Hoje é dia do leitor. Conheça 5 tipos de leitores

07/01/2021
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Ler é uma atividade incrível, que traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades, de crianças a adultos. Contudo, assim como os livros, os leitores também são diferentes, e experimentam diversas fases e ritmos de desenvolvimento, que variam de acordo não somente com a faixa etária, mas principalmente com as aptidões e estímulos recebidos por cada um.

Isso faz com que existam, basicamente, cinco tipos diferentes de leitores. Qual será que seu filho é? Para descobrir, continue lendo o post que fizemos especialmente sobre o assunto, e aproveite algumas dicas de obras que Mariana Bruno Chaves, Gerente do Setor de Português do Kumon América do Sul, escolheu para cada uma das categorias. Boa leitura!

 

1. O pré-leitor

É o leitor que ainda não aprendeu a ler. Nesta fase a criança começa a ter os primeiros contatos com os livros, quando o objeto livro e as imagens começam a ser descobertas. Por isso, é o período de apresentar livros cheios de ilustrações divertidas, nutrir o imaginário e incentivar a criança a manusear as páginas. Nesta etapa, é muito importante ouvir histórias com frequência!

Sugestões de leitura:



2. O leitor iniciante

Ainda está na fase inicial da aprendizagem da leitura. A criança começa a fazer suas próprias escolhas, pois tem acesso ao mundo dos livros, mas precisa da mediação de um adulto. Nesta etapa, é importante que as histórias tenham enredos que estimulem a imaginação, mas apresentem situações simples, com início, meio e fim, estimulando a organização do pensamento lógico. As imagens ainda prevalecem sobre o texto.

Sugestões de leitura: 


 

 3. O leitor em processo

O leitor já domina com facilidade o mecanismo da leitura. A presença do adulto, nesta etapa, é importante como motivação à leitura e provocador em conversas/reflexões pós-leitura. Livros em que as imagens dialogam com o texto, contos de fada, lendas, histórias divertidas e com desfechos inusitados são muito apropriados nesta fase.

Sugestões de leitura: 

 



4. O leitor fluente

Domina o mecanismo de leitura. Ela vem acompanhada de reflexão e as capacidades de concentração e abstração aumentam, permitindo que o leitor mergulhe e compreenda o mundo expresso no livro. Nesta etapa as imagens já não são indispensáveis, e o texto começa a ter valor por si. É o momento para os livros de mistério, suspense, diários, contos e crônicas.

Sugestões de leitura: 


 


5. O leitor crítico

Tem total domínio da leitura e da linguagem escrita, com capacidade de reflexão em maior profundidade. Pode ir mais fundo no texto e atingir a visão de mundo ali presente. É a fase de desenvolvimento do pensamento reflexivo e crítico, e também um dos objetivos finais do método Kumon!

Desde sua criação, o método Kumon tem ressaltado a importância da leitura. Todas as sugestões que demos aqui fazem parte da Bibliografia Recomendada do Kumon, selecionada de acordo com os objetivos de cada etapa do curso de Português. Quando indicamos livros adequados à capacidade do aluno, fazemos com que ele possa gradativamente atingir degraus mais altos.

 

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O KUMON DE PORTUGUÊS. 

Tags: kumon

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.