Lifelong Learning: o que é e como pode impactar sua carreira?

03/02/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Uma das habilidades mais valorizadas ultimamente no mercado de trabalho é o lifelong learning. Se você está planejando seu futuro profissional e não sabe o que isso significa, pode estar abrindo mão de uma competência valiosa!


O termo da vez entre os especialistas em carreira pode ser traduzido como aprendizado ao longo da vida. O que isto quer dizer? Literalmente, que os profissionais precisam acompanhar o dinamismo dos tempos atuais e nunca deixar de adquirir novos conhecimentos.


Afinal, o mercado de trabalho e as novas tecnologias estão em constante transformação. E saber se adaptar a estas mudanças é uma das habilidades que serão mais valorizadas no futuro.


Neste texto, vamos explicar melhor qual é o conceito de lifelong learning e como adotar esta postura em seu dia a dia profissional.


Inglês, japonês, português, matemática… Veja como o  contribui para sua experiência de aprendizado ao longo da vida.


Leia mais:



O que é lifelong learning?


O lifelong learning é um conceito baseado em uma perspectiva muito simples: o aprendizado não termina com a conquista de um diploma.


Mesmo depois de sair da sala de aula, seja do Ensino Médio, faculdade ou pós-graduação, o aluno ou profissional precisa continuar aberto ao conhecimento.


Ou seja, independente da idade, é preciso estar atento às mudanças e evolução dos conhecimentos e sempre preparado para aprender algo novo.


Ter esta postura é mais importante que desenvolver uma ou outra habilidade específica, e algo essencial para quem deseja se manter atualizado.


Algumas empresas tratam o tema pelo nome de educação contínua ou desenvolvimento continuado. Ambas as expressões buscam retratar o mesmo foco: o desenvolvimento constante das pessoas.


Quais são as vantagens do lifelong learning?


Ao adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo, você adquire a capacidade de acompanhar ou mesmo antecipar as mudanças no mercado de trabalho e no mundo todo, em geral, cada vez mais dinâmico.


Além disso, o lifelong learning traz uma série de vantagens, conforme você pode ver a seguir.


Indivíduos sempre prontos para desafios


Diariamente vemos o desenvolvimento de novas tecnologias, tendências, comportamentos e transformações na sociedade. Ao se preparar para acompanhá-las, você se coloca em uma posição bastante relevante do ponto de vista profissional.


Afinal, quem possui a capacidade de compreender o contexto ao seu redor e navegar com segurança em meio a tantas mudanças e novos desafios consegue se destacar e alavancar sua trajetória corporativa.


Destaque no mercado de trabalho


Além de melhores salários, esta atitude também abre as portas para novas e maiores oportunidades de emprego, já que o mercado valoriza cada vez mais o profissional focado na educação continuada.


Portanto, quando falamos em lifelong learning, estamos falando de uma habilidade extremamente valorizada no ambiente corporativo.


Estímulo ao conhecimento


Quando você assume um compromisso com o seu próprio desenvolvimento ao longo do tempo, entendendo a importância de se manter atualizado e aprendendo novas habilidades (algo fundamental em um mundo cada vez mais dinâmico), assume também uma postura de estímulo ao conhecimento.


Este compromisso se reflete em uma palavra muito importante no meio corporativo: comprometimento. Ao se comprometer com o desenvolvimento de hard skills e soft skills, a educação continuada torna-se mais que um hábito, transformando-se em uma mentalidade a ser seguida.


Os quatro pilares do lifelong learning



Apesar de o conceito de desenvolvimento contínuo não ser novidade, foi só a partir de 2010 que ele começou a ganhar maior importância e ser mais difundido.


Esta mudança foi estimulada, em grande parte, pela publicação de um relatório da Unesco sobre educação para o século XXI e a criação da Lifelong Learning Council Queensland, uma organização focada justamente na educação continuada.


Além de difundir e representar o lifelong learning por todo o mundo. A LLCQ também incorporou um conceito que baseia o conceito em quatro pilares.


A seguir, veja quais são eles.


Aprender a conhecer


Aprender a conhecer significa mais do que a simples busca pelo conhecimento. Em um nível mais profundo, este pilar se relaciona com o prazer em aprender.


