Por que estudar matemática? Entenda os benefícios dessa disciplina

29/11/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:



Por que estudar matemática é algo que divide tantas opiniões?


Entre os alunos, a matéria costuma ser o típico caso de “ame ou odeie”, sem espaço para meio-termo. Para alguns, ela traz satisfação e prazer em aprender. Para outros, medo, ansiedade e baixa autoestima por não conseguir compreender e acompanhar os conteúdos.


Entretanto, amando ou odiando, é inegável que a matéria possui importância fundamental na vida de todas as pessoas e seu aprendizado é parte importante da formação de indivíduos autônomos.


Os benefícios de estudar matemática são maiores do que muitas pessoas que perguntam “para que aprender matemática?” podem imaginar. Eles estão ligados não só à vida acadêmica e profissional, mas também ao cotidiano de todo mundo.


Neste texto, vamos falar sobre a importância da matemática, explicar por que estudar matemática é essencial para o dia a dia e mostrar que ela não precisa ser odiada. Quem sabe, no final desse texto, você até se anima para estudar mais a fundo!


Se você quer aprender matemática de verdade, conheça o curso de matemática do Kumon e descubra por que nossos alunos são tão bem-sucedidos nos estudos!


Leia mais:


Por que é importante estudar matemática?


Se você está se perguntando por que estudar matemática, basta dar uma olhada ao seu redor para entender imediatamente a importância dessa disciplina.


Afinal, a matemática é muito mais que tabuada, frações, regra de três e fazer operações no papel. Ela está no ato de ver que horas são no seu relógio, na construção do sistema operacional do seu telefone celular, nas contas, boletos e cálculo de frete, nas quantidades de uma receita, no tempo para o seu transporte chegar ao destino.


Além de todos os usos da matemática no dia a dia, há mais um motivo por que estudar matemática é importante, de certa forma mais prático porém igualmente importante: o bom desempenho em provas.


Seja na escola, ao estudar para o Enem, nos vestibulares ou em um concurso público, saber matemática é um grande diferencial para você obter bons resultados e alcançar as suas metas.


Aplicações da matemática no nosso dia a dia


Como dissemos, a matemática no dia a dia se faz presente o tempo todo. Você já parou para pensar que toda nossa organização de horas e minutos, dias e meses, semanas e anos é pautada por um modelo matemático?


Mas há muito mais situações que podemos citar aqui. Algumas delas são bem óbvias, como fazer operações usando dinheiro, nas quais é preciso somar valores e realizar outras operações para lidar com um conjunto limitado de valores de notas.


Já outras situações não são tão evidentes assim. A seguir, veja por que estudar matemática é essencial para o cotidiano:


  • Calcular o troco do supermercado.

  • Organizar o orçamento da casa e as contas do mês.

  • Dirigir, calculando automaticamente tempos, distâncias e velocidade.

  • Comprar a quantidade certa de ingredientes para uma receita.

  • Usar frações para cozinhar, como ¾ de xícara ou ½ colher de sopa de algo.

  • Usar teoria dos conjuntos para encontrar um casaco em uma loja de roupas.

  • Realizar operações bancárias.

  • E muito, muito mais!


Principais benefícios da matemática


Você já viu por que estudar matemática é importante, principalmente para o dia a dia. Mas o que dizer sobre os benefícios de estudar matemática para o desenvolvimento das crianças?


Ao estudar matemática, o aluno exercita uma das principais bases de seu desenvolvimento intelectual, praticando o raciocínio lógico, a abstração, o pensamento crítico e outras habilidades cognitivas, como o foco e a concentração.


Além disso, uma base sólida de conhecimentos matemáticos desenvolve a autoconfiança, a autonomia e outras capacidades importantes para a educação socioemocional.


A seguir, confira os principais benefícios de estudar matemática.

Promoção da autoconfiança


Da mesma maneira que um aluno pode se sentir mal e com baixa autoestima por não conseguir compreender bem a matemática, o contrário tem um poder incrível de promover a autoconfiança. 


