Idade escolar: como saber quando matricular a criança na escola?

16/04/2025
Kumon Brasil
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Criança em idade escolar na sala de aula


Saber qual é a idade escolar mais adequada para cada etapa da educação infantil é uma dúvida comum entre mães e pais — e, muitas vezes, fonte de preocupação.


De um lado, há quem defenda que quanto mais cedo a criança for para a escola, melhor. De outro, algumas abordagens pedagógicas sugerem que o ingresso mais tardio pode ser mais saudável.


E no meio disso tudo, temos a legislação brasileira, que estabelece uma idade mínima obrigatória com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).


Parece confuso? Fica tranquilo(a). Neste artigo, vamos explicar direitinho com quantos anos a criança deve entrar na escola, por que respeitar isso é importante e como tomar a melhor decisão para sua família.


Ah, e se você está pensando em matricular seu filho no Kumon, temos uma boa notícia: não existe idade mínima para matrícula. Saiba tudo sobre o método Kumon aqui


Leia mais:



Afinal, existe idade para entrar na escola?


Sim, existe uma idade mínima definida por lei para o início da vida escolar. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), toda criança deve estar matriculada na escola a partir dos 4 anos, desde que complete essa idade até 31 de março do ano letivo. 


Já para o 1º ano do Ensino Fundamental, a exigência é ter 6 anos completos até essa mesma data.


Apesar de a lei indicar alguns parâmetros mínimos para garantir que toda criança tenha direito à educação, nada impede que seu filho seja matriculado antes dos 4 anos na escola. No Kumon, nós acreditamos que quanto mais cedo melhor!


E não há motivos para preocupação, como sobrecargas ou esforço excessivo: no Kumon o ritmo do aluno é que determina a velocidade em que ele irá aprender, de forma prazerosa, autodidata e natural. 


Quanto à escola, a melhor idade para começar vai depender bastante da situação particular de cada família.


Neste caso, o fato de haver uma rede de apoio, horário de trabalho dos pais, cultura familiar e outras questões pessoais são determinantes para entender qual é a idade escolar mais adequada para cada criança começar. 


O que é idade escolar e por que ela é importante?


A idade escolar é a faixa etária definida pela legislação brasileira para o ingresso das crianças na educação formal. Como vimos, de acordo com a legislação brasileira, a matrícula na Educação Básica é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. 


Esse critério é essencial, pois garante que as crianças sejam matriculadas na faixa etária correta, o que facilita o aprendizado em turmas adequadas ao seu desenvolvimento.


Além disso, essa medida contribui para que o aprendizado seja mais eficaz, promovendo o desenvolvimento emocional, social e cognitivo da criança ao longo das diferentes etapas educacionais.


O que diz a legislação sobre a idade escolar?


A legislação brasileira determina que a matrícula na educação básica é obrigatória a partir dos 4 anos de idade. Essa obrigatoriedade foi estabelecida pela Lei nº 12.796, sancionada em 4 de abril de 2013, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394, de 1996. 


Com essa mudança, a educação básica passou a ser obrigatória e gratuita dos 4 aos 17 anos, organizada da seguinte forma:


  • Educação Infantil (creche e pré-escola)

  • Ensino Fundamental

  • Ensino Médio


Antes dessa alteração, a matrícula era obrigatória apenas a partir dos 6 anos de idade, conforme o artigo 6º da LDB original. 


A mudança visou ampliar o acesso à educação desde as primeiras idades, reconhecendo a importância da educação infantil no desenvolvimento das crianças.


Qual é a idade escolar por etapa da educação no Brasil?

Criança em idade escolar estudando

É muito comum que, ao chegar a época de matrícula, pais e responsáveis fiquem em dúvida sobre a matrícula das crianças em diferentes momentos do ano. 


Se a criança completa 4 anos em fevereiro, julho ou só em dezembro, deve ser matriculada antes ou depois dessa data? Vamos explicar tudo direitinho a seguir.


Educação Infantil 


A Educação Infantil no Brasil é dividida em duas partes principais: creche e pré-escola. O Conselho Nacional de Educação (CNE) define o "corte etário" para cada fase, o que determina o limite de idade para a matrícula em cada turma. A divisão é a seguinte:


  • Creche (Berçário I): até 1 ano;

  • Creche (Berçário II): 1 a 2 anos;

  • Creche (Maternal I): 2 a 3 anos;

  • Creche (Maternal II): 3 a 4 anos;

  • Pré I: 4 anos completos até 31/03;

  • Pré II: 5 anos completos até 31/03.


