Curiosidades sobre o Japão: conheça 15 com o Kumon!

22/05/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Pode reparar: quanto mais curiosidades sobre o Japão alguém conhece, mais com vontade fica de visitar esse país incrível.


Siga lendo para descobrir alguns costumes dos japoneses que vão deixar você ainda mais animado para conhecer a terra do sol nascente.


Depois de aprender tudo sobre o Japão, vai ser difícil segurar o impulso de comprar uma passagem e voar direto para lá! E se isso ainda não é possível, que tal se preparar para o grande dia aprendendo a falar japonês?


Língua, costumes e cultura: se você quer aprender japonês de verdade, conheça o curso do Kumon. 


Leia mais:



Curiosidades sobre o Japão: 15 fatos sobre os costumes dos japoneses


Se você gosta de cultura oriental, já deve ter reparado que há muitas curiosidades sobre o Japão. Sejam antigos ou recentes, alguns costumes da cultura japonesa são muito peculiares. 


Confira 15 curiosidades sobre o Japão que fazem dele um país único em termos de ambiente cultural.


Geografia


Monte japonês.


O Japão é um arquipélago localizado no Oceano Pacífico, ao leste da Ásia. É formado por cerca de 6.800 ilhas, sendo que as quatro principais são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku. A maior delas é Honshu, onde se encontra a capital do país, Tóquio.


Devido à sua localização, o Japão é vulnerável a diversos fenômenos naturais, como terremotos, tsunamis e tufões. De fato, o país é considerado um dos mais sísmicos do mundo. 


Culinária japonesa


Imagem de um prato de comida japonesa.


A culinária japonesa vai muito além do sushi! Ela também é composta por massas, pratos com arroz, vegetais, carnes e frutos do mar (afinal, estamos falando de uma ilha).


Mais uma das curiosidades sobre o Japão: sua culinária tradicional, conhecida como Washoku, é uma das duas únicas gastronomias reconhecidas como Patrimônio Imaterial Cultural pela ONU.


O hábito dos japoneses de comer com “pauzinhos” ou “palitinhos”, como dizem no Brasil, é conhecido no mundo todo. O nome correto deste instrumento é hashi, e existem muitas regras de etiqueta em relação ao seu uso.


Saúde e segurança pública


Imagens de elementos naturais usados na medicina japonesa.


Com uma incidência de somente 3,7% entre os adultos, os japoneses possuem o menor nível de obesidade entre as nações.


A segurança pública é outro fator que se destaca. Atualmente, as chances de alguém morrer vítima de uma arma no Japão são as mesmas de um americano sofrer um acidente fatal ao ser atingido por um raio.


Estas curiosidades sobre o Japão, relacionadas à saúde e segurança, contribuem para as pessoas viverem por mais tempo, como veremos a seguir.


Expectativa de vida


Casal de idosos japoneses.


O Japão possui a maior expectativa de vida do mundo: quase 84 anos. É comum que as pessoas passem dos 100 anos. Em 2021, os centenários eram mais de 86 mil!


Ao chegar a esta idade, era comum as pessoas ganharem de presente do governo uma carta de felicitação e um prato banhado em prata, avaliado em 8 mil ienes.


Porém, com o número de aniversariantes soprando 100 velinhas chegando a 29 mil em 2014, foi preciso encontrar um reconhecimento mais barato. O gasto em presentes já estava acima de US$ 2,1 milhões!


Comportamento dos japoneses


Mulher japonesa sentada em posição solene.


O Japão é conhecido no mundo todo pelas atitudes respeitosas de sua população. Há inclusive uma variante formal da língua japonesa chamada keigo, utilizada para mostrar consideração e respeito pela pessoa com quem falamos.


Basta um passeio pelas ruas japonesas para entender como tudo isso fica evidente, ou uma breve observação de como os japoneses tratam respeitosamente as pessoas mais velhas.


Os costumes do Japão incluem respeitar filas, aguardar o sinal abrir para os pedestres (mesmo que não venha nenhum carro, ninguém atravessa no vermelho) e dar atenção às regras.


Higiene


Imagem de um transporte público japonês.


