12 dicas para criar um hábito de estudo

24/07/2019
Kumon Brasil
Compartilhe:
Foto de jovem mulher praticando o hábito de estudo. Ela usa um lápis para escrever em um caderno, além de um computador.


O hábito é um comportamento aprendido, que se repete regularmente, conscientemente ou não, como lavar as mãos e escovar os dentes. Trata-se de uma ação espontânea, ou seja, realizada de modo natural por todos os seres vivos. 


Ao reconhecer uma atividade, o cérebro poupa energia e passa a se dedicar a coisas novas. Desse modo, não há a sensação de vermos algo pela primeira vez e temos mais segurança para executar a tarefa, pois já a conhecemos e estamos acostumados com ela.


No processo de aprendizagem, o hábito de estudo é um grande aliado. Sabe-se que não é possível interiorizar um conteúdo do dia para a noite. Por isso, ao criar o hábito de estudar todos os dias, você assimila melhor a matéria, aperfeiçoa as próprias habilidades, adquire gosto pelo aprendizado e, consequentemente, aumenta seu rendimento.


Entretanto, algumas pessoas sentem dificuldades de estudar diariamente. Isto ocorre porque elas não entendem bem como criar o hábito de estudar e enxergam a atividade como uma obrigação. 


Se este é o seu caso, é necessário uma mudança de perspectiva, passando a encarar os estudos como algo prazeroso e enriquecedor. 


Com esta motivação para estudar, você logo vai compreender como a prática constante é primordial para fortalecer as aptidões e os conhecimentos obtidos em sala de aula. Para ajudá-lo a chegar lá, no texto de hoje vamos dar algumas dicas para estudar todos os dias e mostrar como criar uma rotina de estudos.


Se você quer criar o hábito de estudo e explorar seu máximo potencial, conheça o método Kumon!


Leia mais:


Qual é a importância de criar um hábito de estudo?


O que você acha que vale mais a pena: estudar um pouquinho, todos os dias, ou estudar muito na semana que antecede as provas?


Pode ser que no curto prazo, digamos, um bimestre, isso nem faça tanta diferença. Mas imagine o que o hábito de estudar todos os dias pode fazer no longo prazo. A quantidade de conhecimento que você vai conseguir absorver, e o que poderá alcançar com isso.


Imaginou?


Estudar de maneira regular é o segredo de quem consegue absorver grandes quantidades de conhecimento e alcançar os resultados que deseja, sejam eles quais forem. 


Passar no vestibular, ser aprovado em um concurso público, tirar nota máxima em um teste de inglês… Escolha uma meta, e o hábito de estudo vai levar você até ela.


12 dicas para adquirir o hábito de estudo 

Foto de jovem negro estudando em ambiente bem iluminado e organizado. Ter métodos e hábitos de estudo é muito importante para o sucesso nos estudos.
Como criar uma rotina de estudos pode ser algo bem difícil, principalmente para quem costuma procrastinar ou deixar tudo para o dia anterior à prova, contar com algumas dicas para estudar todos os dias faz toda a diferença para deixar isso de vez para trás e criar o hábito de estudo.

A mais importante delas é fazer essa virada de chave e mudar sua perspectiva em relação ao hábito de estudar todos os dias. A verdade é que esta mudança pode ser bem difícil, já que, para criar um novo hábito, é preciso acabar com um antigo.


Por isso, não fique ansioso, planeje metas realistas que possam ser alcançadas e esteja ciente de que em alguns momentos implantar o hábito de estudo vai parecer um grande desafio. 


Porém, com motivação para estudar e essas dicas para estudar todos os dias, temos certeza que você vai conseguir!


1. Entenda qual é a técnica de estudo mais adequada para você


Você provavelmente já ouviu falar em estilos de aprendizagem. Segundo esta teoria, formulada tanto por estudiosos da psicologia quanto da pedagogia, cada pessoa aprende de um jeito diferente e responde melhor a determinados estímulos.


Por exemplo: alguém mais visual pode preferir uma técnica mais voltada para vídeos, assistindo a um documentário ou um canal de Youtube para reforçar os conhecimentos. Por outro lado, um aluno que tem maior facilidade com os sons pode aprender melhor ouvindo um podcast.


Entender qual é a técnica de estudo mais adequada para você é uma das dicas para estudar todos os dias que vai fazer maior diferença na criação do hábito de estudo, já que ela vai permitir organizar o seu dia em torno disso. 


2. Crie um cronograma de estudo


O cronograma é uma estratégia de aprendizado focada em como criar uma rotina de estudos. Por meio dessa agenda, são definidos os horários e as tarefas a serem feitas no dia. Dessa forma, você tem mais facilidade em como pegar ritmo de estudo e consegue avançar no conteúdo de modo rápido e eficiente.


