Testes de proficiência em inglês: conheça os principais!

08/02/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Os testes de proficiência em inglês são muito importantes para qualquer pessoa que estuda o idioma, já que eles podem ser a chave para diversas oportunidades internacionais.


Porém, muitos alunos sentem-se perdidos em relação a qual teste fazer, diante do grande número de opções disponíveis atualmente.


Escolher o melhor teste de proficiência em inglês com certificado vai depender bastante de quais são os seus objetivos e quais países que falam inglês você tem em mente visitar.


Para conhecer melhor quais são os testes de proficiência mais populares e aceitos no mundo e entender as particularidades de cada um deles, continue lendo este artigo.


Até o final do texto, você estará pronto para escolher o que faz mais sentido para você neste momento.


Prepare-se bem para o seu exame. Matricule-se no curso de inglês do Kumon e aprenda no seu próprio ritmo.



Leia mais:



O que são os testes de proficiência em inglês? 


Os testes de proficiência em inglês são usados no mundo todo como forma de comprovar o nível de inglês de alguém. 


Por meio do seu resultado nesses testes, suas habilidades e conhecimentos na língua inglesa são atestados e reconhecidos por uma instituição.


Os exames avaliam as habilidades e capacidades do aluno de diversas maneiras, e cada um possui suas particularidades. 


Porém, no geral, eles costumam avaliar se o candidato consegue entender uma conversa, se expressar verbalmente e se fazer entender, ou ler e escrever em inglês com segurança.


Qual a importância de ter um teste de proficiência em inglês?


Você sabe exatamente o que significa a palavra proficiência?


Um de seus significados é “conhecimento pleno sobre um assunto”. Ou seja, ela indica um grau de competência e habilidade elevada sobre determinado tema.


Aplicando isso para a área de idiomas, em especial o inglês, que é o tema do nosso artigo, fica evidente que o teste de proficiência é uma forma de atestar que alguém é proficiente em um idioma.


Em muitas universidades, instituições de ensino e até mesmo empresas internacionais, o teste de proficiência é pré-requisito para ingressar nos cursos ou ser admitido no emprego.


Por mais que não sejam obrigatórios, eles comprovam que você é fluente em inglês e, principalmente, atestam que você possui condições de acompanhar sem problemas as aulas e conteúdos em outro idioma.


Crescimento profissional


Segundo o estudo Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil, realizado pelo British Council e pelo Instituto de Pesquisa Data Popular, somente 5,1% da população de 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento do idioma inglês.


Desses, apenas 16% declaram ter um nível avançado, ou seja, aquele que faz diferença em muitas carreiras atualmente.


Dependendo da profissão, essa diferença pode chegar a incríveis 61% de diferença no salário, no caso de cargos de coordenação, por exemplo. Foi o que mostrou uma pesquisa feita pela Catho.


Ou seja, dominar o inglês e possuir uma certificação que ateste seus conhecimentos é uma grande oportunidade para quem deseja crescer profissionalmente.


Carreira acadêmica


A certificação em inglês é fundamental caso esteja nos seus planos fazer uma graduação ou, principalmente, uma pós-graduação em uma universidade de outro país.


Para a carreira acadêmica, não possuir esse certificado ou ter uma nota abaixo da exigida pela instituição é um critério desclassificatório. O que significa que, se você quiser uma vaga ou mesmo uma bolsa de estudo, vai precisar mandar bem no seu teste de proficiência.


Isso acontece mesmo em universidades fora dos países que falam inglês, como Estados Unidos ou Inglaterra. Afinal, mesmo instituições em lugares da Ásia, por exemplo, querem saber se o aluno possui as habilidades necessárias para acompanhar as aulas em inglês.


Intercâmbios


Assim como acontece em cursos de nível superior, ter um bom nível de inglês é essencial para os alunos que querem ter uma experiência internacional de aprendizagem por meio de um dos tipos de intercâmbio.


Nessas situações, a certificação mais exigida costuma ser o TOEFL Junior, um dos testes de proficiência TOEFL voltados para jovens de 11 a 16 anos.


Imigração


Se morar definitivamente em outro país é algo que está nos seus planos, pode começar a se preparar para fazer testes de proficiência em inglês.


Isso porque vários países, como Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, exigem o certificado como condição para conceder o visto de imigração.


Portanto, se você tem vontade de mudar de país e tentar a vida em um desses lugares, precisará cumprir essa exigência obrigatoriamente.


Quais são os principais testes de proficiência em inglês?



