Entrevista em inglês: saiba como se preparar e perguntas mais comuns

28/03/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Aprenda a se preparar para uma entrevista em inglês.

Se você ainda não participou de uma entrevista em inglês, pode esperar: uma hora ou outra ela vai acontecer.


Já faz bastante tempo que saber inglês deixou de ser um diferencial no ambiente profissional. Hoje em dia, ele é fundamental para quem deseja aproveitar uma grande parte das oportunidades de trabalho oferecidas pelas empresas.


Dominar o idioma se tornou tão relevante que não basta apenas um diploma antigo ou “saber se virar” para poder se candidatar a uma vaga. Muitas companhias têm conduzido a entrevista em inglês, de acordo, claro, com o nível de proficiência declarado pelo candidato.


Por este motivo, por mais que você tenha um bom nível de conhecimento no idioma, é importante entender melhor como se preparar para uma entrevista em inglês.


Isso porque esta é uma ocasião muito específica, em que será exigido um tipo de vocabulário mais voltado à sua área de trabalho, competências e experiências. Além disso, o nervosismo pode atrapalhar, e é bom estar muito seguro de sua capacidade.


Para ajudá-lo neste momento tão importante, criamos este conteúdo especial com dicas para você se dar bem na sua próxima entrevista em inglês. Pronto para conquistar a vaga que você deseja? Então continue lendo e prepare-se para chegar lá.


Prepare-se para evoluir na carreira com o curso de inglês do Kumon!


Leia mais:


Como se preparar para uma entrevista em inglês?


Muitas coisas estão em jogo em um processo seletivo para uma oportunidade de emprego: desde a entrada ou retorno ao mercado de trabalho até a possibilidade de ser promovido e receber um salário melhor.


Tudo isso faz com que em grande parte das vezes o candidato vá para a entrevista em inglês com muita expectativa. Por necessitar daquela posição ou desejar muito uma oportunidade, a ansiedade e o nervosismo tendem a aumentar.


Mesmo que você tenha um ótimo conhecimento da língua inglesa, estes fatores podem atrapalhar bastante o seu desempenho. A melhor forma de lidar com isso é se preparando, assim você se sentirá mais confortável, confiante e seguro.


A seguir, confira algumas dicas sobre como se preparar para uma entrevista em inglês.


1. Planeje-se


Aproveite todo o tempo que possui até o dia da entrevista para pesquisar tudo que conseguir sobre a empresa, de preferência em inglês. Visite o site e as redes sociais para entender a cultura da companhia, seus valores e a forma como se comunicam.


Este tipo de atitude e conhecimento mostra que você está realmente interessado em trabalhar naquele lugar. Ele também acaba trazendo mais segurança e diminuindo a ansiedade, fatores que colaboram muito para você ficar mais à vontade em sua entrevista em inglês.


Planejar também significa estudar quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego e saber como respondê-las. Siga lendo que logo mais vamos falar com mais detalhes sobre elas.


2. Treine com alguém


O nervosismo é algo natural e normal de acontecer quando somos entrevistados para uma vaga de emprego. Quando trata-se de uma entrevista em inglês, este sentimento pode ser ainda mais intenso.


Ficar mais tranquilo e à vontade neste momento, evitando a ansiedade, tem tudo a ver com estar seguro em relação aos seus conhecimentos e capacidades.


Além de seguir a dica anterior e caprichar no planejamento, é importante estar muito confiante em relação às suas respostas. Um bom modo de adquirir essa confiança é treinar com alguém da família ou um amigo.


Normalmente os departamentos de RH fazem algumas perguntas básicas. Você pode começar a treinar por elas com a pessoa que você escolheu, ou mesmo responder em voz alta às questões que trazemos mais à frente neste texto. 


3. Crie cenários


Hora de usar a imaginação. Pense que está no dia da entrevista em inglês e elabore possíveis situações envolvendo perguntas e respostas que poderiam acontecer. Atente-se a perguntas que podem pegar você de surpresa.


Comece refletindo sobre todo seu background profissional e imagine como explicar os principais destaques de sua carreira. Se você está começando, concentre-se em suas experiências de estágio ou acadêmicas e no que aprendeu com elas.


