Matemática para crianças: 9 formas divertidas para ensinar a criançada!

07/03/2022
Compartilhe:

É importante começar a ensinar matemática para crianças desde a Educação Infantil.

Ensinar matemática para crianças é mais que trabalhar os números: é estimular as habilidades cognitivas e o raciocínio lógico.


Desde pequeno, seu filho compreende as relações matemáticas, mesmo sem perceber. Basta olhar ao seu redor. A matemática está presente em tudo: nas formas geométricas, quantidades, distâncias e conjuntos.


Pode não parecer, mas brincar com blocos ou correr na areia são exercícios de matemática para crianças.


Mesmo assim, é comum ver muitos pequenos com dificuldades nesta disciplina. Por que será que isso acontece?


Uma das principais razões é que, quando se começa a aprender matemática, a criança não vê sentido prático no que está estudando. Por isso, começar a abordar os conceitos matemáticos na Educação Infantil é tão importante.


Neste texto nós vamos mostrar a importância da matemática para as crianças e trazer dicas de atividades que estimulem seu uso, reforçando o valor deste aprendizado e de um curso como o Kumon para ajudar a desenvolver o conhecimento do seu filho. 


Aprimore as capacidades de seu filho com a aula de matemática do Kumon


Leia mais:


Como ensinar matemática para crianças?


Quando a matemática é trabalhada de maneira inadequada na infância, tem grandes chances de se tornar um problema durante toda a vida escolar.


Porém, incluí-la no cotidiano do aluno é mais simples do que parece. Observe seu filho por alguns minutos e perceba como ele usa a matemática enquanto brinca, para calcular distâncias e compreender conceitos como para cima, para baixo, para a frente e para trás.


É assim que a matemática para crianças deve ser ensinada: como uma ferramenta para interpretar o mundo em que vivemos. Ela está nos jogos, na música, na arte, nas brincadeiras e na maneira como o pensamento é organizado.


Mais que ensinar matemática para crianças, é preciso encorajá-las a ter prazer e curiosidade em aprender.


Jogos

Uma das técnicas de como ensinar matemática para crianças é o uso de jogos e brincadeiras.


Um dos objetivos da matemática é resolver problemas. E não estamos falando somente de problemas numéricos, mas situações que necessitam de raciocínio.


Para as crianças estas situações são representadas por jogos e brincadeiras. Elas podem ir desde os tradicionais ábaco, cubo mágico e amarelinha, até jogos como dominó, tangram, torre de Hanói e tabuleiro imantado.


Esta abordagem lúdica ajuda seu filho a enfrentar desafios, buscar soluções, criticar, criar estratégias e ter atitude.


Também é uma maneira de tornar a matemática divertida para crianças, fazendo com que permaneçam mais tempo focadas, tenham mais interesse nos estudos e prazer em aprender.


Bingo infantil


O bingo para crianças não é muito diferente do que você já conhece. O objetivo é completar todos os números de uma fileira ou de toda a cartela e ter o prazer de gritar BINGO!


Há muitas opções por aí, desde as desenvolvidas especialmente para as crianças como as de adultos, que podem ser simplesmente adaptadas usando a imaginação.


Que tal usar contas coloridas, lantejoulas ou jujubas para marcar os números? Além de divertida, a matemática para crianças também pode ser bem gostosa!


Palitinhos


Há muitos anos, essa brincadeira simples é sucesso entre crianças do mundo todo.


Para começar basta reunir dois ou três amiguinhos e dar três palitos para cada um deles. Eles escondem as mãos nas costas e seguram quantos palitos quiserem, ou nenhum.


Cada participante deve dizer quantos palitos acha que todos juntos vão mostrar.


Ao mostrar a resposta, a matemática para crianças entra em ação e todos exercitam a sequência numérica, adição e subtração.


Quebra-cabeça


Quebra-cabeças trazem inúmeros benefícios para o desenvolvimento das crianças.


O próprio professor Toru Kumon, criador do método Kumon, fala bastante deles em seus livros.


Este tipo de jogo trabalha o raciocínio lógico e a resolução de problemas. A criança precisa criar uma estratégia, testar hipóteses e exercitar a geometria para conseguir montar toda a figura.


Jogo da memória


Além da memória (claro) esta é uma excelente forma de exercitar a concentração, o foco e estimular novas técnicas de memorização.


Após embaralhar todas as cartas, disponíveis em pares, elas devem ser colocadas com a face para baixo sobre a mesa.


Cada jogador vira duas cartas. Se forem iguais, fica com elas. Se não, recoloca-as no lugar e passa a vez. Ganha quem tiver mais pares. 


Dominó


O jogo de dominó é mais complexo do que parece!


Do ponto de vista dos benefícios envolvendo a matemática para crianças, ele trabalha o raciocínio lógico por meio de regras, operações, levantamento e testagem de hipóteses.


Tudo isso de forma divertida!


Cubo mágico


O cubo mágico, ou cubo de Rubik, é conhecido no mundo todo.


Trata-se de um quebra-cabeça em três dimensões, com uma cor em cada face. Parece fácil, mas você sabia que a combinação de suas peças 3x3 possibilita quarenta e três quintilhões de resultados errados e apenas um correto?


