Segunda língua: entenda a importância da aquisição desde cedo

02/02/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Você já parou para pensar exatamente o que significa uma segunda língua? Sabe qual é a diferença dela para língua estrangeira ou falante nativo?


Pois é, existem vários jeitos diferentes de se referir à importância de um segundo idioma. Para você entender melhor como isso funciona, neste artigo vamos explicar quais são as características de cada termo e como melhorar a aquisição da segunda língua.


No final, temos certeza que você saberá tudo sobre a importância de uma segunda língua nos dias atuais e estará pronto para evoluir no seu aprendizado de idiomas!


Faça sua matrícula no  do Kumon e aprenda no seu próprio ritmo.


Leia mais:



Segunda língua: qual a definição?


Muita gente acha que segunda língua é simplesmente aquela que a gente aprende depois da primeira. Mas você sabia que esse termo não tem nada a ver com a ordem de aprendizagem?


O que determina esta expressão, na verdade, é o local onde ela é aprendida. Ou seja, para aprender inglês como segunda língua, você deve fazer isso em um dos países que falam inglês como idioma oficial.


Portanto, se você está aprendendo inglês aqui no Brasil, a expressão que deve usar é outra. A seguir, vamos ver qual é a diferença entre língua materna, língua estrangeira e falante nativo.


Segunda língua, língua materna e estrangeira: qual a diferença, afinal?


Conforme a definição que trouxemos acima, relativa à aquisição da segunda língua, podemos pensar em outras situações de aprendizado. Veja a seguir quais são as características de cada uma delas. 


Língua materna


A língua materna não é necessariamente a língua oficial do país de nascimento, mas sim aquela que aprendemos primeiro.


Imagine uma criança que nasce no Brasil, mas após poucos meses vai para o Japão com a família. Lá ela vai aprender japonês naturalmente, interagindo com as outras pessoas.


Neste caso, mesmo nascendo no Brasil, a língua materna dela seria o japonês.


Mas também pode acontecer de, além do japonês, esta criança aprender português de um jeito natural, por seus pais falarem o idioma em casa. Isso faria com que ela tivesse duas línguas maternas.


Língua estrangeira


Língua estrangeira é o que todos os estudantes de idiomas (que não sejam o português) aqui do Brasil aprendem. 


Ao contrário da segunda língua, que é aprendida no país de origem, a língua estrangeira é aprendida fora dele.


Ou seja, a diferença está tanto no contexto da aprendizagem quanto no grau de imersão do aluno no idioma.


Falante nativo


O conceito de falante nativo está ligado ao de língua materna. Os falantes nativos de uma língua são aqueles que a aprenderam naturalmente, como língua materna.


Assim, fica fácil deduzir que alguém também pode ser falante nativo de mais de um idioma, como no exemplo que demos com o bebê brasileiro que vai morar no Japão.


Existe uma segunda língua ideal para ser aprendida?




É natural que você responda a esta pergunta com o inglês. Afinal, esta é a língua mais falada no mundo todo. Porém, a resposta não é tão simples assim.


Isso porque a aquisição da segunda língua tem muito mais a ver com o contexto social de cada pessoa. 


Lembra do nosso exemplo do bebê que vai morar no Japão? Aprender português como segunda língua seria essencial para ele se comunicar com o restante da família que vive no Brasil, por exemplo.


Outro caso para exemplificar seria o de um brasileiro que nasce surdo. Neste caso, a língua materna desta pessoa não é o português, mas sim a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


Nesta situação, a segunda língua desta pessoa é o português.


Qual a idade ideal para começar a estudar um segundo idioma?


Não podemos falar em idade ideal no caso de língua materna, já que ela é adquirida naturalmente, e não depende de estudos ou métodos pedagógicos.


Já os estudos de língua estrangeira podem ser iniciados em qualquer idade, desde crianças bem pequenas até idosos.


Por exemplo: o aluno Guilherme começou a estudar inglês no Kumon aos 9 anos. Ele é um caso à parte, bastante diferente do comum. Isso porque, na maioria das vezes, são os pais que descobrem o Kumon. 


Porém, no caso do Guilherme, foi ele quem tomou a iniciativa e pediu que fizesse um teste em uma unidade perto de casa. 


A ideia, entretanto, não surgiu à toa. Ele sonha em estudar fora do país, e acredita que a experiência será um grande aprendizado para conhecer novas culturas e amigos.


Qual a importância de estudar uma segunda língua desde cedo?


A capacidade de se comunicar em outro idioma, seja uma segunda língua ou língua estrangeira, é uma habilidade essencial nos dias de hoje.


Isso vale para o universo profissional, cada vez com menos fronteiras, para o mundo dos estudos ou simplesmente para desfrutar de toda a informação disponível on-line.


Ou seja, aprender uma segunda língua vai muito além de simplesmente saber outro idioma, mas representa uma nova maneira de participar de uma sociedade intercultural e ampliar a visão de mundo.


Além disso, para crianças e jovens, aprender outra língua é uma forma de fortalecer a capacidade cognitiva, a escuta e atenção, o que contribui para a aprendizagem da língua materna e de outros conteúdos.


Como adquirir uma segunda língua? Dicas simples e práticas




Como você viu, para adquirir uma segunda língua é fundamental que você esteja em contato diário com ela, no país em que é falada.


Como nem todo mundo tem a possibilidade de fazer um intercâmbio ou morar fora do Brasil, existem outras maneiras de se expor diariamente a outro idioma.


A seguir, damos algumas dicas para você deixar sua experiência com o aprendizado de uma língua estrangeira o mais próximo possível da aquisição da segunda língua.


Assista a filmes e séries com áudio no idioma original


Assistir a filmes e séries com o áudio original é um excelente jeito de colocar a língua inglesa na sua rotina. E o melhor, é uma maneira super agradável e divertida de fazer isso.


