11 melhores cursos para crianças começarem já!

14/03/2022
Compartilhe:

Existem muitos cursos para crianças disponíveis na internet.

Cursos para crianças são uma das melhores maneiras de aproveitar um período super favorável para o aprendizado de novas capacidades, habilidades e competências socioemocionais.


Pode ser que seu filho seja bem ativo e goste de esportes. Ou que sua filha seja muito criativa e adore expressar suas ideias em forma de arte. Talvez a criança queira aprender a falar um novo idioma, tocar um instrumento ou cozinhar.


Não importa: para todos estes casos, existem inúmeras, tanto online quanto presenciais, pagos ou gratuitos.


Se você e seu filho estão em dúvida sobre qual atividade escolher, continue lendo e conheça algumas opções. Fizemos uma seleção bem diversificada, com ideias para crianças com interesses bem diferentes. 


Além disso, também explicamos melhor quais são as vantagens dos cursos para crianças e que benefícios elas podem ter com isso, independente da atividade escolhida.


Já imaginou poder aproveitar animes e mangás na língua original? Matricule seu filho no curso de japonês do Kumon!


Leia mais:


11 melhores cursos para crianças de acordo com as idades

Só quem é mãe ou pai sabe: às vezes, parece que a energia das crianças é infinita! 

 

Então, por que não aproveitar que existem tantas opções de cursos para crianças para gastar tudo isso com qualidade?

 

Nós sabemos que nem sempre é fácil para as famílias arcar com os custos de tantas atividades extras. Mas isso não é motivo para desanimar.

 

Atualmente, existem muitas opções de cursos online, muitos deles gratuitos, que podem ajudar seu filho a adquirir novas habilidades e auxiliar no processo de aprendizagem.

 

Tudo isso de forma gostosa e divertida!

 

A seguir, trazemos uma lista de 11 ideias de atividades para matricular as crianças e aproveitar todo seu potencial.

 

Entre elas, selecionamos algumas gratuitas que fazem o maior sucesso entre os pequenos. É só chamar seu filho para escolher uma delas e partir para a matrícula.

 

Vamos lá?


Idiomas


Não é segredo para ninguém que saber falar inglês é uma competência fundamental para o futuro acadêmico e profissional do seu filho.


Mas você já pensou que saber outra língua pode ser bem mais que isso?


Ao aprender um novo idioma, a criança consegue aproveitar ao máximo toda a informação que tem à sua disposição no mundo atual, a um clique de distância.


Jogar online com adversários de qualquer país, buscar referências para estudar, assistir a vídeos no YouTube, interagir com perfis de gente do mundo todo. 


As possibilidades são imensas, e vão além do inglês.


Hoje em dia, muitos jovens apaixonados por mangá, animes e a cultura do Japão buscam cursos para crianças que ensinem a língua japonesa, com seus vários alfabetos e particularidades.


Além de poderem aproveitar tudo isso no idioma original, eles também estão abrindo portas para oportunidades de estudo e trabalho no futuro em um dos países mais desenvolvidos do mundo.


Seja qual for a opção preferida pelo seu filho, não deixe de conferir como o método Kumon no curso de idiomas possibilita que a criança aprenda inglês ou japonês no próprio ritmo e tenha prazer em estudar.

Idade ideal para começar cursos de idiomas: 3 anos.

Natação


Muitas cidades oferecem curso gratuito para crianças de natação.


Seguramente, um dos cursos queridinhos dos pais e das crianças.


Nadar é um esporte que trabalha o corpo todo de maneira suave, sem impacto nas articulações. Ou seja, uma ótima alternativa para os pequenos.


Mas a natação vai bem além disso.


Se você fica com o coração na mão cada vez que vê seu filho se aproximar de um lago ou piscina, sabe do que nós estamos falando, não é?


Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, o afogamento está entre as principais causas de acidentes com crianças no Brasil. 


Assim, buscar um curso de criança que ensine desde cedo a nadar é também uma forma de tornar os momentos de diversão na água mais prazerosos e seguros.


Várias cidades brasileiras oferecem aulas de natação gratuitas, seja por meio de ONGs ou das prefeituras. Vale a pena dar uma olhadinha e conferir se existe algum projeto assim onde você mora!

