Método de ensino individual: como funciona e benefícios para a aprendizagem

23/09/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de menino concentrado em escrever. Ele está em casa, aprendendo com um método de ensino individual.


Para muitas mães, ouvir falar em método de ensino individual é algo quase mágico, que faz brilhar os olhos e abre um mundo de possibilidades para os alunos. Afinal, quem não lembra de como era o ensino há algumas décadas atrás?


Só quem esteve em sala de aula precisando acompanhar a turma e não conseguindo ter o mesmo ritmo ou passando dificuldades para compreender algum tema mais difícil sabe como as características das atividades do ensino individualizado fazem diferença para a aprendizagem.


E mais: aprender assim também fortalece várias habilidades cognitivas, como a concentração, e estimula a autoconfiança e capacidade de aprender por conta própria.


Tudo de bom, não é? Neste texto vamos explicar como funciona o método de ensino individual e mostrar para você por que os benefícios do ensino individualizado vão muito além da sala de aula. Vamos lá?


Quer saber como funciona o Kumon? Conheça nosso método de ensino individualizado e conte com quem tem mais de 60 anos de experiência no assunto.


Leia mais:


O que é o método de ensino individual?


O método de ensino individual coloca o foco da aprendizagem no aluno e em suas características próprias. Assim, em vez de se adequar ao ritmo da turma, ele estuda de acordo com as próprias necessidades, e os professores atuam como mentores do aprendizado. Para isso, a participação da família também é essencial.


Neste jeito de ensinar, as aulas expositivas, em que o professor transmite o conhecimento para um grupo de alunos normalmente agrupado por série escolar, e os alunos absorvem o conhecimento de forma passiva, são substituídas por um modelo em que cada aluno é protagonista da própria aprendizagem.


Ou seja, por meio de uma série de metodologias o aluno é estimulado a agir de forma autônoma e participar ativamente da construção do conhecimento. 


Como o ensino individualizado funciona?


O método de ensino individual segue a grade curricular orientada pela BNCC, porém adaptando o ritmo às capacidades e ao estilo de aprendizagem de cada aluno. Isso é realizado por meio da construção de um Plano de Estudos Individual (PEI) que contempla tanto atividades em sala de aula quanto extraclasse.


Desta forma, os encontros com o professor tornam-se ocasiões nas quais, em vez de um falar e o outro ouvir, há uma troca com o objetivo de construir a aprendizagem. Nestes momentos, o professor orienta, tira dúvidas e solidifica as bases para o aluno poder realizar as tarefas.


Como as escolas utilizam o método de ensino individual?



Antes de mais nada, é necessário entender que o método de ensino individual está muito ligado à ideia de estilos de aprendizagem. Entender este ponto é fundamental para compreender que cada aluno tem seu ritmo e aprende de formas diferentes.


Sendo assim, o próprio fato de incluir dinâmicas e modos de aprender diferentes no dia a dia escolar, trabalhando com materiais escritos, livros, debates, vídeos e experiências práticas já é um avanço neste sentido.


Porém, aplicar esta metodologia de forma integral, com um PEI, implica no uso de diferentes ferramentas, selecionadas de acordo com os objetivos do plano e que atendam, também, a recursos focados nas habilidades socioemocionais, como autonomia, pensamento crítico e criatividade.


O papel dos professores e a inclusão escolar


Além de todas as vantagens para o estudo e desenvolvimento de habilidades profissionais requisitadas no futuro e no mercado de trabalho, o uso de um método de ensino individual exerce um importante papel na inclusão escolar.


Ao respeitar as características próprias e individualidade de cada aluno, os professores conseguem fazer com que o ensino se adéque às limitações de cada pessoa, em vez de percorrer o caminho contrário e esperar que todos aprendam da mesma maneira.


Isto significa uma grande mudança para alunos com déficit ou algum outro tipo de dificuldade de aprendizagem. 


Entendendo melhor qual é o papel dos professores no método de ensino individual e quais são as características das atividades de ensino individualizado, os educadores tornam-se ainda mais importantes no desenvolvimento dos alunos.


O que os pais podem fazer para contribuir com o ensino individual?