A grande vantagem das séries é que, por serem mais curtas, é mais fácil de encaixar em qualquer tempinho livre. Além disso, você pode passar por vários temas diferentes.


Esta variedade vai trazer um vocabulário bem amplo para os seus estudos, além de mostrar assuntos e situações diferentes nas quais a segunda língua pode ser usada.


Para saber mais, veja este artigo que fizemos com 10 dicas de séries para aprender inglês.


Ouça músicas e podcasts


Além de filmes e séries, outro jeito super prático e legal de treinar uma língua estrangeira é ouvindo músicas e podcasts.


Essa opção é ainda mais fácil do que a anterior, já que basta colocar os fones para entrar em um ambiente de aprendizado.


No caso dos podcasts, existe uma infinidade de assuntos, temas e níveis de fala para você escolher.


Já no caso das músicas, é importante usar uma metodologia adequada para aproveitar ao máximo os benefícios dessa forma de estudos.


Para entender em detalhes como funciona essa metodologia, confira este texto sobre como aprender inglês com música.


Encontre um método eficiente de aprendizado


Existem várias formas de aprender ou treinar outro idioma. Se você nasce no país ou é criado desde cedo nele, adquirindo a linguagem de modo natural, torna-se um falante nativo.


Agora, se você está no processo de aprender uma segunda língua ou língua estrangeira, contar com um método eficiente de aprendizado é uma ótima pedida.


Fazer um curso em uma escola de idiomas faz maravilhas pelo seu aprendizado, oferecendo um sistema de ensino organizado e criando um compromisso com os estudos que é difícil ter de outra forma.


Quer saber como funciona um método de estudos de idiomas eficiente e individualizado? Visite a página do curso de inglês do Kumon.


Use aplicativos no idioma que deseja se tornar fluente


Trabalhar a aquisição da segunda língua significa viver neste idioma. E como o celular faz parte de muitas atividades do nosso dia a dia, um bom modo de vivenciar outra língua é mudar o idioma dos aplicativos que você usa.


Logo você vai ver que pedir uma pizza ou um táxi pode se tornar bastante desafiador, assim como encontrar uma configuração do seu telefone.


Entretanto, é assim que você conseguirá fazer uma imersão de verdade em outro idioma, como se morasse em outro país.


Faça anotações


Manter uma espécie de agenda, bloco de notas ou diário, seja em papel ou no celular, é um bom jeito de praticar um idioma como uma segunda língua.


Isso porque, ao fazer anotações, escrevemos sobre os mais variados assuntos. Isso faz o vocabulário evoluir bastante e ajuda você a se expressar melhor.


Se você já está mais à vontade e avançado em sua escrita, que tal criar um blog em inglês sobre um assunto que você gosta?


Ele nem precisa ser público. Mantê-lo privado é uma forma de manter seus estudos só para você e praticar.


Neste artigo, damos várias dicas para você escrever em inglês. Confira!


Leia notícias no idioma que está estudando


Ler é um dos jeitos mais eficazes de praticar uma outra língua. Não à toa, no Kumon a leitura é a principal ferramenta de estudos e aprendizagem.


E o melhor é que você pode ler de muitos jeitos, que vão além do livro tradicional. Notícias, por exemplo, são rápidas, trazem expressões e vocabulários variados e até permitem a interação, no caso de artigos online.


Faça amigos de outros países


Calma, você não precisa gastar rios de dinheiro para ir até outro país fazer amigos. Com a internet, é possível fazer isso no conforto do seu sofá.


Para isso, que tal começar a interagir com perfis em inglês no Instagram, participar de fóruns na internet e comentar vídeos no YouTube?


Você também pode fazer um cadastro em plataformas para conversar com pessoas de todo o mundo que tenham interesses parecidos com os seus. Duas ótimas opções são o We Speak e CoffeeStrap.


Pratique


Uma pesquisa do British Council mostra que somente 9% dos estudantes de inglês costumam escrever no idioma todos os dias. Por outro lado, 30% nunca usam a escrita no seu cotidiano. 


Se você quer deixar seu inglês fluente como uma segunda língua, então é altamente recomendado que você se una ao primeiro grupo.


Praticar a escrita, seja reescrevendo textos, escrevendo sobre temas aleatórios, fazendo listas ou criando tweets, por exemplo, é um excelente jeito de fazer isso.


Dúvidas comuns sobre segunda língua e língua estrangeira


Se você ainda está com alguma dúvida em relação a segunda língua e língua estrangeira, confira as respostas para as principais perguntas abaixo.


Quais são os países que têm o inglês como segunda língua?


14 países falam o inglês como segunda língua oficial: África do Sul, Camarões, Filipinas, Índia, Lesoto, Mali, Malta, Namíbia (língua oficial e idiomas locais), Nauru, Samoa Ocidental, Singapura, Suazilândia, Tanzânia e Tonga.


Qual a segunda língua mais falada no mundo?


A língua mais falada no mundo todo é o inglês, com cerca de um bilhão de falantes que a usam como língua oficial ou segunda língua.


Qual a segunda língua mais falada no Brasil?


Ao contrário do que muita gente pensa, não é o inglês nem o espanhol. No Brasil, o segundo idioma mais falado é o alemão.


No curso de inglês do Kumon, você aprende do seu jeito e na sua velocidade. Saiba mais.


Conclusão


Neste artigo, você aprendeu a diferença entre segunda língua, língua estrangeira e língua materna. Além disso, viu algumas dicas super eficazes para inserir outro idioma no seu dia a dia e evoluir nos seus estudos.


Se você ainda quer mais dicas, veja este artigo que fizemos com conselhos para quem quer aprender inglês rápido.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.