Idade ideal para começar natação: a partir dos 06 meses.

Música


Você conhece alguma criança que não gosta de música?


Pois é, tocar um instrumento musical ou aprender a cantar são atividades incríveis. Além de estimular a criatividade e a expressão pessoal, a música contribui com o desenvolvimento infantil, em aspectos como a memória, disciplina, foco e persistência.


E tem mais: só quem já viu uma partitura sabe como aprender a interpretá-la é equivalente a estudar um novo idioma, ou como tocar um instrumento trabalha a coordenação motora.


Música também é matemática. Compassos, ritmos, durações de notas, escalas, harmonias… Tudo isso é baseado em padrões e sequenciamento, habilidades muito importantes para o desenvolvimento das crianças.


Se esta é uma atividade que tem tudo a ver com o seu filho, vale a pena conhecer alguns cursos online para crianças disponíveis na internet de forma gratuita. Confira estas sugestões:


  • No canal Musicalizando, o professor Samuca Luna traz conteúdo dedicado especialmente às crianças. 

  • No site Cifra Club, há muitos vídeos que ensinam sobre música. Se seu filho gosta de cantar, confira a playlist com técnicas dedicadas ao tema.

  • Em seu canal no YouTube, o músico Allan Sales ensina a tocar violão. Que tal começar pela playlist que ensina os acordes?

Idade ideal para começar curso de música: a partir dos 9 anos.

Dança


Quase tudo o que falamos anteriormente sobre música vale para a dança.


As crianças adoram! E da mesma forma que aprender a tocar um instrumento, dançar exige coordenação motora, boa memória, foco e persistência.


Além disso, os cursos para crianças que ensinam a dançar são uma ótima forma de integrar seu filho a novos amigos e ambientes, ajudando-o a se expressar e superar algum tipo de timidez.


E não para por aí. Você sabia que dançar é um excelente exercício físico, inclusive recomendado por médicos para combater o sedentarismo?


Idade ideal para começar curso de desenho: a partir dos 7 anos.

Desenho

Rabiscar, desenhar e pintar estão entre as atividades preferidas das crianças.


Com lápis de cor, giz de cera, tinta, canetinhas e o que mais for possível imaginar, elas conseguem usar a criatividade para se expressar, materializar sentimentos, dar forma à imaginação e cores às suas ideias.


Mas há muito mais habilidades desenvolvidas por trás disso.


Desenhar é um passo muito importante para a alfabetização. Trabalhar a coordenação motora fina e a capacidade de segurar o lápis corretamente é essencial para começar a escrever.


Tem papel e lápis aí por perto? Então seu filho já pode acessar a seção de cursos para crianças do site da Faber Castell. Nele você encontra várias opções de cursos muito legais, com valores bem acessíveis. 


Agora, se você está procurando algo gratuito, que tal conferir o curso de desenho da UP Cursos? Com duração de 40 horas, ele emite até certificado!

Idade ideal para começar curso de culinária: 8 anos.


Culinária

Lugar de criança é na cozinha!


Se você tem em casa um minichef que não sai de perto das panelas, que tal dar a ele a oportunidade de desenvolver ainda mais esta habilidade?


Muitas escolas de gastronomia já estão preparadas para oferecer cursos para crianças que adoram cozinhar.


As opções vão desde aulas simples, focadas somente em um tema, como preparar uma pizza, até cursos completos com quase um ano de duração e certificação no final.


Como as atividades exigem bastante recursos, desde ingredientes até estrutura, é comum que elas tenham um valor de investimento maior.


Por outro lado, há muitas opções online com custo muito acessível, para você e seu filho assistirem quando quiserem e praticarem na cozinha de casa.

Idade ideal para começar curso de culinária: 8 anos.


Programação


O que há alguns anos parecia um tipo de magia indecifrável, hoje está mais presente na vida do seu filho do que você pode imaginar.


Muitas escolas já oferecem cursos para crianças de programação como parte da grade curricular. E nós garantimos: eles costumam gostar bastante!


Quer uma prova?


Se seu filho adora jogar Roblox ou Minecraft, então ele gosta de programar. O que, caso você tenha dúvidas, é criar uma instrução para o computador por meio de uma sequência de ações.


