Interpretação de textos: saiba o que é e 10 exercícios práticos

14/09/2022
Kumon
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Interpretação de texto.


Interpretação de textos é entender o sentido do que está escrito, em vez de apenas saber o que está escrito.

 

Essa frase já diz bastante coisa sobre o texto de hoje (pelo menos, para quem sabe interpretar o que lê!).

 

A compreensão e a interpretação de textos dão origem a uma forma mais crítica de pensar. Essa capacidade vai além das aulas de Português ou da redação em concursos vestibulares, trazendo muitos benefícios ao longo da vida.

 

Nos estudos, a leitura e a interpretação de textos exercem influência direta sobre o desempenho do aluno em outras disciplinas, inclusive as que parecem não ter nada a ver com isso, como Matemática ou Física. 


Ao compreender melhor os enunciados dos exercícios, o aluno tem mais chances de obter resultados positivos e chegar à resposta correta.

 

Neste post, você vai entender o que é interpretação de textos, além de conferir algumas dicas de como interpretar um texto corretamente. 


Vamos em frente? Continue a leitura e saiba como aprender interpretação de textos!

 

No curso de Língua Portuguesa do Kumon, o aluno aprende a interpretar textos de forma crítica. Saiba mais!

 

Leia mais:


O que é interpretação de textos?

Interpretação de textos nada mais é que conseguir entender o que está escrito em um texto não só a partir da alfabetização, mas de maneira crítica, pensando e refletindo com base nas informações absorvidas.


Ou seja, é muito mais que compreender o significado do que está escrito: é ter instrumentos para ir além do que foi exposto e criar uma opinião própria.


10 exercícios de interpretação de textos para treinar

Exercícios de interpretação de texto.

Que tal aproveitar para resolver exercícios que ensinam a interpretar um texto? 

 

A seguir, você encontra questões para testar seus conhecimentos.

 

Questão 1 (Enem 2013)

Adolescentes: mais altos, gordos e preguiçosos

A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. 


“Os nossos hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.


Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das voluntárias.


Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. 


Mas, se há cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.


DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em: http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).


Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que:


a) a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças crônicas entre os adolescentes.


b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da obesidade entre os adolescentes.


c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que prejudica o equilíbrio metabólico.


d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores hereditários são preponderantes.


e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da diabetes entre a população adolescente, por provocar um constante aumento da pressão arterial sistólica.

Questão 2 (Fuvest 2014)

A civilização “pós-moderna” culminou em um progresso inegável, que não foi percebido antecipadamente, em sua inteireza. 

Ao mesmo tempo, sob o “mau uso” da ciência, da tecnologia e da capacidade de invenção nos precipitou na miséria moral inexorável. 

Os que condenam a ciência, a tecnologia e a invenção criativa por essa miséria ignoram os desafios que explodiram com o capitalismo monopolista de sua terceira fase.

Em páginas secas premonitórias, E. Mandel1 apontara tais riscos. O “livre jogo do mercado” (que não é e nunca foi “livre”) rasgou o ventre das vítimas: milhões de seres humanos nos países ricos e uma carrada maior de milhões nos países pobres. 

O centro acabou fabricando a sua periferia intrínseca e apossou-se, como não sucedeu nem sob o regime colonial direto, das outras periferias externas, que abrangem quase todo o “resto do mundo”.

 

1: Ernest Ezra Mandel (1923-1995): economista e militante político belga.

 

O emprego de aspas em uma dada expressão pode servir, inclusive, para indicar que ela:

 

I. foi utilizada pelo autor com algum tipo de restrição;

II. pertence ao jargão de uma determinada área do conhecimento;

III. contém sentido pejorativo, não assumido pelo autor.

 

Considere as seguintes ocorrências de emprego de aspas presentes no texto:

A. “pós-moderna” (L. 1);

B. “mau uso” (L. 2);

C. “livre jogo do mercado” (L. 6);

D. “livre” (L. 7);

E. “resto do mundo” (L. 9).

 

