Aprender inglês com música: confira 8 dicas práticas para estudar

19/07/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Foto de jovem negra sentada no chão de uma biblioteca, com livros e fones de ouvido. Aprender inglês com música é excelente para evoluir no idioma.


O que é mais fácil de lembrar: a letra de uma música que você adora ou o trecho de um livro que explica as regras gramaticais do present perfect?


Pois é, aprender inglês com música facilita muito o seu aprendizado e faz com que os estudos sejam mais divertidos e interessantes.


Mesmo assim, é preciso usar um tipo de metodologia que ajude você a aproveitar ao máximo os benefícios de estudar assim. Afinal, por mais divertido que seja, só ligar a música e curtir não faz ninguém aprender inglês, né?


Mas pode ficar tranquilo. Neste texto vamos explicar direitinho como estudar inglês com música, Inclusive com algumas dicas de músicas para aprender inglês para você já colocar seus conhecimentos em prática agora mesmo. Confira!


Conheça o curso de inglês do Kumon e aprenda no seu próprio ritmo!


Leia mais:


8 formas para aprender inglês com música


O mais legal de aprender inglês com música é que você consegue trabalhar todas as habilidades que precisa para dominar o idioma: ouvir, falar, escrever e ler.


Por isso mesmo, lembre-se de ir com calma! Assim como assistir a uma série em inglês ou ler um livro, é importante escolher músicas que estejam adequadas ao seu nível de conhecimento. 


Se está começando, procure escolher músicas mais lentas, com poucas gírias e frases mais repetitivas. Isso vai facilitar muito para aprender inglês através das músicas. Agora, se você já está mais avançado, pode escolher algo mais agitado, com vocabulário mais amplo e complexo.


Seja qual for o seu caso, seguindo o passo a passo a seguir temos certeza de que você vai evoluir muito no seu aprendizado!


  1. Escolha bem as músicas


O objetivo de aprender inglês com música é que os estudos fiquem mais leves e divertidos. A ideia é justamente que você se motive a estudar e avance rapidamente em seu aprendizado. Por isso mesmo, a primeira dica é escolher as músicas de bandas e estilos que você curte! 


Depois disso, é importante escolher bem quais são as músicas que você vai usar em seus estudos. Elas devem ter um tipo de linguagem que possa ser utilizado no seu dia a dia, com frases e expressões interessantes.


Outro ponto para ficar atento é a pronúncia, que deve ser clara e correta. Lembre-se de escolher músicas adequadas ao seu nível de conhecimento. Se estiver iniciando, o ideal são músicas mais lentas ou mesmo infantis.


  1. Busque a tradução da letra


Primeiro, escute a música e faça uma tradução da letra usando seus conhecimentos e um dicionário. Dependendo de seu nível de aprendizado, você pode fazer isso somente escutando ou vendo a letra escrita.


Depois, procure na internet a tradução da letra e compare com a que você fez. Neste momento, você provavelmente vai encontrar alguns erros, principalmente em expressões envolvendo cores, falsos cognatos e outros pontos similares. Aproveite estes erros para incorporar novos aprendizados ao seu repertório.


  1. Anote as palavras que não conhece


Uma das dicas para aprender inglês com música é manter um caderno de anotações ou flashcards sempre à mão, seja em papel ou no celular. 


Neste caderno, você irá anotar as palavras que ainda não conhece que aparecem nas letras das músicas. Além do significado, é importante anotar também alguns sinônimos, antônimos, classe gramatical e um ou dois exemplos de uso.


Fazendo isso, você treina a escrita e a leitura, expande bastante o seu vocabulário, trabalha a memorização dos novos termos e tem um material sempre disponível para consultar.


  1. Analise a gramática e construção das frases


Ao analisar a letra da música, procure prestar atenção na gramática e na maneira como as frases são construídas, observando como os verbos são conjugados, como é feita a concordância, como são usados advérbios e adjetivos, entre tantas outras regras do inglês.


Este é um excelente exercício para praticar a estrutura da língua de um jeito divertido, pois aprender inglês com música trata-se justamente disso!


