Autonomia infantil: entenda o que é, importância e como ensinar

10/08/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de menina criança comendo algo cor-de-rosa e fazendo a maior bagunça. A autonomia infantil deve ser incentivada em todas as pequenas coisas.


Autonomia infantil é delegar responsabilidade e consciência dos próprios atos à criança, respeitando seus limites e capacidades, com o objetivo de desenvolver sua independência. Assim, ela se prepara para exercer melhor suas tomadas de decisão e convívio social ao longo da vida.


Pode parecer complicado, mas saber como ensinar seu filho a ser independente é algo que pode ser feito de um jeito bem natural. Afinal, toda criança gosta de aprender coisas novas, explorar o mundo e experimentar novos desafios.


Então, por que será que tanta gente tem dificuldades para deixar os filhos assumirem a responsabilidade por algumas situações e vivenciarem seus próprios aprendizados?


É o que você vai descobrir neste texto. Além disso, você vai entender melhor como estimular a autonomia infantil, por que isso é importante, que benefícios este processo traz e como ele ajuda a criança a explorar e desenvolver seu máximo potencial.


Descubra qual é o segredo do método de estudo Kumon para desenvolver a autonomia infantil!


Leia mais:


Afinal, o que é autonomia infantil?


Uma pessoa autônoma é aquela capaz de tomar decisões por conta própria e realizar atividades e tarefas sem a ajuda de ninguém. Estas decisões e tarefas vão desde questões muito importantes até atos triviais do cotidiano, como escolher que roupa vestir ou o que comer no almoço.


Você provavelmente se identificou com essa descrição, não é? Pois bem, a diferença da autonomia infantil é que ela leva este conceito para o universo das crianças, obviamente respeitando suas capacidades e limites.


Por que estimular a autonomia infantil desde cedo?


O crescimento e bom desenvolvimento do seu filho estão intimamente ligados a entender como estimular a autonomia infantil. 


E quanto mais cedo você começar, melhor. Estimular a criança a pensar criticamente, tomar as próprias decisões, resolver problemas, enfrentar desafios e conseguir fazer sozinha várias atividades de seu dia a dia são apenas alguns dos benefícios.


Mas ainda tem muito mais. Saber como estimular a autonomia infantil desde que a criança é pequena é importante para ela:


  • Aprender a enfrentar as frustrações e assumir as consequências de suas decisões.

  • Desenvolver habilidades cognitivas como a criatividade e o raciocínio lógico-matemático.

  • Trabalhar a educação socioemocional e aspectos como a persistência, coragem, autoestima e autoconfiança.

  • Entender sua responsabilidade e tomar decisões mais acertadas.


Como trabalhar a autonomia infantil em fases?


Foto de menina lavando louça junto com homem adulto. O papel dos pais é incentivar a autonomia infantil.


Quando falamos em autonomia infantil, é essencial entender que este é um modo de ensinar e estimular a criança a ter responsabilidade e liberdade, o que não quer dizer que ela deve fazer tudo sozinha.


A autonomia da criança precisa ser trabalhada com calma, respeitando os limites de cada idade. Já pensou colocar uma criança de 2 anos para lavar as louças? Cada faixa etária tem um tipo de desenvolvimento motor e cognitivo que deve ser levado em conta.


Ou seja: a autonomia na educação infantil é um processo que precisa ser feito de forma contínua e gradual, com a sua supervisão e orientação, sem trazer sobrecargas para a criança ou esperar que ela consiga fazer sozinha coisas que ainda não consegue.


A seguir, veja alguns exemplos de atividades que você pode trabalhar com seu filho em cada faixa de idade.


De 0 a 3 anos


  • Guardar os brinquedos depois de brincar.

  • Usar talheres para comer, sem a sua ajuda.

  • Colocar as roupas sujas no cesto.

  • Escolher a roupa e vestir-se sozinha.


De 3 a 5 anos


  • Escovar os dentes.

  • Ir ao banheiro sozinha.

  • Tomar banho.

  • Organizar a mochila da escola.


De 5 a 7 anos


  • Dormir na casa dos avós ou dos amigos.

  • Arrumar a cama.

  • Ajudar a lavar a louça.

  • Fazer a lição de casa sozinha.


De 7 a 10 anos


  • Tomar conta de um pet.

  • Ajudar na arrumação da casa.

