A importância de ouvir canções

11/03/2019
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

Sempre presente na cultura da humanidade, a música faz parte de nossas vidas. Ela está no rádio, na TV, nas festas e mesmo na natureza. Com tantos sons ao redor, é impossível imaginar o mundo sem canções.


A audição é o primeiro sentido que surge nos seres humanos. Por volta dos cinco meses de gestação, o bebê começa a ouvir e o som passa a fazer parte de seu desenvolvimento cognitivo. 


O contato com este tipo de arte desde a infância beneficia o aprendizado, despertando a curiosidade, a concentração e o raciocínio, habilidades que serão trabalhadas futuramente na formação escolar e cultural da criança, quando ela começar a aprender a ler ou precisar resolver tarefas e exercícios.


Quando os pais cantam para os filhos, mesmo que os pequenos não compreendam a letra, eles acompanham a melodia, o ritmo, se acostumam com as palavras. As letras são armazenadas na memória e cantadas pela criança no seu dia a dia. Assim, ela se familiariza com a pronúncia e a estrutura gramatical de sua língua materna. 


O aprendizado de canções também amplia o vocabulário, contribui para a autoestima, a socialização, a criatividade, o aperfeiçoamento da coordenação motora e a elaboração do pensamento crítico.

Quanto mais cedo uma criança for exposta à música, mais completo será seu desenvolvimento. Por isso, é fundamental que os pais cantem para seus filhos. Além de ajudar no processo de alfabetização, essa atividade fortalece os laços afetivos.

O Kumon para pré-escolares trabalha com materiais lúdicos, que incluem figuras, cores, histórias e músicas. Dessa maneira, os alunos se sentem confortáveis para avançar por conta própria, livres de pressões e sobrecargas. 


Você interesse em conhecer nosso método? Acesse o site e encontre a unidade mais próxima de você!




Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade