Como aprender um novo idioma: confira 11 dicas práticas!

02/02/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Dominar mais de uma língua é fundamental para sua trajetória acadêmica e seu futuro profissional. Com essa habilidade, você conseguirá ler obras complexas na versão original, entenderá músicas, filmes e séries e poderá interagir espontaneamente com pessoas de outros países. 


E fazer isso não precisa ser algo complicado. Com dedicação e com o método de estudo ideal, o processo de como aprender um novo idioma pode ser leve e prazeroso.


Se você quer saber como aprender um idioma sozinho rapidamente, traçar metas para aprender um idioma ou evoluir em seus estudos, confira 11 dicas práticas que trazemos neste artigo para você chegar lá!


No Kumon, você pode fazer o  ou o  e aprender no seu próprio ritmo. Saiba mais e faça sua matrícula hoje mesmo, sem esperar a formação de turmas.


Leia mais:



Qual a importância de aprender um novo idioma?


Se você está pensando em como aprender um novo idioma, vale a pena relembrar os inúmeros benefícios disso, tanto pessoais quanto profissionais. 


Estudar um novo idioma melhora a capacidade de raciocínio lógico, memória e concentração, amplia as oportunidades de emprego e ajuda você a se destacar no mercado de trabalho.


Além disso, saber outra língua permite que você se comunique de forma eficiente com pessoas de países diferentes, entendendo e apreciando sua cultura.


E ainda tem muito mais. Veja abaixo mais algumas vantagens de como aprender um novo idioma.


Para se destacar no mercado de trabalho futuramente


Com a globalização e a crescente interação entre países e culturas, as empresas estão cada vez mais à procura de candidatos que dominem uma língua estrangeira ou possuam uma segunda língua.


Ter fluência em outro idioma é especialmente valioso em áreas como negócios internacionais, turismo, jornalismo, relações-públicas, tecnologia, comércio exterior e recursos humanos. 


Como aprender um novo idioma permite a comunicação eficaz com clientes, fornecedores e parceiros de negócios de outros países, isto ajuda a aumentar suas chances de sucesso profissional e abre muitas oportunidades para sua carreira.


Para conhecer novas culturas


Ao buscar dicas de como aprender um novo idioma, você também aprende sobre a cultura e os valores de determinado país ou região.


Além disso, passa a ter acesso a mais conteúdo cultural, como música, literatura, filmes e programas de televisão. Esta é uma excelente forma de ter uma visão mais profunda e rica da cultura do país de onde vem o idioma.


É importante lembrar que aprender um novo idioma não significa apenas aprender a falar e escrever, mas também compreender as regras sociais e as convenções culturais, como etiqueta, costumes e tradições. 


Veja este artigo que fizemos sobre culturas asiáticas e conheça mais sobre alguns países do continente.


Para aprofundar estudos


Muitos materiais acadêmicos e científicos são escritos em outros idiomas, especialmente em inglês. Quando você entende como aprender um novo idioma é importante, amplia seu acesso a informações e recursos determinantes para seu progresso acadêmico e profissional.


Além disso, falar outro idioma frequentemente é um diferencial (ou mesmo pré-requisito) em programas de estudo no exterior ou em programas de intercâmbio


Conhecer outra língua também é fundamental em programas de pós-graduação ou na área de pesquisa, pois permite a comunicação com colegas e professores de outros países.


Para viagens e intercâmbios


Conhecer outro idioma é um ótimo jeito de tornar as viagens e os intercâmbios mais fáceis e enriquecedores. Ao conseguir se comunicar melhor com os moradores locais, sua experiência de viagem fica muito mais agradável e autêntica.


Falar o idioma local ajuda a encontrar melhores negócios, entender melhor os sinais e as informações turísticas e aproveitar ao máximo a cultura e as tradições locais. 


Além disso, saber outra língua também pode ser útil em situações de emergência, como se você precisar de ajuda médica ou tiver que se comunicar com as autoridades.


Como aprender um novo idioma: confira 11 dicas!



Aprender um novo idioma é um desafio, mas também é uma oportunidade incrível para expandir sua mente e suas habilidades comunicativas. A seguir, apresentamos 11 dicas e estratégias de como aprender um novo idioma de modo eficaz.


