Como ser fluente em inglês: 11 dicas para aprender mais rápido

23/05/2022
Compartilhe:

 Foto de três pessoas em uma mesa, conversando. Aprender como ser fluente em inglês é muio importante profissionalmente.

Se você está se perguntando como ser fluente em inglês, talvez tenha um motivo prático para isso, como uma oportunidade profissional ou um intercâmbio marcado. Ou pode ser que você só queira dominar o idioma, como um bom poliglota.


O fato é que falar inglês fluente é cada vez mais importante no mundo em que vivemos. Seja para estudar, trabalhar, conhecer novos países, assistir a vídeos na internet ou simplesmente ampliar horizontes, dominar o idioma abre novas portas para oportunidades e conhecimento.


Mas como falar inglês fluente? Já que vivemos em um país em que essa não é a língua do dia a dia, é preciso encontrar outras formas de praticar e melhorar seu desempenho.


Neste texto, vamos dar algumas dicas super práticas para você incorporar o idioma no seu cotidiano, além de outros conselhos comprovadamente eficazes para você adquirir a fluência que sempre desejou. 


Keep reading and let’s go!


Estudando pelo Método Kumon de Inglês você aprende um novo idioma no seu próprio tempo e ritmo. 


Leia mais:


Como ser fluente em inglês: 11 dicas para melhorar seu desempenho


A primeira coisa sobre como ser fluente em inglês é que isso exige muita prática. É aplicando o conhecimento no cotidiano que você passa a utilizar a língua com tranquilidade, de forma natural e espontânea.


Para você chegar lá, pode começar hoje mesmo a colocar em prática algumas das dicas que damos a seguir. Fazendo isso, pode ter certeza de que você dará um belo salto em seu aprendizado!


1. Torne o estudo divertido


O estudo de idiomas permite trazer para os momentos de aprendizado tudo o que você gosta, deixando as coisas mais fáceis, leves e divertidas. Afinal, para descobrir como ser fluente em inglês, não é necessário passar horas dedicando-se à gramática e cartões de vocabulário.


O segredo para isso é pensar ao contrário. Em vez de levar a diversão para os estudos, por que não levar os estudos para a diversão? Se você gosta de ver filmes, por exemplo, pode colocar as legendas em inglês, ou assistir sem elas, dependendo do seu nível de conhecimento.


As possibilidades são imensas. Ler um livro que você gosta em inglês, aprender a cantar suas músicas preferidas no idioma, seguir perfis de pessoas que falam nessa língua e interagir com elas, ouvir um podcast em inglês sobre um tema que lhe agrade…


Viu só? Para tornar o estudo divertido, basta incluir o inglês em algo que você já faz e gosta!


2. Fala e escuta


Não tem jeito: como ser fluente em inglês significa dominar a língua em todos os sentidos, você vai precisar falar e ouvir bastante para chegar lá.


A escuta é algo mais simples. Como dissemos no item anterior, você pode assistir a programas que gosta ou partidas de seu esporte favorito no idioma, ouvir um podcast sobre temas que lhe interessem, ou mesmo escutar músicas.


Todas estas são formas de treinar a escuta e melhorar suas habilidades de compreender o que está sendo dito.


Mas como treinar a fala? Pois é, apesar de não ser algo tão fácil como escutar, há muitas possibilidades para praticar suas habilidades de conversação e pronúncia.


A principal pode parecer estranha, mas a gente garante que funciona: fale sozinho!


É isso mesmo, crie situações de diálogo, como uma conversa que você teria com alguém no supermercado, perguntando onde está um produto, ou pedindo uma informação na rua em outro país. A partir daí, inicie uma conversa. Pergunte, responda para você mesmo, pratique.


Esta técnica tem até nome, sabia? Ela é chamada de shower conversations, ou conversas de banho, e foi criada por um poliglota chamado Sid Efromovich.


3. Leitura e escrita


Assim como a fala e a escuta, a leitura e a escrita são aspectos fundamentais que devem ser trabalhados se você está pensando em como ser fluente em inglês.


Os benefícios da leitura para alcançar a fluência são indiscutíveis. Não é à toa que, no Kumon, ler é a principal base para o aprendizado.


Como seu objetivo é se tornar fluente, não tenha medo de experimentar leituras mais complexas ou de temas mais técnicos, por exemplo. É exatamente este tipo de experiência que vai ajudar você a ampliar seu domínio sobre o idioma.