Saber como funciona o método de ensino individual não é atribuição somente dos professores. Se a parceria entre família e escola é primordial para a completa evolução de um aluno, no caso do ensino individualizado este ponto torna-se ainda mais importante.


Isso acontece devido às próprias características das atividades de ensino individualizado. Como elas são pensadas caso a caso e colocam o protagonismo da aprendizagem no aluno, os encontros com o professor tornam-se ocasiões mais voltadas à mentoria, direcionamento e construção de bases do conhecimento.


Assim, o estudo em casa ganha muito mais importância neste contexto e deve ser acompanhado de perto pela família. Isto quer dizer não somente supervisionar as atividades, mas contribuir para a elaboração de um roteiro de estudos, manutenção do foco nas tarefas e criação de um ambiente propício para estudar.


Quais são as vantagens do método de ensino individual?

Foto de menino estudando em sala com professor. Eles estão em sala de aula, usando o método de ensino individual para motivar o aprendizado.


Os benefícios do ensino individualizado, como você pode ver, são muitos e trazem mudanças significativas para o processo de aprendizagem. 


Mas ainda há muito o que falar sobre o método de ensino individual e suas vantagens. A seguir, você confere algumas delas.


Diminui as chances de abandono escolar


A inclusão escolar está diretamente relacionada ao índice de retenção de alunos. Afinal, a desmotivação causada por um método de ensino cujo ritmo é inadequado para o aluno é um fator preponderante para o abandono escolar.


Aí entram inúmeros fatores. A falta de tempo, um problema cada vez mais comum em nossas vidas, desempenha um papel fundamental para essa desmotivação. 


Como não consegue estudar suficientemente para as matérias, o aluno fica cada vez mais defasado, em um movimento cumulativo que leva à desistência do curso.


Contribui para a melhoria do desempenho escolar


Não é preciso conhecer a fundo o método de ensino individualizado para entender como ele contribui para a melhoria do desempenho escolar. Basta analisar o caso de alunos que têm aulas particulares, por exemplo. 


Com um professor à sua disposição para esclarecer dúvidas de modo personalizado e auxiliar na compreensão dos conteúdos, com todo o tempo necessário para isso, a tendência é que o aluno tenha um rendimento superior quando comparado com a sala de aula, na qual o professor deve atender às dúvidas de todos em um tempo menor.


Estimula a autonomia


Ao transferir o protagonismo para as mãos do aluno, o método de ensino individual também coloca sobre ele muito mais responsabilidade sobre o próprio aprendizado. Em vez de assumir uma postura passiva, o aluno tem sua autonomia aumentada e valorizada.


Ao fazer este movimento, o professor contribui de muitas outras formas para o desenvolvimento e evolução do estudante, fazendo com que ele se sinta também mais valorizado e, assim, motivado.


Resolve as dificuldades do aluno


Toda criança, em algum momento, acaba apresentando algum tipo de dificuldade com o conteúdo escolar. O problema é que cada uma tem o seu momento, e também a sua dificuldade. Como o professor consegue resolver cada uma dessas variáveis em sala de aula?


Pois é, como ele é responsável por toda uma turma, acaba não conseguindo dedicar toda a atenção que cada caso mereceria. Dependendo do tipo de dificuldade, isso pode comprometer todas as etapas de estudos posteriores.


No método de ensino individualizado, como você já deve saber a esta altura, ocorre exatamente o contrário. Assim, se um aluno possui dificuldades em frações e precisar aprender matemática do zero, por exemplo, o professor pode se dedicar especificamente a esta questão.


Cria relações no ambiente escolar


Ao perceber que suas dificuldades são tratadas de forma personalizada e com atenção, o aluno se sente acolhido e motivado a aprender com segurança. Isto favorece a criação de um ambiente de respeito e inclusão envolvendo colegas e professores.


Por estarem mais engajados, os alunos que estudam por meio de um método de ensino individual acabam se transformando em pessoas mais dispostas a ajudar e compreender as dificuldades dos colegas, muitas vezes participando ativamente deste processo.


Alunos com mais autoconfiança


O fato de não conseguir acompanhar os colegas de classe e não obter um bom desempenho na escola prejudica bastante a autoconfiança da criança. O aluno sente-se incapaz não só de aprender, mas também desmotivado a tentar.


