Criar uma rotina de estudo: o segredo para seu filho aprender

05/02/2021
Kumon Brasil
Compartilhe:

Um novo ano começou, e o estudo remoto já não é mais nenhuma novidade. O cenário, antes desconhecido, passou a integrar o dia a dia das famílias e, mesmo com todos os desafios, fazer parte da vida dos alunos.

Apesar de ser uma situação indesejável e longe do ideal, o fato é que muitas crianças ainda não voltaram a estudar presencialmente e nem tem perspectiva de quando isso vai acontecer.

Entretanto, independentemente se é para estudar de forma remota, presencial ou híbrida, é uma boa ideia aproveitar a mudança de ano e a nova energia que ele traz para criar uma rotina de estudos com os seus filhos. Afinal, já que existem tantas situações sobre as quais não temos controle, por que não focar no planejamento do que podemos controlar?

Esta é uma ótima maneira de estruturar os estudos e injetar novo ânimo nesta fase. Para ajudar você nesta missão, trazemos neste post algumas dicas especialmente selecionadas da live que fizemos com o SOS Educação (clique aqui para assistir, vale a pena!). E mais: você ainda pode baixar o planner do Kumon gratuitamente. Com certeza, ele será muito útil para os estudos das crianças! 

Vamos lá?


Estabeleça horários

Estabelecer horários é a melhor forma de criar hábitos de estudosAo estudar todos os dias, na mesma hora combinada, a criança se acostuma com o período em que deve se concentrar na atividade, e com o passar do tempo este momento vai ficando mais fácil e natural para ela.

Por isso é tão importante fazer este planejamento. Após a definição dos horários, faça um quadro e deixe-o em um local bem acessível, onde todos possam ver. Para facilitar esta organização, já deixamos um planner prontinho para você. É só clicar aqui e baixar!

O ideal é que você preencha as atividades junto com a criança. Se ela ainda não for alfabetizada, vale pintar, recortar ou colar. Assim, ela se torna mais responsável por cumprir o que foi combinado. Inclua as aulas e matérias que seu filho terá no dia, hora do almoço, hora da tarefa, soneca, lazer, ir pra cama… Não esqueça de levar em conta o turno escolar, os picos de energia e as características próprias de cada um!

 

Defina as prioridades

Mais que planejar os horários, é preciso definir as prioridades. Que matérias serão abordadas a cada dia? Quanto tempo será dedicado às disciplinas mais complexas ou que seu filho apresenta maior dificuldade?

O estudo em casa, via de regra, deve levar em conta as matérias que a criança teve no dia. Ela pode fazer um pequeno resumo do que viu nas aulas, e então realizar uma revisão por meio das tarefas de casa.

 

Escolha um local adequado para os estudos

O local onde a criança vai estudar é fundamental para o seu desempenho. O ideal é que ele tenha uma boa iluminação, seja silencioso, organizado e confortável. Mas, vamos com calma: nada de estudar na cama!

Se o seu filho só puder estudar em meio aos adultos, como na mesa da sala ou da cozinha, por exemplo, é importante que todos respeitem este horário. Aproveite para fazer algo do seu trabalho ou uma atividade mais silenciosa, como ler um livro, e mantenha a televisão e outras distrações desligadas durante o período de estudos.

 

Elimine as distrações

Na hora de estudar, televisão, tablet, celular e computador devem estar desligados, a não ser que façam parte do estudo. Neste caso, uma boa ideia é procurar algum aplicativo que bloqueie as redes sociais e notificações por determinado tempo (há vários disponíveis para você baixar de forma gratuita).

Se houver irmãos mais novos, tente encaixar o estudo dos maiores na hora da soneca dos pequenos, ou fazer atividades mais agitadas com eles um pouco antes. Assim, na hora do estudo, eles podem fazer algo mais focado, como desenhar ou pintar.

 

Acompanhe as tarefas

Muitos pais acreditam que acompanhar as tarefas significa ensinar. Pois saiba que é exatamente o contrário. Sua função não é assumir o papel do professor, mas sim motivar seu filho, ajudá-lo a se organizar e mostrar que acredita em seu potencial.

Você pode esclarecer uma dúvida ou outra, claro, mas é mais importante mostrar que acredita que a criança vai conseguir e recomendar que esclareça os temas com o professor. Isto é essencial para ela sentir que você confia nela, está lá para ajudar, se importa com o aprendizado e valoriza o esforço.

 

Delegue tarefas além dos estudos

Quando você for preencher o planner, é importantíssimo incluir alguma responsabilidade que vá além dos estudos, como guardar as próprias roupas, arrumar o quarto, tirar a mesa ou secar a louça. 

Estudar não pode ser a única obrigação do seu filho. Se durante o dia ele só faz coisas legais, quando tem que parar pra fazer algo que não quer, parece que somente os estudos são chatos. Realizando outras tarefas simples, ele entende que há coisas que precisam ser feitas, por mais que ele não goste tanto de fazê-las, e adquire algo importantíssimo: responsabilidade.

O planejamento das atividades é uma grande ferramenta, que pode ser usada a partir do momento em que a criança está envolvida em atividades escolares. À medida que o plano for consultado ao longo do ano, o aluno vai ganhando independência e, quando você menos esperar, seu filho já estará sentando sozinho para estudar no horário combinado.

O planejamento não precisa ser engessado. Você e seu filho podem avaliá-lo e ajustá-lo sempre que acharem necessário, ok? O mais importante é cumprir o planejado para criar o hábito de estudos. 

E aí, já baixou seu planner? Então que tal começar a preenchê-lo hoje mesmo?  

Os benefícios do Kumon vão muito além do conhecimento nas matérias. Com o método, seu filho cria o hábito de estudar diariamente e a se organizar sozinho. Venha conhecer! 


MATRÍCULAS ABERTAS! 

Tags: kumon

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.