Depois, coloque tudo isso no papel. Elabore as respostas da forma como achar melhor e tente resumi-las em tópicos ou usar algumas técnicas de memorização para garantir que tem domínio sobre elas. 


4. Faça perguntas

não deixe de fazer perguntas em sua entrevista em inglês.


A entrevista em inglês não é um interrogatório. É uma oportunidade de a empresa conhecer você melhor, e também é uma chance de você conhecer melhor a empresa.


Para aproveitar ao máximo este tempo precioso, pesquise com antecedência tudo o que puder sobre a empresa. Após fazer sua imersão, levante possíveis questionamentos:


  • Quais são minhas possibilidades de crescimento?

  • Como é o ambiente de trabalho?

  • Que valores são mais importantes para a cultura da empresa?


Este também é o momento ideal para falar sobre salário, benefícios e os próximos passos no processo de seleção.


5. Pratique vocabulário


Familiarize-se com o vocabulário de negócios, principalmente as expressões e palavras usadas dentro do seu segmento profissional.


Para se preparar, visite sites corporativos e procure ler livros de negócios em inglês. Além de treinar o idioma e aumentar seu vocabulário, este hábito vai fazer bastante diferença na entrevista em inglês, mostrando que você está sempre se atualizando.


6. Veja vídeos


O desconhecido costuma inspirar medo e ansiedade. Sorte sua que a internet é um território rico em experiências similares às que você vai enfrentar.


Basta uma busca rápida para encontrar muito material que simula entrevistas em inglês. Aproveite estas possibilidades para se inspirar e se preparar para o momento da sua entrevista de emprego.


7. Atente-se à linguagem usada


Uma entrevista em inglês é uma situação formal, bem diferente de uma conversa com amigos. O avaliador quer saber se você tem um bom domínio do idioma, porém utilizado dentro de um contexto específico.


Por isso, evite gírias e expressões muito coloquiais e use os tempos verbais adequados. Na entrevista você deverá falar sobre experiências que já teve, no passado, seu momento atual, no presente, e suas pretensões, no futuro.


Ou seja, precisará dominar as conjugações verbais não só para mostrar que tem um bom nível de proficiência, mas também para tornar suas ideias mais claras e persuasivas.


8. Tome cuidado com os vícios de linguagem


Além das dicas que demos no item anterior, fique atento a vícios de linguagem. “You know”, “so” e “right”, por exemplo, são expressões ou palavras que tiram a clareza do discurso e dão a impressão de que ele é mais informal.


É o tipo de coisa que muitas vezes fazemos sem perceber, e por isso mesmo é chamada de vício de linguagem. Para se preparar e não cair nesta armadilha, procure responder em voz alta às perguntas que vamos fazer a seguir, e grave tudo para ouvir depois.


Esta técnica também vai ajudar a perceber se você cometeu algum erro de gramática ou pronúncia, e se usou um amplo vocabulário ou repetiu demais algum termo.


Quais as principais perguntas feitas em entrevistas em inglês?


Conheça algumas perguntas da sua entrevista em inglês.


Apesar de cada entrevista em inglês ser diferente, é possível prever quais são as perguntas mais comuns feitas pelos departamentos de recursos humanos.


Elas normalmente vão girar em torno da sua experiência, habilidades, formação, realizações e expectativas em relação à empresa ou ao cargo para o qual você se candidatou.


O ideal é responder de forma clara, direta e concisa, mostrando que, além de bom conhecimento do idioma, você possui segurança para utilizá-lo em seu dia a dia. Isto também indica que você está ciente de suas competências, pontos fortes e pontos que precisam ser trabalhados.


Veja a seguir algumas perguntas frequentes em processos seletivos para vagas de emprego e prepare-se com antecedência, tendo na ponta da língua as respostas para elas. Seja objetivo e procure manter as respostas entre 1 e 2 minutos.


Why do you want to find a new job?


Tradução: Por que você quer encontrar um novo emprego?


Quais são as suas motivações? Aqui, você não precisa entrar em muitos detalhes. Não reclame do seu emprego anterior nem de pessoas com quem trabalhou. 


Basta dizer que está buscando novos desafios, que deseja crescer profissionalmente ou expandir seus limites.