Para resolvê-lo, é preciso trabalhar a sequência de movimentos correta. No campo da matemática, podemos dizer que é um algoritmo.


É difícil e nem todo mundo consegue resolver, mas com certeza será um ótimo desafio para despertar a curiosidade pela matemática para crianças.


Vídeos


A tecnologia pode ser uma grande aliada do ensino de matemática para crianças. Jogos, aplicativos e vídeos são divertidos e ajudam a aprender. Tudo com moderação, é claro!


Muitos deles trabalham conceitos pré-aritméticos, ou seja, que serão necessários para aprender matemática do zero. Aqui estamos falando de tamanhos, como grande e pequeno, de comparações, como igual ou diferente, e de posições no espaço, como em cima, embaixo ou ao lado.


Além disso, as plataformas de streaming estão repletas de vídeos animados coloridos e interessantes em suas seções infantis que ajudam a aprender os números, contar, somar e subtrair.


Música


Crianças adoram músicas, principalmente quando as cantigas têm gestos e coreografias. Ainda bem, porque esta é uma ótima forma de ensinar matemática para crianças, além de contribuir com o desenvolvimento infantil!


Quem não lembra de músicas como “1, 2, 3 indiozinhos”, “1, 2, feijão com arroz” e “1 elefante incomoda muita gente, 2 elefantes incomodam muito mais”?


A música desenvolve habilidades úteis para compreender conceitos matemáticos como noção de tempo, regularidades, sequências e padrões.


Por exemplo: para cantar, seu filho precisa memorizar uma sequência de ritmos e letras. Esta habilidade, chamada de seriação, é um dos 7 processos mentais básicos para aprender matemática.


Curso


Além de motivar seu filho a estudar em casa, usando algumas das técnicas que mostramos, também é possível contar com a ajuda de um curso para potencializar a evolução do aprendizado.


O curso possui um método estruturado para desenvolver as habilidades da criança, inclusive utilizando atividades lúdicas para ela aprender com prazer e desenvolver seu máximo potencial.


O Kumon é pioneiro no ensino de matemática para crianças. O método foi criado em 1954 por um professor de matemática. O filho dele não estava indo bem na matéria na escola, e ele não tinha tempo para poder ajudá-lo todos os dias.


Resumindo: o professor Toru Kumon era gente como a gente!


Foi então que ele desenvolveu o método Kumon, que logo se mostrou um aliado poderoso no desenvolvimento das habilidades de milhares de alunos.


Qual a importância de ensinar matemática para crianças?


É durante o período da Educação Infantil que seu filho constrói a base dos conhecimentos matemáticos que levará para a vida.


Este repertório é importante não só para o aprendizado da matéria no futuro, mas também para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, criatividade e raciocínio lógico. É justamente nesta fase que estas capacidades devem ser estimuladas.


Uma maneira de solidificar estes pilares é trabalhar de modo lúdico a construção do conhecimento, desde cedo. Quando a matemática é exercitada somente no Ensino Fundamental, a criança tem mais chances de passar por dificuldades de aprendizagem e em toda a vida escolar.


Porém, quando é feito o caminho contrário e estes conceitos são trabalhados corretamente desde a Educação Infantil, abrem-se as portas para um melhor desenvolvimento intelectual, social e emocional.


Aspecto cognitivo


A matemática para crianças tem importância essencial no desenvolvimento integral das capacidades e habilidades cognitivas. Na Educação Infantil, ela tem papel fundamental no aprimoramento do raciocínio lógico e da criatividade.


Explorar ideias relacionadas a padrões, formas, números e espaço é primordial para ampliar as capacidades perceptivas e motoras para o pleno desenvolvimento do seu filho.


Autonomia


A matemática para crianças trabalha algo com que elas viverão para sempre, inclusive fora da escola.


Ao abordar conceitos matemáticos desde cedo, seu filho aumenta a capacidade de resolver problemas, desenvolve o pensamento crítico, aprende a argumentar, questionar e tomar decisões. Em outras palavras, dá os primeiros passos para a construção da própria autonomia.


Raciocínio lógico


O desenvolvimento da matemática está intimamente relacionado ao aperfeiçoamento do raciocínio lógico.


Quando a criança é exposta a conceitos matemáticos simples, como identificar padrões, por exemplo, o cérebro aprende a perceber similaridades, diferenças e repetições.


Estes aprendizados vão bem além da matemática, e são mais usados do que você imagina. Eles estão presentes na maneira como seu filho define o grupo de afinidade ou como organiza as roupas no armário.


Resolução de problemas


Não tem jeito: desde muito pequenos até a vida adulta, lidamos com situações diárias que precisam ser resolvidas.


Elas podem ir das mais simples às mais complexas. Do melhor horário para pegar a estrada até o cálculo dos juros de um empréstimo para comprar uma casa.


Em todas elas, é necessário questionar, compreender a situação e utilizar as informações que temos para pensar em soluções.


Para resolver estas questões usamos habilidades socioemocionais, como a capacidade de argumentar e a inteligência emocional. E, claro, a matemática, com habilidades como o cálculo mental, por exemplo. 


