Curso intensivo de inglês: saiba se vale a pena e quando fazer

10/03/2022
Compartilhe:

Um curso intensivo de inglês vai acelerar seu aprendizado

Fazer um curso intensivo de inglês é uma ótima maneira de acelerar o aprendizado e se qualificar mais rapidamente.


Esta pode ser a diferença entre conquistar ou não uma vaga de emprego, aproveitar ou não uma oportunidade de estudar em uma instituição internacional renomada ou simplesmente viajar mais tranquilo para outro país.


Isso porque aprender um idioma pode levar bastante tempo (pelo menos nos cursos de inglês mais tradicionais). Diante desta situação, mais e mais pessoas estão buscando formas de aprender inglês rápido. 


Ao estudar em um intensivo de inglês, o aluno acaba tendo benefícios que vão bem além da velocidade com que se aprende. Quer saber quais são eles?


Neste texto você vai entender por que é interessante fazer um curso intensivo de inglês e por que o Kumon é a melhor escola de inglês para quem não tem tempo a perder.


Nos cursos de inglês do Kumon, é você quem define a velocidade dos estudos. Conheça!


Leia mais:


O que é um curso intensivo de inglês?


Um curso intensivo de inglês nada mais é que um jeito de aprender o idioma mais rápido do que nos cursos tradicionais.


Ele é direcionado não somente para quem está começando a aprender inglês do zero, mas também para as pessoas que estão há algum tempo sem contato com o idioma e desejam relembrar ou ganhar fluência na língua.


A principal diferença de um curso intensivo de inglês para um curso tradicional é que ele possui uma carga horária mais concentrada. Ou seja: o aluno estuda todos os dias ou mais vezes por semana.


Este ritmo insere o aluno de forma mais intensa no uso da língua, seja para falar, ler, entender ou escrever.


Entretanto, há um preço para quem quer aproveitar todas estas vantagens: fazer um curso intensivo de inglês exige bastante dedicação e disciplina.


Mais que frequentar as aulas, é preciso estudar em casa e trazer o máximo de inglês para o dia a dia, potencializando o aprendizado e aproveitando o tempo da melhor maneira.


Quais as vantagens de fazer um curso intensivo de inglês?


Ao contrário de um curso tradicional, um curso intensivo de inglês exige maior disciplina e comprometimento por parte do aluno para alcançar os resultados esperados. Mas tanto esforço compensa? 


Veja algumas vantagens em estudar desta maneira:


Contato com a língua


Em um curso intensivo de inglês é possível ganhar fluência na língua em poucos dias. Isso porque o contato com o idioma se torna mais intenso. Com isso, a conversação fica mais natural.


Imersão total no idioma


Praticar diariamente e ficar mais tempo em contato com a língua ajudam a se concentrar no aprendizado. Em um curso intensivo de inglês, não leva muito tempo até o aluno adquirir fluência e estar se comunicando com tranquilidade.


Ganho de segurança


Como está inserido mais profundamente no idioma, o aluno ganha fluência e segurança. Passa a se sentir confiante e ver o seu progresso. Isso o motiva e faz querer aprender cada vez mais. Além disso, o aprendizado se torna mais dinâmico e prazeroso.


Economia de tempo


Um curso intensivo de inglês acelera o aprendizado ao mesmo tempo em que diminui a curva de aprendizagem. Quando está mais seguro e imerso no ambiente, o aluno absorve os conteúdos com mais facilidade e o processo fica mais rápido.


E se você está pensando em fazer um intercâmbio, pode maximizar a experiência e fazer por um período menor. Ou seja: além de tempo, economiza dinheiro também. 

Aliás, você sabe o que é um poliglota? Entenda mais sobre essa habilidade e como ela pode ser valiosa para o seu dia a dia pessoal e profissional!


Quando devo fazer um intensivo de inglês?


Você já sabe os motivos para estudar inglês: pode ser para passar em um teste, ganhar uma certificação, receber um aumento de salário, conquistar uma vaga de emprego, viajar nas férias ou aproveitar uma oportunidade de estudos.


O problema é que muitas destas situações não podem esperar todo o tempo necessário para fazer um curso de inglês tradicional.