  1. Escute a música lendo a letra


Ao escutar a música lendo a letra, você consegue relacionar a pronúncia que está ouvindo com a palavra que está vendo escrita. Além de aprender a pronunciar as palavras corretamente, esse exercício também é ótimo para revisar o vocabulário.


  1. Veja a tradução


Se você ainda não pesquisou a tradução da letra na internet, essa é a hora de fazer isso. Prepare-se para se surpreender: muitas vezes, a letra tem um sentido e uma interpretação bem diferentes do que parece em um primeiro momento.


Isso acontece porque uma tradução literal nem sempre reflete o que a letra quer dizer. Esta é uma prática bem importante, já que a interpretação de texto, assim como no português, é algo fundamental para quem deseja ser fluente em inglês.


  1. Transcreva trechos da música


Um exercício muito bom é ouvir a letra e anotar tudo que conseguir. Pode fazer isso devagar, apertando o pause ou voltando para entender melhor algo que não compreendeu.


Como você vai ver, este é um ótimo jeito de praticar a escrita e a compreensão. Depois de terminar, você pode procurar a letra original e comparar com as suas anotações.


  1. Cante junto


Aprender inglês já é algo complicado, então não precisa se preocupar em aprender a cantar também. O mais importante é que você siga a letra, em voz alta, praticando a pronúncia e a fala. 


Este é um bom jeito de treinar a sua comunicação em inglês e perder a vergonha de falar. Afinal, se você está confortável para cantar em inglês, provavelmente também estará para conversar.


Como facilitar o aprendizado do inglês com música?


Se você seguir direitinho as dicas e o passo a passo acima, vai comprovar na prática como aprender inglês com música é produtivo e gostoso. Mas ainda é possível melhorar o seu aprendizado e a sua evolução com mais alguns conselhos.


Escolha músicas fáceis para começar


Assim como um livro, uma série ou um filme, o ideal é que você comece escolhendo músicas mais fáceis. Mas o que é uma música fácil?


É aquela mais lenta, na qual as palavras têm uma boa pronúncia e podem ser ouvidas claramente. Os temas que elas abordam são comuns, sem metáforas ou gírias complexas. 


Treine todos os dias


Reserve um tempinho do seu dia para aprender inglês com música seguindo essas dicas. Ouvir música é tão bom que você nem vai perceber que está estudando!


Uma boa ideia é criar uma playlist com as músicas que você já estudou, está estudando ou quer estudar. Assim, você tem tudo organizado em um só local para praticar sempre que quiser.


Vantagens de aprender inglês através de músicas


Foto de jovem de fones, com o celular na mão. Aprender inglês com música é divertido e eficiente.


Há inúmeras maneiras de estudar inglês para se tornar fluente no idioma. E isso vai bem além do estudo em sala de aula ou em casa. É possível incluir o inglês no dia a dia de várias formas para potencializar seu aprendizado e melhorar as suas habilidades.


Entre estas atividades, aprender inglês com música é uma das que tem mais benefícios.


Além de ser um jeito leve e gostoso de estudar, a música permite treinar várias competências ao mesmo tempo. Vamos conhecer algumas das vantagens?


Compreensão oral (listening)


Quanto mais você ouve a língua inglesa, mais naturais se tornam a pronúncia e os diferentes sotaques. Aprender inglês com música é uma ótima forma de acostumar os ouvidos.


Para ajudar, procure escutar artistas de diferentes países que falam inglês. Assim, você aprende também a distinguir os diferentes sotaques.


Leitura (reading)


Ao ler as letras para saber como aprender inglês com música, você treina também esta habilidade. Não deixe de aproveitar esse momento para tirar suas dúvidas de vocabulário e anotar as palavras novas em seu caderno de anotações.


Aproveite também para prestar bastante atenção às estruturas gramaticais, tanto formais quanto informais, como a conjugação de verbos e organização das frases.


Escrita (writing)


Escrever em inglês é algo que pode ser bem difícil para algumas pessoas. Por isso, quanto mais você treinar, melhor!


