Hábito de leitura: quais os benefícios de estimular essa prática?

30/01/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Com a popularização cada vez mais massiva de smartphones e acesso à internet, o hábito de leitura acabou sendo deixado de lado por muita gente.


E isso não diz respeito somente àqueles momentos em que o livro ajuda a passar o tempo, como uma fila de espera ou o trajeto para casa no metrô.


Mesmo os alunos, que antes costumavam fazer suas pesquisas escolares em livros e enciclopédias, hoje conseguem acessar as informações com mais interatividade, por meio de vídeos e imagens, por exemplo.


Apesar de haver muitas vantagens neste tipo de mudança, é preciso lembrar que a diminuição do hábito da leitura não é uma delas.


Afinal, ler é fundamental para o nosso desenvolvimento. A leitura melhora o vocabulário, o raciocínio, o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação, entre tantas outras habilidades.


Neste artigo, vamos explicar melhor como ter o hábito da leitura é importante (seja na infância ou na vida adulta) e dar algumas dicas para você criar ou retomar o hábito de ler.

Entenda como o método Kumon ajuda na formação do aluno para que se torne mais autoconfiante e seguro nos estudos. Visite uma de nossas unidades! 



Leia mais:



Qual a importância da leitura?


Em um primeiro momento, podemos dizer que a leitura é fundamental para o bom aprendizado da língua portuguesa, enriquecimento do vocabulário e ampliação do conhecimento como um todo.


Mas reduzir a leitura somente a isso seria uma grande injustiça. Afinal, o hábito de ler traz muito mais benefícios.


A leitura nos ensina habilidades socioemocionais importantes, como a empatia, ao nos depararmos com realidades diferentes da nossa e nos colocarmos no lugar dos personagens.


Por mais que muitas dessas histórias sejam fantasiosas ou não aconteçam no mundo real, elas permitem aprendizados e reflexões que dialogam com a realidade.


Ler ainda é uma excelente maneira de passar o tempo e se distrair das preocupações, tirando o foco dos problemas e estimulando a imaginação.


Também podemos completar esta lista de benefícios dizendo que todas estas vantagens proporcionadas pelo hábito de leitura ajudam a exercitar o pensamento crítico, tomada de decisão e resolução de problemas.


É verdade que a leitura estimula o cérebro?


Mesmo que não seja um músculo, o cérebro deve ser exercitado e estimulado para se desenvolver de forma saudável e aproveitando todo seu potencial.


Por ser uma atividade que envolve concentração, foco, imaginação, antecipação, aprendizagem e mentalização, a leitura funciona perfeitamente para este fim.


E os efeitos, assim como ocorre com o corpo de alguém que faz atividade física, têm validade tanto no presente quanto para o futuro.


O hábito de leitura pode ser um fator com grande participação na prevenção ou adiamento dos sintomas de demências, como o mal de Alzheimer.


Segundo Paulo Caramelli, neurologista e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, o hábito da leitura frequente ao longo dos anos aumenta a quantidade de conexões entre as células nervosas. 


Como a doença de Alzheimer afeta justamente estas conexões, chamadas de sinapses, o hábito de ler é cientificamente comprovado como um aliado contra esta doença.


Benefícios do hábito de leitura



Como você viu, o hábito de leitura traz muitos benefícios, que vão desde a possibilidade de entrar em contato com realidades diferentes até a prevenção do mal de Alzheimer.


E ainda tem muito mais. A seguir, vamos explicar com mais detalhes algumas vantagens do hábito de ler e mostrar por que ele é tão importante para o seu dia a dia e desenvolvimento pessoal.


Melhor vocabulário


Quando você cultiva o hábito da leitura, passa a ter contato constante com palavras novas, que ainda não conhece ou não costuma usar no seu cotidiano.


Ao melhorar o seu vocabulário, você adquire imediatamente uma maior capacidade de escrita, o que é útil na hora de escrever uma redação para o vestibular ou Enem, por exemplo.


Uma boa escrita, aliada a uma boa capacidade de comunicação, também é a chave para evoluir no ambiente profissional.