Ao montá-lo, tome cuidado para não comprometer outras atividades, como escola e lazer, ou ficar sobrecarregado por não levar em consideração a sua rotina e ritmo de aprendizagem. 


Diante disso, o Kumon oferece planejamento individualizado e orientação de estudo exclusiva, respeitando a sua realidade, com o objetivo de adquirir o hábito de estudo e desenvolver a motivação para estudar.


Aproveite e aprenda como fazer um roteiro de estudos que funcione para a sua rotina! 


3. Estabeleça metas reais


Quais são os objetivos? Ao especificá-los, lembre-se de que cada pessoa é única, portanto tem um ritmo de desenvolvimento diferente. No Kumon o aluno e seus orientadores constroem um planejamento de aprendizagem compatível com as necessidades individuais de cada um. 


Você inicia os estudos no nível adequado às suas capacidades e somente passa para a próxima etapa após ter absorvido o conteúdo. 


Se o seu objetivo é entender como criar uma rotina de estudos e desenvolver o hábito de estudar todos os dias, este é um ponto que deve receber bastante atenção.


Como dissemos no início, criar um hábito é tão difícil quanto acabar com outro. Portanto, se você costumava procrastinar, por exemplo, adquirir o hábito de estudo pode ser bastante desafiador. Metas reais, que você consiga alcançar, trazem motivação para estudar e aumentam suas chances de sucesso.


4. Determine o tempo de estudo


Como criar o hábito de estudar é algo que necessita de tempo, fique atento. Ficar horas seguidas nos livros ou cadernos pode acabar com a motivação para estudar, além de não ajudar a entender a matéria. O ideal é entender a sua disponibilidade e calcular quanto tempo você consegue dedicar aos estudos. 


Por exemplo, no Kumon, os alunos são orientados a reservar alguns minutos do dia para as tarefas, se possível de manhã e no mesmo horário; assim, terão o resto do dia para fazer outras atividades. Inicie com 15 minutos e, aos poucos, aumente o tempo de concentração para 30 ou 40 minutos.


5. Tenha cuidado para não perder o foco com notificações de redes sociais


O hábito de estudo anda lado a lado com a capacidade de manter o foco e se concentrar. Quando você está focado, imerso no assunto e indo super bem no seu plano, nada pior que uma notificação de redes sociais ou mensagem.


Além do barulho tirar sua atenção e levá-la para outro lugar, ele também tira o seu foco, já que muita gente precisa saber o que foi notificado (já ouviu falar em FOMO – Fear of Missing Out?).


Portanto, se você está se perguntando “como pegar ritmo de estudo” e quer levar os estudos a sério, deixe o celular no silencioso, de preferência longe de seu local de estudo. Você pode verificar seu telefone de tempos em tempos, sem problemas, quando for fazer pausas nos estudos.



6. Organize um local para os estudos

Foto de jovem mulher estudando em um café. Ela tem vários livros à mão..
Fica bem difícil manter a concentração e o foco se a todo instante alguém interrompe os seus estudos, o telefone apita com uma notificação, a TV está ligada ou você precisa se levantar para procurar algum material que vai precisar.

Criar o hábito de estudo envolve ter um lugar adequado para isso acontecer. Ele não precisa ser nada especial. Uma mesa e cadeira adequadas, com boa iluminação e silêncio é tudo o que você vai precisar.


Durante os estudos, afaste objetos que possam tirar a sua atenção, como celular e televisão. Após terminar a tarefa, guarde o material no mesmo local. Com métodos e hábitos de estudo, você vai conseguir ter mais organização.


7. Não deixe para amanhã o que você pode estudar hoje


Ao acumular os exercícios, você se sentirá sobrecarregado e desestimulado. Então, realize as tarefas diariamente. Essa atitude o ajudará a avançar de modo contínuo, sem pesar na rotina.


Aqui no Kumon, por exemplo, os alunos estudam em torno de meia hora por dia, independentemente de qual seja a disciplina ou seu nível de avanço nos temas. Este compromisso diário cria o hábito de estudo e permite passar pelos assuntos com tranquilidade, dando a cada um deles a devida atenção.


No final, a soma de todos estes esforços se reflete não só na aquisição real do conhecimento, mas também no desenvolvimento de uma postura autodidata, organizada e mais preparada para os desafios da vida.


8. Aproveite o material de estudo


Provavelmente você vai estudar com livros, apostilas e anotações feitas em sala de aula, além de exercícios propostos por seus professores.


Hoje em dia, porém, os alunos possuem muito mais recursos à sua disposição. O Youtube está repleto de vídeos incríveis para complementar os seus estudos, assim como documentários em plataformas de streaming. 


Blogs, podcasts, perfis de Instagram e no Tik Tok… A internet proporciona a oportunidade de ampliar o conhecimento de inúmeras formas. Mas lembre-se de escolher fontes confiáveis e reconhecidas para estudar, ok?


