elena e Rafaella, que se conhecem em Nápoles, nos anos 50. Ao longo do tempo elas vivenciam inúmeras experiências juntas: são unidas, competem, fazem planos, brigam, dividem momentos.


Ambas sonham com o futuro e buscam nos estudos uma forma de não acabar como suas mães, em um bairro pobre e violento, sem perspectivas, cansadas e entristecidas. Mas tudo muda quando uma das famílias decide investir nos estudos da filha, e a outra não.


A partir daí, as meninas seguem caminhos diferentes, em uma narrativa que fala sobre transformações nas vidas das mulheres, especialmente no pós-guerra italiano, mas com as quais qualquer mulher atual pode se identificar.


4. Sobre os ossos dos mortos (Olga Tokarczuc)


Em 2018, a autora polonesa Olga Tokarczuc recebeu o Prêmio Nobel de Literatura com esta obra, que só foi publicada no Brasil no ano seguinte.


Unindo suspense e questões filosóficas, ela rapidamente se tornou um sucesso por aqui também. A trama gira ao redor de Janina Duszejko, uma professora de inglês sexagenária apaixonada por animais que vive em um pequeno vilarejo.


Tudo vai bem até que seus cachorros desaparecem, assim como duas pessoas do vilarejo. Começa aí um drama que se torna mais e mais misterioso a cada página, indo além de uma história de crime e investigação para propor uma reflexão sobre a condição humana, loucura, injustiça e a natureza.


5. Terra Sonâmbula (Mia Couto)


Considerado um dos melhores livros africanos do século XX, a obra do escritor moçambicano foi publicada no Brasil em 2016.


O título se refere à situação política e social de Moçambique, que viveu uma guerra civil sangrenta de 1977 a 1992, deixando a população literalmente sem descanso.


A narrativa mescla sonho e realidade, usando lendas e mitos da região para contar a história do velho Tuahir e o menino Muidinga, em fuga da guerra, e paralelamente a história de Kindzu, descoberta em um diário encontrado junto a um homem morto na beira da estrada.


Terra Sonâmbula é uma fábula que usa melancolia, sonhos e poesia para contar uma história envolvente e triste como a guerra, mas que ao mesmo tempo mantém acesa a capacidade de sonhar.


7 dicas de leitura infantil para ler com os pequenos em casa


Foto de uma mãe lendo para o bebê. Confira algumas dicas de leitura infantil para desenvolver o gosto pelos livros desde cedo.


Após as dicas de leitura para as mamães, chegou a hora da criançada! Ler junto com elas, além de ser muito gostoso, é um super estímulo para conhecer desde cedo o universo das palavras e desenvolver o gosto pela leitura. 


Por meio dos livros, os pequenos adquirem vocabulário, desenvolvem o pensamento crítico e ampliam sua concepção de mundo. Mas há tantas opções nas prateleiras das livrarias e bibliotecas que às vezes fica difícil saber o que levar. 


Pensando nisso, preparamos 7 dicas de leitura infantil que vão ajudar você a fazer uma ótima escolha. Confira!


1. O grande rabanete (Tatiana Belinky)


A história traz personagens que estão em uma horta, tentando arrancar um rabanete que teima em não sair. 


Abordando noções de solidariedade, cooperação e trabalho em equipe, ela é narrada como um conto cumulativo, no qual os trechos anteriores se repetem e se somam aos parágrafos seguintes. 


Você sabia que esse recurso tem como objetivo treinar a memória


2. O espaço (Blandina Franco e José Carlos Lollo)


No dicionário, existem 20 definições da palavra “espaço”. Na internet, é possível encontrar mais de 64 milhões de significados. 


Mas, afinal, o que é espaço? Ideal para pré-escolares, o livro explica de forma simples quão grandioso e, ao mesmo tempo, vazio é o universo. 


Como a maioria das dicas de leitura para essa idade, trata-se de uma história divertida, leve e gostosa de ler.


3. Hoje me sinto – um abecedário de emoções e grafismo (Madalena Moniz) 


Uma de nossas dicas de leitura mais poéticas. O livro traz ilustrações em aquarela e tinta-da-china para narrar as emoções de um personagem, apresentando os sentimentos de A a Z. 


Cada palavra deste abecedário é acompanhada por uma imagem. Assim, de forma lúdica, a criança conhece o alfabeto e aprende a lidar melhor com as próprias emoções.


4. Vai embora, Grande Monstro Verde! (Ed Emberley)


Quem tem um nariz grande azul-esverdeado, dentes brancos afiados e enormes olhos amarelos? O Grande Monstro Verde! 


O autor Ed Emberley criou essa história para ajudar as crianças a espantarem os monstros noturnos de sua imaginação. Será que o Grande Monstro Verde vai embora até o fim do livro?


5. O que tem dentro da sua fralda? (Guido Van Genechten)


Divertida e interativa, esta dica de leitura infantil fala sobre a curiosidade do ratinho. Ele não sossega enquanto não descobre o que há dentro da fralda do porquinho, da cabrita, do coelho e do bezerro. 


Mas o que será que há dentro da fralda do ratinho? Uma grande surpresa aguarda seu filho no final da história!


6. Pedro vira porco-espinho (Janaína Tokitaka)


Quando as coisas não acontecem do jeito que o menino Pedro espera, ele vira um porco-espinho. 


Com uma metáfora divertida sobre as transformações do humor e as sensações que experimentamos durante a vida, o livro leva a criança a refletir sobre os sentimentos e de onde eles vêm.