Mais criatividade


A criatividade baseia-se na combinação de conceitos, ideias e conhecimentos de maneira inédita, não importa se aplicada a um problema complexo ou puramente trivial.


Assim, faz sentido que alguém que tem mais conhecimentos e referências possua mais instrumentos para agir de forma criativa, não importa a atividade desempenhada.


E de onde vêm essas referências? Se você respondeu “dos livros”, acertou em cheio. Por mais que não seja a única fonte de cultura disponível, o hábito de leitura é uma excelente ferramenta para estimular a criatividade.


Desenvolvimento de pensamento crítico


Assim como acontece com a criatividade, o pensamento crítico também é desenvolvido a partir de referências e conhecimentos, que neste caso são chamados de argumentos.


Quem tem o hábito de ler está trabalhando a todo instante o poder de argumentação, por meio da absorção de novas referências e informações.


Além disso, a leitura favorece o crescimento intelectual como um todo. Por meio do desenvolvimento da empatia, colocando o leitor no lugar dos personagens, ela aumenta também as habilidades de compreensão, fundamentais para pensar de maneira crítica.


Melhor raciocínio


Nosso cérebro está em constante funcionamento, trabalhando ativamente durante o dia todo para lidar com os mais variados e cada vez mais presentes estímulos que recebe.


O raciocínio lógico assume um papel fundamental nestes processos, para os quais a concentração, memória e capacidade de organização das ideias são primordiais.


Além disso, o raciocínio possui uma ligação muito próxima com o poder de interpretação dos dados e informações.


Com o hábito de leitura, você consegue trabalhar todas estas habilidades enquanto se diverte, relaxa e passa o tempo. 


Dicas para criar hábito de leitura


Mesmo sabendo que o hábito de ler é um dos mais vantajosos e poderosos que alguém pode ter, existe uma enorme quantidade de pessoas que não lê.


Segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020 pelo Instituto Pró-Livro, em parceria com o Itaú Cultural, somente 52% dos brasileiros possuem o hábito da leitura.


Ou seja, se você está com dificuldades para incluir a leitura no seu dia a dia, ainda mais com uma concorrência tão acirrada quanto redes sociais e streamings de filmes e séries, fique tranquilo: você não está sozinho.


Porém, se você chegou até aqui é porque provavelmente tem interesse em mudar esta situação. A boa notícia é que esta mudança é completamente possível!


Com as dicas que vamos dar a seguir e força de vontade, temos certeza que você vai conseguir criar o hábito de leitura de uma vez por todas.


Leia temas que te interessam


Por onde começar? Autores clássicos, mais vendidos, indicações dos amigos… Não existe uma resposta correta para essa pergunta. Mas a nossa indicação é: comece por temas que você gosta e quer saber mais.


Em relação ao assunto, por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de música, que tal começar lendo a biografia de um artista ou banda de quem você é fã?


Se a escolha for pelo gênero literário, siga o mesmo caminho. Escolha algo que você gosta, como suspense, terror, investigação, aventura, romance ou fantasia.


O mais importante de tudo isso é que você consiga se identificar com o livro e tenha prazer em ler. Esta leveza é fundamental para criar o hábito de leitura.


Aproveite todos os momentos vagos para se dedicar a leitura


Você só vai conseguir criar o hábito da leitura quando esta atividade se tornar um costume na sua rotina, em vez de uma obrigação.


Para fazer isso, é muito interessante começar a inserir o livro em pequenos momentos vagos do dia, nos quais você provavelmente preencheria o tempo com outras coisas.


Sabe aquele tempo que você passa no ônibus enquanto vai para a casa dos seus pais ou para a aula? É uma ótima oportunidade para ler um pouco.


Defina metas alcançáveis


Se até hoje você teve dificuldades para criar o hábito de leitura, saiba que isso não vai acontecer de uma hora para a outra.


Tentar ir além dos seus limites ou de sua disponibilidade diária é um ótimo jeito de acabar com a sua motivação.