Se você tem pressa, seja por vontade ou necessidade, o curso intensivo de inglês é uma solução muito indicada. Afinal, trata-se de uma maneira acelerada de conquistar estes mesmos objetivos.


E não para por aí. Confira algumas situações em que o intensivo de inglês é recomendado:


Época de férias


As férias podem ser uma boa oportunidade de acelerar o aprendizado com um curso intensivo de inglês.


Em alguns casos, o aluno pode aprender o conteúdo de um semestre inteiro em apenas um mês. Mas nem tudo são flores. Esteja preparado para trocar os dias de descanso por muitas horas de aula e aprendizado intenso.


Muitos alunos optam pela possibilidade de fazer este tipo de curso em outro país, o que potencializa ainda mais o contato com o idioma e o aprendizado. Além disso, os estudos ficam um pouquinho mais com cara de férias, não é?


Para crescimento profissional

Use um curso intensivo de inglês para evoluir na carreira.


Hoje em dia, saber inglês é pré-requisito para um enorme número de vagas. É comum se deparar com entrevistas em inglês, e é preciso estar preparado para elas. Se você não sabe inglês e está procurando emprego, este pode ser um problema 


Mas há outro problema sobre as vagas: elas não ficam abertas para sempre.


Veja o caso do Leonardo Lupiano, aluno concluinte do curso de inglês do Kumon. No caso dele, não se tratava de uma vaga de emprego, mas sim para estudar nos Estados Unidos. E ele tinha apenas um ano para aprender a falar inglês.


Conseguir cumprir este prazo foi um ponto crucial para o início de uma carreira profissional de sucesso no exterior. Deu para perceber como fazer um curso de inglês é uma ótima forma de acelerar o aprendizado para aproveitar oportunidades?


E não estamos falando somente de novas vagas de emprego. Aprender inglês é sempre visto com bons olhos dentro da empresa atual do profissional. 


Além de se tornar mais qualificado, isto mostra que você está sempre buscando evoluir e se capacitar melhor.


Para viagem rápida


Imagine a seguinte situação: você passou meses juntando dinheiro e se planejando, fazendo um monte de pesquisas, traçando um roteiro e reservando hotéis e ingressos para conhecer algum dos países que falam inglês.


Quando chega o grande dia, você embarca em seu avião e segue cheio de expectativas para o lugar que esperava tanto conhecer. Tudo corre às mil maravilhas. Pelo menos até você chegar ao seu destino e perceber que sua mala não veio junto.


E agora?


Se você não sabe falar inglês, pode se considerar em apuros. Você também vai precisar falar inglês para chegar até o seu hotel, confirmar sua reserva, pedir uma informação na rua, comer, descobrir onde ficam os banheiros… 


E, claro, para fazer sua viagem valer a pena, podendo absorver o máximo da cultura do local e quem sabe até trazer novas amizades na bagagem.


Nestes casos, vale a pena fazer um curso intensivo de inglês. Em muitos casos, o foco dele não será no aprendizado profundo do idioma e suas estruturas, e sim em aprender a “se virar” diante de questões práticas. 


Como o Kumon pode te ajudar a aprender inglês?


Em um curso intensivo de inglês, é possível aprender rapidamente o idioma. Mas isso exige muito esforço, com aulas que podem chegar a mais de 2 horas ou períodos inteiros, como o da manhã.


Este aprendizado estará nivelado pela turma, ou seja, todos os matriculados terão que seguir este ritmo intenso para não ficar para trás no conteúdo. Uma tarefa difícil, já que somos todos diferentes.


E se nós disséssemos que é possível aprender inglês, estudando apenas meia hora por dia, em casa, no seu próprio ritmo, sem a formação de turmas?


Parece perfeito, não é? Pois é exatamente o que o curso de inglês do Kumon propõe: as mesmas vantagens de um intensivo de inglês, com mais tranquilidade e aprendizado mais profundo.


Clique abaixo e confira o vídeo com alguns diferenciais do nosso curso de inglês:




Aprofundamento


O curso de inglês do Kumon não vai focar apenas na conversação ou em situações para viagens, por exemplo, como acontece no curso intensivo de inglês de algumas instituições. Aqui o aprendizado é bem mais profundo.