As modalidades I, II e III de uso de aspas, elencadas acima, verificam-se, respectivamente, em:

a) A, C e E

b) B, C e D

c) C, D e E

d) A, B e E

e) B, D e A

  

Questão 3 (Enem 2012)

Questão do Enem de Interpretação de Texto


Questão 106, Enem 2012. Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a

a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais.

b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.

c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo.

d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis.

e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

 

Questão 4 (Brasil Escola)

 

Questão de Interpretação de Texto


Mafalda é criação do cartunista argentino Quino. Menina precoce, serviu como porta-voz de seu criador nos tempos da Ditadura Militar argentina.

a) Mafalda emprega o mesmo valor semântico para o vocábulo “indicador” no primeiro e no último quadrinho.

b) Mafalda não sabe a importância do dedo indicador.

c) A expressão “dedo indicador” é utilizada de maneira metafórica pelo autor da tirinha.

d) Mafalda ainda não sabe exatamente o significado da expressão “indicador de desemprego”

e) Apesar de ser uma criança, Mafalda já percebe as injustas relações de trabalho estabelecidas entre patrões e operários.

Disponível em: https://exercicios.brasilescola.uol.com.br/exercicios-redacao/exercicios-sobre-interpretacao-texto.htm 


Questão 5 (UERJ - 2016/1)

“Todo abacate é verde. O incrível Hulk é verde. O incrível Hulk é um abacate.”

Todo argumento pode se tornar um sofisma: um raciocínio errado ou inadequado que nos leva a conclusões falsas ou improcedentes.

O último parágrafo do texto é um exemplo de sofisma, considerando que, da constatação de que todo abacate é verde, não se pode deduzir que só os abacates têm cor verde.

Esse é o tipo de sofisma que adota o seguinte procedimento:

a) enumeração incorreta.

b) generalização indevida.

c) representação imprecisa.

d) exemplificação inconsistente.

Questão 6 (Fuvest - 2013)

A essência da teoria democrática é a supressão de qualquer imposição de classe, fundada no postulado ou na crença de que os conflitos e problemas humanos – econômicos, políticos, ou sociais – são solucionáveis pela educação, isto é, pela cooperação voluntária, mobilizada pela opinião pública esclarecida. 

Está claro que essa opinião pública terá de ser formada à luz dos melhores conhecimentos existentes e, assim, a pesquisa científica nos campos das ciências naturais e das chamadas ciências sociais deverá se fazer a mais ampla, a mais vigorosa, a mais livre, e a difusão desses conhecimentos, a mais completa, a mais imparcial e em termos que os tornem acessíveis a todos.

(Anísio Teixeira, Educação é um direito. Adaptado.)

No trecho “chamadas ciências sociais”, o emprego do termo “chamadas” indica que o autor

a) vê, nas “ciências sociais”, uma panaceia, não uma análise crítica da sociedade.

b) considera utópicos os objetivos dessas ciências.

c) prefere a denominação “teoria social” à denominação “ciências sociais”.

d) discorda dos pressupostos teóricos dessas ciências.

e) utiliza com reserva a denominação “ciências sociais”.

Questão 7 (UERJ - 2016)

Quesito de Interpretação de Texto


A última fala da tirinha causa um estranhamento, porque assinala a ausência de um elemento fundamental para a instalação de um tribunal: a existência de alguém que esteja sendo acusado.

Essa fala sugere o seguinte ponto de vista do autor em relação aos usuários da internet:

a) proferem vereditos fictícios sem que haja legitimidade do processo.

b) configuram julgamentos vazios ainda que existam crimes comprovados.

c) emitem juízos sobre os outros mas não se veem na posição de acusados.

d) apressam-se em opiniões superficiais mesmo que possuam dados concretos.

Questão 8 (FCC-2013)

esta vida é uma viagem

pena eu estar

só de passagem

(Paulo Leminski, La vie em close. 5a ed. S.Paulo: Brasiliense, 2000, p.134)

No poema de apenas três versos, o poeta lamenta-se

a) da fugacidade da vida.

b) demonstra preferir a vida espiritual à terrena.

c) revolta-se contra o seu destino.

d) sugere que a vida não tem sentido.

e) abomina a agitação da vida.

Questão 9 (UEA - 2017) 

Leia o trecho de Quincas Borba, de Machado de Assis:

E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.

(Quincas Borba, 1992.)

1 polca: tipo de dança.

2 sarabanda: tipo de dança.

De acordo com o narrador:

a) os erros do passado não afetam o presente.

b) a existência é marcada por antagonismos.

c) a sabedoria está em perseguir a felicidade.

d) cada instante vivido deve ser festejado.

e) os momentos felizes são mais raros que os tristes.

Questão 10 (Toda Matéria)

Exercício de Interpretação de Texto


Quanto à tirinha acima, é correto afirmar:

a) A linguagem verbal isoladamente não consegue transmitir a mensagem pretendida.

b) Transmite que faz parte da infância pegar as coisas da mãe para brincar.

c) A frase do primeiro quadrinho não pertence à sequência.

d) A principal mensagem da tirinha é a inocência de Mafalda, que responde à mãe que pegou “só” os cremes de beleza, querendo com isso dizer que não pegou outros tipos de cremes para brincar, como de culinária, por exemplo.

e) A mãe está brava com Mafalda, por isso, a sua fala está com letras maiúsculas.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-interpretacao-de-texto/ 


Respostas das questões de interpretação de textos


Questão 1

Alternativa “a”. A alternativa correta ratifica as causas que o texto aponta para a presença de doenças crônicas e obesidade entre os adolescentes, mencionando tanto os maus hábitos alimentares como a falta de atividade física devido à preguiça.

Questão 2

Alternativa correta: a) A, C e E

 

O uso das aspas no texto indica algumas intenções do autor:

 

“Pós-moderna”: o autor entende que ainda existem algumas restrições sobre o uso desse termo, seja por ser incerto, seja por ser pouco aceito pela comunidade acadêmica. O termo pós-moderno indica uma fase que iniciou após o modernismo, no entanto alguns autores se referem a esse momento como “contemporaneidade”.

 

“Livre jogo do mercado”: as aspas foram usadas pois essa é uma expressão da área da economia, ou seja, um jargão. Ela indica a liberdade do mercado em atuar sem intervenção do Estado.

 

“Resto do mundo”: o autor usou aspas nessa expressão para indicar que existe um caráter pejorativo nela do qual ele não compartilha, isto é, com o qual ele não concorda.

 

Questão 3

Alternativa “e”. O cartaz publicitário faz uso de um texto verbal e um não verbal na intenção de convencer o interlocutor a adotar um comportamento responsável e ecológico no momento de consumir. A opção “e” confirma esse propósito do autor e do cartaz.


Questão 4

Alternativa “e”. Mafalda, apesar de ser uma criança, já percebe as injustas relações de trabalho entre patrões e operários e faz uma analogia interessante entre o uso do dedo indicador, que metaforicamente é símbolo de autoritarismo, e um elemento da análise da situação econômica de um país, o indicador de desemprego.


Questão 5

Alternativa correta: b) generalização indevida

No caso de generalização indevida, chega-se a uma conclusão geral precipitada a partir de uma situação particular cuja amostra analisada é muito pequena, não sendo possível sustentar uma generalização. Foi o que ocorreu, gerando um erro de lógica, uma vez que a generalização criada não pode ser utilizada em todos os casos.


Questão 6

Alternativa correta: e) utiliza com reserva a denominação “ciências sociais”.

Ao utilizar a palavra “chamadas” antes de “ciências sociais”, o autor do texto evita a generalização do termo, utilizando-o com reserva.

Questão 7

Alternativa correta: c) emitem juízos sobre os outros mas não se veem na posição de acusados

Com a expansão da internet e das redes sociais, é muito comum hoje em dia se deparar com discussões e opiniões de pessoas que julgam as outras sem fundamentação.

Na tirinha, o estranhamento é causado justamente pela falta de uma das principais figuras de um tribunal: o réu, isto é, o acusado da sentença. Assim, existem muitos juízes, porém faltam muitos réus.