Essa organização garante que a criança seja matriculada na fase mais adequada ao seu desenvolvimento. 


Então, por exemplo, se a criança completa 4 anos em abril, ela só poderá ser matriculada no próximo ano letivo, de acordo com o corte de 31 de março. 


No entanto, como já vimos, nada impede que a matrícula seja feita antes, caso os pais ou responsáveis desejem que a criança entre na escola em uma turma mais avançada.


Ainda na dúvida? Veja o infográfico abaixo!


Infográfico sobre a idade escolar

Ensino Fundamental


Após a Educação Infantil, a criança avança para o Ensino Fundamental, que começa com 6 anos completos até a data de corte (31 de março). A progressão para as séries do Ensino Fundamental é a seguinte:


  • 1º ano: 6 anos;

  • 2º ano: 7 anos;

  • 3º ano: 8 anos;

  • 4º ano: 9 anos;

  • 5º ano: 10 anos;

  • 6º ano: 11 anos;

  • 7º ano: 12 anos;

  • 8º ano: 13 anos;

  • 9º ano: 14 anos.


Ensino Médio


O Ensino Médio tem a seguinte divisão de idades:


  • 1º ano: 15 anos;

  • 2º ano: 16 anos;

  • 3º ano: 17 anos.


Por que é importante respeitar a idade escolar da criança?


Respeitar a idade escolar é fundamental para o desenvolvimento adequado da criança. Por lei, ela tem o direito de ser matriculada a partir dos 4 anos, e essa é uma obrigação dos pais ou cuidadores. 


Na Constituição Federal, a educação é um direito fundamental, essencial para o desenvolvimento de cada pessoa. 


Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) afirma que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.”


Respeitar a idade escolar também organiza o sistema educacional. Sem essa definição, muitas crianças poderiam ingressar no Ensino Fundamental antes de estarem preparadas emocional e cognitivamente. 


Outro ponto é que isso impacta a Educação Infantil, um período essencial para o desenvolvimento de competências sociais, motoras e cognitivas, que são fundamentais para o futuro escolar e pessoal da criança.


Como identificar se a criança está preparada para ser matriculada na escola?

Mãe arrumando a filha em idade escolar para ir na escola

Chegamos a um momento desafiador, tanto para a criança quanto para os pais. Muitas mães, por exemplo, enfrentam dificuldades em se adaptar à nova rotina, depois de tanto tempo dedicando atenção exclusiva ao bebê.


Embora a legislação determine que a matrícula na escola seja obrigatória a partir dos 4 anos, isso não significa que você precise esperar até essa idade para matricular seu filho. 


É possível iniciar a educação escolar já no primeiro ano de vida, caso a criança esteja pronta para isso.


O primeiro passo é avaliar as necessidades e comportamentos do seu filho, considerando a situação familiar específica.


Algumas perguntas que você deve se fazer neste momento são:


  • Algum familiar pode ficar com a criança o dia todo?

  • Em caso negativo, há alguém de confiança que possa fazer isso?

  • Essa pessoa segue suas orientações em relação à combinados, alimentação, higiene, horários e atividades?

  • Ela está preparada para lidar com situações de emergência?


Além disso, o que também pode ajudar nessa decisão é:


Avaliação profissional


Por mais que se trate de uma escolha da família, a avaliação de um profissional deve sempre ser levada em conta.


Consulte o pediatra que acompanha seu filho sobre as vantagens ou desvantagens de matricular seu filho antes ou depois na escola.


Estes são alguns questionamentos nos quais esse profissional pode ajudar:


  • A criança está sendo estimulada corretamente em casa?

  • O desenvolvimento de habilidades do seu filho está dentro do esperado para a idade?

  • Existem fatores de saúde, como a obesidade infantil, que demandam maior atividade por parte da criança?

  • Quais são as necessidades da faixa etária?

  • Ele tem tempo suficiente ao ar livre e de exposição ao sol?


Avaliação do desenvolvimento infantil


Cada família possui uma opinião e expectativa em relação à educação de seus filhos, o que influencia bastante a idade para o início escolar.


Algumas acreditam que a alfabetização deve começar o quanto antes. Outras, que a criança deve se concentrar em brincar e construir o próprio conhecimento.