No Kumon, o aluno possui um material didático auto instrutivo, que lhe permite progredir por conta própria. Ele é instigado a resolver os exercícios sozinho, desenvolvendo raciocínio lógico, concentração, disciplina e independência.


9. Faça exercícios de fixação


Os exercícios de fixação são ótimos para treinar como pegar ritmo de estudo, compreender a matéria e para perceber os pontos a melhorar. Por isso, todos os dias, os alunos do Kumon fazem tarefas na unidade e em casa, para aperfeiçoar os conhecimentos sobre assuntos mais complexos.


Isto é muito eficiente para criar o hábito de estudos, pois coloca os conhecimentos à prova, indicando pontos de melhoria e ajudando a situar como está o seu desenvolvimento em relação às metas que planejou alcançar.


10. Faça pausas entre os estudos


Os intervalos são essenciais para o cérebro absorver o conteúdo estudado. Durante a pausa, tome água, coma um lanche ou aproveite para alongar.


Entre as dicas para estudar todos os dias, gostamos sempre de trazer a técnica Pomodoro. Ela é muito fácil de aplicar e traz resultados bem rápido. 


Basicamente, ela se baseia em estudar durante um período e fazer uma breve pausa, repetindo este ciclo algumas vezes antes de fazer um descanso mais prolongado. Se quiser saber mais sobre ela, veja esse post sobre como usar o timer a seu favor.


11. Realize atividades de lazer que complementem o estudo


Lembra que alguns tópicos acima comentamos sobre todas as possibilidades que a internet oferece para você ampliar os conhecimentos?


Pois você pode ir além disso e complementar seus estudos fora do ambiente online, com atividades de lazer. Você nem via perceber que está criando o hábito de estudar!


Passeios culturais, como ir ao teatro, ao cinema e ao museu, permitem potencializar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.


12. Pense na recompensa


Ter métodos e hábitos de estudo compensa, e muito!


Ao praticar todos os dias, você desenvolve o hábito de estudo, a concentração, disciplina, autoconfiança e organização. 


Compreende que estudar é importante para seu futuro e passa a ter mais compromisso com essa atividade. Além disso, ao dominar um conteúdo, você se sentirá seguro e capaz de avançar em outras disciplinas.


É possível criar o hábito de estudar em qualquer idade?


Olhe ao seu redor: provavelmente você conhece alguém mais velho, até mesmo algum idoso, que passou por algum problema grave de saúde e precisou mudar hábitos. Ou algum parente que decidiu pegar firme na academia e mudar a alimentação em busca de uma vida mais saudável.


O que não faltam são exemplos de pessoas de todas as idades criando novos hábitos. Ou seja: é possível sim! E isso inclui, claro, o tema do nosso post. Colocar o hábito de estudo na sua vida é uma maneira de nunca deixar de aprender coisas novas, manter-se atualizado e até mesmo se especializar em algo.


E quando falamos isso, estamos nos referindo também a abrir novas oportunidades em sua carreira profissional. O hábito de estudar todos os dias é um grande diferencial no mercado de trabalho, já que permite a atualização constante dos conhecimentos.


Sabia que essa postura tem até um nome específico para ela? É o que hoje é conhecido como lifelong learning


O termo pode ser traduzido como “aprendizado ao longo da vida”. Ou seja, os profissionais precisam acompanhar o dinamismo dos tempos atuais e nunca deixar de adquirir novos conhecimentos. 


Em um mundo no qual as mudanças ocorrem cada vez mais rápido, seja na tecnologia ou no próprio campo do conhecimento como um todo, ter métodos e hábitos de estudo e manter-se em constante aprendizado é primordial para quem deseja crescer na carreira.



Quantas horas por dia é necessário estudar para criar um hábito? 


Antes de falarmos em quantas horas por dia você deve estudar para criar o hábito de estudos, vale a pena reforçar a importância de que isso aconteça no mesmo horário.


 Se você está mais disposto ao acordar, por exemplo, talvez seja melhor concentrar este momento logo após o café da manhã.


Em relação à quantidade, entenda os seus limites. Lembra que é melhor estudar um pouquinho por dia do que várias horas seguidas? No Kumon, recomendamos que os alunos estudem 30 minutos por dia, todos os dias. É o suficiente para alcançar resultados incríveis!


Se você quiser entender melhor como funciona o método Kumon, visite uma de nossas unidades.


Conclusão 


Como você viu neste texto, criar o hábito de estudo pode ser desafiador no início, mas traz muitos benefícios no longo prazo. Aplicando algumas dicas para estudar todos os dias e focando em seus objetivos, com certeza você vai conseguir entender como criar o hábito de estudar!


E se você quiser ir além e aprender com ainda mais qualidade, usando melhor o tempo dedicado

aos estudos, veja esse texto com 20 dicas práticas para focar nos estudos.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: método, aprendizado, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.