Por outro lado, um método de ensino individualizado que foca em suas dificuldades e no seu desenvolvimento no próprio ritmo funciona como um impulso motivacional. Ao sentir que é capaz, o aluno quer evoluir e aprender mais, desenvolvendo a autoconfiança.


Melhora na absorção das informações


Você já ouviu falar nos diferentes estilos de aprendizagem? Segundo esta teoria, as pessoas aprendem de maneiras diferentes umas das outras. Assim, algumas absorvem melhor o conteúdo quando o leem em um livro, enquanto outras preferem escutar o professor falar.


Uma das características das atividades de ensino individualizado é justamente encontrar o melhor estilo para cada aluno e explorar todo o potencial que ele oferece. 


Por que adotar um método de ensino individual para seu filho?


O método de ensino individual tem resultados incríveis com alunos que possuem dificuldade para acompanhar o ritmo do restante da turma. Mas, quando falamos isso, não estamos falando somente sobre aqueles que aprendem mais devagar ou têm mais dificuldades.


O aluno que tem muita facilidade, aprende rápido e quer saber cada vez mais também pode ficar igualmente desmotivado ao ter que esperar o ritmo da turma toda. 


Desta forma, perceba que os benefícios do ensino individualizado podem se estender literalmente a todo tipo de aluno. Além de melhorar o desempenho escolar, ele também ajuda seu filho a desenvolver o hábito de estudos e o foco em seus objetivos.


Metodologias que podem ser aplicadas no ensino individualizado


Foto de menino concentrado observando um ábaco. O método de ensino individual estimula o autodidatismo.


O método de ensino individual pode ser realizado de várias maneiras, seguindo metodologias diferentes. Apesar das caraterísticas das atividades de ensino individualizado, cada uma delas possui suas particularidades, como você verá a seguir.


Método Montessori


Este método foi criado em 1907 pela médica italiana Maria Montessori. Sua principal característica é o incentivo à autonomia da criança e o respeito por sua liberdade individual. O método ainda tem como pilares a autoeducação, participação, organização e responsabilidade.


Método de Waldorf


O método Waldorf se destaca pelo incentivo não só a temas escolares, mas principalmente aos aspectos físicos, individuais, éticos e sociais. Para isso, ele utiliza atividades como tricô, jardinagem e meteorologia como instrumentos para a construção do conhecimento.


Método Construtivista


O método construtivista está baseado na obra do psicólogo Jean Piaget. Ele diz que o conhecimento é construído por meio da interação entre o indivíduo e o ambiente. Assim, na educação, este método envolve bastante autonomia e a participação do professor como um orientador.


Como o Kumon atua com o método de estudo individual?


Não poderíamos deixar de falar, claro, do método Kumon. Afinal, ele foi criado justamente para atender à necessidade de um método de estudo individual quando, na década de 50, o professor de Toru Kumon observou que seu filho estava com dificuldade em matemática – justamente a matéria que ele lecionava.


Sem tempo para sentar ao lado dele e ajudá-lo, o professor japonês passou a deixar exercícios para o filho resolver sozinho. À noite, o professor Toru Kumon fazia suas observações para orientar a criança e a motivava a aprender por conta própria.


Quando percebia que o filho havia dominado um tema, o professor passava para o próximo. Assim, do amor de um pai e da necessidade de um filho, nasceu o método Kumon.


Até hoje, o método se baseia sobre os pilares de postura autodidata, aprendizado no próprio ritmo, autonomia e prazer em aprender, tratando cada aluno de maneira única com orientação individualizada.


Conclusão


Como você viu neste texto, saber como funciona o método de ensino individual é de extrema importância para mães que desejam oferecer a seus filhos a possibilidade de explorarem seu máximo potencial.


Afinal, os benefícios do ensino individualizado vão além do conhecimento escolar, proporcionando o desenvolvimento de habilidades como a organização, disciplina, curiosidade, autodidatismo e autonomia.


Agora que você já sabe o que é método de ensino individual e conhece todas as características das atividades de ensino individualizado, que tal se aprofundar melhor neste texto sobre autonomia infantil?

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.