Ouça e veja com atenção


Inicialmente, palavras e expressões em outra língua podem parecer indecifráveis. Para desvendar o que está sendo falado, é preciso se acostumar com os sons das palavras. 


Assim, você assimila a pronúncia e associa o termo aos seres ou objetos. Ao repetir uma expressão várias vezes pensando na imagem que ela representa, você treina para memorizá-la diretamente no idioma.


Escutar o idioma permite que você se familiarize com a pronúncia, a entonação e o ritmo da língua. Isso é importante para ajudar a melhorar sua pronúncia e fluência.


Mantenha um dicionário por perto


Manter um dicionário por perto é uma dica valiosa de como aprender um novo idioma. Ele permite que você consulte a tradução de palavras e frases desconhecidas, assim como ajuda a melhorar sua escrita e gramática.


Existem vários tipos de dicionários disponíveis, incluindo dicionários impressos, dicionários online e aplicativos de dicionário. 


Dicionários impressos são úteis para ter em casa ou na escola, enquanto dicionários online e aplicativos são úteis para consultar em qualquer lugar. 


Pratique em grupo


Praticar com outras pessoas permite que você experimente diferentes situações de comunicação e desenvolva suas habilidades de falar e escutar. 


Além disso, esta é uma ótima maneira de se motivar e se manter comprometido com o aprendizado do idioma.


Uma das formas de praticar em grupo é utilizando a tecnologia. Há vários aplicativos e plataformas online que conectam pessoas que estão aprendendo o mesmo idioma, permitindo que você pratique falando e escutando com pessoas de diferentes partes do mundo.


Repita em voz alta


Como aprender um novo idioma exige muito treino, repetir em voz alta é importante para incorporar o vocabulário naturalmente e para identificar possíveis erros na dicção ou na construção das frases.


Ao repetir palavras e frases em voz alta, você se familiariza com a pronúncia, a entonação e o ritmo da língua, o que é importante para melhorar sua fluência. 


Um bom exercício usando esta técnica é ouvir e repetir palavras e frases em áudios, podcasts ou aplicativos de aprendizagem de idiomas, como o Kumon Audiobook. Isso permite que você ouça a pronúncia correta e siga o ritmo da língua, enquanto se familiariza com as palavras e frases novas.


Introduza o novo idioma na rotina


A melhor maneira de aprender uma nova língua é incorporá-la à sua rotina diária. Leia notícias, ouça música e podcasts e faça amigos que falem o idioma. Quanto mais exposição você tiver ao idioma, mais rápido você o aprenderá.


Uma boa dica é aprender com filmes e séries. Comece com o áudio original e legendas em português, e evolua gradualmente até conseguir assistir sem nenhuma legenda.


Outra maneira de introduzir o idioma na rotina é usar aplicativos de aprendizagem de idiomas ou ouvir músicas e podcasts no trânsito, na academia ou no trajeto de ônibus para casa.


Evite traduções


Avançando gradualmente, das palavras pequenas até os parágrafos complexos, você progredirá sem precisar de traduções. 


A tradução literal, além de desnecessária, dificulta a aprendizagem e gera erros na construção de frases, uma vez que a estrutura frasal é diferente em cada idioma. Traduzir também pode criar dependência de traduções e atrasar o aprendizado do idioma.


Evitar completamente as traduções pode ser desafiador no início, mas com o tempo e a prática, você desenvolverá sua compreensão e uso natural do idioma.


Converse com nativos



Conversar com alguém que fala o idioma com fluência permite escutar e praticar a pronúncia correta, a entonação e o ritmo da língua. 


Além disso, conversar com nativos permite que você se familiarize com a cultura e as expressões idiomáticas de determinada língua, melhorando sua compreensão e uso natural do idioma.


E o melhor é que você pode fazer isso sem sair de casa! É possível conversar com nativos por meio de aplicativos ou plataformas online que conectam pessoas que estão aprendendo o mesmo idioma.


Para saber mais sobre este tema, veja este artigo que fizemos sobre como conversar em inglês.


Não tenha medo de errar


O processo de como aprender um novo idioma leva tempo e exige bastante esforço. Não espere aprender tudo de uma vez e não desanime se você cometer erros. 