Questão 8

Alternativa correta: a) da fugacidade da vida.

A partir da leitura do poema, podemos compreender que o autor aborda a efemeridade da vida, ou seja, sua qualidade de ser fugaz, pois acaba com rapidez para todos, tal qual uma viagem.

Questão 9


Alternativa correta: b) a existência é marcada por antagonismos.

A partir da leitura do trecho de Quincas Borba, fica claro que a vida é marcada por diferentes antagonismos ou oposições (chora e ri), e isso é o que denota seu equilíbrio.


Questão 10

Alternativa correta: a) A linguagem verbal isoladamente não consegue transmitir a mensagem pretendida.


A linguagem não verbal é essencial para compreendermos o entendimento da pequena Mafalda.


Ao ouvir as notícias no rádio, Mafalda concluiu que o mundo precisava de um tratamento que o tornasse mais bonito. Assim, pegou os cremes da mãe – que, para ela, eram usados com um propósito semelhante – e aplicou-os no seu globo.


Sem a imagem dos cremes no globo, a interpretação da tirinha estaria comprometida, parecendo simplesmente que Mafalda pegou os produtos da mãe para brincar, como fazem as meninas. Mas a intenção de Mafalda era muito mais séria, levando o leitor a refletir sobre o panorama mundial.


Para que serve a interpretação de textos?

Para que serve a interpretação de texto?


A interpretação de textos é crucial para entender o sentido completo de um poema, de uma notícia, de uma crônica, de uma tirinha. 


É com esse exercício que podemos formar o nosso pensamento crítico, ou seja, a capacidade de refletir sobre todo e qualquer fato. 


Por isso mesmo dizemos que saber como interpretar um texto é uma lição para a vida. Vai muito além de um exercício escolar ou, ainda, de vestibular. Quem sabe interpretar textos certamente entende melhor o mundo. 


Existe diferença entre interpretação e compreensão de texto?


Sim, existe diferença entre esses dois conceitos. Entenda melhor a seguir.


Questões ligadas à compreensão de texto normalmente têm maior relação com o autor e utilizam estas formas:


  • O texto diz que.

  • Segundo o autor.

  • De acordo com o que foi lido.

  • O texto informa que

  • O escritor sugere que


Já as questões de interpretação de textos estão mais ligadas a quem lê e menos a quem escreveu. Elas consideram as ideias ou conclusões às quais o leitor pode chegar com base no que está escrito. 

Geralmente, são formuladas da seguinte maneira:


  • Conclui-se que.

  • A partir do que foi lido, pode-se dizer que.

  • O texto permite entender que.

  • Com base no texto, deduz-se que.

  • Pode-se concluir que.


Qual é a importância de uma boa interpretação de textos?


A interpretação de textos não se limita às paredes da escola ou aos editais de concursos. Ela faz parte do cotidiano desde que a criança é bem pequena, mesmo que de forma não verbal.


Olhando de maneira mais prática, saber interpretar textos desenvolve a capacidade de raciocínio e o pensamento crítico, habilidades que fazem toda a diferença para quem deseja alcançar melhores resultados em provas, vestibulares ou concursos. 


Além disso, saber interpretar o que lê aumenta o domínio que o indivíduo tem sobre determinada informação. Essa é a base para construir argumentos, pensar criticamente, se comunicar melhor e absorver mais conhecimentos sobre o mundo.


Comunicação

Saber se comunicar é essencial para a sobrevivência dos seres humanos. Se um bebê chora por algum motivo e os pais não entendem a necessidade dele, não é só a comunicação que falha, mas toda a espécie.


Essa necessidade de comunicação nos acompanha por toda a vida. Qualquer que seja a carreira que a pessoa escolher, ela provavelmente não vai trabalhar sozinha, e temos quase certeza de que ela não vai viver em uma bolha.


Ou seja, todo mundo, em algum momento, vai precisar se comunicar com os colegas de forma escrita, por e-mails, mensagens ou memorandos. E, quanto mais clara for essa comunicação, mais chances de sucesso.


