Como parar de procrastinar? Veja 5 dicas importantes

23/01/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

A procrastinação, ou seja, o famoso “deixar tudo para depois”, é uma grande inimiga da produtividade. 


Quando você precisa otimizar seu tempo e dar conta de uma série de atividades e compromissos, adiar as tarefas é um grande tiro no pé.


Mas como parar de procrastinar? Abordar este assunto simplesmente pela ótica objetiva não é tão simples assim. Um hábito deve ser construído ao longo do tempo até que esteja solidificado. 


Como deixar de procrastinar é, também, um hábito, isso deve ser trabalhado dia a dia. Para ajudar você a abordar esta situação com eficiência, neste artigo trazemos 5 dicas para não procrastinar.


Não deixe para depois e comece a ler agora mesmo. Quem sabe este não é o primeiro passo para você parar de adiar suas atividades?


Veja como o método Kumon trabalha a criação de um hábito de estudos, a organização e o foco nas atividades.


Leia mais:



O que é procrastinação?


Procrastinação é o ato de prolongar uma situação ou adiar a sua realização. Significa atrasar, prorrogar, postergar ou, em bom e simples português, deixar para depois.


Ela não deve ser confundida com a preguiça ou com a priorização de tarefas. Se você decide estudar antes uma matéria na qual tem dificuldade, para iniciar outra quando acabar, é algo positivo.


Agora, se você deixa a matéria que não gosta ou tem dificuldade sempre para depois das outras, isso é procrastinação.


Como a procrastinação atrapalha sua vida?


A procrastinação pode se tornar algo crônico, a partir do momento em que se insere nos vários momentos do cotidiano.


A produtividade se torna muito menor e abandonar tarefas transforma-se em algo corriqueiro. Quem não sabe como parar de procrastinar acaba percebendo impactos em todos os tipos de atividade.


Quando isso acontece, a procrastinação atrapalha a sua vida e atinge a saúde e o bem-estar. 


Profissionalmente, esta atitude impede que você alcance seus objetivos. Seu trabalho perde qualidade, as entregas atrasam e, em algum momento, tudo isso se reflete em atritos com equipes, lideranças e fornecedores.


No mundo acadêmico é a mesma coisa. Se você traçou planos como estudar para o Enem ou passar em determinado vestibular, a procrastinação deixa você cada vez mais longe de conquistá-los.


Procrastinar atrapalha as relações familiares e de amizade. Faz você perder eventos importantes, não se organizar para estar presente ou não estar disponível para as pessoas.


Tudo isso, claro, se reflete na saúde física e mental. Não saber como parar de procrastinar causa angústia e ansiedade constantes.


Com cada vez mais tarefas acumuladas e não cumpridas, instala-se a sensação de sobrecarga e estresse, que podem levar à depressão e baixa imunidade. 


Diante desta situação, você se sente desmotivado para realizar as tarefas que precisa, sem energia para seguir em frente, procrastinando ainda mais e entrando em um ciclo vicioso que atrapalha sua vida e sua saúde.


A procrastinação passa de pais para filhos?


A procrastinação não tem origem genética, por isso não podemos dizer que se trata de algo hereditário. Mas, como grande parte dos comportamentos, ela é passada de pais para filhos por meio do exemplo.


Por isso, se você tem este hábito e não sabe como parar de procrastinar, um bom começo é evitar passar este costume para a criança.

É normal que os filhos se espelhem nas atitudes dos pais e em vínculos afetivos para determinar a própria forma como agem. 


Porém, procrastinar desde a infância é algo que pode trazer consequências graves no futuro, inclusive para a saúde.


Crianças que procrastinam estão sujeitas a desenvolver problemas de ansiedade, dificuldade para manter o foco e a atenção, impulsividade e estresse.


Ou seja, procrastinar atrapalha o desenvolvimento de várias habilidades cognitivas e prejudica o desenvolvimento socioemocional.