Ao descobrir suas habilidades e, principalmente, ter consciência de que é capaz de entender a matéria, o aluno sente-se mais confiante e motivado para seguir aprendendo cada vez mais.


É exatamente sobre esta lógica que o método Kumon é construído. Ao adotar um método de ensino individualizado, é possível proporcionar ao aluno uma forma de estudo que respeita sua capacidade e seu ritmo de aprendizagem.


Assim, conforme ele supera desafios e percebe que tem condições para isso, sente-se motivado e autoconfiante.

Aumento da capacidade de resolver problemas no dia a dia


Ao se perguntar por que estudar matemática, é importante direcionar o olhar para fora da sala de aula. A capacidade de resolver problemas cotidianos vai além da vida acadêmica ou profissional e faz toda a diferença no dia a dia.


O pensamento analítico desenvolvido pela matemática é um instrumento essencial para a tomada de decisões, algo que devemos fazer durante a vida toda. Para fazer boas escolhas, portanto, é preciso saber observar, analisar, organizar e interpretar os dados e informações disponíveis.


Além disso, vale sempre lembrar que matemática é lógica. E lógica é algo indispensável para construir bons argumentos, que possam ser sustentados e possuam embasamento.


Criação de disciplina


De certa forma, disciplina tem muito a ver com a maneira como você organiza suas atividades, gastos e o próprio tempo. Da mesma forma, organização é um conceito muito ligado à matemática. 


Pense na seguinte situação: você vai fazer a prova do Enem no final do ano e deseja se preparar melhor criando um roteiro de estudos. Para isso, será necessário dividir toda a matéria em conjuntos menores, agrupados segundo algum tipo de critério.


Depois, será necessário distribuir tudo isso ao longo do tempo total de estudos, atribuindo pesos diferentes para os conteúdos de acordo com o nível de domínio que você tem deles.


Viu por que estudar matemática é importante? O raciocínio e disciplina desenvolvidos com ela fornecem as bases para você buscar um desempenho melhor em todos os aspectos da sua vida.


No Kumon, especificamente, o estudo de matemática é bastante reconhecido pela forma como desenvolve a disciplina até mesmo nos alunos com grandes dificuldades em se organizar.


Estímulo da criatividade


Você já parou para pensar por que estudar matemática é um jeito super legal de estimular a criatividade? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é porque estamos falando de uma ciência exata que não exista espaço nela para criar e imaginar. 


De posse de conhecimentos matemáticos e problemas que precisavam de uma solução, ao longo do tempo a humanidade criou maravilhas: o carro, o relógio, o avião, a bússola, o computador. Ao estimular o cérebro a pensar em caminhos diferentes para resolver situações parecidas, a matemática estimula a criatividade.


Esta é uma visão muito interdisciplinar e interessante da matemática, já que por muito tempo cultivou-se a ideia de que razão e emoção ou lógica e criatividade ocupam lados distintos do cérebro e, por isso, são opostos sem relação.


Estímulo à curiosidade


O simples fato de se perguntar “por que estudar matemática” já é uma manifestação da curiosidade. Aprender matemática é uma forma incrível de estimular o raciocínio lógico-matemático e aprender a pensar.


Quando o aluno atinge esse nível, compreendendo como a matemática é construída, deixa de vê-la como algo que deve ser memorizado ou decorado e passa a enxergá-la como um conjunto de ferramentas capaz de resolver qualquer problema.


Mais importante que isso: quem estuda matemática aprende não só a buscar respostas, mas a fazer perguntas. E esta é a base inicial de uma postura curiosa e estimulante diante da vida.

Melhora da concentração


Uma das principais características do aprendizado de matemática é a necessidade de concentração. Diante de operações complexas, é necessário bastante foco para não perder o raciocínio.

Por isso mesmo, estudar matemática é uma excelente forma de praticar esta habilidade. No Kumon, recebemos inúmeros depoimentos relatando a melhora da concentração das crianças que estudam matemática com regularidade, mesmo em poucas semanas após iniciarem os estudos.


Outros benefícios percebidos são o aumento da disciplina, o desenvolvimento do hábito de estudo, o gosto por aprender, a melhora na autonomia e na confiança e um maior senso de organização.


