Conheça 10 séries para aprender inglês com facilidade

04/04/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

 Usar séries para aprender inglês é eficiente e divertido.

Se você quer acelerar o seu aprendizado da língua inglesa, precisa incluir o idioma na sua rotina. Usar as séries para aprender inglês é um jeito super legal de fazer isso.


Como elas costumam ter episódios bem menores que um filme, de 30 minutos a uma hora, você pode usar um tempo curto do seu dia para praticar enquanto se diverte. 


Ou seria se divertir enquanto pratica?


Se você dispõe de um tempo maior, pode aproveitar para maratonar todos os episódios e fazer uma imersão completa no idioma.


Essa é uma forma muito eficiente de treinar sua escuta e adquirir vocabulário. 


Como as histórias e contextos de cada série são bem diferentes entre si, você pode aprender assuntos diferentes com cada uma delas.


Por isso, no post de hoje, trazemos uma lista de 10 séries para aprender inglês. Basta escolher a sua preferida e seguir as nossas dicas!


Conheça o curso em inglês do Kumon e ganhe fluência no idioma!


Leia mais:


10 ótimas séries para aprender inglês


Você pode estar se perguntando: tem alguma série melhor do que outra para treinar?


Depende do contexto. Você quer praticar uma linguagem mais casual ou corporativa? Leve e moderna ou mais rebuscada? Ouvir um sotaque americano ou britânico?


Para não ficar na dúvida, confira a seguir 10 séries para aprender inglês que vão agradar todo tipo de estudante-maratonista.


Todas elas podem ser encontradas nas principais plataformas de streaming. Escolha a sua, estoure a pipoca e corra para o sofá: é hora de estudar!


1. Friends


A série estrelando um grupo de seis amigos é um sucesso que atravessou gerações. E dá para entender bem o motivo.


Não importa qual seja o obstáculo que apareça no dia a dia, os personagens estão sempre por perto apoiando uns aos outros.


Tudo isso com o humor inteligente, engraçado e cheio de carisma de Mônica, Chandler, Joey, Rachel, Ross e Phoebe.


São 10 temporadas que falam sobre amizade, família, carreira, dinheiro, responsabilidade, amor, dúvidas… Enfim, tudo aquilo que faz parte da vida, e que fica melhor ou mais fácil com os amigos por perto.


O que você pode aprender com Friends?


O inglês falado pelos personagens é leve e fácil, do tipo usado no dia a dia de uma grande cidade como Nova York. Com isso, você tem contato com vocabulários básicos, como aprender quais são os meses em inglês e pode aprender a elaborar frases muito usadas. 


Como os personagens têm ocupações e interesses bem diferentes, da arqueologia de Ross às audições de cinema de Joey, o vocabulário é bem amplo e sempre com algo novo para descobrir.


2. Grey’s Anatomy



No dia a dia de um hospital, é comum encontrar-se por muitas vezes diante de casos de vida ou morte.


Em Grey’s Anatomy, os personagens passam por tudo isso, e encontram uns nos outros o apoio que precisam para enfrentar esta rotina.


Drama, amor, ciúmes, amizade, carreira… Este conjunto emocionante conquistou os espectadores. A série está na 19ª temporada e conta com quase 300 episódios.


O que você pode aprender com Grey’s Anatomy?


Se você é estudante de medicina ou tem interesse neste tipo de vocabulário, nem precisamos falar que esta é uma das melhores séries para aprender inglês, né?


Repleta de termos técnicos e científicos, Grey’s Anatomy pode ser bem difícil de compreender em alguns momentos sem o uso das legendas ou de um dicionário.


3. The Crown

Baseada em eventos históricos, a série acompanha a trajetória da Rainha Elizabeth II ao longo de mais de 50 anos.


São 5 temporadas, com a última prevista para novembro de 2022. Cada uma delas retrata uma década de vida da rainha do Reino Unido, com toda a política, rivalidade e dramas pessoais que fazem parte do seu reinado.


The Crown é a série dramática mais cara já feita pela Netflix, e recebeu inúmeros prêmios por sua qualidade, como o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática.


O que você pode aprender com The Crown?


Entre as séries para aprender inglês, talvez esta seja a mais diversificada. Isso porque ela transita por tipos de vocabulário diferentes ao longo das décadas, além de mudanças significativas na sociedade.


Como não poderia deixar de ser, The Crown apresenta muitos termos políticos, além de diálogos ricos e intrigantes. Tudo isso com sotaque britânico, já que foi a primeira série da Netflix produzida no Reino Unido.


4. Modern Family



Se você quer séries para aprender inglês que façam você dar muita risada, vale a pena conhecer Modern Family.


A série já ganhou vários prêmios Emmy de Melhor Série de Comédia, e é fácil entender por quê. Apresentada em forma de documentário, um estilo no qual os personagens falam diretamente para a câmera, ela retrata situações muito engraçadas da vida comum.


