Como estudar para vestibular e Enem? Confira 18 dicas

26/01/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Um dos períodos mais aguardados do ano pelos estudantes é o vestibular, ou seja, a prova usada no processo de seleção das universidades brasileiras. 


Esse é o momento em que você terá finalmente a oportunidade de ingressar no ensino superior. No entanto, sabemos que alcançar esse objetivo não é fácil. 


É aí que surge a pergunta: como estudar para vestibular?


São muitos conteúdos para estudar, o que leva muitos alunos a se sentirem perdidos ou acharem que não vão dar conta de todas as matérias.


Esse frio na barriga é normal, porém você não deve deixar ele se transformar em desmotivação ou desespero. 


Para ajudá-lo, neste artigo trazemos 18 dicas de como organizar as matérias para estudar para o vestibular, além de outros conselhos que você deve aplicar no dia a dia para alcançar os seus objetivos.

Leia mais:



Afinal, como começar a estudar para o vestibular do zero?


A preparação para estudar para o vestibular começa muito antes dele. Um aluno que chega no ano de vestibular com o hábito de estudo consolidado, uma boa interpretação de texto e facilidade com cálculo mental, por exemplo, já sai em vantagem.


Mas se você quer saber como estudar para Enem e vestibular do zero, considerando apenas o ano em que ele será realizado, a melhor forma de fazer isso é lendo o edital.


Esse é o documento que vai listar todo o conteúdo que será cobrado. A partir daí, será necessário criar um roteiro de estudos que contemple todos esses temas dentro do prazo disponível para estudar.


É possível estudar para o vestibular sozinho?


Sim, é totalmente possível entender como estudar para Enem e vestibular por conta própria.


Porém, essa não é uma tarefa nada simples, já que você será responsável por toda a organização do conteúdo e disciplina com suas metas.


Equilibrar os afazeres pessoais, da casa e, muitas vezes, de um emprego, com as horas necessárias de estudo exige foco, persistência e muita organização.


Como estudar para vestibular? 18 dicas para conseguir passar



Quando falamos em como estudar para vestibular, partimos da premissa de que é preciso se preparar com muita antecedência. 


Afinal, não é só o final do ensino médio que indica o momento certo para começar a estudar.


O vestibular significa, para muitos, a chance de conquistar um futuro profissional. Além da dedicação nos estudos, é necessário também muita disciplina e organização para manter-se focado nos objetivos. 


Para ajudar você a conquistar a tão sonhada vaga, o Kumon separou 18 dicas para quem deseja chegar lá. Confira!


1. Monte um cronograma de estudos diário


A prática diária de estudo é fundamental para aumentar o potencial da memória, concentração, raciocínio lógico e foco. 


Dessa forma, é interessante que você monte um roteiro de estudos, tendo em mãos as disciplinas que cairão no vestibular.


Determine um tempo diário para se dedicar aos estudos e exercícios práticos. Priorize as matérias que você considera mais difíceis, para que assim possa ter mais tempo para se aperfeiçoar e avançar nos conteúdos.


Para te ajudar, baixe agora mesmo o nosso planner e monte seu cronograma de estudos. 


2. Seja um autodidata


O autodidatismo proporciona flexibilidade ao estudar. Além disso, naturalmente o aluno autodidata começa a desenvolver pontos fortes em diferentes áreas. Quanto mais você estuda, mais confiante você se sente.


Por isso, não tenha medo de seguir novas linhas de pensamento ou explorar novos campos de interesse. Se despertar seu interesse, vá em frente. 


3. Diga não à procrastinação


Sabe aquela vontade de deixar para depois? Não faça isso. As tarefas vão se acumulando, até que chega a data limite para fazer tudo. 


Organização e planejamento são fundamentais. Dessa maneira, você sabe que precisa finalizar cada tarefa no seu tempo, sem procrastinar


4. Pratique a autocorreção


Quando o aluno é autodidata, consegue alcançar a independência nos estudos. Ou seja, consegue identificar os próprios erros e encontrar soluções diferentes para resolver as atividades.


Na hora de preparar a estratégia de como estudar para vestibular, a autocorreção é tão importante quanto a revisão. Após longas horas de estudo é comum que algum erro passe despercebido. 