Como vencer a procrastinação? Confira 5 dicas


Já está bem claro que a procrastinação é um hábito que você precisa abandonar o mais rápido possível (não deixe para depois!). 


Mas como parar de procrastinar? A seguir, você vai encontrar 5 dicas que você pode começar a colocar em prática agora.


E aí, que tal acabar de vez com esta bola de neve que só prejudica sua vida e sua saúde?


Siga uma rotina


Algo que você deve estar consciente desde o primeiro momento é que a procrastinação está muito ligada à organização. 


É evidente que existem outros motivos para procrastinar, como problemas psicológicos que fazem a pessoa não conseguir agir para realizar as tarefas, ou casos em que simplesmente a pessoa funciona melhor sob pressão e deixa tudo para a última hora.


Entretanto, aqui estamos falando de quem simplesmente não consegue se organizar. Se é o seu caso, talvez seguir uma rotina mais estruturada o ajude a entender como parar de procrastinar.


Acordar, arrumar a cama, tomar café da manhã, trocar de roupa… São todas atividades que, quando realizadas de forma rotineira, uma após a outra, comunicam para o seu cérebro que ele está indo bem na realização e cumprimento de afazeres.


Desta forma, você ganha organização e motivação para seguir realizando o que precisa ser feito durante o dia, em vez de deixar as pendências para um outro momento.


Crie uma lista para todas as tarefas que deve fazer


Saber como parar de procrastinar tem tudo a ver com organização. Muitas vezes, você deixa as tarefas para depois simplesmente por não ter uma noção clara de tudo que precisa ser feito.


Para ajudar, crie uma lista com todas as atividades que precisa realizar, organizadas em ordem de prioridade. Além de proporcionar uma visão clara do que precisa ser feito, a sensação de riscar uma tarefa da lista é muito motivacional.


Você pode fazer essa lista da forma que achar melhor: com post-its no local de estudos, em um caderno ou em um aplicativo de tarefas (existem várias opções gratuitas disponíveis).


O mais importante é que esta lista esteja sempre à mão e possa ser atualizada conforme você resolve cada pendência (ou novas aparecem).


Estipule metas e prazos para suas ações


A melhor maneira de evitar adiar um compromisso é ter um prazo definido para a realização. Mesmo que a tarefa não possua um limite ou meta, você pode atribuir como forma de se organizar.


Em relação às metas, vale o mesmo conselho que damos para quem quer criar o hábito de leitura: estabeleça objetivos alcançáveis e realistas.


Ou seja, não inclua em sua lista de afazeres prazos e objetivos impossíveis de realizar, como aprender matemática do zero em um mês ou ser fluente em inglês em duas semanas.


Parte da mecânica envolvida em como parar de procrastinar tem a ver com motivação. Portanto, se você estipula metas que não consegue cumprir, não só deixa de se motivar como também fica desmotivado, frustrado e, consequentemente, ainda mais procrastinador.


Comece a resolver suas tarefas pelos itens mais fáceis da lista


Nós já indicamos que um dos principais conselhos para parar de procrastinar é criar uma lista de afazeres que possa ser cumprida ao longo do dia. 


Um dos modos de organizar essa lista é por ordem de prioridade. Ou seja, primeiro o que é mais urgente e importante, depois o que é urgente, mas não é importante, depois o que é importante, mas não é urgente e, por fim, o que não é urgente nem importante.


Este tipo de matriz, que você pode inclusive usar para ordenar e organizar seus afazeres, se chama Matriz de Eisenhower.


O sistema foi criado pelo 34º presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower, e até hoje é usado como um meio para organizar as tarefas e orientar processos de tomada de decisão de líderes e organizações.


Mas esta não é a única maneira de criar a sua lista de afazeres. Outro método que você pode usar é elencar as atividades por facilidade. Ou seja, começar pelo mais fácil.


