I was ou I were: quais as diferenças e quando usar?

15/04/2024
Kumon Brasil
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Quando nos aventuramos no aprendizado de um novo idioma, é natural nos depararmos com desafios e dúvidas ao longo do caminho. Um desses desafios comuns para quem estuda inglês é compreender e dominar a estrutura dos verbos no passado, especialmente a diferença entre I was ou I were. Essa distinção, aparentemente sutil, pode gerar confusão para aqueles que estão começando sua jornada no idioma inglês.

Neste artigo, vamos explorar não apenas suas definições básicas, mas também examinar os contextos específicos em que cada forma é utilizada. Aprender a diferença entre essas duas formas verbais é essencial para construir frases gramaticalmente corretas em inglês e para expressar corretamente ações, estados ou condições passadas.

Ao longo deste texto, vamos desvendar os mistérios por trás de I was ou I were, fornecendo exemplos claros e práticos para ilustrar cada uso. Além disso, discutiremos os erros comuns que os aprendizes de inglês cometem ao utilizar essas formas verbais e como evitá-los.

Portanto, se você já se perguntou qual é a diferença entre I was ou I were e como usar cada uma corretamente, este artigo é para você. Prepare-se para desvendar os segredos da estrutura da língua inglesa e fortalecer suas habilidades linguísticas.

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I was ou I were: quais as diferenças?



Quando estamos aprendendo inglês, é normal nos depararmos com desafios relacionados ao uso dos verbos "was" e "were". Mas não se preocupe! Vamos esclarecer tudo isso para você.


I was

"I was" é a forma do verbo "to be" (ser ou estar) no passado simples, utilizada com pronomes pessoais como "I" (eu), "he" (ele), "she" (ela) e "it" (ele/ela - para objetos ou animais). Essa forma é usada quando nos referimos a algo que aconteceu no passado e que está relacionado à primeira pessoa do singular, ou seja, "eu".

Quando posso usar I was?


Você pode usar "I was" em várias situações, como:

  • Para descrever ações ou estados que aconteceram no passado:
Exemplo: I was at home yesterday. (Eu estava em casa ontem.)

  • Para falar sobre características ou estados passados de algo ou alguém:
Exemplo: She was happy when she received the news. (Ela estava feliz quando recebeu a notícia.)

  • Para expressar situações habituais no passado:
Exemplo: When I was younger, I used to play soccer every day. (Quando eu era mais jovem, costumava jogar futebol todos os dias.)

I were

"I were" é uma forma incorreta em inglês padrão, mas é usada na língua coloquial ou em contextos específicos, como em algumas músicas, para criar uma sensação de informalidade ou expressar situações hipotéticas.

Quando posso usar I were?


Embora "I were" não seja considerado correto na gramática padrão, ele pode ser encontrado em situações como:

  • Em frases condicionais do tipo 2 (segundo condicional), quando expressamos situações hipotéticas ou irreais no presente ou futuro:
Exemplo: If I were you, I would study harder. (Se eu fosse você, estudaria mais.)

  • Em expressões idiomáticas ou em linguagem poética, como em músicas:
Exemplo: "If I were a boy..." (Se eu fosse um garoto...)

I was ou I were: como usar e estruturas exemplificadas



Agora que entendemos as diferenças entre I was ou I were, vamos ver como usá-los em diferentes formas de frase.


1. Affirmative form (forma afirmativa)

Na forma afirmativa, usamos "I was" para a primeira pessoa do singular (eu) e "I were" em situações hipotéticas ou irreais.

Exemplos:

  • I was at the party last night. (Eu estava na festa ontem à noite.)
  • If I were taller, I would reach the top shelf easily. (Se eu fosse mais alto, alcançaria a prateleira superior facilmente.)


2. Negative form (forma negativa)

Na forma negativa, adicionamos "not" depois de "was" para negar uma ação ou estado no passado.

Exemplos:

  • I was not feeling well yesterday. (Eu não estava me sentindo bem ontem.)
  • If I were not so tired, I would go for a run. (Se eu não estivesse tão cansado, sairia para correr.)


3. Contracted form (forma contraída)

As formas contraídas são comuns na língua falada e escrita informal, onde "I was not" se contrai para "I wasn't" e "I were not" para "I weren't".

Exemplos:

  • I wasn't expecting to see you here. (Eu não estava esperando te ver aqui.)
  • If I weren't so busy, I would join you. (Se eu não estivesse tão ocupado, me juntaria a você.)


4. Interrogative form (forma interrogativa)

Na forma interrogativa, usamos o verbo "was" antes do sujeito para fazer perguntas sobre o passado.

Exemplos:

  • Was I late for the meeting? (Eu estava atrasado para a reunião?)
  • If I were to leave early, would you come with me? (Se eu saísse mais cedo, você viria comigo?)

5. Situações condicionais

As situações condicionais são um caso especial em que usamos "I were" para expressar situações hipotéticas ou irreais.

Exemplos:

  • If I were a millionaire, I would travel the world. (Se eu fosse milionário, viajaria pelo mundo.)
  • If he were here, he would help us. (Se ele estivesse aqui, nos ajudaria.)


Quais são os principais erros ao usar 

I was ou I were?


Ao aprender inglês, é comum cometer erros com I was ou I were. Aqui estão alguns dos principais erros a serem evitados:

  • Usar "I were" em frases afirmativas no lugar de "I was", o que não é gramaticalmente correto na língua padrão.
  • Esquecer de usar "I were" em situações hipotéticas ou irreais na forma condicional.
  • Confundir as formas contraídas, como "I wasn't" e "I weren't", especialmente na escrita.


Exemplos de exercícios com I was ou I were



Para praticar o uso correto de I was ou I were, aqui estão alguns exercícios simples:


1. Complete as frases com I was ou I were:

Yesterday, ___ at home all day.
If you ___ taller, you could reach the top shelf.
When ___ a child, I used to play in the park every day.



2. Transforme as frases afirmativas em negativas e vice-versa:

  1. Affirmative: She was happy last night.
  2. Affirmative: If I were rich, I would buy a big house.
  3. Affirmative: I was on time for the meeting.

Respostas:

  1. Negative: She wasn't happy last night.
  2. Negative: If I weren't rich, I wouldn't buy a big house.
  3. Negative: I wasn't late for the meeting.

Faça perguntas com base nas seguintes declarações:

  1. Statement: They were at the concert yesterday.
  2. Statement: If she were here, she would help us.
  3. Statement: I was tired after work.

Respostas:

  1. Question: Were they at the concert yesterday?
  2. Question: Would she help us if she were here?
  3. Question: Were you tired after work?


Como vencer o medo da estrutura da língua inglesa?



Aprender um novo idioma pode ser desafiador, especialmente quando se trata da estrutura da língua inglesa. Porém, com algumas estratégias eficazes, é possível superar o medo e se tornar mais confiante no uso do inglês.


1. Traga o idioma para o seu dia a dia

Uma maneira eficaz de superar o medo da estrutura da língua inglesa é integrá-la à sua rotina diária. Procure oportunidades para praticar o inglês sempre que possível, seja ouvindo músicas, assistindo filmes ou séries em inglês, lendo livros ou até mesmo conversando com amigos que também estão aprendendo o idioma. Quanto mais você se expuser ao inglês, mais confortável e familiarizado você se tornará com sua estrutura e uso.

Além disso, tente incorporar o inglês em suas atividades diárias, como fazer anotações em inglês, escrever diários ou até mesmo pensar em inglês enquanto realiza tarefas cotidianas. Quanto mais você praticar e utilizar o idioma, mais natural se tornará para você, e o medo da estrutura da língua inglesa gradualmente diminuirá.


2. Anote dúvidas

Quando você encontrar algo que não entende ou que seja desafiador em relação à estrutura da língua inglesa, não hesite em anotar suas dúvidas.

Manter um registro de suas perguntas e dificuldades pode ser extremamente útil, pois permite que você as reveja posteriormente e procure respostas. Além disso, ter suas dúvidas registradas pode ajudá-lo a se concentrar em áreas específicas que precisam de mais atenção em seu estudo do idioma.

Ao anotar suas dúvidas, tente ser específico e claro sobre o que você não entende, para que possa procurar ajuda de forma eficaz. Você pode consultar livros didáticos, recursos online, professores particulares ou até mesmo colegas de estudo para esclarecer suas dúvidas e fortalecer seu entendimento da estrutura da língua inglesa.


3. Conte com um suporte especializado

Contar com um suporte especializado é fundamental para superar o medo da estrutura da língua inglesa. Considere a possibilidade de se inscrever em um curso de inglês, participar de aulas particulares ou utilizar recursos de aprendizado online que ofereçam suporte personalizado e orientação especializada.

Professores qualificados e experientes podem fornecer feedback construtivo, esclarecer dúvidas e oferecer orientação individualizada para ajudá-lo a melhorar sua compreensão e domínio da estrutura da língua inglesa.

Além disso, eles podem oferecer exercícios práticos, materiais de estudo relevantes e técnicas de aprendizado eficazes que o ajudarão a progredir em seu estudo do idioma de forma significativa.

Ao contar com um suporte especializado, você se sentirá mais confiante em sua capacidade de entender e utilizar a estrutura da língua inglesa, o que ajudará a reduzir o medo e a ansiedade associados ao aprendizado do idioma.

Lembre-se de aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e buscar ajuda sempre que necessário, pois isso o ajudará a alcançar seus objetivos de aprendizado de inglês com sucesso.



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Conclusão


Dominar a estrutura da língua inglesa, incluindo o uso correto de I was ou I were, pode parecer desafiador no início, mas com prática e orientação adequada, você pode alcançar excelentes resultados.

Lembre-se sempre de praticar regularmente, tirar dúvidas quando surgirem e contar com o apoio de recursos de qualidade, como os oferecidos pelo Kumon.

Com determinação e perseverança, você estará no caminho certo para se tornar um falante de inglês confiante e competente.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

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