Para você entender melhor, pense na diferença entre aprender a conhecer e aprender um conteúdo. Enquanto o segundo trata apenas de absorver um conhecimento, o primeiro vai além da necessidade de saber algo.


Aprender a conhecer é manter acesa a chama da curiosidade, é ter prazer no processo de buscar respostas e mais conhecimento.


Aprender a fazer


Você sabia que a maior parte do que você aprende ocorre por meio da prática?


Essa metodologia, denominada 70:20:10, foi desenvolvida no início dos anos 90 por um grupo de professores americanos.


Segundo eles, 70% do aprendizado se dá por meio do fazer, enquanto 20% acontecem através da interação com outros indivíduos. Finalmente, apenas 10% do aprendizado vêm de cursos.


Ou seja, para você seguir aprendendo ao longo da vida, é necessário estar em movimento, envolvido e com a mão na massa naquilo que deseja evoluir.


Além de ser um dos pilares do lifelong learning, a aprendizagem prática estimula a interação, troca de ideias e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.


Aprender a conviver


Não é porque 70% do aprendizado vêm da experiência prática que os outros 30% devem ser negligenciados. Muito pelo contrário!


A parte de 20% que diz respeito à interação com outras pessoas é um dos pilares fundamentais que sustentam o lifelong learning.


Isso porque, neste caso, estamos falando de troca. E esta troca ocorre não só por meio do conhecimento, mas também da interação e das experiências de convivência.


Aprender a ser


O que é aprender a ser? Segundo os pilares do lifelong learning, isto está totalmente conectado ao desenvolvimento da autonomia (um assunto que a gente ama aqui no Kumon!).


Ou seja, você deve ser responsável pelo seu aprendizado, e agente ativo para que ele aconteça. Uma postura autônoma e autodidata tem tudo a ver com nunca parar de aprender.


Mas, para chegar lá, é necessário se conhecer e compreender como atingir o seu máximo potencial. É aí que entra a questão de aprender a ser.


Como adotar o lifelong learning?




Temos certeza que você já compreendeu como o lifelong learning é uma postura importante para quem deseja se manter relevante profissionalmente ao longo do tempo.


Porém, pode estar se perguntando o que deve fazer ou por onde deve começar para aplicar este conceito na prática em seu dia a dia profissional.


A seguir, trazemos algumas dicas e orientações que você pode colocar em prática a partir de hoje para manter sua carreira em constante movimento e evolução.


Conheça suas habilidades


Seu aprendizado deve estar conectado à sua carreira, mas também deve levar em consideração quem você é e quais são as suas habilidades.


Refletir sobre seus pontos fortes e pontos fracos é um ótimo ponto inicial para traçar um plano que coloque o aprendizado contínuo em sua vida até se tornar um hábito.


Afinal, não há como seguir em frente com esta mentalidade se o assunto a ser estudado não for do seu interesse.


Projete seus objetivos


“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. A frase dita pelo gato Cheshire à Alice em “Alice no País das Maravilhas” tem tudo a ver com o planejamento de metas e objetivos.


Por isso, pare e pense: para onde você quer ir? Talvez seu objetivo seja conquistar um cargo, trabalhar em outra área ou fazer uma transição de carreira. 


Ter uma noção clara de seus objetivos vai tornar a sua experiência de lifelong learning muito mais rica e consistente. 


Para isso, é fundamental fazer um bom planejamento. E isso significa se organizar financeiramente, separar um tempo diário para os estudos e traçar metas palpáveis para seu aprendizado.


Uma boa forma de determinar estas metas é usando a metodologia SMART. Isso quer dizer que suas metas devem ser:


  • S (specific/específica): metas específicas, objetivas e claras.

  • M (measurable/mensurável): você deve conseguir medir seu avanço.

  • A (attainable/atingível): trace uma meta realista e possível de alcançar.

  • R (relevant/relevante): alcançar seu objetivo traz benefícios concretos para você.

  • T (time based/temporal): determine um tempo limite.


Um exemplo de meta SMART: “chegar ao nível de inglês B2 em um ano e meio”.