É assim que são criados os sistemas, sites e aplicativos que você com certeza usa no seu dia a dia, como Google e Facebook.


Não precisamos nem dizer que essa é uma das profissões mais promissoras para o futuro, não é mesmo?


Mais do que ser um ótimo caminho profissional, aprender programação estimula o raciocínio lógico-matemático, criatividade, memória e curiosidade.


No Code.org você encontra vários cursos, inclusive usando os jogos que citamos acima, além de inúmeros exercícios gratuitos para seu filho aproveitar.


Idade ideal para começar curso de programação: a partir dos 7 anos.


Artes marciais

Um curso de criança muito conhecido é o judô



Não é à toa que o judô e o karatê são cursos para crianças que nunca saem de moda.


Praticar artes marciais é uma excelente atividade física, algo muito importante para evitar o sedentarismo e a obesidade infantil, um problema cada vez mais complicado nesta faixa etária.


Ao lutar, seu filho aprende a conhecer melhor o próprio corpo, trabalhando a coordenação motora e noção espacial. 


Além disso, artes marciais como o judô, karatê, kung-fu, jiu-jitsu e taekwon-do estimulam o autocontrole, a disciplina e o respeito pelos colegas, desenvolvendo também as competências socioemocionais.


Teatro


Em seu canal do YouTube, chamado Stage Experience, a atriz Melani Halpern oferece diversos conteúdos para as crianças que desejam entrar em cena.


Ao se colocar no lugar do outro como um personagem, seu filho exercita a empatia e aprende a ver as situações com outros olhos, ampliando seu repertório e compreensão do mundo que o cerca.


Este é um grande passo para formar cidadãos mais conscientes e prontos para contribuir para uma sociedade melhor.


E não se engane: o teatro não é somente algo para quem deseja atuar na área de artes cênicas no futuro. 


Hoje em dia, é cada vez mais exigida dos profissionais a habilidade de comunicação e de falar bem em público. Algo para o que o teatro com certeza pode trazer muitos benefícios.


Idade ideal para começar curso de teatro: a partir dos 5 anos. 


Circo

Não precisa ter medo: seu filho ainda não vai fazer acrobacias no trapézio nem ser serrado em três pedaços pelo mágico.


Usando a magia do circo para encantar os pequenos, as aulas são muito divertidas e ajudam seu filho a socializar em grupo.


Pode-se esperar também muito gasto de energia, diversão, desenvolvimento da coordenação motora e da capacidade de raciocínio.


Gostou? Então estoure a pipoca e prepare-se para assistir a um espetáculo de novas habilidades!


Idade ideal para começar curso de circo: a partir dos 3 anos.


Robótica


Mais um excelente curso para crianças é o de robótica. 


Mas, afinal, o que se aprende em robótica? Para quem não sabe, esse tipo de conhecimento serve para montagem de dispositivos controláveis, os famosos robôs. 


O ponto-chave é que o curso aborda diferentes habilidades e áreas do conhecimento, por exemplo, matemática, física e química. 


Além disso, a robótica incentiva a criatividade — afinal, os pequenos podem criar robôs do zero, como quiserem. 


Outro ponto positivo é que o curso proporciona o trabalho em equipe, ótimo para as crianças aprenderem mais sobre senso de convivência. 


Idade ideal para começar curso de robótica: a partir dos 7 anos.


Quais as vantagens dos cursos para crianças?


Cursos para crianças são uma ótima forma de direcionar toda a energia do seu filho para algo que traga benefícios para ele. E não são poucos não, viu?


Ao aprender algo novo fora do ambiente escolar, a criança expande seus horizontes e aumenta seu repertório de conhecimento. Isto é algo fundamental para o pensamento crítico.


Fazer uma atividade deste tipo também pode ajudar seu filho a descobrir que tipo de profissão quer seguir no futuro, ou apenas um hobby que o deixe feliz.


As vantagens de matricular seu filho em um curso de criança são muitas. Confira a seguir algumas delas.


Facilidade de aprendizado


Quando há interesse e motivação por parte da criança, fica muito mais fácil aprender.


