Culturas asiáticas: conheça mais sobre alguns países do continente

09/01/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

As culturas asiáticas são um conjunto de inúmeros costumes e tradições distintos, característicos de povos diferentes que habitam regiões tão contrastantes quanto o Mar Morto e a cordilheira do Himalaia.


Dentre tantos países culturalmente notáveis, destacam-se a China, a Índia, a Coreia do Sul e o Japão. Porém, o continente ainda conta com mais 44 países. Ou seja, torna-se quase impossível falar de uma única cultura para todos os países da Ásia.


Por isso, neste artigo vamos falar de forma separada sobre a cultura desses quatro principais países, destacando algumas curiosidades de cada um deles. Assim, você consegue ter um panorama das culturas asiáticas de forma geral.


Preparado para esta viagem? Então vamos começar!


Quer se aprofundar de verdade na cultura do Japão? Então conheça o curso de japonês do Kumon e faça sua matrícula. Estude em casa e no seu próprio ritmo!


Leia mais:



O que é cultura asiática?


É difícil falar em uma única cultura asiática diante de um continente tão grande e populoso, no qual vivem pessoas de inúmeras etnias, tradições e religiões asiáticas.


Os povos asiáticos utilizam diversas línguas e dialetos diferentes, praticam uma série de religiões, como o cristianismo, budismo, hinduísmo e islamismo, e vivem em ambientes tão diversos quanto cordilheiras nevadas e desertos.


Em comum, há o fato de que as civilizações da Ásia são consideradas as mais antigas do mundo. Em conjunto com outras características particulares e modos de vida bem diferentes dos nossos, esta tradição dá uma dimensão da riqueza das culturas asiáticas.


Continente asiático


A Ásia é o maior continente do mundo, tanto em área quanto em extensão, assim como o mais populoso. Para você ter uma ideia, sua área ocupa quase um terço da superfície de nosso planeta e abriga 58% da população humana.


Tudo na Ásia é assim, grandioso. Lá estão o ponto mais alto do mundo (o Monte Everest, com 8.848 metros de altura), o ponto mais baixo da superfície terrestre (o litoral do Mar Morto) e os dois países mais populosos da Terra (China e Índia).


O continente é limitado em três lados por oceanos, o que faz com que ele seja constantemente assolado por inundações, tsunamis, secas e terremotos.


Estas forças da natureza estão bastante presentes nas culturas asiáticas. Em um dos mais antigos mitos chineses, por exemplo, o dragão Yu precisou derrotar Gonggong, o deus das inundações.


Características da cultura chinesa


Junto com o Egito, Índia e Babilônia, a China figura entre as civilizações mais antigas do planeta. Esta tradição reflete-se na riqueza cultural chinesa, que permeia as artes, a escrita, a culinária, a arquitetura, a  religião e muito mais.


Culinária variada


A culinária chinesa está entre as mais diversificadas dentre as culturas asiáticas. Reunindo ingredientes variados e exóticos do ponto de vista ocidental, os pratos típicos refletem os produtos mais comuns e disponíveis em cada região geográfica.


Isso faz com que a culinária da China seja dividida em quatro grupos, de acordo com as características regionais: Sichuan, Shandong, Guangdong e Jiangsu.


A culinária Sichuan tem como característica marcante os temperos picantes. Alguns pratos são a tripa de carne com molho chili, frango frito picante, carne de porco desfiada ao molho de alho e frango Kung Pao.


Na cozinha Shandong, as grandes estrelas são os frutos do mar, que têm seus sabores preservados por meio do uso de ingredientes simples, como sal e vinagre.


Já a cozinha Guangdong, ou cantonesa, é conhecida como o principal estilo de culinária chinesa. Ela inclui frutos do mar, sopas, caldos e marinadas, além de ameixas e molhos hoisin.


Por outro lado, a cozinha menos popular é a de estilo Jiangsu. Apresentada de maneira artística e colorida, ela é a mais gourmet das quatro.


Mandarim


O mandarim é a língua oficial da China. Apesar disso, está longe de ser a única. O país conta com uma grande variedade de dialetos resultantes da língua sino-tibetana, como o wu, cantonês, jin, min, xiang, keija e gan, entre outros. 


Por ser uma língua tonal, a entonação da fala é fundamental no mandarim. Ao subir ou descer o tom, o significado das palavras é alterado.


Em relação à escrita, a caligrafia é uma das principais representantes das culturas asiáticas. Sua base são caracteres que representam ideias e conceitos, conhecidos como pictogramas.


Este tipo de escrita influenciou outros países da Ásia. Os alfabetos japoneses, em especial o kanji, são derivados deste tipo de escrita.


