Como estudar para prova: veja 8 dicas para melhorar suas notas

29/08/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
 Foto de jovem estudando em um café. Como estudar para prova exige concentração, o ideal é fazer isso em um lugar tranquilo.


Hoje vamos contar para você um segredo: antes de aprender, é necessário aprender a aprender. Vish, ficou confuso? Então a gente explica melhor. Na hora de fazer uma avaliação, saber como estudar para prova é tão importante quanto o conteúdo que será cobrado.


Afinal, nesta hora entram em cena muito mais fatores do que apenas saber a matéria. Bate o nervosismo, dá aquele branco, o estresse toma conta e, dependendo da prova, a ansiedade parece bloquear tudo o que você aprendeu.


Nada mais natural, já que estas situações podem literalmente definir o seu futuro. E como elas são parte da vida escolar ou universitária e não há como fugir delas, aprender como estudar melhor para provas é o tipo de habilidade que pode melhorar muito o seu rendimento.


Se você não sabe muito bem como fazer isso, pode ficar tranquilo. No texto de hoje vamos trazer uma série de dicas super úteis e um segredo valiosíssimo no final, para ensinar você como estudar para as provas e conseguir usar tudo o que sabe na hora de ser avaliado.


No método de estudo Kumon o aluno se torna mais autoconfiante e seguro para utilizar seus conhecimentos. Visite uma unidade e descubra como isso acontece!


Leia mais:


Como estudar para prova dias antes dela acontecer


A primeira coisa que você deve saber é que manter uma rotina de estudos constante, estudando um pouco por dia, é o melhor jeito de garantir que a hora de estudar para as provas seja mais tranquila e sem nervosismo.


Revise todo o conteúdo


O ideal é incluir a tarefa de revisão de conteúdo na sua rotina de estudos. Assim, você está sempre atento aos pontos que precisam de mais dedicação. 


Anote as datas dos exames na agenda e trace um plano, dividindo as revisões em blocos até chegar o dia da prova. Assim, você não precisa se estressar tentando decorar tudo na última hora.


Ouça e preste atenção às aulas


Os momentos em sala de aula valem ouro, e se você quer saber como estudar para a prova, esta é a melhor oportunidade para aprender.


É durante as aulas que os professores destacam temas que são mais relevantes, enfatizam determinados pontos da matéria ou concentram mais esforços em determinados assuntos.


Este é o melhor momento para esclarecer dúvidas ou pedir mais explicações sobre um tema que não entendeu muito bem. 


Faça e releia anotações

Foto de jovem estudando na cozinha. Saber como estudar para prova é essencial para mandar bem nos exames.


Todos os alunos que dominam as técnicas de como estudar para uma prova têm um hábito em comum: eles fazem muitas anotações.


Elas podem ser feitas em forma de tópicos, desenhos, mapas mentais ou fichamentos, dependendo das técnicas de memorização que funcionam melhor para cada pessoa.


Reler estas anotações logo após as aulas ajuda muito a fixar o aprendizado, o que vai se refletir no momento de se preparar para as avaliações.


Reserve um tempo todos os dias


Criar o hábito de estudar um pouco por dia, todos os dias, é uma das formas mais eficientes de aprender de verdade. 


Ao reservar um momento diário para os estudos, em vez de deixar tudo acumulado para os dias anteriores ao exame, você fixa melhor o conteúdo e se sente mais seguro em relação ao próprio conhecimento.


Crie um ambiente confortável para estudar


Assim como reservar um momento diário para os estudos faz toda a diferença, ter um local definido para as atividades é um dos segredos de quem domina as técnicas de como estudar para prova.


Ele deve ser confortável, com uma boa cadeira, iluminação e ventilação. Também é importante que seu lugar de estudo seja limpo e silencioso. Certifique-se de que tudo o que vai precisar para estudar está à mão, como cadernos, livros, lápis e canetas. 


Organize o aprendizado


Outro aspecto fundamental para quem deseja se concentrar na melhor maneira de se estudar é abraçar a organização. Trace um roteiro de estudos e siga o que foi determinado.


Foque nos objetivos para cada sessão de estudos, tenha uma meta bem definida e encontre um ritmo que contribua para a fluidez. Pode ser que você prefira estudar o que tem mais facilidade antes, deixando o mais difícil para o final. Ou pode ser que seja ao contrário.


