Motivação para estudar: confira 13 dicas para manter o foco

22/08/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de jovem sorridente com caneta e papel, mantendo a motivação para estudar.


Vamos ser sinceros: manter a motivação para estudar não é nada fácil. Mesmo que você tenha uma meta bem clara e esteja super motivado, a rotina de estudos possui momentos em que se torna desgastante e entediante.


Perder o ânimo é algo absolutamente normal e você com certeza não é o primeiro estudante a passar por isso. Nestas horas, lembre-se do que dizia o executivo americano Ed Cole: “Você não se afoga por cair na água, mas por ficar lá”.


Neste texto, nós vamos ajudar você a não se deixar levar pelo desânimo, recuperando a motivação nos estudos necessária para seguir em frente e mandar bem nos seus objetivos!


Saiba como o método Kumon usa a motivação para você desenvolver seu máximo potencial!


Leia mais:


Como ter motivação para estudar? Veja 13 dicas para atingir seus objetivos


Com tantas distrações ao redor – redes sociais, séries, grupos e mensagens para responder – fica cada vez mais difícil manter o foco e a motivação para estudar. E pior: estas atividades estimulam a procrastinação, tomam um tempo precioso e tiram a sua concentração.


Basta pegar o celular para ver as redes sociais rapidinho e, quando você percebe, mais de uma hora se passou. Não é verdade? Na sequência vem o desespero de ter desperdiçado tempo de estudos, junto com a sensação de não saber onde parou no conteúdo.


Se este é o seu caso, fique atento. Estes são sinais que indicam falta de motivação e perda de interesse pelos estudos. E como em uma bola de neve, quanto menos você estuda, menos motivado fica, prejudicando muito o seu rendimento.


Mas pode ficar tranquilo. A seguir, trazemos 13 conselhos sobre como ter motivação para estudar e dar a volta por cima no desânimo!


Identifique o que te causa procrastinação 


De todas as caraterísticas da falta de motivação de estudo, talvez esta seja uma das mais evidentes. Procrastinar é deixar algo para depois, o famoso “empurrar com a barriga”. Compreender melhor o porquê desta atitude é essencial para encontrar motivação nos estudos.


Alguns motivos que levam à procrastinação:


  • Não entender o conteúdo e achar que ele está muito acima das suas capacidades.

  • Esperar chegar a inspiração ou o momento perfeito para começar a estudar.

  • Ter tantas coisas acumuladas que não sabe por onde começar.

  • Achar o assunto simplesmente chato ou não ter interesse por ele.


Se você conseguir identificar qual é a razão que faz você procrastinar ou tirar sua motivação para estudos, já é um grande passo para se conhecer melhor e entender quando precisa de um novo estímulo para seguir em frente.


Tenha metas realistas para cumprir com o seu objetivo


Antes de mais nada: qual é o seu objetivo? Passar de ano, aprender algo novo, conquistar uma vaga na universidade que sempre sonhou, tirar uma boa nota no Enem? Saber o que você quer é o primeiro passo para se manter motivado.


Em seguida, é preciso definir metas realistas para chegar lá. De nada adianta querer ler toda a bibliografia do vestibular em um mês, por exemplo. Com metas que você consegue cumprir, fica mais fácil manter a motivação para estudar.


Uma boa forma de fazer isso é dividir o estudo em blocos menores, conforme explicamos a seguir.


Divida seu estudo em blocos menores


Como dissemos, uma das razões que leva as pessoas a procrastinar é ter um volume tão grande de assuntos para estudar que faz com que elas não saibam por onde começar. Qual é a solução para isso? Dividir os estudos em blocos menores.


Esta dica é muito motivadora, já que você consegue terminar uma etapa e ganhar energia para partir para a próxima. Além disso, ela ajuda você a organizar a sua rotina de estudos.


Crie recompensas pelo esforço


Outra vantagem de dividir seus estudos em blocos é poder recompensar você mesmo pela conclusão de cada uma destas partes. Após terminar, tire um tempinho para checar as suas mensagens e notificações nas redes sociais, dar uma volta pela casa, tocar um instrumento….


Uma pausa de 5 a 10 minutos após terminar cada bloco ajuda a relaxar, descansa o seu cérebro e traz mais motivação de estudo. Este tipo de técnica, inclusive, é a base de um método de estudos muito conhecido, chamado de Pomodoro. A seguir, vamos falar mais sobre ele.