Atualmente, os exames mais conhecidos e reconhecidos para fazer a sua certificação em inglês são o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System), TOEIC (Test of English for International Communication) e Cambridge. 


Independente de qual teste você vá escolher, saiba que para mandar bem em qualquer um deles você vai precisar ter um bom nível em inglês.


Portanto, se você ainda é iniciante, considere fazer uma boa preparação antes de encarar os testes de proficiência em inglês.


A seguir, veja quais são as principais características de cada exame.


TOEFL


O TOEFL é um dos testes de proficiência em inglês mais conhecidos e reconhecidos ao redor do mundo. O exame é também o mais requisitado por instituições de ensino dos Estados Unidos e do Canadá, sendo aceito por mais de 100 mil universidades.


Mesmo sendo um teste tão importante, você não precisa se apressar para realizá-lo. Ao longo do ano, há mais de 50 datas disponíveis para você fazer o exame.


E se você não for bem, pode tentar novamente. A única regra é que você não pode fazer isso nos 12 dias seguintes à data da prova.


Após conseguir sua certificação, a nota é válida por dois anos. Após esse período, você vai precisar realizar um novo teste.

TOEFL ITP


O TOEFL ITP (Institutional Testing Program) é um teste de proficiência que avalia três aspectos da sua habilidade com a língua inglesa: escuta, leitura e estrutura da língua.


As questões são todas de múltipla escolha e — o mais importante para diferenciá-lo de outros testes — não há exames da parte escrita ou de fala e pronúncia.


Tudo isso faz com que o TOEFL ITP seja um tipo de teste mais fácil. Normalmente ele é usado por escolas de idiomas como exame de conclusão dos níveis avançados.


Ainda assim, ele tem validade e pode ser pedido por universidades estrangeiras, principalmente para cursos de curta duração.


TOEFL Primary


O TOEFL possui uma série de subdivisões, com foco em diversos objetivos quando o assunto são os testes de proficiência em inglês.


Uma dessas séries é chamada de TOEFL YSS (Young Student Series), direcionada para uma faixa etária mais jovem.


O TOEFL Primary é a certificação aplicada para crianças de 8 a 11 anos. Por permitir uma avaliação muito precisa do aprendizado, esse teste é aplicado e aceito no mundo todo.


TOEFL Junior


O TOEFL Junior também faz parte da série TOEFL YSS, porém com foco em crianças de 11 a 16 anos. 


Assim como todos os exames TOEFL, ele fornece um panorama preciso do nível de inglês do aluno, certificando seus conhecimentos de modo aceito no mundo todo.


Além de ser um instrumento para avaliar a evolução e nível de aprendizagem da língua inglesa, o TOEFL Junior é a certificação de proficiência mais exigida por instituições de ensino de inúmeros países para os casos de intercâmbio.


TOEFL IBT


O TOEFL IBT é um exame mais robusto e que exige mais do candidato, já que nele são cobradas tanto a compreensão auditiva e leitura quanto a fala e escrita.


Apesar de não haver uma regra da ETS em relação a qual certificação tem maior ou menor aceitação, é notório que o TOEFL IBT é aceito por um número muito maior de instituições, principalmente para cursos de bacharelado e MBA.


Faz todo o sentido, já que nesses cursos o aluno precisará de um nível mais avançado de compreensão do idioma para poder se comunicar com colegas e professores, fazer leituras e pesquisas e produzir conhecimento.


IELTS


O IELTS é reconhecido em mais de 140 países e por mais de 10 mil organizações, entre empresas, universidades e instituições governamentais. No Brasil, a prova é realizada em diversas cidades e capitais por meio do British Council.


A nota do aluno é atribuída de 0 a 9, seguindo o CERF (Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas). 


O CERF é um padrão adotado internacionalmente por instituições de ensino, professores e editoras de livros acadêmicos.


Para ingressar em uma instituição internacional que aceita o IELTS, você provavelmente vai precisar de uma nota mínima no teste de proficiência em inglês para poder participar do processo seletivo.


Para você ter uma ideia, as instituições mais competitivas costumam utilizar a nota de 7,5 como padrão. Mas há outras instituições que trabalham com 5,5, por exemplo.


Como estamos falando de uma certificação, não há como ser aprovado ou reprovado. O teste apenas indica o nível de proficiência do aluno.


Dessa forma, ele pode ser refeito quantas vezes você quiser, conforme se sentir mais preparado e avançar em seus conhecimentos.


Exames de Cambridge (FCE, CAE e CPE)


O que é mais interessante nos exames de Cambridge é que eles não têm data de validade. Apesar de essa ser uma grande vantagem em termos de currículo profissional, saiba que os exames raramente são aceitos por universidades.