Ao revisar suas atividades e praticar a autocorreção, você aumenta as possibilidades de conseguir tirar de letra os conteúdos de todas as matérias. 


5. Seja persistente


Por mais que as provas de vestibular tenham muita concorrência, nunca desista! 


Quanto mais você estudar, mais preparado ficará, conhecerá o estilo de cada prova e entenderá a dificuldade de cada uma. 


Essa é uma experiência adquirida que só acrescenta ao seu sucesso profissional e pessoal.


6. Tenha um bom método de estudo

O método de estudo impactará muito no desempenho de como estudar para Enem e vestibular. 


O método Kumon, por exemplo, é um método de estudo que ajuda o aluno a desenvolver várias habilidades e capacidades.


Por meio de um plano de estudo individualizado, o aluno consegue estudar sozinho, desenvolver a habilidade de autocorreção e avançar dos conteúdos mais fáceis aos mais complexos. 


Além disso, promove o autodidatismo, e o aluno terá total autonomia e independência para adquirir cada vez mais conhecimento.


7. Revise o conteúdo e se concentre nos pontos fracos


Antes de começar a estudar o próximo tema, por que não relembrar dos conteúdos vistos na semana? 


Dessa forma, você conseguirá absorver melhor o conhecimento e verificar se tem dificuldades com o assunto. 


Caso haja dúvidas, anote-as e separe um tempo para estudá-las.


8. Escolha um ambiente de estudo


Evite lugares barulhentos ou que possam atrapalhar a sua concentração. 


Prefira um ambiente tranquilo e confortável para você passar algumas horas concentrado.


Para evitar desviar o foco dos estudos, antes de começar procure ter à mão tudo o que vai precisar: lápis, canetas, papel, cadernos, anotações, apostilas, livros e outros materiais.


9. Refaça provas anteriores e realize simulados 


“Saiba onde está pisando!” — você já deve ter escutado esse ditado popular. 


É muito importante conhecer o estilo de prova e saber quais são os conteúdos mais solicitados. Para tanto, separe edições de vestibulares anteriores e treine as questões. 


Como estudar para vestibular é também questão de treino, aproveite para realizar simulados, pois muitos deles também recuperam exercícios já exigidos por importantes instituições. 


Essa atividade lhe proporcionará confiança, deixando você mais preparado para enfrentar este desafio.


10. Pratique redação


Esse é um dos itens mais solicitados e que garante maior pontuação. 


Procure os temas de redação que caíram nos vestibulares passados. Como se estivesse no dia da prova, desenvolva o texto em um determinado tempo, respeitando a quantidade de linhas exigidas pela maioria dos exames. 


Dessa forma, você aprenderá a gerenciar o tempo de prova e de redação. Lembre-se que argumentação e regras gramaticais são essenciais na redação.


11. Mantenha-se informado


Busque fontes alternativas para complementar os conteúdos estudados, como filmes, exposições, debates, revistas e jornais. 


É necessário saber os principais assuntos do ano, pois eles serão cobrados tanto na prova quanto na redação.


12. Reserve um momento para o descanso e lazer


Não exceda as horas de estudo! A pausa é essencial para relaxarmos, assim a mente processa o conhecimento obtido no dia. 


Separe momentos para estar com a família e amigos, e não se esqueça de cuidar da saúde. Alimente-se e durma bem, assim você evita estresse e queda no rendimento.


13. Tenha confiança


Nada de pensamento negativo por aqui! Você seguiu um plano de estudo, mostrou determinação, dedicação, disciplina e domina os principais conteúdos exigidos nos vestibulares. 


Então respire e confie no seu potencial!


14. Conheça o local da prova


Quer ficar mais tranquilo? Verifique o endereço da prova com antecedência. 


Relembre o número de questões exigidas no vestibular, organize quais matérias vai resolver primeiro e programe o tempo que vai demorar em cada questão. 


Separe os documentos e materiais para a realização do exame e, no dia, chegue cedo ao local.


15. Leia atentamente os editais


Entender como estudar para vestibular é algo que demanda uma boa dose de estratégia. E ela sempre começa com a leitura atenta do edital.


É por meio dele que você vai obter informações fundamentais para nortear os seus estudos, como a bibliografia de referência usada pela banca que elaborou a prova.