Acompanhar as famílias de Jay, Claire e Mitchell ao longo de suas 11 temporadas é diversão garantida!


O que você pode aprender com Modern Family?


Assim como Friends, Modern Family trata de situações cotidianas e é ótima para praticar o inglês usado no dia a dia.


Além de adquirir bastante vocabulário e expressões, há uma personagem chamada Gloria, a jovem esposa de Jay, com quem é impossível não se identificar se você está começando a aprender inglês.


Aproveite e faça nosso Quiz de Inglês Básico e teste hoje mesmo seus conhecimentos no idioma!


5. Black Mirror


A série da Netflix aborda possíveis cenários de um futuro próximo, em que a natureza humana e a tecnologia são colocadas em constante conflito.


Cada episódio traz uma história independente, então você pode ver apenas um episódio aleatório sem se preocupar com a continuidade do enredo.


A série é sucesso de público e conta com 5 temporadas. Grande parte desse sucesso está relacionada à incrível semelhança entre a ficção e uma realidade possível.


O que você pode aprender com Black Mirror?


Assustadora ou não, a verdade é que vivemos em uma realidade muitas vezes próxima a de alguns episódios. E cada vez mais a tecnologia faz parte de nossas vidas.


Black Mirror é um ótimo jeito de conhecer melhor os termos e expressões relacionados a este mundo cada vez mais digital.


Por apresentar episódios independentes, as histórias são bastante variadas e apresentam situações muito distintas, o que contribui para ampliar ainda mais o vocabulário utilizado.


6. How I Met Your Mother

Se você gosta de Friends, provavelmente vai adorar How I Met Your Mother.


A série disponível na Amazon Prime Video também aborda as relações de amizade, amor e trabalho entre um grupo de personagens super carismáticos.


A história começa em 2030, quando Ted começa a contar como conheceu a mãe dos seus filhos, e volta até 2005, onde tudo começou.


O que você pode aprender com How I Met Your Mother?


Entre as séries para aprender inglês, essa é uma das que traz o vocabulário mais cotidiano, com o uso de gírias e expressões.


7. The Good Place



Ao morrer, Eleanor vai para o “lugar bom”. Mas será que era lá mesmo que ela deveria estar?


Conforme analisa a vida que levou, ela percebe que talvez devesse estar no “lugar ruim”, e então faz de tudo para permanecer onde está.


Conforme tenta ser uma pessoa melhor, ela enfrenta questões que muitas vezes fazem pensar. Mesmo com o tom de comédia, é uma série que vai colocar você para refletir.


O que você pode aprender com The Good Place?


Além de mostrar como ser uma boa pessoa, The Good Place tem tudo para tornar você, no mínimo, um bom estudante de inglês!


8. Sherlock



A série da BBC é baseada no icônico personagem de Arthur Conan Doyle e possui 4 temporadas, cada uma com apenas 3 episódios.


Cada um deles tem 1h30, o que significa que dá para maratonar rapidinho. O famoso detetive é interpretado pelo excelente Bennedict Cumberbatch e faz muito sucesso entre os fãs.


A terceira temporada, inclusive, é a série de drama mais assistida no Reino Unido desde 2010.


O que você pode aprender com Sherlock?


Elementar, meu caro leitor. Como uma série britânica, ela é uma ótima alternativa para ouvir o sotaque e alguns termos e expressões diferentes do inglês americano.


Como a maioria das séries para aprender inglês se passa nos Estados Unidos, poder conhecer melhor a cultura de Londres é um atrativo a mais!


9. Os Simpsons



Estamos falando de um clássico tão clássico que é difícil alguém não conhecer as histórias dessa típica família americana.


Trata-se nada mais, nada menos, que a série com a duração mais longa da história. 


Usando um tipo de humor muito inteligente e engenhoso, a série conquista tanto pela comédia quanto por momentos emocionantes de pura ternura.


Se você não conhece Os Simpsons, não vai se arrepender de sua escolha entre as séries para aprender inglês.


E se você já conhece, treinar o idioma é um ótimo motivo para ver tudo novamente.


O que você pode aprender com Os Simpsons?


Ao longo de tantos anos, a série já abordou uma quantidade gigantesca de temas em seus episódios.


Só por esse enorme volume de vocabulário já seria muito legal. Mas a variedade de situações e contextos em que ela se passa deixa tudo ainda mais interessante para quem quer aprender.


10. Lost


Até hoje, muitas séries tentam ocupar o lugar que Lost deixou vago no coração dos fãs.


Após um acidente de avião, um grupo de sobreviventes se vê em uma ilha deserta, sem possibilidade de comunicação com o mundo exterior e diante de acontecimentos no mínimo estranhos.