Entender qual é o ritmo em que você funciona melhor vai ajudar muito na hora de definir uma estratégia de como estudar para a prova.


Crie um guia de estudo


Tudo fica mais fácil quando fazemos listas e tópicos, não é verdade? Seja no papel ou em um aplicativo de tarefas, procure listar de um jeito organizado todos os temas e assuntos que pretende abordar em cada sessão de estudos.


Assim, você não se perde em meio à matéria e consegue manter o foco no que realmente importa. Para deixar seu guia ainda mais eficiente, procure combiná-lo com as anotações que você faz em sala de aula.


Responda perguntas da matéria


Bom, esta é uma dica óbvia, já que é exatamente o que você vai precisar fazer na hora da prova. 


Não tenha medo de parecer maluco e faça perguntas sobre o conteúdo para você mesmo, em voz alta. O importante aqui é que você consiga traduzir seu conhecimento em palavras e absorva a informação.


Se ainda não achar que esta é a melhor maneira de se estudar, imagine que está explicando o conteúdo para alguém. Em último caso, peça ajuda a um amigo ou familiar e explique diretamente para ele o que acabou de estudar.


Como estudar para a prova de forma eficiente?

Foto de aluno fazendo prova. O jeito de como estudar para prova faz toda diferença nos resultados.


Como estudar para prova é algo que leva bastante tempo e possui muita importância, é primordial aproveitar o tempo da melhor forma. Quanto mais eficiente você for, melhores serão os resultados dos seus esforços.


Descubra seu melhor horário


Você é do tipo que rende melhor de manhã ou de tarde? Saber qual é o seu melhor horário faz toda diferença para entender como estudar para a prova com eficiência.


Além disso, saber seu melhor horário evita que você estude cansado. Quando você fica acordado até tarde mergulhado nos estudos, acaba não absorvendo bem o conteúdo. E, pior, fica cansado por não ter uma boa noite de sono, o que se reflete no seu desempenho no dia seguinte.


Em vez disso, priorize dividir o tempo em blocos menores de estudo, com pequenos descansos entre eles. 


Use seu melhor estilo de aprendizagem


Descobrir seu estilo de aprendizagem e como tirar o melhor dele é um dos grandes truques de quem domina as técnicas de como estudar para uma prova. 


Se você é um aluno mais visual, trace esquemas e elabore mapas mentais com o conteúdo. Se você é mais auditivo, leia a matéria em voz alta, ou grave para ouvir em outros momentos. Outros alunos preferem ler e escrever, e ainda há aqueles que precisam se movimentar para memorizar os assuntos.


Peça ajuda aos colegas


Mais um segredo de como estudar para a prova é não ter receio de pedir ajuda. Sabe aquele colega que faz Kumon e sabe tudo de matemática, ou aquela amiga que não erra nenhuma questão em geografia? Conte com eles!


Pedir ajuda não é vergonha nenhuma, e pode ser super útil para os estudos. Isso porque seus colegas possuem uma maneira de explicar diferente da usada pelo professor, e o próprio fato de mudar a fonte da informação pode auxiliar a memorizar o conteúdo.


Como estudar para prova na véspera?


O dia da prova está chegando. Você já se preparou bastante, se organizou e dividiu o estudo em blocos ao longo do tempo. Fez as revisões e já está craque em como estudar para a prova. Agora, é hora de relaxar e fazer uma revisão de véspera. 


Escolha um local calmo


Procure estudar em um local onde você possa se concentrar, que seja tranquilo, silencioso, bem iluminado e confortável.


O ideal é manter tudo o que você vai precisar por perto: cadernos de anotações, livros, apostilas, lápis e papel, além de uma garrafa de água e algo saudável para fazer um lanche.


Se possível, use uma cadeira confortável e firme, e uma mesa com espaço e altura adequadas. Por mais que um ambiente confortável seja importante, não exagere. Nada de estudar na cama ou no sofá.


Elimine todas as distrações


Como estudar para prova é uma atividade que exige bastante foco, procure eliminar tudo aquilo que possa distrair sua atenção ou atrapalhar a concentração.


Desligue a TV e a música e converse com a sua família sobre a importância de um ambiente em que possa se concentrar, no qual as pessoas não fiquem passando toda hora ou interrompendo.


