Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento.
O método foi criado no Japão, em 1954, pelo professor de matemática Toru Kumon. Com o objetivo de ajudar seu filho, Takeshi, a ganhar independência, Toru Kumon criou seu próprio material didático e método de estudo.
Elaborou exercícios de cálculo em folhas soltas de papel e combinou-as com um método de autoestudo que permitiu ao filho avançar por si.
1Estudo individualizadoO método Kumon não se prende à idade ou ano escolar. No Kumon, cada aluno estuda no ponto mais adequado à sua capacidade, podendo avançar além dos conteúdos de seu ano escolar.
2AutodidatismoNo Kumon os alunos desenvolvem a capacidade de aprender por si. O aluno estuda lendo, pensando, resolvendo o material com as próprias forças, avançando por meio do estudo autodidata.
3Material didáticoO material didático do método Kumon está estruturado para que o aluno inicie em conteúdos fáceis e o grau de dificuldade avance de modo suave. O aluno é estimulado a resolver sozinho as questões, refletindo e pensando, usando como base seu próprio conhecimento.
4OrientadoresDescobrir o que cada um consegue fazer e expandir o potencial ao máximo, esse é o papel do orientador do método Kumon. O orientador observa a habilidade acadêmica, a personalidade e o sentimento de cada aluno para oferecer o estudo mais adequado a cada um.
5Gosto pelo aprendizadoConforme seguem estudando em um nível adequado à sua capacidade, os alunos se tornam entusiasmados e experimentam várias vezes um sentimento de realização e passam a querer aprender cada vez mais.
6Um passo à frentePor meio do avanço além da série escolar, os alunos do Kumon desenvolvem consideravelmente a habilidade acadêmica, o que lhes fornece reserva de capacidade para os estudos futuros.
7Além dos estudosO Kumon tem como objetivo desenvolver as habilidades dos alunos ao máximo limite, formando assim pessoas capazes de enfrentar desafios, tomar decisões e contribuir para a sociedade.
Beatriz começou a estudar pelo método Kumon com apenas 3 anos de idade e, após um ano, estava alfabetizada. Hoje, ela faz Kumon de Matemática e, apesar de estudar em uma escola bilíngue, também faz Kumon de Inglês.
Guilherme tomou a iniciativa e pediu para fazer Kumon de Inglês. A ideia, entretanto, não surgiu à toa. Ele sonha em estudar fora do país, e acredita que a experiência será um grande aprendizado para conhecer novas culturas e amigos.
Icaro sempre gostou da cultura japonesa. Há muito tempo, animes e mangás fazem parte dos seus hobbies. Ele enxerga o Japão como uma potência que investe em educação, e logo percebeu que o país poderia ser o destino ideal para oferecer tudo o que ele imagina para o futuro.
Luíza foi alfabetizada pelo Kumon e hoje se destaca entre seus colegas de sala. Sempre foi apaixonada por livros, e, aos 4 anos de idade, já começou a reconhecer algumas palavras e demonstrar interesse pela leitura e escrita.
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui.
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.