Os exames são o FCE (First Certificate in English), CPE (Certificate of Proficiency in English) e CAE (Cambridge Advanced Examination).


O FCE certifica que você tem as habilidades necessárias para se comunicar em inglês com confiança. Já o CPE é uma certificação mais avançada, comprovando que você domina o inglês no nível exigido por empresas e universidades. 


Finalmente, o CAE é a certificação de Cambridge que comprova que você tem domínio fluente do idioma, equivalente a de um falante nativo.


Se você não tem muita ideia de seu nível de inglês ou para qual certificação aplicar, a Cambridge English oferece um teste de proficiência em inglês gratuito online para você saber qual é o mais indicado.


TOEIC


Se o seu foco para conseguir uma certificação é investir na carreira profissional, saiba que o TOEIC (Test of English for International Communication) é a opção mais adequada.


Apesar de também ser elaborado pela ETS, a mesma instituição responsável pelo TOEFL, o objetivo do TOEIC é testar a sua proficiência em situações do dia a dia, mais parecidas com as existentes no mercado de trabalho.


O TOEIC é aceito no mundo todo em mais de 14 mil empresas e instituições governamentais, em cerca de 150 países.


Qual teste de proficiência escolher? 



Antes de mais nada, vale a pena saber que cada teste está ligado a um objetivo específico. 


Algumas universidades, principalmente as norte-americanas, exigem o TOEFL. Já na Europa e em outros países com cursos em inglês, é mais comum ser pedido o IELTS. Profissionalmente, muitas empresas trabalham com o TOEIC.


Por isso, é importante que você tenha em mente qual é o seu objetivo ao fazer um teste de proficiência em inglês.


Se você está fazendo para entrar em uma universidade no exterior, verifique qual é o teste exigido por ela e qual é a nota mínima exigida. 


Onde fazer o seu teste de proficiência em inglês?


No Brasil, os testes de proficiência são aplicados por entidades oficiais, como o British Council ou o ETS. Eles podem ser feitos nas principais capitais e cidades do Brasil, além de algumas cidades do interior.


No caso do TOEFL, por exemplo, administrado pelo ETS, você pode até mesmo realizar o exame pela internet em um centro aplicador autorizado pela instituição.


Já no caso do IELTS, você deve escolher a cidade e marcar o exame online. Ele pode ser feito em vários locais e, assim como o TOEFL, possui uma grande variedade de datas disponíveis durante o ano.


Os exames de Cambridge também podem ser feitos em todas as capitais, ao longo de 30 datas durante o ano. Como nos casos anteriores, a inscrição é feita pela internet.


Com o TOEIC ocorre uma situação parecida. Você pode se inscrever de forma online e escolher as principais capitais do país para a realização da prova.


Curso de inglês Kumon


O curso de inglês do Kumon é a melhor opção para quem quer começar a estudar inglês do zero ou simplesmente refinar suas habilidades e se preparar para um dos testes de proficiência em inglês. No Kumon, mais de 4 mil alunos fizeram o exame do TOEFL, sendo que 75% tiraram entre 800 e 900 pontos. 


No Kumon, você não precisa aguardar a formação de turmas ou esperar um novo semestre começar para fazer a sua matrícula. Você inicia seus estudos quando quiser e estuda no próprio ritmo, evoluindo conforme suas capacidades.


Por meio de um material didático especialmente desenvolvido para o método e áudios gravados por nativos, no Kumon você usará tanto a leitura e a escrita quanto a fala para explorar ao máximo seu potencial de aprendizagem e chegar a um alto nível de proficiência na língua inglesa.


Além disso, o método Kumon parte da premissa de que uma capacidade elevada de leitura e compreensão de textos é um requisito fundamental para quem deseja dominar a língua inglesa.


Afinal, essa é a chave para alcançar o sucesso em testes rigorosos e competitivos, como um vestibular, uma prova de proficiência ou uma entrevista em inglês.


Conclusão


Saber inglês é essencial nos dias de hoje, tanto para quem deseja ter mais oportunidades acadêmicas e profissionais quanto para quem quer explorar possibilidades fora do país.


Em todos os casos, os testes de proficiência em inglês são ferramentas importantes para certificar seu nível de habilidades e comprovar que você manda bem no idioma.


Se você já estiver pronto para encarar esse desafio, boa sorte! Mas, se ainda não estiver, conte com a ajuda do Kumon para evoluir e alcançar a fluência que você sempre sonhou.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.