  • Se vestir sozinho; 

  • Atravessar a rua sozinha, seguindo todas as recomendações de segurança.


Como ensinar seu filho a ser independente?

Foto de menino com vários brinquedos espalhados pelo chão. Guardá-los depois de brincar estimula a autonomia infantil.


Algo que é preciso ficar muito claro, e que talvez muita gente faça confusão, é que a autonomia infantil não tem nada a ver com deixar a criança fazer o que quiser, da maneira que lhe parecer melhor.


Pelo contrário, ela consiste em orientar, apoiar e respeitar as limitações de cada criança, fazendo com que ela explore melhor suas capacidades. 


Em outras palavras, seu papel como mãe é motivar, acreditar no seu filho e criar condições para ele experimentar seus limites de maneira segura.


Há muitas formas de fazer isso, então se você quer saber como ensinar seu filho a ser independente, busque aplicar algumas das dicas a seguir no dia a dia da sua casa.


Guardar os brinquedos


Toda criança adora brincar. Mas nem todas gostam da hora de guardar os brinquedos, não é mesmo? Este, porém, deve ser um costume incentivado e colocado em prática desde cedo. Além de estimular a autonomia infantil, ele ensina sobre responsabilidades e deveres.

Mas isso não precisa ser feito como um fardo para seu filho. Como sempre, a melhor abordagem é transformar este momento em uma brincadeira. Vale cantar, criar jogos para adivinhar onde vai cada brinquedo ou fazer uma competição de quem termina antes.


Lembre-se também de que é importante respeitar a individualidade da criança e suas características, seu ritmo e a própria idade. E não esqueça de elogiar bastante quando ela guardar os brinquedos, estimulando-a a querer sempre melhorar.


Ensine a lidar com as frustrações


Nós sabemos, você quer proteger ao máximo seu filho das perdas e momentos ruins. Nada mais natural, e toda mãe sabe disso. Por outro lado, infelizmente, nem todos os esforços do mundo vão impedir que a criança entre em contato com estas emoções ao longo da vida.


Por que não, então, prepará-la da melhor maneira possível para lidar com as frustrações? Deixar a superproteção de lado e permitir que seu filho vivencie situações assim vai ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais madura, resiliente e segura.


Se ainda assim você não consegue deixar de ser superprotetora (afinal, a gente sabe que não é fácil ver nossas crianças tristes ou frustradas), que tal deixar os esportes fazerem isso? Além de se exercitar, este é um jeito de vivenciar tanto a vitória quanto a derrota e aprender com isso.


Dê brinquedos que estimulem


Por trás dos brinquedos e brincadeiras há muito mais do que você imagina. Mais que divertir, eles ensinam sobre noções de espaço, cores, conjuntos e até matemática no dia a dia! E, claro, são ótimas formas de estimular a autonomia infantil.


Neste caso, vale priorizar aquelas brincadeiras e brinquedos que estimulam a criança a tomar decisões e fazer algo por conta própria.


Caça-palavras, quebra-cabeças e jogos com blocos de montar são ótimos exemplos de brinquedos que ajudam seu filho a fazer escolhas, além de trabalhar também outras habilidades cognitivas e o raciocínio lógico-matemático. 


Estimule a resolução de problemas e escolhas


“Cada escolha, uma renúncia”. Você provavelmente já escutou este ditado alguma vez. Agora, reflita como ele tem tudo a ver com a autonomia da criança. 


Ensinar a criança de que tudo possui vantagens e desvantagens, que devem ser analisadas para tomar boas decisões, é algo que deve ser incentivado e trabalhado.


Quando seu filho ganha autonomia, aprende a exercer o pensamento crítico e fazer escolhas amparado por fatos em vez de achismos, opiniões ou emoções.


Envolva a criança em pequenas decisões


Às vezes, na correria do dia a dia, é fácil esquecer de perguntar para as crianças qual é a opinião delas ou envolvê-las nos processos de tomada de decisão. Estas, entretanto, são excelentes formas de estimular a autonomia infantil.


Que tal perguntar para o seu filho onde ele gostaria de almoçar no domingo com a família, o que ele acha de pintar as paredes da casa de uma cor diferente ou que roupa ele quer vestir para ir à escola?


