Como aprender inglês rápido: 13 dicas que funcionam

10/02/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Quer saber como aprender inglês rápido e não tem tempo a perder? Então esse texto é para você!


Seja para aproveitar uma oportunidade de , como foi o caso da aluna Rebeca Lobo, que hoje mora na Holanda, ou para se recolocar rapidamente no mercado, acelerar os estudos traz muitas vantagens.


Mas tudo isso tem um preço, claro. E ele é cobrado em forma de dedicação e muito esforço. A boa notícia é que, com apenas , é possível desenvolver seu potencial e evoluir rapidamente no idioma.


É preciso levar em consideração que o aprendizado passa por quatro grandes domínios: falar, ouvir, ler e escrever em inglês.


Portanto, para aprender rápido, você vai precisar dar atenção a todos eles. Assim, as habilidades complementam-se pra tornar o aprendizado mais veloz.


No curso de inglês do Kumon, você estuda no seu próprio ritmo!


Leia mais:


Neste texto, você vai encontrar alguns métodos para aprender inglês mais rápido que vão dar um gás nos seus estudos. 


E, se você não sabe por onde começar a estudar inglês, temos uma dica de ouro para você. Vamos lá?

Como aprender inglês rápido: confira 13 dicas práticas


Aprender inglês rápido vai depender muito do quanto você vai se dedicar a esta missão. Para ajudá-lo a chegar lá, confira algumas dicas para aprender inglês rapidamente.


1. Coloque o inglês na rotina

Não tem jeito: se você quer descobrir como aprender inglês rápido, precisa incluir a língua na sua rotina. Isso significa pensar em inglês, prestar atenção no uso do idioma ao seu redor e procurar utilizá-lo o máximo possível.


Isso nem sempre significa que você precise dedicar um tempo exclusivo para isso. 


Você pode, por exemplo, fazer a lista de compras do mercado em inglês, tentar traduzir a música que está ouvindo ou simplesmente assistir a um vídeo em inglês no Youtube (se puder comentá-lo em inglês, melhor ainda!).


2. Estude todos os dias


No Kumon, nós valorizamos muito a criação do hábito de estudos. Este é um dos mais eficientes métodos para aprender inglês mais rápido.


Isso porque sabemos, ao longo de anos de prática, que esta é uma ferramenta muito forte para potencializar o aprendizado e desenvolver habilidades. 


A criação desta disciplina está muito ligada à organização e ao ambiente. Para ela dar certo, portanto, é importante escolher um local agradável para estudar, bem iluminado e silencioso, e reservar um horário para as atividades.


Ao estudar todos os dias, há mais uma vantagem: você pode passar menos tempo fazendo isso (para entender melhor como aprender inglês rápido, estudando apenas 30 minutos por dia, dê uma olhada no nosso blog).


3. Escute músicas em inglês


Uma das melhores dicas para aprender inglês rapidamente é ouvir música.


A música sempre foi uma grande aliada do aprendizado de inglês. Ela ajuda a ampliar o vocabulário, treinar a pronúncia e praticar a escuta, além de incluir a língua inglesa na rotina de forma leve e agradável.


Hoje em dia, é possível escutar música em absolutamente qualquer lugar, contando somente com um smartphone. Para potencializar os seus estudos, vale a pena sair da zona de conforto e ir além dos seus discos preferidos.


Uma boa ideia é escutar música em uma rádio americana ou inglesa. No Radio Garden, você consegue acessar rádios de qualquer parte do mundo. Escolha uma que tenha seu estilo e deixe o som rolar. 


Assim, além de músicas diferentes, inclusive desconhecidas, você poderá ouvir os locutores e as propagandas.


4. Mude a linguagem do seu celular para inglês


Prepare-se: ações simples, como identificar uma nova rede de Wi-Fi ou trocar o papel de parede, de repente podem se tornar mais desafiadoras. 


Porém, como aluno que deseja descobrir como aprender inglês rápido, é exatamente isso que vai ajudá-lo a alcançar seu objetivo.


Ao adotar este hábito você vai ter contato com outro tipo de uso da língua, mais prático, aprendendo novas expressões e palavras muito úteis em seu dia a dia, inclusive no aspecto profissional.


5. Leia textos em inglês



Considerado um dos principais métodos para aprender inglês mais rápido, ler vai ajudar muito na sua evolução.