Após terminar sua leitura, que tal escrever uma resenha ou um artigo sobre o tema? A escrita é essencial para praticar seu inglês, e será exigida em inúmeros contextos, tanto acadêmicos quanto profissionais.


Para treinar como escrever em inglês, você também pode iniciar um blog ou perfil em rede social sobre um assunto de sua preferência. 


Fazer isso é interessante por diversos motivos: coloca você em contato com as pessoas, o que possibilita comentar e responder comentários, e permite praticar de forma fácil e descompromissada.


4. Ouça podcasts


Foto de mulher ouvindo podcast em ponto turístico. Esse é um ótimo jeito de praticar como ser fluente em inglês.


Podcasts são uma maneira incrível de melhorar suas habilidades de escuta, aprender novas palavras e expressões e se aprofundar em assuntos que você gosta enquanto treina seu inglês.


Você pode ouvi-los literalmente em qualquer lugar, contanto que tenha internet disponível e um smartphone, o que torna o podcast uma excelente opção para praticar o idioma no ônibus, no trânsito, enquanto faz as tarefas domésticas ou seus exercícios na academia.


Outra vantagem é que existem podcasts com durações de todos os tipos, que vão de poucos minutos a horas, encaixando-se perfeitamente na sua rotina.


5. Mantenha um diário em inglês


Chegar ao final do dia e relatar alguns dos acontecimentos mais marcantes em um diário, em inglês, pode fazer maravilhas pela sua fluência no idioma. 


Todos os dias, passamos por situações diferentes. Ao escrevê-las, é necessário usar vários tipos de vocabulário e saber como se expressar de inúmeras formas.


Você pode fazer isso à moda antiga, escrevendo à mão em um caderninho, ou no seu próprio smartphone, em um aplicativo de texto ou em um blog. 


Se você não se sentir à vontade compartilhando suas intimidades, pode manter o blog privado, ou seja, somente você pode acessá-lo.

Desde o início do seu aprendizado no idioma, ter um diário pode te ajudar, pois você tem contato com termos simples, como os dias e os meses do ano em inglês


6. Tenha contato com outros estudantes


Assim como você, muitos outros estudantes estão procurando dicas sobre como ser fluente em inglês. Que tal, então, vocês unirem forças?


Treinar com outra pessoa é o melhor jeito de praticar a fala e a escuta, já que se trata de uma dinâmica interativa e que fornece feedbacks imediatos. Caso você não saiba uma palavra, seu colega pode ajudá-lo a descobrir, ou mesmo corrigir os erros um do outro.


Além disso, com certeza é um jeito bem mais leve e divertido de praticar seu inglês. Em vez de passar horas estudando sozinho com livros ou fazendo exercícios, basta convidar seu amigo para sair, almoçar ou fazer alguma coisa juntos, e pronto! 


7. Leia textos em inglês em voz alta


Ler em inglês, como dissemos, é um ótimo jeito de ampliar o vocabulário e ganhar fluência em estrutura, forma de construir frases e se expressar.


Mas você pode aproveitar ainda melhor este momento se ler em voz alta. Fazendo isso, fica mais fácil memorizar o que você está lendo, além de praticar a pronúncia e destravar a fala.


Quando lê em voz alta, as palavras e sons tornam-se cada vez mais naturais para você. Se quiser ir além e tirar o máximo proveito dessa atividade, grave a sua voz quando estiver lendo. Assim, você consegue escutar com calma e encontrar pontos em que pode melhorar.


8. Pense em inglês


Pensar em outra língua é o auge da imersão no idioma, e um dos principais passos para quem deseja saber como ser fluente em inglês.


No início do aprendizado, é comum que os estudantes adotem uma postura de tradução. Ou seja, pensem em português primeiro, e depois falem ou escrevam em inglês.


Você já deve ter passado por isso, não é? Trata-se de algo comum e esperado. Porém, ao evoluir no aprendizado, o aluno passa a deixar este comportamento cada vez mais para trás, pensando em inglês e expressando-se naturalmente nessa língua.


9. Assista séries em inglês


Foto de casal comendo pipoca e vendo TV. Praticar como ser fluente em inglês pode ser divertido.



Você já deve ter notado que o maior segredo sobre como ser fluente em inglês é simplesmente fazer as coisas que você já faz, porém em outra língua.