Por que tantas pessoas não gostam de estudar matemática?

Mesmo com tantos benefícios, por que estudar matemática continua sendo algo apavorante para tanta gente? 


A própria estigmatização da matemática como uma matéria difícil, complexa, até mesmo incompreensível, faz com que muitos alunos tenham medo dela. Somente isso já serve para desestimular o aprendizado. E sem motivação, como você sabe, não há como gostar de estudar.

Ainda podemos citar alguns outros motivos por que estudar matemática assusta tantos estudantes:


Seguramente todas estas razões têm potencial para atrapalhar o aprendizado e tornar a matéria o bicho-papão do qual tantos alunos têm medo.


Porém, há uma razão muito mais significativa: a matemática é uma matéria que funciona com o acúmulo de conhecimentos. Ou seja, para compreender a próxima etapa, é necessário dominar a anterior. 


É aí que a maioria dos alunos encontra dificuldades. Quando um assunto não é bem assimilado, o estudante chega à próxima etapa sem as ferramentas necessárias para seguir em frente. O resultado, você já conhece: mau desempenho, desmotivação e um ciclo vicioso de dificuldades.


Como começar a estudar matemática?


Para começar a estudar matemática, é primordial entender que existe uma ordem para aprender matemática do zero, conforme dissemos no item anterior.


De modo resumido, a matemática segue esta ordem:


  1. Noções sobre conjunto

  2. Subconjunto

  3. Sistema de numeração

  4. Operações fundamentais

  5. Propriedades de adição, multiplicação, subtração e divisão

  6. Expressões aritméticas

  7. Múltiplos e divisores

  8. Número primo

  9. Potenciação

  10. Máximo divisor comum

  11. Mínimo múltiplo comum

  12. Fração ou número fracionário

  13. Números decimais (operações)

  14. Sistema métrico

  15. Medidas de volume e capacidade

  16. Medidas de massa

  17. Medidas de superfície

  18. Figuras Geométricas

  19. Radiciação (raiz quadrada)

  20. Porcentagem

  21. Juros simples e compostos

  22. Média aritmética e ponderada

  23. Polinômios

  24. Equações do 1º grau

  25. Frações algébricas

  26. Ângulos, retas e paralelas

  27. Polígonos e triângulos

  28. Quadriláteros, circunferência e círculo

  29. Função do 1º grau

  30. Razões trigonométricas

  31. Equações do 2º grau

  32. Operações sobre conjunto

  33. Relações e funções

  34. Trigonometria

  35. Funções logarítmica e exponencial

  36. Matrizes e determinantes

  37. Progressões

  38. Análise combinatória

  39. Geometria plana e geometria no espaço

  40. Geometria analítica


Entender essa estrutura de conteúdo vai ajudar você a entender melhor em que ponto começou a ter dificuldades, para poder voltar alguns passos atrás e corrigir a rota.


É exatamente assim que nós fazemos no Kumon. Após aplicar um teste de nivelamento, conseguimos identificar em que ponto da aprendizagem o aluno se encontra, e começar os estudos em um ponto em que ele se sente seguro e confiante com sua capacidade e conhecimentos.


A partir daí, ele só avança ao dominar o assunto anterior. Desta maneira, constrói o conhecimento de forma cumulativa, sente-se motivado e consegue atingir seu máximo potencial. 


Conclusão


Neste artigo, você entendeu melhor por que estudar matemática é algo tão importante não só para a formação do estudante, mas também para seu desenvolvimento como cidadão e sua autonomia.


Ao observar a matemática no dia a dia, fica mais fácil compreender sua importância e, a partir daí, traçar estratégias para conseguir dominar todo o conteúdo.


Por mais difícil que pareça, nós garantimos, depois de milhares de alunos concluírem o curso de matemática, que qualquer pessoa pode aprender matemática e gostar dela!


Se você gostou desse texto e quer continuar aprendendo mais sobre essa disciplina, confira este post que fizemos sobre o uso da matemática no dia a dia. Você vai se surpreender com o quanto usamos os números em nosso cotidiano!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.