Autoconfiança


Ensinar matemática para crianças desde pequenas é uma ferramenta poderosa para formar adultos mais autoconfiantes.


Com esta base sólida de conhecimentos, eles lidam melhor com as novidades e avanços da tecnologia, conseguem argumentar com mais assertividade e têm mais segurança para tomar decisões.


Como o Kumon ensina matemática para crianças?


O ensino de matemática no Kumon começa com um teste diagnóstico, para saber em que nível de conhecimento seu filho está. 


A determinação do ponto de partida é feita de acordo com a capacidade atual da criança, e a série escolar praticamente não é considerada. Assim, o aluno começa os estudos em um ponto em que consegue fazer os exercícios com facilidade. 


Ao ter esse desempenho logo na matéria que encontrava dificuldade, a confiança aumenta e a criança passa a sentir segurança, fica motivada e naturalmente aprende a gostar de estudar.


A partir daí, ela evolui no próprio ritmo, indo para a próxima etapa somente após dominar a anterior.


Dê o play e confira alguns benefícios do Kumon de Matemática para seu filho:




Método

 É possível tornar a matemática divertida para crianças


A inovação do método Kumon está no fato de não ensinar ao seu filho como resolver o material proposto. 


É isso mesmo, nosso material não ensina. Ele vai além disso. O curso de matemática para crianças do Kumon é estruturado para fazer com que o aluno chegue à solução dos exercícios sozinho, desenvolvendo, assim, sua concentração e autonomia.


Quando estuda no Kumon, seu filho desenvolve a capacidade de análise matemática, de relacionar conteúdos e de levantar hipóteses e soluções de modo lógico, formando, assim, a capacidade de raciocínio lógico, tão necessária na vida adulta.


Aproveite e faça o nosso Quiz sobre Matémática com seu filho gratuitamente e receba grátis uma avaliação, conhecendo um pouco mais sobre a metodologia de ensino do Curso de Matemática Kumon!


Material


Nosso material didático é colorido e lúdico, ideal para introduzir a criança no universo da matemática de forma natural e divertida. 


Os materiais foram elaborados para aumentar gradualmente o nível de complexidade, em pequenos passos, para que até mesmo os alunos da pré-escola possam avançar em seu próprio ritmo rumo ao cálculo diferencial e integral por meio da autoinstrução.

Acompanhamento


No Kumon seu filho aprende no próprio ritmo. O que não significa que ele aprenda sozinho.


Com a orientação individualizada do método Kumon é possível guiar a evolução da criança passo a passo, de forma leve e intuitiva.


O papel do orientador é acompanhar os alunos para que consigam desenvolver suas habilidades de forma independente. Isso se dá por meio da escolha das lições mais adequadas à capacidade atual de cada aluno e do olhar individualizado capaz de perceber seus pequenos avanços diários.


Sempre com um olhar próximo, o orientador sabe exatamente quais foram os progressos, dificuldades, êxitos e pontos de cada criança que merecem atenção. Isso serve para direcionar os estudos em casa e as próximas tarefas e lições realizadas na unidade.


Os orientadores garantem que seu filho experimente uma sensação de realização em seu estudo diário, desenvolvendo nele o gosto pelo conhecimento e a vontade de se desenvolver ainda mais.


Autonomia


É importante estimular o interesse pelos estudos desde cedo. No Kumon isso é feito dia a dia. A cada tarefa realizada, seu filho ganha consciência do próprio potencial.


Nos cálculos matemáticos, existem procedimentos e regras que devem ser seguidos. O método Kumon, ao apresentar inicialmente operações fáceis, permite que o aluno vá percebendo as regras e tenha segurança em aplicá-las.


Assim, mesmo quando a criança se depara com assuntos ainda não estudados, possui a autonomia e confiança necessárias para aplicar a capacidade de cálculos desenvolvida até então.


Visite a unidade mais próxima e matricule seu filho no Kumon!


Conclusão


Como você viu, a matemática para crianças é de fundamental importância para desenvolver o raciocínio, coordenação motora e inúmeras outras habilidades cognitivas que serão necessárias no futuro.


Começar este trabalho desde a Educação Infantil estimula o desenvolvimento destas competências, ao mesmo tempo em que mostra à criança que a matemática não é um bicho de sete cabeças, mas sim uma maneira de compreender o mundo ao seu redor.


Com esta visão, as crianças começam a construir uma base sólida de conceitos matemáticos por meio de brincadeiras e ações do dia a dia, aplicando seus conhecimentos em atividades como calcular distâncias para pular, compreender a diferença entre as coisas ou observar sequências.


Para ensinar matemática para crianças, podem ser utilizados inúmeros instrumentos, que vão desde jogos e canções até um curso integralmente dedicado ao estudo da disciplina.


Entre os cursos, o Kumon se destaca pelo método inovador, tradição, eficiência e desenvolvimento de habilidades para a vida toda.


Matricule seu filho no Kumon e acompanhe a evolução dele a cada lição, a ampliação da capacidade de raciocínio, a melhora na concentração e o desenvolvimento da capacidade de aprender por si. Você vai se surpreender!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.