Outras curiosidades sobre o Japão conhecidas no mundo todo estão relacionadas à higiene. Por exemplo, retirar os sapatos antes de entrar em casa, seja na própria, na de outra pessoa ou mesmo em locais como bibliotecas e hospitais.


Também é importante mencionar o uso de máscaras, já que esta é mais uma entre as curiosidades sobre o Japão mais conhecidas por aqui.


Este hábito vem desde a época da gripe espanhola, uma pandemia ocorrida no início do século XX que matou mais de 390 mil japoneses.


Tecnologia


Mulher japonesa escolhendo seu pedido em uma máquina de vendas automática.


Há máquinas de venda automática em literalmente todos os lugares! São mais de 5 milhões de hanbaiki em todo o país. É praticamente impossível encontrar uma esquina em que não haja algumas delas.


As máquinas vendem bebidas, como cervejas, energéticos e refrigerantes (mais uma das incríveis curiosidades sobre o Japão: o país tem mais de 70 sabores de Fanta!). Mas não para por aí: também é possível comprar de verduras a bicicletas nelas!


No aspecto inovação, entretanto, nenhum destaca-se mais que o uso de privadas tecnológicas repletas de funções inovadoras. As tábuas possuem regulagem de temperatura, assim como o esguicho de água usado para a higiene, que também pode ter a pressão regulada por um painel.


Moda


Garota vestida com roupas japonesas.


Existem vários estilos, como o ganguro, que mistura pele bronzeada, maquiagem branca nos olhos e nos lábios, cabelos claros e muitos (muitos mesmo) acessórios chamativos, como cílios postiços e roupas brilhantes.


Outro que você talvez você conheça é o kigurumi, a tendência de usar pijamas de bichinhos fofos. Mas, ao contrário do Brasil, onde só as crianças usam, no Japão é comum ver homens e mulheres adultos com este look nas ruas.


Ainda há o cosplay, muito difundido por aqui, em que as pessoas usam máscaras e fantasias com o objetivo de imitar seus personagens preferidos dos videogames, mangás e animes.


Religiosidade


Mulher vestida com trajes tipicamente japoneses.


Existem duas religiões principais no país: o Xintoísmo e o Budismo. 


O Xintoísmo é uma religião nativa do Japão e é baseada na adoração de kami, ou deuses e espíritos da natureza. O Budismo, por outro lado, foi introduzido no Japão no século VI e é uma religião mais filosófica, que se concentra nos ensinamentos de Buda.


Apesar de serem religiões distintas, muitos japoneses praticam ambas e, algumas vezes, em ocasiões como nascimentos e casamentos, as duas religiões são combinadas.


Superstições japonesas


O Japão tem uma longa história de superstições, algumas das quais remontam aos tempos antigos. Aqui estão algumas das superstições mais populares no Japão:


  • O número quatro é considerado azarado, porque a palavra "quatro" em japonês soa semelhante a "morte". Por esse motivo, muitos prédios no Japão não têm o quarto andar ou o número quatro é simplesmente ignorado.

  • Os gatos são considerados um símbolo de boa sorte no Japão. O Maneki-neko, um gato que acena a pata, é um símbolo popular de sorte e prosperidade.

  • Se você tem uma toalha ou lenço vermelho, muitas pessoas acreditam que você terá boa sorte se colocar a toalha na sua cabeça antes de um teste ou exame importante.


Bebedouros e banheiros públicos


Imagem da placa de um banheiro japonês.


Depois de explorar 70 sabores de Fanta, uma infinidade de bebidas e aventuras inimagináveis nas hanbaiki, é um alívio saber que no Japão sempre tem um banheiro por perto.


Pois é, nada de passar aperto nas ruas. Além de banheiros públicos, também é fácil achar bebedouros pela cidade, caso você não queira acabar com todo seu dinheiro nas máquinas de venda automática.


Influência cultural


O Japão tem uma cultura rica e influente em todo o mundo. Muitas coisas que utilizamos no dia a dia, como a tecnologia dos celulares e videogames, vieram do Japão. Além disso, a cultura pop japonesa, como os animes e mangás, têm um grande número de fãs ao redor do mundo.