Diante disso, é evidente que as habilidades linguísticas e de comunicação precisam ser exercitadas. Mas como?


Ao ler textos com olhar crítico, ampliamos horizontes e aumentamos nossa capacidade de comunicação. Por isso, interpretar um texto faz toda a diferença.


Leitura

Importância da Interpretação de Texto

 

Para quem se pergunta como aprender interpretação de textos, é preciso ter em mente que a leitura é fundamental para o desenvolvimento da criança. E tem sido cada vez mais importante para o futuro dela.


Nos vestibulares, no Enem, em provas e concursos públicos, a leitura interpretativa ganha mais relevância ano a ano. 


E isso não acontece somente nas provas de Português ou literatura: independentemente da disciplina, é preciso ter boa capacidade de interpretação de textos para entender claramente os enunciados das questões e aumentar as chances de responder a elas corretamente, ou diminuir o tempo das respostas.


Muitos estudantes podem, inclusive, ter bastante domínio e conhecimento do conteúdo das disciplinas de exatas, como Matemática, Física e Química, e mesmo assim não conseguir acertar alguma questão por não compreender o que está sendo pedido.


Compreensão

Segundo o Indicador de Analfabetismo Funcional, o índice de analfabetos funcionais no Brasil entre 15 e 64 anos é de 30% (há 20 anos, era de 40%).

 

Analfabeto funcional é aquela pessoa que, por mais que saiba ler e escrever, não consegue compreender textos simples, ou seja, não consegue interpretar o que lê e, como consequência, pensar de maneira crítica.

 

Saber interpretar um texto é condição fundamental para elevar o nível de compreensão e entendimento do mundo, não só de forma escrita, mas no todo, por meio do desenvolvimento de um olhar crítico para todas as situações.


Interpretação

Saber se comunicar e interpretar um texto – o que está sendo dito ou lido – é o primeiro passo para evitar conflitos, que vão desde pequenos mal-entendidos até preconceitos, extremismos e opiniões baseadas em falsos argumentos.

 

Vivemos tempos em que as notícias falsas, ou fake news, ganham cada vez mais força e são transmitidas com uma velocidade espantosa, ficando muitas vezes difícil saber o que é verdade ou não.

 

Nesse contexto, a interpretação de textos funciona como um filtro para identificá-las e não ser vítima da desinformação.


Como melhorar a interpretação de textos? Confira 11 dicas!

Se você já está craque na interpretação de textos, deve ter percebido que ela é fundamental para o sucesso, não só nos estudos ou na carreira, mas para a vida toda.

 

Para começar agora a desenvolver essa habilidade tão importante, confira algumas atividades e dicas de como interpretar um texto corretamente!


1. Leia

Vamos começar pelo óbvio. Se você quer compreender melhor o que lê, precisa, antes de tudo, ler.


Para alguns pode parecer um pouco difícil no início. Porém, depois que criar o hábito de ler, você deixa de ver essa atividade somente como um exercício e passa a desfrutar do imenso prazer e de todos os benefícios trazidos pela leitura.


2. Faça questionamentos

Aprenda a questionar o que lê. Pode ser um livro, um conto de fadas, um post nas redes sociais, uma mensagem ou uma notícia.


O mais importante é saber como fazer uma leitura ativa, refletindo e fazendo perguntas sobre o texto, em vez de apenas absorver a informação. Esse é um dos melhores exercícios de interpretação de textos. 


3. Consulte o dicionário

Para compreender um texto em sua plenitude, é preciso entender todas as palavras que estão nele. Muitas vezes, dependendo da palavra, ela pode alterar o sentido de uma frase ou mesmo do conteúdo inteiro.


Um bom hábito é ler com um dicionário – físico ou on-line – sempre por perto. Hoje em dia os dicionários de língua portuguesa contam com versões on-line, e também há uma grande quantidade de aplicativos para celular.


Dependendo do aparelho ou sistema que você usa para ler livros digitais, é possível marcar a palavra desconhecida e consultar seu significado durante a leitura.