Lembre-se de que todos cometemos erros e que isso é uma parte normal do processo de aprendizagem. Seja paciente e persistente e você verá seu progresso ao longo do tempo.


Quando você tem medo de errar, pode se sentir inibido e menos propenso a falar ou a se comunicar no idioma, o que, com certeza, impede sua evolução e atrasa o seu aprendizado.


Uma maneira de superar o medo de errar é se dar permissão para errar e se concentrar na comunicação e no aprendizado, em vez de se preocupar com a perfeição. 


Estude um pouco por dia


Praticar diariamente com disciplina e concentração é mais produtivo do que estudar muitas horas em um único dia e depois demorar para retomar os conteúdos. 


Fazendo isso você não se sobrecarrega, percebe seus avanços com clareza e se sente motivado a continuar aprendendo.


Estudar um pouco por dia permite que você não perca o ritmo no aprendizado, além de tornar mais fácil manter o que você aprendeu fresco na memória e seguir em frente com os seus estudos.


Lembre-se também de que é igualmente importante estabelecer metas diárias e semanais para estudar, pois isso ajuda a manter a consistência na evolução dos seus conhecimentos.


Valorize os pequenos avanços


Como aprender um idioma é um processo longo e desafiador, é fácil desanimar quando não há avanços notáveis ou quando você se sentir estagnado. 


No entanto, é importante lembrar que o aprendizado de um idioma é um processo cumulativo e que os pequenos avanços são uma indicação de que você está progredindo.


Uma boa forma de valorizar os pequenos avanços é estabelecer metas para aprender um idioma de curto prazo e comemorar quando elas são alcançadas. 


Isso pode incluir objetivos como aprender 20 novas palavras por semana, ler um conto ou ser capaz de se comunicar sobre um tópico específico.


Faça um curso de idiomas


Finalmente, a principal dica de como aprender um novo idioma é buscar um curso de idiomas, que o ajude a aprender e a organizar os estudos.


Existem diversas opções disponíveis, como cursos presenciais em escolas especializadas, cursos online, aulas particulares com professores nativos e até mesmo aplicativos de aprendizagem de idiomas. 


Seja qual for a sua escolha, é fundamental que o curso seja adequado ao seu nível de conhecimento e aos seus objetivos de aprendizagem.


No Kumon, por exemplo, o aluno aprende de forma individual e com autonomia, no próprio ritmo e sem precisar aguardar a formação de turmas.


Como aprender um novo idioma com o Kumon?




O método Kumon é uma metodologia de estudo que se baseia em trabalhar com exercícios progressivos, respeitando as características e o ritmo de cada aluno, com o objetivo de desenvolver habilidades e conhecimentos de forma autodidata. 


Além dos cursos de matemática e português, o Kumon também possui franquias de cursos de idiomas. Nos cursos de inglês e japonês são trabalhados o vocabulário, o domínio das estruturas da língua e a fluência na leitura.


Os alunos contam com áudios gravados por falantes nativos e com atividades compreensíveis e intuitivas. Dessa forma, avançam sozinhos, adquirindo autonomia nos estudos e ampliando seus horizontes culturais. 


Os estudos geralmente começam com exercícios básicos de gramática, vocabulário e leitura, e à medida que o aluno progride, os exercícios vão ficando mais complexos, desenvolvendo habilidades de escrita, conversação e compreensão auditiva.


Conclusão


Neste artigo, você pôde entender melhor como aprender um novo idioma é importante, tanto no aspecto pessoal e de vivência em um mundo cada vez mais global, quanto para sua carreira e os seus estudos.


Para você conseguir otimizar ao máximo seu aprendizado e não perder a motivação, trouxemos 11 dicas de como aprender um novo idioma que seguramente vão ajudá-lo a organizar suas metas e evoluir nos seus objetivos.


Lembre-se: estudar uma nova língua requer dedicação e tempo, e não há uma fórmula mágica para o sucesso. A combinação de vários métodos de estudo, como o Kumon, com a prática regular e a exposição ao idioma, é o melhor caminho para o sucesso.


Se você quer aprender inglês mas não sabe bem por onde começar, veja este artigo sobre nível em inglês. Depois é só visitar uma de nossas unidades para fazer o teste de nivelamento e descobrir qual será seu ponto de partida para este incrível desafio!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.