7. Bocejo (Ilan Brenman e Renato Moriconi)


Já bocejou hoje? Nesse livro, com lindas imagens pintadas a óleo que estimulam a imaginação das crianças, os autores mostram diversos personagens, desde bruxas dos contos de fadas até figuras históricas, como Albert Einstein, nesse momento sonolento. 


Na última folha, é muito provável que seu filho se surpreenda com o próprio bocejo!


Como desenvolver o hábito da leitura?


É só você pegar um livro para ler com seu filho e ele já faz cara feia? Pois saiba que isso é bastante comum. 


Muitas crianças veem a leitura como uma obrigação e acabam não gostando de ler. A boa notícia é que esta é uma situação que pode ser mudada (e esperamos que nossas dicas de leitura possam ajudar!).


O gosto pelos livros pode ser desenvolvido em casa, com a ajuda dos pais, abrindo um universo de novas e ricas experiências para os pequenos. Quem começa a gostar de ler quando é criança costuma levar este hábito para sempre!


Se não é o seu caso, e você continua tendo dificuldades mesmo depois de adulta, veja como desenvolver o hábito da leitura com algumas recomendações simples, que podem ser úteis tanto para você quanto para o seu filho.


Encontre o formato que te agrade

Foto de mulher lendo em tablet no ônibus. Escolher o melhor formato é uma das principais dicas de leitura.



Formato é algo muito importante se você quer saber como melhorar a leitura. Afinal, fica bem difícil pegar gosto por esse hábito quando você precisa carregar aquele livro de quase mil páginas na bolsa todos os dias para ler no metrô, não é?


Se você costuma ler em casa e tem bastante espaço para uma grande estante, talvez livros em papel, grandes e pesados, não sejam um problema. Aliás, muitas pessoas não trocam este formato por nada!


Já outras preferem o formato digital, que pode ser lido em dispositivos específicos ou no próprio celular. Desse jeito, todos os livros cabem no seu bolso, não pesam nada e estão sempre com você.


Tenha um tempo para ler


Reserve um tempinho do seu dia para ler. Depois do almoço, no trajeto de ônibus para casa ou antes de dormir são alguns exemplos de bons momentos para colocar em prática nossas dicas de leitura.


Mas olha só: não precisa ser rígida com você mesma. Que tal começar com 15 minutos por dia, ou somente nos finais de semana? Garantimos que, aos poucos, você vai querer ler cada vez mais e nem vai ver o tempo passar!


Tenha sempre um livro ao lado


Sabe aquele momento em que você está esperando para ser atendida no consultório médico ou na fila do banco e fica rolando o feed das redes sociais infinitamente, até não saber mais o que ver no celular?


Esta é a hora ideal para aproveitar o tempo para ler. Por isso, é um bom hábito sempre levar um livro com você, não importa aonde for. 


Neste caso, os livros eletrônicos oferecem uma enorme vantagem. Além de serem leves e estarem sempre à mão, eles sincronizam os dispositivos de leitura. Ou seja: você pode continuar a ler no celular o que estava lendo em outro dispositivo na sua casa. Que prático, não é?


Tenha uma meta de leitura


Começamos as dicas de leitura dizendo para você ler um pouquinho por dia, nem que sejam 15 minutos. Mas você também pode desenvolver este hábito traçando algumas metas diferentes.


Por exemplo: você pode se propor a ler determinado número de páginas por dia, um capítulo por semana, ou um número de livros por mês ou por ano.


Este é um ótimo jeito de se comprometer e se motivar. Mas cuidado: principalmente no início, trace metas reais. 


É melhor se propor a ler uma página por dia e ficar com um gostinho de quero mais, que se propor a ler 50 páginas por dia, não dar conta e rapidamente desistir.


Peça indicações


Antigamente muitas dicas de leitura vinham de amigos, familiares ou clubes de leitura. Não que isso ainda não aconteça, mas hoje em dia as redes sociais ampliaram muito esse universo, e o que não falta é referência por aí. 


Há inúmeros perfis de pessoas que falam sobre livros nas redes, blogs ou canais de vídeo. Encontre um deles com um gosto parecido com o seu e tenha sempre indicações. Além disso, na dúvida, acesse os sites de livrarias e veja o que as pessoas comentam sobre os livros.


Visite uma unidade Kumon e entenda melhor nossa proposta de formação de leitores para o ensino do português.


Conclusão


Neste texto, você viu como os livros estimulam a criatividade, curiosidade, consciência e independência. Além disso, eles são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.


Para ajudar você a desenvolver este hábito saudável e prazeroso, trouxemos 5 dicas de leitura para adultos e 7 títulos para ler junto com seu filho.


Além disso, falamos sobre como melhorar a leitura, algo que é essencial aqui no Kumon, já que nossa metodologia para estudar português se baseia justamente na formação de leitores.


Dessa maneira, os pequenos são apresentados a diferentes gêneros literários, descobrem suas preferências e alcançam gradativamente obras mais complexas.


Praticando, a criança exercita a concentração, adquire gosto pelos livros, amplia o vocabulário e passa a compreender melhor os textos. 


E isso vale para adultos também! Então, que tal aproveitar nossas dicas de leitura e começar a ler hoje mesmo? 


Não há dúvidas quanto a relação da leitura com a escrita, por isso, esse é um hábito importante para aprender e memorizar questões como os tipos de porquês, acentuação e pontuação. Por isso, no Kumon de Português os alunos são estimulados a desenvolver a leitura. Conheça nosso método! 


Conheça também nosso Quiz de Língua Portuguesa e teste seus conhecimentos sobre o nosso idioma!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.