E se tem uma coisa que quase todo mundo (se não todo mundo) faz hoje em dia é acompanhar alguma série.


Por que não, então, aproveitar esse momento de lazer para treinar o seu inglês com séries?


Várias séries possuem episódios curtinhos, de 20 a 30 minutos, ideais para você praticar um pouco por dia. 


Há séries sobre diversos assuntos, então é só escolher aquela que você mais gosta, colocar as legendas em inglês, ou desativá-las, e aproveitar seu momento de lazer para aprimorar seus conhecimentos.


10. Apps para celular


Nós temos certeza de que, se você não está lendo esse texto no seu celular, está com ele bem perto enquanto faz isso no computador. Acertamos?


Atualmente, é difícil nos separarmos de nossos smartphones. Por isso, vale a pena aproveitar que estamos sempre com o celular para explorar ao máximo todas as oportunidades que isso oferece para melhorar o seu inglês.


Há vários aplicativos de conversação, dicionários, rádios, jogos e gramática para você instalar e experimentar. Se não souber por onde começar, confira algumas dessas sugestões:


  • Radio Garden: para escutar rádios de qualquer lugar do mundo.

  • Free Books Gutenberg: para ler e ouvir mais de 50 mil livros em inglês, de graça.

  • Speaky: para conversar em inglês com pessoas do mundo inteiro.

  • Grammarly: para editar e corrigir seus erros ao escrever.

  • Scrabble GO: para praticar jogando palavras-cruzadas.


11. Flashcards


Você já parou para pensar em quantas palavras conhece em português? 


Como ser fluente em inglês significa, basicamente, usar esse idioma como se fosse um nativo, ter um amplo vocabulário é condição obrigatória para a fluência.


Uma boa forma de treinar o vocabulário é fazer flashcards, ou seja, cartões de palavras. De um lado, você escreve a palavra em inglês e, do outro, a sua definição. 


Você pode, inclusive, expandir as informações incluindo classe gramatical, sinônimos, antônimos e exemplos de uso.


+ Você já conhece nosso Quiz de Inglês? Aproveite e teste seus conhecimentos na língua!


Professor particular ou escola de idioma: qual escolher?


Como ser fluente em inglês é algo que não se conquista da noite para o dia, contar com a ajuda de um professor ou escola é uma grande ferramenta para acelerar seu aprendizado.


Mas como escolher a melhor escola de inglês diante de tantas possibilidades?


Um professor particular pode oferecer um ensino mais individualizado e focado nas suas necessidades. Além disso, o horário é mais flexível e você não depende necessariamente de uma turma para progredir.


Por outro lado, você pode optar por uma escola de idiomas, onde terá mais contato com outros alunos e poderá praticar a conversação mais regularmente.


Ou, finalmente, pode buscar um modelo que reúna as melhores características destes dois anteriores. 


No Kumon, nas aulas de idiomas, você estuda no próprio ritmo, é orientado individualmente de acordo com seus objetivos, estuda de forma presencial ou remoto duas vezes por semana e não precisa esperar fechar uma turma para começar.


Quer saber mais? Agende uma avaliação gratuita e descubra todas as vantagens de estudar inglês no Kumon!


Conclusão


Neste texto você aprendeu como ser fluente em inglês com algumas dicas que vão ajudá-lo a conquistar este objetivo mais rapidamente.


Para isso é importante incluir o idioma no seu dia a dia e praticar em todas as frentes, tanto na escrita quanto na leitura, fala e escuta.


Entretanto, isso não quer dizer que você deva se trancar no quarto e mergulhar de cabeça em livros, apostilas e dicionários.


É possível treinar suas habilidades de forma divertida, vendo filmes e séries, escrevendo um diário, criando um blog ou perfil em rede social sobre um assunto que você gosta, falando com outros estudantes, ouvindo música e podcasts, lendo um livro ou instalando alguns aplicativos bastante úteis no seu smartphone.


Além disso, contar com um curso de inglês que entenda suas necessidades, respeite seu tempo e consiga ajudá-lo a evoluir em seu próprio ritmo é algo que faz toda a diferença para conquistar a fluência que você deseja no idioma.


Seja por lazer, necessidade acadêmica ou para se preparar para uma entrevista em inglês, falar inglês fluente vai abrir muitas portas para você. Portanto, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a aprimorar suas habilidades com a ajuda do Kumon!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.