Os benefícios da leitura para o aprendizado são indiscutíveis. Tanto que, no Kumon, esta é a principal ferramenta utilizada nos estudos. 


É possível incluir a leitura em inglês na sua rotina de várias formas. Uma delas é lendo livros. Você pode começar com obras fáceis, inclusive infantis, e evoluir para obras mais complexas conforme avançar nos estudos.


Em sites como Get Free Ebooks, Bookstacks e Project Gutenberg, é possível baixar gratuitamente milhares de obras em inglês para ler em seu celular, por exemplo, enquanto aguarda a fila do mercado ou a consulta no dentista.


Outra forma de ler em inglês é por meio de conteúdos menores, como artigos de internet ou mesmo posts no Instagram. 


Este método muito prático possibilita aprender gírias e expressões informais, além de permitir a interação. Que tal deixar um comentário em inglês no post de um ator ou músico que você admira?


6. Veja filmes e séries em inglês


Essa é uma das dicas para aprender inglês rapidamente mais conhecidas, e acreditamos que muita gente já faça isso por preferir o áudio original. Mas, como aluno que deseja evoluir depressa, você precisa ir além. 


Comece substituindo as legendas em português por legendas em inglês, e não hesite em apertar o pause para consultar alguma palavra nova no dicionário.Você pode fazer um caderno de palavras, como explicamos no post com dicas para escrever em inglês


Se já estiver avançado nos estudos, tire totalmente as legendas para um intensivo de como aprender inglês rápido. 


Outra opção é ver o mesmo filme ou episódio de série duas vezes, uma com legenda e outra sem.


7. Converse em inglês (até mesmo sozinho)


O poder da conversação é incrível. Como o ambiente é mais dinâmico, é necessário utilizar bastante vocabulário e dominar as estruturas da língua. Uma ótima forma de fazer isso sem sair de casa é utilizar alguns aplicativos disponíveis na internet.


Você pode experimentar se cadastrar em plataformas como a We Speak e CoffeeStrap. Nelas, você vai encontrar pessoas do mundo todo com quem pode conversar. 


Além de aprender novas palavras e expressões, tanto formais quanto informais, é um modo muito efetivo para descobrir onde estão suas principais dificuldades e como aprender inglês rápido.


Você também pode falar sozinho. Calma, não precisa parecer um esquisitão! Crie situações hipotéticas, como, por exemplo, o que diria para recomendar um filme que acabou de assistir. A partir daí, imagine qual seria a resposta, e inicie um diálogo com base nisso.


Esta técnica tem até nome: chama-se shower conversations, ou conversas de banho, e foi criada pelo poliglota Sid Efromovich (vale a pena ver a palestra dele no TEDx sobre o tema).


8. Comece a observar a língua inglesa ao seu redor


Se você parar e olhar com atenção, vai perceber que, do estádio de futebol à sua geladeira, existe uma infinidade de possibilidades para aprender e praticar o inglês ao seu redor. 


Quer um exemplo? Levante agora mesmo e vá até o armário de alimentos ou a despensa da sua casa. Com certeza, pelo menos um ou dois produtos terão um texto em inglês no rótulo. 


O mesmo vale para manuais de instruções. Na próxima vez que comprar um eletrônico, tente ler a seção do manual escrita em inglês.


As ruas também estão repletas de oportunidades. Muitas cidades possuem placas para pontos turísticos em inglês. Em muitos deles, como no caso dos museus, é comum encontrar textos mais longos e elaborados.


9. Use a tecnologia para estudar


Seja em áudio, vídeo ou de forma escrita, a tecnologia atual tem muito a oferecer no auxílio do aprendizado de idiomas. Uma excelente alternativa, por exemplo, são os podcasts.


Podcasts são conteúdos em áudio disponíveis em diversas plataformas, que podem ser levados para qualquer lugar porque só dependem do celular e internet. 


Assim como um programa de rádio, eles colocam você em contato com o idioma de forma prática e interessante, ajudando a acelerar a fluência e enriquecer o vocabulário.


Você pode ouvir programas sobre um tema que gosta, como cinema ou literatura. Ou, se ainda não se sente preparado, há muitas opções voltadas para iniciantes que estão dando os primeiros passos nos estudos.


Agora, se o seu objetivo é treinar a escrita, a Universidade de Cambridge oferece uma ferramenta gratuita muito legal, o Write and Improve. Você pode escolher entre centenas de tarefas de diferentes níveis e escrever. Depois, seu resultado é avaliado de acordo com os padrões internacionais da instituição.