4. Tenha atenção

Atualmente, as pessoas lidam com um volume de informação muito superior àquele com que seus pais ou avós precisavam lidar.

Somos impactados com textos o dia todo em redes sociais, em aplicativos de mensagens e em posts como este. Diante de tantos estímulos, é natural que essas informações sejam consumidas mais rápido e menos profundamente.


Isso acontece, principalmente na internet, por meio de uma espécie de leitura dinâmica, ou seja, ler saltando palavras, linhas ou mesmo parágrafos, “passando os olhos” pelo conteúdo.


Se você quer realmente melhorar a capacidade de interpretar textos, precisa ler devagar e com bastante atenção. Alguns textos mais complexos, como os livros cobrados no vestibular, vão exigir ainda mais concentração.


Nesses casos, nada de atrapalhar o foco com celular, televisão ou outras distrações enquanto está lendo. E quanto mais calmo, tranquilo e bem iluminado o local, melhor.

5. Reescreva


Dicas para melhorar a Interpretação de Texto


Quando você entende e sabe como interpretar um texto, é capaz de transmitir seu conteúdo para outras pessoas e explicar o que leu.


Ao expor suas ideias, exercita a escrita e o pensamento crítico, além da habilidade de redigir de forma lógica e estruturada.


Reescrever textos e fazer resenhas de livros, por exemplo, são ótimas maneiras de praticar essas habilidades. Ao fazer isso, você logo sentirá necessidade de apresentar argumentos que embasem o que está sendo dito, melhorando não só a interpretação de textos, mas também pensamento crítico, raciocínio lógico e vocabulário.


6. Leia devagar e sem parar

Sempre que se deparar com um texto novo, procure fazer uma primeira leitura geral, para compreender todo o contexto. Essa é uma forma de, mesmo sem compreender algum ponto específico, ter uma visão global sobre o que trata o texto.


Em seguida, você pode reler tudo com mais calma, dedicando mais atenção aos pontos em que tiver mais dificuldade.


7. Destaque palavras desconhecidas

Quando estiver lendo, tenha uma caneta colorida ou marca-texto. Se encontrar alguma palavra que não conhece, destaque-a com a caneta e siga em frente na leitura. 


Fazendo isso, você não interrompe a leitura e consegue ter uma ideia do contexto geral do que está lendo.


Depois, você pode voltar e pesquisar no dicionário o que significa cada palavra nova que marcou. Preste atenção para ver se ela altera ou não o contexto do que você havia lido.


8. Leia em voz alta

Como já explicamos aqui no blog, existem inúmeros estilos de aprendizagem.


Ler o texto em voz alta ajuda a trabalhar outra forma de absorver o conteúdo, por meio da fala e da audição.


Além disso, ler em voz alta impede que você faça uma leitura dinâmica, contribuindo para manter maior foco no que está escrito. Acredite: pode fazer toda a diferença na sua interpretação de textos!


9. Faça resumos

Você pode fazer resumos do que leu por parágrafos, capítulos ou temas. Isso ajuda a exercitar a leitura atenta e crítica. Durante esse exercício, não tenha medo de colocar suas opiniões no resumo.


Essa é uma ótima maneira de saber se você está interpretando o texto corretamente.


10. Faça anotações à mão

Um estudo publicado na revista Psychological Science mostrou que quem faz anotações à mão consegue se lembrar melhor delas do que quem o faz digitando. Uma explicação possível é a de que quem faz anotações usando papel e caneta tende a prestar mais atenção nelas. 

 

Meios digitais oferecem facilidades que não estimulam a memória, como a busca por palavras ou a possibilidade de copiar e colar.


11. Explique o que leu

Pode ser para um amigo, um familiar ou para você mesmo.

 

Ao explicar o que leu, você conseguirá saber exatamente que partes compreendeu melhor e quais não ficaram muito claras.

 

Também precisará exercitar sua capacidade de resumo e de interpretação de textos, construindo ideias com início, meio e fim.


Como aprender a interpretar textos com o método Kumon?