Este processo pode ser aplicado aos poucos, ajudando a criança a não ter receio de tomar decisões. Para isso você pode, por exemplo, oferecer opções limitadas. Em vez de perguntar com qual roupa ela deseja sair, pergunte se ela prefere a vermelha ou a azul. 


Converse e ouça suas opiniões


A autonomia infantil está diretamente ligada às escolhas e opiniões. Por isso mesmo é muito importante conversar com a criança e ouvir o que ela tem a dizer.


Se ela não se manifestar sozinha, faça perguntas que a estimulem a se expressar. Como foi o seu dia, o que você está sentindo, o que você preferiria fazer? Estes são exemplos simples que ajudam muito a desenvolver a independência do seu filho.


Trabalhe a coordenação motora


Não tem jeito: para se virar sozinha, vestir a própria roupa, usar os talheres ou tomar banho, a criança precisa contar com uma boa coordenação motora, tanto grossa quanto fina.


Ambas podem ser trabalhadas com brincadeiras no dia a dia, em grupo ou individuais, com inúmeros benefícios para o seu filho.


Além disso, você sabia que a coordenação motora é um ponto essencial para o início da alfabetização infantil?


Estimule a coragem


Fazer uma escolha é algo que exige muita coragem, principalmente quando a criança entende que optar por algo significa abrir mão de outra coisa.


Desafios que ela ainda não enfrentou também necessitam de coragem para enfrentá-los, superá-los ou, por que não, enfrentar a frustração de não conseguir.


Seja qual for o motivo, encorajar seu filho é um ótimo jeito de motivar a autonomia na educação infantil.


O papel da escola na autonomia infantil


Até agora falamos bastante sobre como estimular a autonomia infantil na sua casa. Mas não podemos deixar de lembrar que a parceria entre família e escola é importantíssima para potencializar os resultados.


Fazer a tarefa de casa, guardar os materiais depois de usar, respeitar o espaço dos colegas… O ambiente escolar tem um papel essencial na construção da autonomia infantil, por meio da atribuição de responsabilidades e possibilidade de fazer escolhas.


Ao aprender, a criança também aprende a lidar com seus próprios erros, o que é um dos melhores jeitos de mostrar a importância dos processos de tomada de decisão e suas consequências.


Como os pais podem despertar a autonomia na educação infantil?


Seu papel como mãe, em relação ao desenvolvimento da autonomia da criança, é proporcionar oportunidades para seu filho se sentir capaz, melhorando sua confiança. Mas quem disse que é fácil fazer isso?


Muitas vezes você vai perceber que as escolhas de seu filho não são as melhores e estão caminhando em direção ao erro. É nesta hora que surge a superproteção.


Mas se você conseguir superar este instinto, vai perceber aos poucos as vantagens de deixar seu filho errar e aprender com isso. Permita que ele exercite a autonomia infantil. 


Se ele quer comer com os talheres, incentive-o, por mais que ele derrube bastante comida para fora do prato. Se quer colocar o próprio tênis, oriente qual pé vai em cada calçado, mas deixe que ele faça isso sozinho.


Como a tecnologia contribui com a autonomia da criança?

Foto de menino segurando vários lápis de cor sobre o papel. A escola tem papel fundamental na autonomia infantil.


A realidade das crianças de hoje em dia é digital. Este é o mundo em que elas nasceram, e cabe aos responsáveis usar a tecnologia na educação infantil da melhor forma para desenvolver inúmeras habilidades e aspectos, inclusive a autonomia.


Além de usar a internet para encontrar respostas para curiosidades ou tarefas da escola, existe uma infinidade de aplicativos para estimular o raciocínio lógico, o pensamento crítico, a memorização e resolução de problemas, entre tantos outros.


Quando usadas de forma responsável e consciente, as tecnologias contribuem ativamente para a autonomia na educação infantil.


Conclusão


Neste texto você aprendeu como ensinar seu filho a ser independente e por que é tão importante proporcionar a ele experiências que motivem a autonomia infantil.


Além disso, entendeu melhor o seu papel e o da escola neste processo, ajudando a criança a enfrentar novas situações com responsabilidade, autoconfiança e coragem.


Fazendo isso, você seguramente ajudará seu filho a se tornar uma pessoa mais segura no futuro, consciente de suas decisões e emocionalmente mais inteligente.


Neste momento, garantimos que tudo vai valer a pena!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.