Por que a coordenação motora é tão importante para a criança?

22/04/2021
Kumon Brasil
Compartilhe:

Você pode nem perceber, mas seu filho está utilizando vários artifícios para desenvolver a coordenação motora, naturalmente, desde que nasceu. 

Ela é estimulada quando as mãozinhas pegam objetos, nos primeiros passinhos, ao rastejar no tapete, pular, dançar… Tudo isso é desenvolvimento da coordenação motora.

Coordenação motora é a capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre o cérebro, músculos e articulações.

Esta é uma conclusão que parece muito básica, não é? E ela é mesmo. O que talvez você não saiba é que a coordenação motora é dividida em dois tipos: fina e ampla.

 

Coordenação motora ampla


É aquela que permite à criança correr, brincar, pular, ou realizar qualquer outra atividade relacionada ao impulso físico.

 

Coordenação motora fina

É a capacidade de usar de forma precisa os pequenos músculos, localizados principalmente nas mãos e nos pés, para movimentos delicados e específicos. É ela que permite manusear objetos e realizar atividades como recortar, costurar, desenhar, pintar e, claro, escrever.

 


A primeira etapa do processo de alfabetização

Pode-se dizer que estimular a coordenação motora fina é a primeira etapa do processo de alfabetização infantil Por meio dela, a criança desenvolve as habilidades motoras que serão necessárias no momento de escrever com o lápis.

Para alcançar este resultado, uma das melhores formas de trabalhar a coordenação motora fina é fazendo exercícios que envolvam os movimentos das mãos. É por isso que o Kumon conta com materiais específicos e exclusivos do método para trabalhar a coordenação motora fina das crianças, oferecido àquelas que ainda não sabem ler nem escrever.

 

Confira algumas dicas para obter o melhor dos exercícios

O objetivo dos materiais é fazer com que a criança se acostume com a escrita enquanto se diverte traçando linhas livremente. E para que ela possa desenvolver todo seu potencial e aproveitar melhor as atividades, sugerimos seguir algumas recomendações:

  •  Atenção para o tamanho do lápis. Se ele for muito longo, poderá tornar a escrita instável e difícil.
  • Ensinar a pegar corretamente no lápis desde cedo é muito importante. Assim, evitamos futuros problemas ergonômicos e de caligrafia. A criança que segura o lápis errado costuma se cansar mais ao resolver as tarefas.
  • Ajude a criança a exercer uma pressão adequada no lápis: normalmente ela segura com muita força ou sem firmeza.
  • Se necessário, auxilie a criança a posicionar o lápis no ponto inicial do traçado e parar no ponto final da linha. É importante desenvolver a habilidade de traçar dentro da trilha e parar por vontade própria.
  • Evite que a criança gire a folha para fazer o traçado. Ela pode usar uma mão para segurar a folha e a outra para segurar o lápis.
  • Torne o estudo um momento prazeroso.
  • Valorize as pequenas conquistas e elogie os progressos de seu filho!

No Kumon, estas habilidades também são desenvolvidas por meio de materiais lúdicos, com muitas cores, ilustrações, números e letras.

Então, o que você está esperando? Procure uma unidade do Kumon e comece a desenvolver a coordenação motora de seu filho desde cedo, em sua própria casa!


MATRÍCULAS ABERTAS! 


Tags: kumon, crianças, dicas

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.