O aluno compreende o significado das palavras, expressões ou textos em inglês, pratica a pronúncia por meio da leitura do conteúdo em voz alta e resolve exercícios escritos. Ao estudar desta forma, internaliza a estrutura própria do idioma.


Uma elevada capacidade de leitura e compreensão de textos em inglês é fundamental para você ter sucesso em testes mais rigorosos e competitivos, como vestibulares e exames de proficiência.


Pronúncia refinada

A pronúncia evolui rápido no curso intensivo de inglês.


Desde as primeiras aulas, você vai pronunciar palavras, expressões e sentenças compreendendo seu significado. 


Você também terá a oportunidade de ter contato diário com o idioma e aprimorar a cada dia sua capacidade de ouvir e compreender os áudios gravados por falantes nativos.


Os áudios de inglês, disponíveis no aplicativo exclusivo Kumon Audiobook, ajudam o aluno a assimilar o ritmo e a entonação da língua inglesa, além da estrutura das frases e expressões enquanto prática em voz alta.


O contato com termos e expressões coloquiais ou mesmo informais enriquece o repertório linguístico. Esses dois aspectos são necessários para você ser bem-sucedido nos mais rigorosos testes de proficiência em inglês.


Material rico


O material didático do Kumon busca desenvolver a capacidade básica de estudos, que será requisitada na escola, nos vestibulares e na vida profissional. No inglês, o objetivo é desenvolver a capacidade de leitura e interpretação de textos avançados, inclusive de obras originais.


Por meio de ilustrações e palavras o aluno entende a situação, e com os áudios de inglês gravados por nativos, assimila o som e o seu significado. Partindo de histórias e conteúdos de seu interesse, você avançará a conteúdos mais complexos, ampliando o seu vocabulário.


Aprendizado no seu tempo


A inovação do método Kumon está no desenvolvimento da capacidade cognitiva: raciocínio, concentração e autonomia. Trabalhamos todos os passos para que você seja capaz de solucionar os materiais de forma cada vez mais natural e independente.


O aluno inicia seus estudos em um nível equivalente ao seu conhecimento do idioma. Desta forma, começa a realizar as atividades bastante motivado e, a cada estudo realizado, sente-se satisfeito com sua evolução. 


O material didático começa com conteúdos básicos, que serão facilmente resolvidos pelo aluno e, de modo gradativo.


Preparamos um Quiz Básico de Inglês para te ajudar a identificar o seu nível de conhecimento do idioma. Aproveite e faça o teste gratuitamente!


Formação completa do cidadão


No Kumon de Inglês você será estimulado a ler e interpretar o mundo com seus próprios olhos, com uma visão muito mais ampla e a consciência da diversidade cultural desde cedo.


A habilidade de analisar e interpretar textos complexos contendo vocabulários de várias áreas do conhecimento ajudará você a pensar criticamente e se tornar formador de opinião. Isso é fundamental para sua vida acadêmica, profissional e cotidiana.


Escolha uma unidade do Kumon e agende sua avaliação gratuita


Conclusão


Seja por prazer ou por necessidade, para aproveitar uma oportunidade de estudos, viajar, conquistar uma vaga de emprego ou uma promoção no trabalho, fazer um curso intensivo de inglês é uma ótima maneira de acelerar o aprendizado.


Porém você deve estar preparado para investir muitas horas e dedicação em seu objetivo. Como as aulas levam mais tempo e o conteúdo é concentrado em mais dias da semana, acompanhar o restante da turma pode ser bastante difícil.


No Kumon, ao contrário, você pode se aprofundar muito mais estudando só meia hora por dia. Como o método se baseia nas características individuais e capacidade de cada pessoa, a velocidade do aprendizado só depende de você.


Quanto mais você dominar os conteúdos, mais rápido vai evoluir e terminar o curso.


O mais importante é que, ao contrário de um intensivo de inglês voltado para um objetivo específico, como uma viagem, por exemplo, no Kumon o conhecimento é completo. Nosso curso de inglês pode te ajudar a se preparar para os vestibulares, concursos e situações profissionais ou acadêmicas.


Além disso, o método Kumon ajuda a desenvolver a disciplina e o hábito de estudos, a concentração e a vontade de sempre aprender mais: soft skills que vão agregar ainda mais valor ao seu currículo!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.