Deixe o celular no silencioso


De todas as distrações que podem atrapalhar sua tarefa de aprender como estudar para uma prova, esta seguramente é a maior de todas.


Quando começar seus estudos, deixe o celular no silencioso e de preferência em outro cômodo. Assim você vai conseguir focar somente nos estudos.


Se você não consegue ficar longe um pouquinho das mensagens ou redes sociais, deixe para verificar o telefone nos intervalos de descanso.


Foque no que é prioridade


Quais pontos são mais importantes para você? Saber disso é essencial para entender como estudar para a prova na véspera dos exames.


Afinal, obviamente você não vai conseguir cobrir todo o conteúdo em algumas horas (pelo menos não com a qualidade que deveria).


Reveja suas anotações, destaque os pontos que precisam de maior atenção e procure concentrar-se neles.


Faça fichamentos


Se você já adotou a técnica das anotações, provavelmente chegou em um ponto em que elas viram uma grande bagunça. 


Para evitar que isso aconteça, experimente usar a técnica dos fichamentos. A ideia não é resumir os assuntos, e sim criar uma espécie de índice que ajude a relacionar suas anotações com o que foi estudado.


Recorra a resumos e resenhas

Foto de aluna estudando em biblioteca. Entender como estudar para prova exige bastante esforço e foco.


O ideal é que você sempre estude o material completo, com o máximo de informações e profundidade para ajudá-lo a aprender de verdade o conteúdo.


Porém, nem sempre isso é possível, principalmente se você precisa descobrir como estudar para prova em apenas algumas horas, na véspera da avaliação.


Neste caso, pode ser interessante buscar resumos e resenhas ou usar suas anotações para estudar a partir de um material mais enxuto.


Crie técnicas de memorização


Existe uma enorme variedade de técnicas de memorização que você pode usar para encontrar a melhor maneira de se estudar.


Algumas delas são ler em voz alta, criar mapas mentais, usar rimas e acrônimos, associar ideias e objetos ou desenhar enquanto estuda.


Elas são recursos muito úteis, pois se afastam da decoreba para ajudar você a memorizar realmente o conteúdo.


Descanse


Tão importante como estudar para prova é dar tempo para seu cérebro absorver as informações. No dia anterior à prova, não deixe de descansar e ter uma boa noite de sono.


Evite substâncias como a cafeína, que atrapalham o seu descanso ou dificultam o sono, assim como refeições muito pesadas.


Afinal, vale a pena estudar um dia antes da prova?


A resposta é: depende. Para algumas pessoas, funciona muito bem revisar o conteúdo no dia anterior aos exames. Já outras preferem relaxar e não pensar no assunto.


Por isso, o ideal é descobrir que tipo de dinâmica ajuda você a entender como estudar para prova da melhor maneira.


Mas uma coisa é certa, independente das suas características: não estudar de forma regular durante o trimestre, semestre ou ano e querer resolver tudo em um dia não é a melhor forma de ter mais chances de alcançar bons resultados.


Buscando saber como estudar melhor para provas? Conheça o Kumon


Quer saber qual é o segredo de muitos alunos que são aprovados em grandes universidades ou têm as notas mais altas da turma? Eles fazem Kumon.


No Kumon, o aluno estuda cerca de meia hora por dia, todos os dias. Isso ajuda a criar o hábito de estudos e a organizar a rotina para aprender com mais qualidade.


Ao fazer isso, a matéria não fica acumulada e você desenvolve outras características, como a disciplina e a habilidade de se concentrar.


O método funciona tão bem que, para a maior parte dos nossos alunos, não há necessidade de grandes esforços de estudos na véspera das provas, já que eles têm o hábito de estudar e aprendem a matéria de um jeito mais profundo.


Conclusão


Neste texto você viu inúmeras dicas de como estudar para a prova. Este é um momento muito importante, no qual o seu conhecimento será testado e pode definir inclusive o seu futuro.


Seguindo as recomendações que nós trouxemos, certamente você vai encontrar a melhor maneira de se estudar e tirar o melhor proveito do seu tempo de estudos.


Esperamos que você tenha curtido nossas dicas e que elas ajudem você a mandar bem nas suas provas e testes! Boa sorte!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.