Por outro lado, definir metas que você consiga alcançar faz toda a diferença para manter você motivado e reforçar a criação de um hábito.


Comece determinando algumas metas diárias, como ler por 10 minutos ou ler 5 páginas. Não se preocupe com a quantidade, ao longo do tempo você poderá aumentar estes números.


Uma boa dica também é começar com um livro pequeno, de poucas páginas, ou mesmo um livro de contos. Assim, você tem mais chances de chegar ao final e se sentir mais motivado.


Use a tecnologia (se preferir)


Além de caros, livros físicos podem ser grandes e pesados. Se a ideia é ter sempre um livro por perto, estas características não ajudam em nada.


Neste caso, contar com a tecnologia é um ótimo jeito de contornar estas dificuldades. Atualmente existem inúmeros aplicativos para smartphones e sites que oferecem livros gratuitos para leitura.


Além de não custarem nada, eles possuem a vantagem de estar sempre no seu bolso. Assim, sempre que aparecer uma oportunidade, você está com seu livro por perto para fazer uma leitura rápida.


Leia com mais pessoas


A leitura não precisa ser uma atividade solitária. Há inúmeros clubes de leitura nas redes sociais focados justamente em compartilhar a experiência de ler o mesmo livro.


Cada um lê a obra individualmente, e então todos discutem e conversam sobre o tema em encontros virtuais ou presenciais.


Para manter tudo organizado, são definidas pequenas metas, como ler determinado capítulo em um espaço de tempo.


Este tipo de atividade tem potencial para ajudar muito a criar o hábito de leitura, já que traz um aspecto social e de conversa para a atividade.


Ajude sua imaginação pesquisando imagens


A imaginação tem um papel bastante ativo na leitura, construindo os rostos de personagens, vozes, cenários e mundos nos quais as histórias se passam.


Porém, você pode ajudar a imaginação transformando a leitura em uma experiência multimídia, usando todos os recursos que tem à sua disposição.


Se a história de determinado livro se passa no período do Brasil colonial, por exemplo, pesquise imagens e veja filmes e vídeos que se passam nesta época. 


Fazendo isso, você terá uma experiência de leitura ainda mais rica, completa e prazerosa.


Como estimular o hábito de leitura em crianças?



Da mesma maneira que acontece com os adultos, o hábito de leitura tem muita importância no desenvolvimento das crianças.


Ao começar a ler, a criança adquire vocabulário, assimila o som das palavras, desperta a imaginação e aproxima-se de outras culturas. Além disso, os livros estimulam a criatividade, curiosidade, consciência e autonomia dos pequenos.


Mas como estimular o hábito da leitura em crianças, principalmente em tempos em que elas nascem cercadas por tecnologias e estímulos constantes?


É aí que entram os pais e o ambiente de aprendizagem. Enquanto os primeiros devem ler com os filhos em casa, é papel do segundo auxiliar na formação de leitores.


No Kumon, por exemplo, o material didático dos alunos pré-escolares inclui livros de canções e flashcards (cartões de papel), voltados para trabalhar a alfabetização de modo lúdico. 


Para promover o hábito de leitura, o método disponibiliza a Biblioteca Recomendada do Kumon (BRK), uma lista de livros organizada de acordo com estágios de aprendizado. 


Assim, as crianças entram em contato com diferentes gêneros literários, descobrem suas preferências e alcançam gradativamente obras mais complexas.


Conclusão


Esperamos que, ao chegar aqui, você esteja empolgado e pronto para colocar em prática o que aprendeu. Desenvolver o hábito de leitura não é fácil e exige persistência, mas a recompensa vale a pena.


Como você está dando seus primeiros passos, pode ser que não acerte de primeira na escolha de um livro que gosta ou não consiga chegar ao final da história.


Não desanime e persista! Respeite seus limites, seu tempo e pense em se tornar, no longo prazo, alguém com o hábito de leitura.


Para mais sugestões, veja este artigo que fizemos sobre como gostar de ler. Ele traz ainda mais dicas para ajudar você a chegar lá. Boa sorte!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.