O curso de Português do Kumon é voltado para a formação de leitores. O método tem como objetivo desenvolver a capacidade de leitura, o pensamento crítico e a interpretação de textos. 

 

Essas aptidões são essenciais para o aluno adquirir autodidatismo e conseguir assimilar conteúdos de qualquer disciplina, sentindo-se preparado para estudar por conta própria.

 

Absorver o universo das palavras desde cedo faz toda a diferença para criar uma base sólida e incentivar a criança para que ela desenvolva o gosto pela leitura.

 

No Kumon, o aluno vai progredir e ampliar seus conhecimentos independentemente do ano escolar, por meio da orientação individualizada e no ritmo certo, avançando continuamente de forma progressiva.


Incentivo à leitura

 O Kumon de Português desenvolve a capacidade que cada aluno possui para aprender a ler e compreender diversos tipos de texto, além de despertar o gosto pela leitura. 

 

As habilidades de raciocínio, vocabulário e interpretação de textos são exponencialmente ampliadas conforme o aluno aprende a gostar de ler.

 

À medida que os alunos vão avançando no material didático, desenvolvem cada vez mais suas capacidades para continuar lendo e compreendendo obras cada vez mais complexas.

 

Para ajudar a desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de compreensão, dentro do curso de Português do Kumon, tem a Bibliografia Recomendada, com uma seleção de obras de diversos gêneros listadas em ordem de dificuldade. 

 

A BRK ajudou a formar muitos leitores apaixonados por livros, prontos para explorar ao máximo seu potencial, e está pronta para fazer o mesmo por você!

 

Aprendizado de acordo com cada ritmo

É importante estimular o interesse pela leitura e interpretação de textos desde cedo. No Kumon isso é feito dia a dia – a cada tarefa realizada, a criança ganha consciência de seu potencial.

 

Por meio de uma programação de estudo exclusiva, os alunos evoluem gradativamente e se sentem cada vez mais incentivados a buscar novas literaturas. Você começa os estudos com conteúdos adequados e se desenvolve a partir daí.

 

Com a orientação individualizada guiamos a evolução do aluno passo a passo, de forma leve e intuitiva.

 

Como aprender a interpretar textos com o método Kumon?


Material didático direcionado

 

No Kumon, o aluno se torna capaz de compreender e redigir textos cada vez mais complexos sobre os mais diversos assuntos.

 

O material didático é elaborado para desenvolver progressivamente as habilidades de leitura ao proporcionar o contato com diferentes tipos de texto.

 

A complexidade dos textos e o vocabulário são sequenciados de modo a respeitar o ritmo do aluno, ao mesmo tempo que aumentam a capacidade do aluno de interpretar o que lê.

 

Dessa forma, o aluno cria um forte elo com diferentes tipos de literatura, desenvolvendo a habilidade de interpretar o que está escrito e aguçando a curiosidade por outros assuntos.

 

Sempre tem Kumon por perto. Descubra a unidade mais próxima de você! 


Conclusão

Neste post, você entendeu como a interpretação de textos faz parte do dia a dia e vai muito além das salas de aula.


A capacidade de compreender o que está escrito e, a partir daí, raciocinar criticamente, construindo as próprias opiniões, é importante tanto para vestibulares, provas, concursos e carreira quanto para uma boa relação com as pessoas.


Quem sabe interpretar um texto tem mais chances de sucesso nos estudos, na profissão e na vida de maneira geral.

 

Algumas formas de desenvolver essa competência são escrever resenhas e resumos, consultar o dicionário, manter a concentração, pensar de maneira crítica, sempre questionando, e ler muito.


Você também pode alcançar resultados incríveis com o Kumon de Português. Ele é voltado para a formação de leitores e trabalha a alfabetização e os estudos com base na interpretação de textos.


Além disso, o método desenvolve habilidades e capacidades como concentração e disciplina, que são para a vida toda. 


Ficou curioso? Então visite nosso site ou uma unidade e saiba tudo o que o Kumon tem a oferecer para melhorar a interpretação de textos e proporcionar outros conhecimentos! 


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

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