O mesmo acontece com os títulos relacionados às provas de literatura.


Ou seja, por meio do edital você consegue definir melhor o que deve estudar e direcionar seus esforços com mais eficiência.


16. Pesquise as particularidades de cada universidade


Ano após ano, os exames vestibulares são preparados pelas mesmas bancas. Assim, mesmo que os temas sejam diferentes, o formato das questões permanece.


Saber qual é a banca que vai criar as questões da sua prova deve fazer parte da sua estratégia de como estudar para vestibular.


Depois disso, busque exercícios e provas anteriores feitos por essa mesma banca. Esse é um excelente modo de se preparar!


17. Diversifique no formato dos conteúdos


Como estudar para vestibular é algo cansativo, diversificar o formato dos conteúdos é um bom jeito de tornar o momento de estudo mais leve.


Além disso, dependendo do seu estilo de aprendizagem, usar recursos visuais, sonoros e de experimentos práticos pode trazer ótimos resultados.


No YouTube, por exemplo, há uma infinidade de canais educativos, que vão de História a exercícios de raciocínio lógico.

Outra opção muito legal são os podcasts. Como é possível escutá-los em qualquer lugar, esse é um ótimo jeito de estudar no caminho para a escola, na academia ou mesmo durante o banho.


18. Cuide da sua saúde e qualidade de sono


Estudar em grande quantidade, mas sem qualidade, costuma ser uma péssima estratégia de como estudar para vestibular. 


Para lidar com a grande quantidade de conteúdos exigida, seu corpo e seu cérebro devem estar descansados e com boa saúde.


Se você fizer uma boa alimentação, praticar alguma atividade física e garantir boas horas de sono, isso, com certeza, se refletirá no seu desempenho.


Dúvidas comuns sobre estudar para o vestibular




Como se não bastassem as dúvidas em relação às matérias, o vestibular é um tema que acaba trazendo muitos questionamentos.


Confira abaixo as respostas para as principais dúvidas em relação a como estudar para vestibular.


Quando começar a estudar para o vestibular e Enem?


O ideal é que você comece a se preparar com antecedência. A partir do 2º ano você já pode focar parte dos seus estudos no vestibular e Enem.


Busque uma lista de assuntos que costumam ser cobrados e baixe da internet as provas de anos anteriores. Resolvê-las é uma ótima forma de começar a se acostumar com como estudar para vestibular.


Como organizar as matérias para estudar para o vestibular?


Verifique o edital e liste todos os conteúdos que serão cobrados, sem deixar nenhuma matéria de fora. Inclua também as obras que serão cobradas em literatura. Verifique quanto tempo você tem disponível até o dia do exame e organize um roteiro de estudos.


Como estudar para o vestibular e trabalhar ao mesmo tempo?


Se você quer saber como estudar para vestibular e trabalhar ao mesmo tempo, a grande dica é focar na organização e na otimização. 


É essencial saber quais são as suas prioridades e dedicar mais tempo a elas. Além disso, use o tempo com sabedoria. Ler ou ouvir um podcast no ônibus, por exemplo, é uma forma de ganhar tempo precioso.


Como se preparar para o vestibular de medicina?


Apesar de ser um vestibular concorrido, estudar para a prova de medicina é como estudar para vestibular de qualquer outro curso. Você precisará se organizar, focar e se dedicar bastante.


No caso de medicina, entretanto, pode fazer diferença reforçar seus estudos em matemática e ciências da natureza, já que algumas faculdades dão peso maior para essas matérias.


Além de prepará-lo em português, matemática e inglês, o método Kumon ajuda a criar o hábito de estudos, se organizar e manter a concentração. Ou seja, tudo o que você precisa para ter mais chances de passar no vestibular!


Conclusão


Saber como estudar para vestibular não é uma tarefa fácil, diante da enorme quantidade de conteúdos que deve ser vista ao longo de um ano.


Porém, há muito que você pode fazer para aumentar as suas chances de obter sucesso e conquistar a vaga com a qual você sonha.


Neste texto, trouxemos 18 dicas de como estudar cada matéria para o vestibular, além de outros conselhos para você colocar em prática hoje mesmo.


Não perca tempo e bora estudar! E sempre que precisar, conte com o Kumon.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.