Seguindo nossas dicas para aprender inglês com música, você vai poder fazer isso bastante. Ouvir a música e buscar escrever o que está ouvindo, como em um ditado, é um jeito muito eficiente de treinar a sua escrita.


Comunicação oral (speaking)


Ao cantar as músicas junto, em voz alta, você consegue se ouvir e prestar atenção em como está seu nível de pronúncia das palavras. Isso permite não só melhorar a forma como você fala, mas também entender melhor os sotaques e qual deles você vai reproduzir.


Tradução


Outro ponto muito legal e positivo de aprender inglês com música é que você pode treinar sua capacidade de traduzir textos de um jeito bem descontraído.


Sabia que você pode fazer isso de dois modos diferentes?


Um deles é traduzindo palavra por palavra, buscando o significado no dicionário. Outra é traduzir com foco no contexto geral da letra, procurando entender sobre o que ela fala. Neste caso, a tradução tem muito a ver com a interpretação.


Interpretação


Ao traduzir a letra palavra por palavra, pode acontecer algo curioso e, mesmo assim, ainda não ser possível entender plenamente sobre o que ela trata.


Isso acontece devido a frases e expressões que possuem significados distintos de sua tradução literal. Muitas vezes isso acontece com expressões com cores. Out of the blue, por exemplo, é traduzido literalmente como “fora do azul”. Nada a ver com seu sentido real: “repentinamente”.


Quando isso acontece, precisamos buscar alguma expressão equivalente em nossa língua. Fazer essa relação é uma excelente forma de aprender!


Memorização


Praticar é uma das técnicas de memorização mais eficientes. Por isso, se você tem dificuldade para lembrar do vocabulário ou dá um branco na hora de usar uma expressão diferente, aprender inglês com música vai ajudar bastante!


Dicas de músicas para aprender inglês 


Finalmente, vamos ao que interessa! Agora que você já está craque no passo a passo e pronto para aprender inglês com música, que tal fazer um teste de como colocar tudo isso em prática? 


Escolha uma das músicas abaixo, dê o play e comece agora a estudar de um jeito divertido e eficiente.


Radio Ga Ga (Queen)




Viva la vida (Coldplay)




Yellow submarine (Beatles)




Dicas de apps para aprender inglês com música 

Foto de mulher jovem na rua, usando fones e mexendo no celular. É possível aprender inglês com música em qualquer lugar.


Para facilitar ainda mais na hora de aprender inglês com música, você pode usar um aplicativo que mostre a letra, tradução, vídeos e legendas.


Assim, você pode estudar sempre que quiser, naqueles momentos em que está esperando alguém chegar, aguardando uma consulta ou no caminho para casa no transporte coletivo.


Há inúmeras opções para você baixar gratuitamente. Conheça algumas delas:


  • O Letras, disponível para Android e iOs, conta com mais de 2,5 milhões de letras e traduções. É possível conectar o app ao seu streaming de música favorito, como Deezer ou Spotify, e ver a letra e a tradução em um só local.

  • No Sounter, disponível para celulares com sistema Android, você consegue aprender inglês com música de um jeito super interativo. Além de ver as letras, você pode completá-las com palavras que estão faltando, exercitando ainda mais o idioma.

  • O Genius, disponível para Android e iOs, permite que você se aprofunde ainda mais no aprendizado. Ao acompanhar as letras e se deparar com uma palavra ou expressão desconhecida, basta tocar nela para conferir uma tradução inteligente, com foco no contexto em que ela está sendo usada.


Conclusão


Como você pode ver, aprender inglês com música é um jeito divertido e gostoso de treinar suas habilidades de fala, compreensão, escrita e leitura.


Além disso, estudando dessa forma você consegue ampliar o seu vocabulário e entender melhor os diferentes sotaques dos países que falam inglês.


Para melhorar ainda mais seu aprendizado, siga o passo a passo desse post e pratique bastante. Em caso de dúvida, ou se precisar de ajuda para seguir evoluindo em seus conhecimentos, visite uma unidade do Kumon. Estamos à disposição para ajudar!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.