Cultura estética e milenar


Os aspectos estéticos estão presentes em vários campos da cultura chinesa, como as artes, a música, as vestimentas e a arquitetura. 


Entre os temas mais relevantes e presentes está a natureza, como inspiração para representar o equilíbrio, que tem sua expressão máxima na cultura chinesa no símbolo de yin (feminino) e yang (masculino).


Na arquitetura, o país se destaca por seus templos e construções em formas de palácio, com imponentes terraços e jardins com lagos artificiais.


Característica da cultura indiana


A Índia é uma das principais culturas asiáticas, e uma das mais antigas civilizações da história. Além dos aspectos religiosos e filosóficos, muito presentes no cotidiano, a sociedade indiana é marcada pela estratificação de classes (as castas) e sua relação com a música.


Hinduísmo


O hinduísmo é uma das religiões asiáticas presentes na Índia, junto com o budismo, sikhismo e jainismo. Ele é também uma das religiões com o maior número de adeptos no planeta.


Ao contrário das religiões monoteístas, o hinduísmo possui uma série de deuses. O principal, Shiva, é conhecido como o destruidor.


A trindade hindu ainda conta com Brahma, o criador, e Vishnu, o conservador. Juntos, os três representam o ciclo de criação, conservação e destruição.


Os atos de oração do povo indiano são realizados em um santuário, com oferenda de flores e incensos aos seus deuses.


Além disso, a cultura indiana também é reconhecida por seus mantras, uma prática que se popularizou no mundo todo.


Arquitetura


Assim como tantos pontos da cultura indiana, a arquitetura encontra sua inspiração e destaque em uma profunda ligação com templos e aspectos religiosos.


Seu principal representante seguramente é o Taj Mahal, localizado na cidade de Agra. O templo, repleto de detalhes e ricamente decorado, é uma das obras arquitetônicas mais conhecidas do mundo.


Ao contrário dos templos, o Taj Mahal é um mausoléu, ou seja, um monumento funerário. Atualmente, é chancelado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade.


Filosofia indiana


Além das religiões, das quais o hinduísmo é o principal representante, a cultura indiana também possui uma estreita relação com a filosofia.


Sem dúvida, a mais conhecida delas aqui no ocidente é o yoga. Apesar de ser uma tradição espiritual com origem nos Vedas, os textos sagrados indianos com mais de sete mil anos de idade, o yoga se popularizou por aqui como uma atividade física agregada à meditação.


Na Índia, o yoga é uma filosofia que proporciona métodos para a libertação do homem da ignorância e esquecimento de sua conexão com a natureza divina.

Características da cultura coreana


Durante bastante tempo existiu uma única Coreia. Porém, em 1948, o país se dividiu em Coreia do Norte e Coreia do Sul. Enquanto a primeira possui orientação socialista, a segunda é notoriamente capitalista.


Este conflito trouxe consequências para ambos os países, que até hoje sofrem os traumas deste relevante conflito geopolítico mundial.


Apesar de tudo isso, a Coreia conseguiu superar as dificuldades e promover enormes avanços culturais, que misturam tradição e modernidade.


Alta tecnologia


Mesmo passando por uma guerra de dimensões e efeitos tão grandes, a Coreia do Sul conseguiu se reerguer e investir em seu desenvolvimento tecnológico.


Desta forma, ela se tornou um dos tigres asiáticos, ou seja, uma das economias mais fortes e desenvolvidas entre as culturas asiáticas, junto com Hong Kong, Singapura e Taiwan.


Hoje a Coreia do Sul é conhecida como a nação mais conectada do mundo, com a internet mais veloz do planeta, casas inteligentes e tecnologias de internet das coisas presentes na maioria dos lares.


Globalizada


O povo coreano tem muito orgulho de sua história e, principalmente, da resiliência para enfrentar o conflito geopolítico que levou à divisão de um país em dois.


Esta visão de mundo influencia bastante a cultura atual da Coreia do Sul, muito vibrante, contemporânea e aberta ao ocidente.


O fenômeno do Korean Pop


O K-Pop, abreviação de Korean Pop, é um fenômeno musical mundial. Com coreografias ousadas, estética vibrante e sintetizadores eletrônicos, o K-Pop caiu no gosto dos adolescentes orientais e ocidentais.


Os grupos mais conhecidos, como BTS e EXO, são parte da indústria coreana de entretenimento. As boy bands e girl bands de K-Pop lotam estádios e são idolatradas por seus fãs.


Características da cultura japonesa

A cultura japonesa é uma das culturas asiáticas mais conhecidas aqui no Brasil, e possui um grupo enorme de fãs apaixonados pelas características tradicionais e milenares do povo do Japão.


