A importância de estudar nas férias e como ajudar na evolução do seu filho (a)

22/12/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

Você, como pai ou mãe, já pensou nos benefícios que o seu filho pode ter ao estudar nas férias? 


O processo de aprendizagem pode ser constante, mesmo. E isso, claro, não significa que os pequenos só precisem estudar, estudar e estudar nas férias. 


É fundamental saber equilibrar as tarefas e administrar bem o tempo. Dessa forma, é possível estudar — de forma prazerosa e produtiva —, além de brincar e se divertir. 


Quer saber como construir uma “agenda” dessas? Acompanhe a leitura deste conteúdo e aproveite as dicas do Kumon! 


Conheça os cursos do Kumon com metodologia que respeita

o ritmo dos alunos, incentiva a autonomia e desperta o prazer em estudar!


Estudar nas férias atrapalha a diversão?

Não, estudar nas férias não atrapalha a diversão, mas, lembrando: desde que o estudo seja feito com equilíbrio. Já, já nós vamos falar mais sobre isso. Continue por aqui! 

Qual a importância de estudar nas férias?

No geral, estudar é um hábito saudável que traz muitos benefícios. 


Além de ajudar o aluno a manter o ritmo de estudo, também prepara os estudantes para um retorno tranquilo para as aulas do próximo ano.


Com poucos minutos de estudo diário, já é possível manter o cérebro ativo sem atrapalhar a diversão. 


Se a criança ou o adolescente exercita o cérebro no período da manhã, por exemplo, em até 30 minutos, terá o dia todo para brincar e aproveitar.


De fato, vale a pena estudar um pouquinho nas férias para garantir muita tranquilidade no futuro. 


Aqui no Kumon, os alunos estudam todos os dias no período de féiras, com essa prática, a criança ganha muito mais do que conteúdo estudado. O hábito de aprender, todos os dias, gera valores inestimáveis para o futuro. Dentre eles:


  • Responsabilidade: para ter sucesso, é preciso pôr o dever antes da diversão. E como dissemos, apenas meia hora por dia já é o suficiente como tempo de estudo. 


  • Perseverança: desistir de fazer as lições é fácil, mas, ao persistir estudando um pouco por dia, o aluno aumenta a sua confiança e, no futuro, lutará por todos os seus objetivos sem preguiça;


  • Organização: ao administrar bem o tempo disponível para fazer cada atividade, incluindo o tempo para brincar e descansar, o aluno se organiza melhor nos estudos, na escola e na vida.

Por que a Kumon tem material de estudo nas férias?

No método Kumon, desejamos que nossos alunos sintam a alegria por meio dos estudos. E por que não levar essa mesma alegria para as férias?


Com os nossos materiais exclusivos, cada aluno pode aprender de modo gradual, sempre seguindo o seu próprio ritmo. 


É possível aprender desde conteúdos da fase pré-escolar até temas mais avançados. Oferecemos os cursos de: Português, Matemática, Inglês e Japonês. 


Vale reforçar também que, como o objetivo do método  é fazer com que o aluno estude de forma independente, ele acaba criando um senso de autonomia. 

Dicas para estudar nas férias

Mas, afinal, como ajudar o seu filho a estudar nas férias? Chegou a hora de falarmos sobre as dicas principais para isso. 


Confira quais são elas: 

Procure administrar o tempo do seu filho (a)

A primeira dica é saber administrar bem o tempo. 

Nós indicamos que o estudo seja feito na parte da manhã, assim, sobra todo o resto do dia para a criança ou o adolescente brincar e se divertir. 


Então, estabeleça um cronograma de estudos e explique para o seu filho como tudo funcionará. 

Escolha um ambiente tranquilo

Para estudar nas férias ou em qualquer outro período, é crucial ter um ambiente calmo. Defina um espaço para o seu filho (a) poder aprender. 


Esse cantinho pode ser o quarto, a sala, o escritório ou, até mesmo, a varanda ou a sacada de casa — desde que o ambiente tenha uma escrivaninha e cadeira confortável. 


Também é importante que o local tenha silêncio e esteja bem organizado. 

Não deixe que as lições acumulem

Outra dica importante é não deixar que as lições acumulem. Afinal, isso pode sobrecarregar a criança ou o adolescente, podendo até causar um certo estresse. 

Estimule o hábito de leitura

A leitura pode proporcionar diversos tipos de aprendizagem. 


Além de ajudar a melhorar os conhecimentos sobre gramática e interpretação de texto, é possível adquirir mais conhecimento do mundo.


Saber, por exemplo, sobre pontos turísticos do Brasil e do mundo, espécies de animais, diversidade de plantas, anatomia, aspectos sobre inteligência emocional etc. 


Basta escolher livros narrativos que abordem esses e outros temas. Depois, faça uma leitura em voz alta para o seu filho (a). Isso estimula muito a leitura. 


Mostre como é benéfico o contato com a língua estrangeira

Tem dúvidas sobre o que estudar nas horas vagas? Que tal aprender um novo idioma?


Como dissemos, o Kumon possui os cursos de Japonês e Inglês. 


O contato com as línguas estrangeiras amplia muito o conhecimento, seja para a criança ou o adolescente se sair melhor na escola, conseguir assistir a filmes, se comunicar com estrangeiros etc. 


Além disso, sabemos que quem sabe falar outras línguas tem chances de conseguir oportunidades melhores de trabalho no futuro. 

Estimule o desenvolvimento do seu filho em idade pré-escolar

O estudo precisa ser estimulado desde cedo, ou seja, ainda na fase pré-escolar. Para isso, claro, também é possível contar com o curso do Kumon voltado para os pré-escolares. Os pequenos já podem começar a estudar com nossos materiais e toda nossa didática. 

Tem como estudar de forma divertida?

Sim, com certeza, tem como estudar de forma divertida. O método Kumon, nas lições, aborda temas que são de interesse dos alunos, sejam crianças ou adolescentes. 


Com isso, fica muito fácil despertar o interesse dos estudantes e, consequentemente, tornar o aprendizado  mais divertido. 


Conheça os cursos do Kumon com metodologia que respeita 

o ritmo dos alunos, incentiva a autonomia e desperta o prazer em estudar!

Conclusão

No início, pode parecer difícil convencer a criança ou o adolescente da importância do estudo diário, mas ela compreenderá esse investimento no futuro. 


Tenha certeza de que, daqui a alguns anos, os filhos agradecerão o empenho dos pais por terem incentivado os estudos.


Saiba como criar o hábito de estudar e ajude seus filhos a se desenvolverem e separarem um tempo para o estudo mesmo nas férias! 

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, método, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.