O que é o método Kumon

Kumon é uma metodologia que visa incentivar na criança a autonomia nos estudos, buscando fortalecer o potencial de aprendizado de cada um. Por meio de um processo de aprendizagem planejado e individualizado, o aluno se torna confiante e capaz de enfrentar sozinho o desafio da conquista do conhecimento.

Médodo kumon
Médodo kumon
O método foi criado no Japão, em 1954, pelo professor de matemática Toru Kumon. Com o objetivo de ajudar seu filho, Takeshi, a ganhar independência, Toru Kumon criou seu próprio material didático e método de estudo.
Elaborou exercícios de cálculo em folhas soltas de papel e combinou-as com um método de autoestudo que permitiu ao filho avançar por si.
Estilo personalizado
1 Estudo individualizado O método Kumon não se prende à idade ou ano escolar. No Kumon, cada aluno estuda no ponto mais adequado à sua capacidade, podendo avançar além dos conteúdos de seu ano escolar.
Autodidatismo
2 Autodidatismo No Kumon os alunos desenvolvem a capacidade de aprender por si. O aluno estuda lendo, pensando, resolvendo o material com as próprias forças, avançando por meio do estudo autodidata.
Material didatico
3 Material didático O material didático do método Kumon está estruturado para que o aluno inicie em conteúdos fáceis e o grau de dificuldade avance de modo suave. O aluno é estimulado a resolver sozinho as questões, refletindo e pensando, usando como base seu próprio conhecimento.
Orientadores
4 Orientadores Descobrir o que cada um consegue fazer e expandir o potencial ao máximo, esse é o papel do orientador do método Kumon. O orientador observa a habilidade acadêmica, a personalidade e o sentimento de cada aluno para oferecer o estudo mais adequado a cada um.
Gosto pelo aprendizado
5 Gosto pelo aprendizado Conforme seguem estudando em um nível adequado à sua capacidade, os alunos se tornam entusiasmados e experimentam várias vezes um sentimento de realização e passam a querer aprender cada vez mais.
Um passo a frente
6 Um passo à frente Por meio do avanço além da série escolar, os alunos do Kumon desenvolvem consideravelmente a habilidade acadêmica, o que lhes fornece reserva de capacidade para os estudos futuros.
Alem dos estudos
7 Além dos estudos O Kumon tem como objetivo desenvolver as habilidades dos alunos ao máximo limite, formando assim pessoas capazes de enfrentar desafios, tomar decisões e contribuir para a sociedade.

Depoimentos