A cultura do Japão tem origem na cultura da China. Porém, o fato de se tratar de uma ilha permitiu que, ao longo de milênios, os japoneses desenvolvessem uma cultura própria, particular e intensamente preservada.


Assim, mesmo com os avanços da tecnologia e um mundo cada vez mais conectado, o país consegue se manter fiel aos seus costumes e preservar suas tradições, ao mesmo tempo em que abre as portas para a modernidade e abraça a tecnologia com entusiasmo.


Culinária popular e marcante


A comida tradicional japonesa (washoku) envolve todo um conceito que vai bem além da alimentação. Ela está muito ligada ao ritual de comer de forma saudável, equilibrada e harmoniosa, em companhia de pessoas queridas.


Tudo isso se reflete na harmonia visual e forma de preparo, variedade de sabores, uso de hashis e porcelanas e, principalmente, o grande equilíbrio entre o aspecto visual e o ato de comer em si.


A culinária do Japão é notoriamente uma das mais ricas entre as culturas asiáticas, tanto que é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.


Cultura pop


Os mangás e animes são os principais produtos culturais de exportação do país, consumidos no mundo todo por milhões de pessoas ávidas pela cultura japonesa.


No Brasil não é diferente. Eles estão entre os elementos culturais japoneses mais conhecidos, e muitas vezes são a porta de entrada para as pessoas que passam a querer saber cada vez mais sobre o Japão.


Como nem sempre é fácil encontrar versões traduzidas dos títulos de mangá, já que são lançados mais de 500 mangás por mês no Japão, muitas pessoas buscam um curso de japonês como o do Kumon para aprender a língua e poder desfrutar mais intensamente a cultura japonesa.


Artes marciais


As artes marciais são compostas por várias modalidades de luta criadas e desenvolvidas em várias regiões do mundo ao longo do tempo.


Muitas delas, inclusive as mais conhecidas, nasceram das culturas asiáticas. Há vários estilos, técnicas, sistemas e escolas de artes marciais.


O Japão é um caso de país no qual as artes marciais possuem papel importante na cultura, principalmente devido à sua filosofia de hierarquia, respeito ao próximo e às tradições.


Entre as modalidades mais conhecidas desenvolvidas no Japão estão o sumô, judô, karatê, aikidô, jiu-jitsu e kendô, entre tantas outras.


Revolução tecnológica


Assim como aconteceu com a Coreia, o Japão também passou por grandes guerras, sendo que a última e mais marcante foi a Segunda Guerra Mundial, na década de 40.


Desde sua reconstrução após este evento de proporções terríveis, na década de 50, a tecnologia se tornou parte do projeto de futuro e retomada pós-conflito japonesa.


Assim, ao lado de tradições milenares, convivem hoje empresas de ponta e vanguarda no desenvolvimento de tecnologia mundial, principalmente na indústria automotiva e de comunicações. 


Curso de japonês no Kumon


O curso de japonês do Kumon é indicado para todos aqueles que desejam aprender japonês a fundo não só o idioma do Japão, como também mergulhar na cultura do país e saber mais sobre o povo e suas tradições.


O material didático é desenvolvido especialmente para brasileiros, o que significa que você não precisa ser descendente de japoneses ou ter algum conhecimento prévio no idioma para poder começar.


O curso é composto por 15 estágios, cada qual com 200 folhas (os famosos bloquinhos do Kumon), totalizando 3.000 folhas de exercícios. Cada estágio conta com áudios em japonês para o desenvolvimento da pronúncia e compreensão auditiva.


Ao escrever, ler, falar e escutar em japonês, você se torna capaz de ler mangás, assistir animes, se comunicar, ler livros e compreender músicas em japonês, aumentando seu acesso à cultura japonesa.


Conclusão


As culturas asiáticas são riquíssimas, e muito diferentes entre si. Devido ao tamanho do continente asiático e de sua enorme variedade de povos, etnias e religiões asiáticas, há uma grande diversidade cultural.


Entre as culturas de maior destaque, estão a japonesa, chinesa, indiana e coreana. Misturando tradição e modernidade, elas conquistam os ocidentais, que querem saber cada vez mais sobre elas.


Porém, é difícil mergulhar a fundo nas culturas asiáticas sem conhecimento dos idiomas complexos que as compõem. 


Assim, fazer um curso de línguas, como o curso de japonês do Kumon, é uma ótima forma de abrir as portas do oriente para um mundo de novas e empolgantes descobertas!


Se você quer saber ainda mais sobre a cultura japonesa, confira este artigo super completo que fizemos especialmente sobre curiosidades do Japão.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.