No Kumon nós sabemos bem disso. Por este motivo é que o método Kumon busca desenvolver a postura autodidata e o prazer em adquirir novos conhecimentos.


Ao fazer uma atividade que gosta, seu filho assume uma postura muito mais leve diante dos estudos, tratando as atividades como jogos e brincadeiras, e não como uma obrigação.


Tempo


Os cursos para crianças transformam um tempo que poderia ser gasto em videogames ou redes sociais em algo produtivo.


Em vez de ficar ocioso, seu filho usa melhor os períodos livres, seja para aprender algo que gosta, se exercitar ou simplesmente passar o tempo de maneira divertida.


Formação do cidadão


Ao desenvolver suas capacidades e encontrar atividades que o realizam, seu filho se prepara para fazer a diferença no mundo.


Seja em um esporte, no teatro ou aprendendo um novo idioma, as atividades extracurriculares trazem para as crianças uma visão muito mais plural e diversificada do ambiente onde elas vivem.


Ao aprender a respeitar as diferenças e a se concentrar em objetivos, seu filho desenvolve competências fundamentais para se tornar um cidadão pronto para fazer a diferença.


Novas habilidades


Algo muito comum nos cursos para crianças é o aluno descobrir que gosta de algo que nem imaginava, ou que tem talento para aquilo.


Ao se dar conta destas habilidades, a criança fica motivada para aperfeiçoá-las e aprender cada vez mais sobre o tema.


Pode ser que daí saia até uma carreira no futuro, com o desenvolvimento de habilidades profissionais importantes, ou somente o hábito de gostar de aprender. De qualquer forma, seu filho só tem a ganhar.


Amizades


Fazer uma atividade em um novo ambiente é uma ótima maneira de conhecer novas pessoas e fomentar novas amizades.


Como a criança está em um local onde todos compartilham dos mesmos interesses, é muito possível que ela expanda seu círculo de amigos e se interesse ainda mais pelo curso.


Matricule seu filho na unidade do Kumon mais próxima e desenvolva toda seu máximo potencial!

Auxilia a criatividade

Os cursos para crianças, sejam eles mais ligados às exatas, humanas ou às artes, ajudam a estimular a criatividade dos pequenos. 


A robótica, como você viu, dá liberdade para as crianças criarem robôs como imaginam — o que, claro, está totalmente ligado à criatividade. 


Outros exemplos são o circo, a música, o desenho e a dança, que afloram o lado mais artístico das crianças. 


Enfim, todos os cursos que citamos aqui somam muito à criatividade. Isso é muito bacana!


Estimula a disciplina

Investir em cursos para crianças também ajuda a estimular a disciplina. 


Ou seja, fica mais fácil as crianças seguirem uma rotina de estudos, terem mais interesse em novos conhecimentos. 


Fora isso, como dissemos, os cursos fazem com que as crianças convivam com outras pessoas (alunos e professores), o que também ajuda muito a viver em sociedade.  


Estimula o conhecimento cognitivo, interpessoal e emocional

Outro grande benefício dos cursos para crianças é que eles ajudam no conhecimento cognitivo. 


Para quem não sabe, isso significa a capacidade de desenvolver habilidades emocionais, intelectuais e sociais. 


Ou seja, é toda a capacidade de aprender matemática, física, química, dentre outras disciplinas. 


Para além disso, o conhecimento cognitivo leva à prática de autoconhecimento (saber sobre as próprias emoções e sentimentos). 


Sem contar no aprimoramento das habilidades sociais… Conhecer novas pessoas, criar laços afetivos e trocar experiências. 


Conclusão

Cursos para crianças são uma maneira de motivar seu filho a gostar de aprender fazendo algo que lhe agrada.

 

Há inúmeras opções de atividades para todos os gostos, que vão de esportes às artes, de idiomas à programação.

Neste post, então, você conheceu 11 ideias de cursos para crianças, nos quais você pode matricular seu filho. 

 

Alguns deles, inclusive, contam com opções de ensino gratuitas e online, para fazer sem sair de casa.

 

Não importa qual seja a escolha de seu filho, fazer uma atividade fora da escola é uma excelente maneira de conhecer novos amigos e desenvolver habilidades para a vida toda.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.