Sabe aquela pendência que depende somente de um telefonema, como marcar uma visita do encanador ou agendar um horário para cortar o cabelo?


É o tipo de tarefa que muitas vezes vai ficando para outro momento, mas pode ser resolvida em 5 minutos. Colocá-la como o primeiro item a ser resolvido no dia ajuda a cumpri-la e dá motivação para cumprir a próxima da lista.


Adote métodos de concentração e organização


Foco, concentração e organização são fundamentais para entender como parar de procrastinar. Afinal, é muito fácil se desviar de uma tarefa que precisa ser feita e se perder em posts de redes sociais, mensagens ou outras atividades mais prazerosas.


Focar nos estudos não é fácil, principalmente diante de tantas distrações: o celular que não para de apitar, o streaming com sua série preferida a um clique de distância, as músicas que você gosta de ouvir…


Para evitar tudo isso é primordial manter a organização e a concentração. Além de fazer uma lista de tarefas, como já ensinamos aqui no post, mantenha seu local de estudos ou trabalho limpo e organizado.


Tenha tudo que precisa para estudar à mão: lápis, borracha, canetas, papel, livros, apostilas, água, lanchinhos… Quanto menos você precisar parar o que está fazendo, maiores as chances de conseguir completar o que tem para fazer.


E como é sempre bom reforçar, notificações de redes sociais são vilãs terríveis para quem está aprendendo como parar de procrastinar. 


Um simples vibrar do telefone pode quebrar o seu raciocínio, tirar o foco da atividade e levá-lo totalmente para longe dos seus objetivos.


Faça um favor para você e coloque seu celular no modo avião, ou mesmo em outro cômodo, quando precisar estudar ou se concentrar em algo.


Por onde começar uma vida sem procrastinação?



Como parar de procrastinar é algo que tem uma relação íntima com a criação ou abandono de hábitos, pense em todas as pequenas situações diárias nas quais a procrastinação pode ser evitada.


O início do dia é uma boa oportunidade de começar a transformar a sua vida. Em vez de apertar o botão soneca do despertador, deixando pra depois a hora de acordar, simplesmente desative essa funcionalidade.


Quando aqueles 5 minutinhos de sono a mais se transformam em meia hora, você já começa o dia se sentindo culpado, e ainda arrisca perder ou chegar atrasado nos seus compromissos.


Outra dica muito legal é, após levantar-se (no horário e sem usar a função soneca), arrumar a cama. Este ato simples é um jeito de iniciar as atividades diárias completando uma tarefa, o que é bastante motivador para seguir em frente.


Aqui no Kumon, nós levamos esta questão do hábito muito a sério. Afinal, a procrastinação é uma grande inimiga dos estudos e da aprendizagem.


Criar o hábito de estudo é um dos objetivos do método Kumon. Por isso, o aluno é orientado a estudar todos os dias, durante meia hora, de preferência no mesmo horário.


Criar este compromisso faz com que a tarefa entre na rotina, como tomar banho ou escovar os dentes, e evita que ela seja deixada para outra hora.


Conclusão


Não conseguir ter sucesso nas tentativas de como parar de procrastinar é algo que pode trazer muitos prejuízos não só para o desenvolvimento acadêmico e profissional, mas também para a saúde e os relacionamentos.


Por este motivo, caso você se encontre nesta situação, é fundamental buscar meios de reverter este quadro o quanto antes. 


No caso de crianças e adolescentes, vale a pena manter um olhar atento para identificar quais são as causas da procrastinação. 


Muitas vezes, ela pode ser um indicativo de depressão, ansiedade ou TDAH. Nestes casos, conte sempre com a ajuda de um profissional.


Porém, se este não for o caso, esperamos que as 5 dicas para não procrastinar que trouxemos neste artigo ajudem você a acabar com este hábito de uma vez por todas.


Somente o fato de você ter chegado até aqui neste texto é uma grande evolução, e mostra que você pode sim conseguir. Missão cumprida!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.