10. Jogue jogos em inglês


Você também pode aproveitar toda esta facilidade tecnológica de uma forma super divertida. Em seu celular, é possível baixar muitos jogos que ajudam na tarefa de como aprender inglês rápido, mantendo o estudo presente no seu dia a dia.


Nas lojas online de aplicativos para Android e iOs, você encontra várias opções de scrabble. 


Caso esta palavra ainda não faça parte do seu vocabulário, são as tradicionais palavras-cruzadas, ou cruzadinhas. Com diferentes níveis de dificuldade, elas são uma ótima maneira de passar o tempo enquanto aprende.


E se você ou seu filho gostam de desenhar, conheça o Draw Something. Disponível para celulares Android e iOs, o jogo pode ser disputado com amigos ou adversários aleatórios. Nele, o jogador recebe uma palavra e precisa desenhá-la, e os demais precisam adivinhar do que se trata.


Comece com nosso Quiz Básico de Inglês e descubra o quanto você sabe sobre a língua nesse teste!


11. Faça um intercâmbio


Com certeza, este é um dos melhores métodos para aprender inglês mais rápido. Morar em outro país significa precisar utilizar o inglês para absolutamente tudo, da conversa casual no elevador à procura de um profissional para arrumar o chuveiro.


Além disso, a imersão na cultura torna o aprendizado mais rico. Aos poucos, muita coisa que você aprendeu começa a fazer sentido. Sabe aquelas expressões envolvendo cores? Morando fora, elas passam a fazer parte do seu repertório de forma natural.


12. Não se preocupe em errar


Aprender significa errar. Afinal, se você não cometesse erros, não teria nem por que estudar, não é verdade? 


Então, deixe a vergonha de lado e não tenha medo de errar. Desta forma, suas dificuldades ficam mais claras mais rapidamente, e você consegue saber melhor para onde direcionar os seus esforços.


Assista ao vídeo e confira 7 dicas para aprender inglês sem bloqueios.




13. Faça um curso de inglês


Existem muitos sites que prometem ensinar como aprender inglês rápido de graça. Talvez eles funcionem para alguns alunos muito organizados e com facilidade para estudar de maneira autodidata, mas esta não é a regra.


Um curso de inglês seguramente vai acelerar muito o seu aprendizado, oferecendo um sistema de ensino com método e criando um compromisso com os estudos que é difícil ter de outra forma. 


Além disso, você poderá contar com a orientação de alguém mais experiente para tirar dúvidas e guiar o seu caminho.


Ao buscar um curso de inglês, procure entender em que nível de conhecimento você está. Entrar em uma turma com nível mais iniciante que o seu pode ser desmotivador, enquanto matricular-se em um grupo muito adiantado também pode fazer você acabar desistindo.


Dica de ouro: conte com o Kumon e o nosso método!


No Kumon, o aluno faz um teste de nivelamento para saber por onde começar a estudar inglês. A partir daí, segue no seu próprio ritmo, de acordo com suas capacidades, disponibilidade de tempo e dedicação. 


Desta forma, é possível começar a missão de como aprender inglês rápido de verdade. O material didático do Kumon busca desenvolver a capacidade básica de estudos, que será requisitada na escola, nos vestibulares e na vida profissional. 


No curso de inglês, o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos avançados, inclusive de obras originais.


E o melhor: as matrículas estão abertas o ano todo. Isso quer dizer que você não precisa esperar a abertura de turmas e pode começar quando quiser!


Quer saber como funciona o curso de inglês do Kumon? Faça uma avaliação gratuita. 


Conclusão


Traçar um plano de como aprender inglês rápido é difícil e exige bastante esforço. Mesmo assim, você viu neste texto que é possível tomar inúmeras atitudes para evoluir rapidamente no idioma.


As dicas para aprender inglês rapidamente que demos aqui vão ajudar bastante. Elas vão desde ouvir podcasts, mudar a linguagem do celular e assistir filmes, até escolher um curso de inglês que ajude você a acelerar o aprendizado.


Lembre-se sempre que o mais importante é manter a motivação e perceber os avanços, por menores que sejam.


Assim, temos certeza que você vai alcançar sua meta de como aprender inglês rápido e conquistar seus objetivos!

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.