Utilize técnicas como o Pomodoro


Você sabia que seu cérebro consome energia e concentração ao longo do tempo em que você está estudando?


Devido a este gasto, é essencial aplicar técnicas que o ajudem a recuperar as forças. Por isso, a técnica Pomodoro é tão legal. E mais: é de fácil aplicação e a motivação para estudar vem muito rápido!


Veja como funciona:


  1. Por 25 minutos, estude 100% focado na atividade. Nada de dar uma paradinha para ir na cozinha, buscar um copo de água ou fazer uma pausa para conferir as redes sociais!

  2. Quando o tempo acabar (use um timer para facilitar), descanse por 5 minutos. Neste tempo, levante-se para fazer alguma coisa: vale se alongar, verificar suas notificações, ver televisão ou tomar uma xícara de café. Este movimento é importante porque direciona de volta energia para o cérebro, ajudando-o a se concentrar na próxima rodada de 25 minutos.

  3. Repita este ciclo 4 vezes, até completar 2 horas. Como recompensa, descanse por mais 30 minutos.


É primordial respeitar exatamente os tempos, tanto de foco quanto de descanso. E nada de esticar para terminar o que está fazendo. Concluindo ou não a tarefa, você deve parar quando os 25 minutos terminarem e fazer o intervalo. 


Neste período, não faça nada que demande muito esforço mental. Assim, fica mais fácil para seu cérebro reorganizar e integrar o que aprendeu, dando seu melhor esforço no próximo ciclo.


Faça uma rotina de estudos


Uma rotina de estudos traz muitas vantagens, inclusive mais motivação para estudar. Para conseguir executar essa dica da melhor maneira, você pode contar com um grande aliado: um roteiro de estudos.


Ele é composto por suas metas e o tempo que você possui para alcançá-las, distribuindo o tempo de estudos entre as disciplinas ou temas que você definir.


Assim, se o seu objetivo é passar em um vestibular, por exemplo, será necessário dividir todo o conteúdo que será cobrado até lá ao longo do tempo que você tem disponível até a prova.


Da mesma forma que acontece com a divisão da matéria em blocos menores, esta é uma forma de acabar com a falta de motivação para estudar, definindo etapas que podem ser vencidas em pouco tempo.


Organize-se com um mapa mental


Você sabia que as pessoas têm estilos de aprendizagem diferentes? Basicamente, isso quer dizer que cada um aprende melhor de um jeito – vendo, escutando, lendo ou colocando a mão na massa.


Da mesma forma, alguns alunos têm mais facilidade para se organizar fazendo listas, enquanto outros preferem tabelas ou mapas mentais.


Caso você ainda não conheça esta técnica, chegou a hora de aproveitar todos os benefícios dela. Um mapa mental é muito interessante porque simula a própria forma como você raciocina. Isso faz com que seja bem mais fácil acessar uma informação em seu repertório quando você precisar.


Mais que uma técnica de memorização, fazer mapas mentais é um jeito excelente de manter a motivação para estudar em alta.


Entenda, não decore


A motivação para estudar vem bastante da sensação de adquirir o conhecimento e compreender o assunto. Quando tudo faz sentido, fica mais fácil seguir em frente com segurança.


Para isso acontecer, é essencial que você deixe a decoreba de lado e se concentre em entender os conceitos com profundidade. Isto também vai ajudar você nas próximas etapas de seu estudo, já que você terá uma base sólida para construir o conhecimento de modo cumulativo.


Faça exercícios físicos


Como você já deve ter escutado por aí, fazer exercícios físicos, em especial atividades aeróbicas como correr, andar de bicicleta ou correr, libera um hormônio chamado endorfina, associado à sensação de bem-estar.


Este equilíbrio entre corpo e mente é muito importante para manter a motivação de estudo. Afinal, além de melhorar sua capacidade de concentração, por meio da oxigenação do cérebro, o exercício também é um momento de relaxamento.


Cuidado com distrações


Foto de jovem usando celular enquanto estuda, perdendo foco e motivação para estudar.


Como ter motivação para estudar é algo influenciado por um conjunto de fatores, você deve se concentrar o máximo possível neles. E como você sabe, concentração não combina com distrações. Portanto, cuidado com elas!


Celular no silencioso, nada de redes sociais, televisão e música desligados são apenas alguns dos exemplos que podem melhorar a sua motivação para estudos. Mantenha o foco nos seus objetivos e, se estiver com dificuldades para se concentrar, experimente a técnica Pomodoro, conforme explicamos acima.