Portanto, em relação ao desenvolvimento infantil, vale a pena se perguntar:


  • Quais são as oportunidades de socialização que seu filho tem em casa?

  • Qual é a expectativa da família em relação à aquisição da linguagem e desenvolvimento de outras habilidades por parte da criança?

  • Que importância sua família dá à autonomia e independência da criança?

  • Qual é a importância de uma rotina estruturada para seu filho?


Leia também sobre a educação socioemocional e saiba como ela pode ajudar as crianças a relacionarem-se bem com os outros e exercitarem a empatia.


E se meu filho não estiver na série correspondente à idade escolar?


Se o seu filho não está na série exata esperada para a idade dele, respire fundo. Nem sempre isso indica um problema. Pode ter havido uma antecipação, uma retenção ou mesmo uma mudança de escola com critérios diferentes de matrícula.


Cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento, e o mais importante é garantir que ela esteja aprendendo, feliz e acolhida naquele ambiente. Forçar uma adaptação só para “encaixar na idade” pode causar mais prejuízos do que benefícios.


Por isso, em caso de dúvida, converse com a escola. A coordenação pedagógica está ali para orientar e ajudar a encontrar o melhor caminho, sempre considerando o bem-estar e o desenvolvimento da criança em primeiro lugar.


Como acompanhar e apoiar o desenvolvimento escolar do meu filho?

Mãe arrumando a filho em idade escolar para ir na escola

Acompanhar o dia a dia escolar do seu filho é uma das formas mais valiosas de mostrar que você se importa. A presença e o envolvimento da família fazem toda a diferença no processo de aprendizagem, na autoestima e no bem-estar da criança.


Mesmo com a correria da rotina, é possível — e necessário — estar por perto, observar e participar. Veja algumas formas simples, mas poderosas, de apoiar esse desenvolvimento:


  • Participe das reuniões escolares sempre que possível.

  • Converse com os professores e tire dúvidas sobre o desempenho e comportamento do seu filho.

  • Observe sinais de avanço ou dificuldade, tanto nas tarefas quanto nas atitudes.

  • Estimule a autonomia de forma progressiva, respeitando o tempo da criança.

  • Crie uma rotina equilibrada com tempo para brincar, estudar e descansar.

  • Demonstre interesse genuíno pelo que a criança aprende e vive na escola.


Existe idade ideal para se matricular no Kumon?


No Kumon, não existe uma idade escolar mínima para matrícula. O nosso método é personalizado e se adapta à capacidade individual de cada aluno, independentemente da série ou faixa etária.


Nossa premissa é que cada criança é singular — com experiências, gostos e formas diferentes de aprender. Por isso, assimila os conteúdos de maneira particular.


Respeitar essas diferenças é fundamental para que ela possa evoluir com segurança e motivação.


Forçar temas ou desafios que não correspondem ao seu estágio de aprendizagem pode desmotivá-la e prejudicar seu desenvolvimento.


No Kumon, a criança inicia os estudos a partir do ponto ideal para ela — não pela série, nem pela idade, mas pela sua capacidade. E o resultado disso é que a criança desenvolve sua autonomia, autoconfiança e, claro, gosto pelos estudos


Quer ver como o método Kumon funciona na prática? Aperte o play e inspire-se com depoimentos cheio de aprendizado e carinho!



O Kumon está pronto para atender crianças de todas as idades. Descubra qual é a unidade mais próxima de você e agende uma visita!


Conclusão


Definir a melhor idade para seu filho começar a frequentar a escola é uma decisão importante, que deve considerar a realidade da sua família, a rotina da criança e os estímulos que ela recebe em casa.


Mesmo sendo uma decisão que compete à família, é importante lembrar que aos 4 anos de idade, independente de crenças e necessidades dos pais ou cuidadores, a criança deve estar matriculada na escola.


Esta idade escolar é definida por lei para garantir que toda criança tenha direito à educação.


A partir daí, existe uma seriação baseada na idade e nas competências esperadas para cada etapa.


Mas é essencial lembrar que cada criança aprende no seu ritmo. E é justamente nesse ponto que o Kumon se destaca: o método respeita a individualidade e promove o desenvolvimento de forma personalizada.


Aqui, não existe idade certa para começar. Existe o momento certo para cada família. E o Kumon está pronto para apoiar você em cada passo dessa jornada. Conte com a gente!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

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