A arquitetura japonesa é outra grande influência cultural. Os templos budistas e xintoístas, por exemplo, têm um estilo único, com telhados curvos e estruturas de madeira em um formato tradicional. Esse estilo é conhecido como "arquitetura japonesa tradicional" e é muito admirado em todo o mundo.


Tsurus


Imagem de tsurus japoneses.


Você provavelmente conhece os famosos passarinhos japoneses de origami. Eles são chamados de tsurus, e representam o grou, uma ave sagrada para o povo. A mitologia diz que estas aves podem viver cerca de mil anos, e por isso são um símbolo de vitalidade e juventude.


Há a crença que, ao fazer mil origamis de tsurus, a pessoa tem seu desejo atendido. Isso é tão forte que mesmo nos hospitais, papéis de origami são oferecidos aos enfermos, amigos e parentes. Segundo a lenda, quanto mais tsurus forem dobrados, mais rápida a recuperação.


Eras históricas


Uma das eras mais importantes foi o período Edo, que durou de 1603 a 1868. Durante esse tempo, o Japão foi governado por um xogunato e se isolou do resto do mundo. No entanto, a cultura japonesa floresceu durante esse período, especialmente a arte e a literatura.


Outra era importante foi o período Meiji, que ocorreu de 1868 a 1912. Durante esse tempo, o Japão passou por uma grande modernização e se abriu para o mundo. Esse período foi marcado por um grande progresso tecnológico e industrial, além de mudanças significativas na política e na sociedade.


Artes marciais


O Japão é conhecido por suas artes marciais, que incluem karatê, judô, aikidô, kendo e muitas outras. Essas artes marciais têm uma longa história no Japão e são praticadas por pessoas de todas as idades e habilidades.


O judô, por exemplo, é um esporte olímpico e é muito popular em todo o mundo. Ele se originou no Japão no final do século XIX e é baseado em técnicas de lançamento e imobilização. O karatê, por outro lado, é uma arte marcial mais antiga, que se originou em Okinawa, uma ilha do sul do Japão.


Por que aprender e conhecer mais sobre o Japão?


Conhecer curiosidades sobre o Japão e aprender sobre o país é uma experiência enriquecedora que permite conhecer uma cultura rica em história, tradições e curiosidades. Além disso, o Japão é uma potência econômica e tecnológica, que tem influenciado o mundo em diversos aspectos.


Conhecer a cultura japonesa é importante também para aprimorar habilidades pessoais e profissionais. O conhecimento do idioma japonês, por exemplo, pode abrir portas para oportunidades de trabalho em empresas japonesas ou em negócios com esse país. 


Além disso, a cultura japonesa valoriza o respeito, a disciplina e o trabalho em equipe, características úteis em diversos contextos da vida pessoal e profissional.


Curiosidades sobre o Japão: aprenda japonês com quem é referência no assunto, aprenda com o Kumon! 


Os japoneses possuem uma cultura tão rica, diversificada e diferente da nossa que poderíamos escrever um livro inteiro só de curiosidades sobre o Japão.


No post de hoje, trouxemos algumas delas para você sentir um pouco como é mergulhar nos costumes e hábitos de um país repleto de coisas interessantes para descobrir.


No Kumon, nós entendemos bem como este tipo de imersão é importante para o aprendizado da língua. Por isso, o material aborda muitas curiosidades sobre o Japão e fatos interessantes sobre os costumes, tradições e cotidiano dos japoneses.


E se você deseja aprender a falar japonês mas acha que é muito difícil, não precisa se preocupar: o método Kumon conta com material didático desenvolvido especialmente para brasileiros.


Assim, mesmo quem nunca teve contato com o idioma consegue aprender, estudar e se aprimorar sem dificuldades.


Conclusão


As curiosidades sobre o Japão tornam sua cultura única e fascinante. A geografia e a religiosidade influenciam diretamente nas tradições e costumes japoneses, enquanto as superstições e as artes marciais fazem parte do dia a dia do povo.


Aprender japonês com o Kumon é uma excelente forma de desbravar tudo sobre o Japão e esse universo fascinante. Se você gostou e deseja saber mais sobre a cultura japonesa, venha aprender com a gente. E não deixe de compartilhar estas curiosidades com os seus amigos!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.