Faça pausas para relaxar


Não menospreze a importância do descanso, ele é importantíssimo para manter a motivação para estudar!


Fazer pausas ajuda seu corpo, seu cérebro e sua própria motivação a se recuperarem. Trata-se de um respiro valioso para continuar estudando. 


Neste texto já explicamos como isso pode ser benéfico quando falamos da técnica Pomodoro, se você não viu volte um pouquinho nas dicas. Com toda certeza ela vai ajudar você a manter um bom ritmo de estudos.


Ah, e lembre-se: as pausas são para relaxar de verdade. Nada de ficar lendo, revisando o roteiro de estudos ou planejando as próximas etapas. Vá fazer algo que deixe você mais relaxado e depois retome com tudo os estudos!


Tenha um local adequado para estudar


Sempre que falamos em motivação para estudar, organização ou melhora no desempenho, não tem como deixar esta dica de fora. 


Isso porque um local adequado é fundamental para você conseguir se concentrar e passar um bom tempo estudando. Ele precisa ser bem iluminado, silencioso, arejado, confortável e organizado. Ou seja, tudo o que você precisa para estudar deve estar à mão.


Isso não quer dizer que ele precise ser enorme. Um cantinho com uma boa mesa, na altura correta e espaço suficiente para seus materiais, junto com uma cadeira confortável, podem melhorar muito seu desempenho. E nada de estudar na cama ou no sofá!


Entenda que haverão dificuldades


Ninguém disse que estudar seria fácil. Trata-se de uma jornada não só contra outros candidatos, mas também contra suas próprias limitações e contra a falta de motivação para estudar.


O caminho é longo e não há garantias, principalmente para quem espera resultados que não correspondem ao esforço para alcançá-los. Muita expectativa, aliada a um baixo rendimento, é a receita perfeita para perder a motivação para estudar.


Por outro lado, ter noção real das dificuldades ajuda você a traçar estratégias, planejar seus estudos, se organizar e manter o foco em prol de seus objetivos.


Saiba onde quer chegar, acredite em você e no seu potencial e dê o seu melhor. Assim, mesmo que o resultado não seja o esperado, você saberá onde melhorar e que está muito próximo dele!


Porque manter sempre a motivação para estudar?


Foto de jovem confiante usando o computador, cheia de motivação para estudar.


“Sucesso é o acúmulo de pequenos esforços, repetidos dia a dia.” Esta frase é de Robert Collier, um autor americano de livros de autoajuda. Ela diz muito sobre por que manter a motivação para estudar.


Estudar tem tudo a ver com propósito, objetivos e as escolhas que você faz. Onde você quer chegar? Saber o porquê dos seus esforços e se identificar com eles é fundamental para ter mais motivação para os estudos.


O propósito inspira e mantém o foco. Sem motivação, qualquer distração parece mais interessante que os estudos, tornando-se fácil se afastar das suas metas e do seu caminho.


Por isso, mantenha a motivação em alta, acredite no seu potencial, saiba para onde quer ir e trabalhe para isso. Esse é o segredo do sucesso!


Você tem falta de motivação para estudar? Conheça o método Kumon


A motivação para estudar é um dos pilares essenciais da estruturação do método Kumon.


Funciona assim: antes de iniciar os estudos, você faz um teste para saber exatamente em que nível dos estudos se encontra, independente de sua idade ou série escolar.


Este é o ponto em que você vai começar. Por ser um nível confortável, você logo terá sucesso e conseguirá avançar para a próxima etapa, e assim sucessivamente. Ou seja: ao experimentar o sucesso, você descobre que consegue ir além, e ganha mais motivação para seguir em frente.


Desta forma, avança gradativamente, sem estresse nem sobrecargas, no seu ritmo e de acordo com a sua capacidade de aprendizagem. 


Conclusão


Neste texto, demos algumas dicas para aumentar a sua motivação para estudar. Esperamos que elas sejam úteis e que você consiga utilizá-las para alcançar os seus objetivos.


Se você quiser ir mais fundo e aprender de verdade como estudar em casa, desenvolvendo sua

concentração e rendendo melhor, visite uma unidade do Kumon e confira todos os benefícios de

estudar pelo nosso método!


Se você quiser ir mais fundo e aprender de verdade como estudar em casa, desenvolvendo sua concentração e rendendo melhor, visite uma unidade do Kumon e confira todos os benefícios de estudar pelo nosso método!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.