Com suas idas e vindas, personagens cheios de segredos e mistérios sem solução, a série se tornou um fenômeno de audiência ao ser lançada, e mesmo nos dias atuais segue conquistando novos fãs.


O que você pode aprender com Lost?


O grupo que chega à ilha é bastante diverso, o que significa que você poderá treinar seus ouvidos para muitos tipos de sotaque.


A série possui uma abordagem de ficção científica que traz muitos termos da física e da matemática, com um vocabulário bastante rico e interessante.


Como aprender inglês com séries?

Para aprender inglês com séries, nada de áudio dublado!


E aí, já sabe com qual das séries para aprender inglês você vai começar os seus estudos?


Como você viu, são todas excelentes alternativas, com histórias, enredos e personagens para todos os gostos.


Apesar de serem bem diferentes umas das outras, algumas recomendações servem para todas elas.


Se você quer aproveitar ainda mais esse momento de diversão para praticar o idioma, confira estas dicas que vão ajudar a potencializar seu desenvolvimento!


1. Proibido colocar o áudio no dublado


Bom, se o objetivo é assistir séries para aprender inglês, não faz o menor sentido vê-las em português, certo?


Usar o idioma original é obrigatório, não só pela escuta e compreensão como pela exposição a diferentes sotaques e ritmos de fala.


2. Escolha a série do seu gênero favorito


Assistir séries para aprender inglês não é necessariamente um momento de estudo, mas sim de lazer.


Por isso, não se force a ver nada que não goste simplesmente porque acha que vai ter algum aprendizado diferente.


Apesar de cada série ter uma característica, o simples fato de assisti-la em inglês vai melhorar muito o seu nível de compreensão.


3. Abuse das legendas (inglês ou em português)


Ao contrário das dublagens, as legendas são muito úteis nesse momento.


Comece com as legendas em português, porém prestando bastante atenção no que os personagens falam. 


Quando se sentir seguro, pode usar as legendas em inglês, como um apoio para entender melhor o que os personagens estão dizendo.


Por fim, desligue todas as legendas e acredite nos seus estudos. Logo você vai perceber que pode compreender a série melhor do que imaginava!


4. Converse sobre o episódio


Ao conversar sobre o episódio que assistiu (em inglês, claro) você sentirá necessidade de usar muito vocabulário que aprendeu na série.


Esta é uma forma super interessante de fixar o conteúdo. Caso você não se sinta à vontade ou não tenha ninguém para falar em inglês, escreva um resumo e leia em voz alta ou fale com você mesmo.


O importante é praticar!


Por que é importante assistir séries para aprender inglês?


Assistir séries para aprender inglês aumenta o vocabulário e a compreensão.


O aprendizado de idiomas se dá de maneira formal, com material didático e estrutura, mas também de maneira informal.


Quanto mais inserido em seu cotidiano o inglês estiver, mais rapidamente você vai aprender.


Por isso as séries são tão importantes. Elas trazem os estudos para o momento de lazer de um jeito leve, divertido e interessante.


Mas não é só isso. Veja a seguir mais algumas vantagens de usar as séries para aprender inglês.


Ganho de vocabulário


Como as séries se passam em contextos, épocas e lugares muito diferentes, elas acabam trazendo termos e expressões que você vai precisar aprender para entender melhor a história.


Diferentes sotaques


Contar com as séries para aprender inglês é uma maneira de ter contato com vários tipos de sotaques diferentes. E não estamos falando somente do americano ou britânico. Prepare-se para ouvir inglês com sotaque francês, indiano, europeu, colombiano...


Diferentes contextos


O vocabulário usado em uma festa de família é bem diferente daquele utilizado em um hospital. Esta diferença entre os contextos em que se passam as histórias apresenta sempre situações que demandam termos diferentes, o que é muito bom para o seu aprendizado.


Visite nosso site e descubra as unidades Kumon mais próximas de você!


Conclusão


Assistir séries para aprender inglês é um jeito muito legal e eficiente de praticar a escuta e adquirir mais vocabulário.


Neste texto, trouxemos 10 opções para ajudar você a escolher por onde começar.


Cada série dessas se passa em contextos diferentes, épocas distintas ou lugares variados, o que é muito bom para quem quer aprender novas palavras e expressões.


Você pode começar de modo mais tranquilo, com o áudio original e as legendas em português. 


Conforme se sentir mais seguro, coloque as legendas em inglês e, finalmente, sem legenda nenhuma.


Assim, é possível praticar de forma gradual enquanto se diverte e maratona sua série preferida.

Viu como é importante saber falar mais de um idioma? Saiba o que é uma pessoa poliglota e entenda o que fazer para se tornar uma!


Aliás, se você tem alguma sugestão que não apareceu na lista, conta para a gente aqui nos comentários!

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.