Mesmo que esteja desempregado, o importante é mostrar que esta oportunidade representa um avanço em sua carreira e que você está preparado e motivado para aproveitá-la.


Why should we hire you?


Tradução: Por que nós deveríamos contratar você?


Ao fazer este tipo de pergunta, o entrevistador quer saber se o seu perfil corresponde à vaga oferecida.


Mesmo já tendo visto seu currículo, ele quer ouvir isso de você. Assim ele avalia também quais são as suas expectativas e qual é sua visão a respeito da empresa e de sua carreira.


É a hora ideal para mostrar que você pesquisou bastante sobre a empresa e conhece sua reputação, missão e valores, e está alinhado com seus objetivos para o futuro e cultura corporativa.


Mais que deixar claro que você conhece a empresa e se identifica com ela, a entrevista em inglês é um bom momento para mostrar que você tem o necessário para fazer parte de seu dia a dia e ajudá-la a crescer.


What are your strenghts?


Tradução: Quais são suas forças?


Hora de falar sobre seus pontos fortes. Esta não é a hora de ser modesto, e sim de ser realista na maneira como você descreve suas principais capacidades e qualificações.


O ideal é que estas características estejam ligadas à vaga pretendida. Você pode dar mais credibilidade ao que está dizendo citando alguns exemplos de situações em que estes pontos fortes foram aplicados na prática durante sua carreira.


What are your weaknesses?


Tradução: Quais são suas fraquezas?


Atenção: o entrevistador não deseja saber apenas quais são seus pontos fracos. Ele quer ver como você identifica estes pontos em você mesmo e os aborda com honestidade.


Saber suas fraquezas é o primeiro passo para se tornar um profissional mais qualificado.


Como é uma das perguntas mais difíceis que poderão ser feitas em uma entrevista em inglês, o ideal é se preparar com antecedência. Desta forma, você evita perder muito tempo pensando, ficar confuso ou responder algo que não é verdade.



Why do you think you’re suited for this position?


Tradução: Por que você acha que é adequado para esta posição?


O que o diferencia de outros candidatos? Por que você é a melhor opção para aquela posição?


O entrevistador quer saber por que você deve ser contratado. É hora de se vender e deixar bem claro tudo o que tem a oferecer para a empresa caso conquiste a posição e passe a fazer parte do time.


Mais uma vez, não é hora de ser humilde. O que não significa que você deva ser arrogante. Procure ser honesto em relação às suas qualidades e como acredita que elas serão bem utilizadas em seu dia a dia.


Tell me about you


Tradução: Fale-me sobre você


Apesar de ser o último tópico abordado neste texto, as possibilidades de que esta seja a primeira pergunta da sua entrevista em inglês são grandes.


Aproveite a oportunidade para se apresentar e causar uma boa impressão logo no início. É hora de falar sobre sua formação, experiências profissionais, habilidades, conquistas e tudo mais que possa resumir quem você é e por que você é o candidato mais adequado para aquela vaga.


Encontre a unidade mais próxima de você e prepare-se com o curso de inglês do Kumon.


Conclusão 


Neste texto você aprendeu como funciona uma entrevista em inglês, e por que é fundamental estar bem preparado para ela caso queira aproveitar as melhores oportunidades para sua carreira.


Para ter um bom desempenho neste momento, é importante se preparar bastante, pesquisar sobre a empresa e treinar possíveis respostas para as perguntas mais frequentes. E, claro, estar com o inglês na ponta da língua.


Porém, vale lembrar: falar bem na entrevista é importante, mas se preocupar apenas com isso e não com o assunto sobre o qual está falando não ajuda muito.


Ao dedicar atenção somente ao inglês, limitando-se à preocupação com falar perfeitamente, muitos candidatos perdem a oportunidade de transmitir a experiência que têm e resultados que alcançaram.


Atente-se ao conteúdo, e então apresente suas respostas e ideias em inglês. Temos certeza que, assim, você se sentirá bem mais confiante e dará o primeiro passo para conquistar a vaga que tanto deseja. Ah, não deixe de conferir também as dicas de inglês que selecionamos para te ajudar a acelerar o aprendizado do idioma! Boa sorte!


Aproveite e faça gratuitamente nosso Quiz de Inglês para avaliar o seu aprendizado na língua!

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.