Identifique seus pontos de melhoria


Talvez você possua todo o conhecimento técnico necessário para assumir uma nova posição de liderança em seu emprego, mas não tenha muita habilidade em lidar com equipes à distância.


Este é um bom exemplo de como é importante identificar os pontos de melhoria e se preparar de acordo com os desafios e metas que você traçar para a sua carreira. 


Faça uma lista de habilidades que você gostaria de aprender, mesmo que a longo prazo. Depois disso, é necessário criar o hábito de estudo, incluindo em sua rotina um momento para se dedicar a elas e cumprindo o que foi definido.


Outro ponto relevante é definir o que é mais importante ou merece prioridade. Vale a pena se perguntar:


  • O que seu emprego atual exige que você ainda não domina? 

  • Que competências são necessárias para conquistar o novo cargo ou emprego que você deseja?

  • Que capacidades serão mais valorizadas daqui para a frente?


Esteja atento às tendências


Há algumas décadas, o mercado evoluía em um ritmo menos acelerado e os profissionais deviam fazer apenas algumas atualizações, inclusive chamadas de “reciclagens”.


Hoje em dia, entretanto, as coisas são bem diferentes. O mercado se transforma em um ritmo acelerado, e novas tendências surgem a todo instante.


Estar atento a estas transformações é essencial para você traçar um plano de lifelong learning e compreender quais são as habilidades necessárias para entender cada momento e como tirar o melhor proveito dele.


A partir do momento em que você possuir uma mentalidade de desenvolvimento contínuo bem consolidada, perceberá que as tendências e novidades tecnológicas agem como gatilhos para o seu desenvolvimento, buscando acompanhá-las e explorá-las da melhor forma.


Seja flexível


Revise constantemente seus objetivos.


Saber se adaptar aos movimentos do ambiente ao seu redor é fundamental para cultivar uma mentalidade de aprendizado contínuo.


O mundo muda cada vez mais rápido, e flexibilidade é essencial para que você consiga se movimentar com agilidade em meio a tantas transformações.


Crie uma mentalidade de lifelong learning


Aqui no Kumon, nós gostamos bastante de reforçar a importância da criação de um hábito de estudo. Isso porque, a partir do momento em que algo se torna um hábito, fica muito mais fácil de ser incorporado à rotina.


Criar uma mentalidade de lifelong learning é o equivalente à criação do hábito de estudos. Quando você se compromete a seguir sempre aprendendo, com uma mentalidade aberta à aquisição de novas habilidades e conhecimentos, os resultados vêm.


E o melhor: de forma cumulativa e com foco no seu crescimento pessoal e profissional, tornando-se um estilo de vida que traz inúmeras vantagens e oportunidades.


No Kumon, o aluno desenvolve desde cedo esta habilidade



Quando a pessoa desenvolve o método autodidata, o aprendizado é contínuo. Isso significa que ela nunca deixa de aprender algo novo. E o autodidatismo é uma das principais características do Kumon.


Isso porque o método não se limita somente ao conteúdo das disciplinas. A forma como os estudos são conduzidos leva o aluno a ter responsabilidade e assiduidade, promovendo a autonomia necessária para conseguir estudar por conta própria.


Esta conduta com foco na responsabilidade permite desenvolver uma boa postura não só para os estudos, mas para todos os desafios que o aluno terá em sua vida. 


Você sabia que o Kumon é para todas as idades? Aproveite e comece a desenvolver hoje mesmo seu máximo potencial. Como um bom lifelong learner sabe, nunca é tarde para aprender!


Conclusão


Se você deseja se destacar profissionalmente e abrir as portas para as melhores oportunidades, manter uma mentalidade de lifelong learning é um caminho que você deve seguir, ficando sempre atento às possibilidades que ele oferece.


Mais que certificados ou diplomas de especialização, o mais importante é absorver em sua vida o conceito de aprendizado contínuo e a ideia de que o aprendizado nunca termina.


E se melhorar o português, dominar a matemática ou aprender um outro idioma está nos seus planos de desenvolvimento, acesse nossa página e veja como o Kumon pode ajudá-lo!


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.