Músicas japonesas: conheça as 10 melhores para treinar

28/08/2023
Kumon Brasil
Compartilhe:

Explorar novas culturas e línguas é uma das experiências mais gratificantes e enriquecedoras que alguém pode ter. No caso do japonês, uma língua tão fascinante e rica, existem diversas formas de tornar o aprendizado mais envolvente e cativante. 


Uma dessas abordagens interessantes é incorporar músicas japonesas ao processo de aprendizagem. As músicas têm o poder de nos conectar com as emoções, histórias e expressões culturais de um povo. 


Quando se trata de mergulhar no idioma japonês, a música é uma aliada poderosa para ampliar o vocabulário, melhorar a pronúncia, aprimorar a compreensão auditiva e tornar o aprendizado mais memorável e prazeroso.


Neste artigo, você vai ver como as músicas japonesas podem ser uma ferramenta poderosa no aprendizado do idioma. 


Prepare-se para embarcar nessa jornada musical, na qual as músicas em japonês fáceis de cantar se unem ao processo de aprendizagem para tornar o estudo do japonês uma verdadeira aventura cultural. Vamos começar essa viagem rumo à compreensão e apreciação da língua japonesa através das suas maravilhosas músicas!


Aprenda japonês com quem mais entende do assunto. Conheça o curso de japonês do Kumon!


Leia mais:



Por que pode ser interessante usar músicas japonesas no aprendizado do idioma?



A incorporação de músicas japonesas no processo de aprendizado traz uma série de benefícios significativos. Essa abordagem lúdica e envolvente oferece uma oportunidade única para você se conectar com a cultura japonesa enquanto aprimora suas habilidades linguísticas. 


A seguir, apresentaremos algumas razões pelas quais o uso de músicas japonesas é tão interessante no aprendizado do idioma.


Ampliação de vocabulário


Uma das principais vantagens de utilizar músicas japonesas no aprendizado é a ampliação do vocabulário. Através das letras das canções, somos apresentados a novas palavras e expressões, muitas vezes utilizadas de forma poética e criativa. 


Ao mergulhar nesse universo musical, você aprende palavras do cotidiano, assim como termos específicos relacionados a emoções, lugares e experiências únicas da cultura japonesa.


Imagine-se ouvindo uma música em japonês com uma letra emocionante que narra um belo romance. Com o auxílio de um dicionário ou uma rápida pesquisa, você pode descobrir o significado das palavras desconhecidas e assim enriquecer o seu repertório linguístico.


Melhora na pronúncia


Ao ouvir e cantar músicas japonesas, você tem a oportunidade de aprimorar a pronúncia. A entonação e a cadência das palavras são essenciais para a compreensão correta da mensagem. Com a prática constante, você poderá desenvolver a capacidade de reproduzir os sons de forma mais precisa e natural.


Além disso, cantar as músicas em japonês também auxilia na articulação das palavras, já que você trabalha com diferentes combinações de sons e fonemas. A pronúncia correta é fundamental para você se comunicar de forma clara e fluente no idioma, e a música é uma grande aliada nesse processo.


Aprimoramento da escuta e compreensão


Ouvir músicas japonesas também é uma excelente maneira de aprimorar a habilidade de escuta e compreensão auditiva. A princípio, você pode não entender todas as palavras da música, mas, aos poucos, treinará o seu ouvido para identificar os sons e padrões linguísticos utilizados.


A música é um recurso que permite o aprendizado gradual, pois você pode começar com canções mais simples e, conforme adquire confiança, avançar para músicas com vocabulário e estruturas mais complexas. 


Essa progressão gradual torna o aprendizado mais acessível e prazeroso, proporcionando uma sensação de conquista a cada etapa superada.


Melhora na memorização


Quem nunca ficou com uma música chiclete na cabeça? A musicalidade tem esse poder incrível de grudar na nossa mente. E podemos aproveitar essa característica para melhorar a memorização no aprendizado do japonês.


As repetições das palavras e frases nas músicas japonesas tornam mais fácil memorizar o vocabulário e as estruturas gramaticais. Quando você canta, a melodia e o ritmo ajudam a fixar o conteúdo de forma mais duradoura em nossa memória. É como se a música criasse "ganchos" que permitem lembrar das palavras e das expressões sempre que ouvimos a melodia.


Aprendizado divertido


Aprender japonês com músicas é uma abordagem divertida e descontraída. É uma oportunidade de se conectar com as curiosidades do Japão de maneira envolvente e empolgante. 


As músicas japonesas transmitem sentimentos, contam histórias e expressam a singularidade do povo japonês, tornando o aprendizado do idioma uma experiência emocionalmente rica.


Além disso, cantar músicas em japonês também é uma ótima forma de tornar o processo de aprendizado mais leve. Você pode aproveitar momentos de lazer para se dedicar a cantar suas canções favoritas, transformando o aprendizado em uma atividade prazerosa e prática.


10 melhores músicas japonesas para se familiarizar com o idioma



Agora que você já conhece os benefícios de aprender japonês com músicas, vamos apresentar uma seleção especial de músicas em japonês fáceis de cantar que o ajudarão a se familiarizar ainda mais com o idioma. Confira abaixo:


Donguri Korokoro


"Donguri Korokoro" é uma canção popular japonesa que encanta crianças e adultos. A música fala sobre uma bolota de carvalho que rola colina abaixo, enfrentando obstáculos pelo caminho. A simplicidade da letra e a melodia cativante tornam essa música uma das músicas em japonês fáceis de cantar, perfeita para iniciantes no idioma. 



Exile - New Horizon


"New Horizon" é uma música do grupo Exile, que combina elementos de pop e R&B. Com uma letra envolvente e uma melodia contagiante, essa canção é ótima para praticar a pronúncia e a entonação. 



Kampai


A música Kampai do cantor Nagabuchi Tsuyoshi, tornou-se um dos maiores hinos entre os brasileiros que vivem no Japão, especialmente por estar sempre presente em eventos e karaokês




YUI - Life


"Life" é uma música da cantora YUI, que ganhou destaque internacional por suas composições cativantes. A letra fala sobre a importância de seguir em frente, mesmo diante das adversidades. Essa música é uma ótima escolha para treinar a compreensão auditiva. 



Asian Kung-Fu Generation - Haruka Kanata


Outra música da banda Asian Kung-Fu Generation que merece destaque é "Haruka Kanata". Com uma melodia empolgante e uma letra cheia de significado, essa canção é uma excelente forma de se envolver ainda mais com a língua japonesa. 



Asterisk – Orange Range


"Asterisk" é uma música do grupo Orange Range, conhecido por sua energia contagiante. A letra, embora animada, apresenta uma linguagem acessível para estudantes do idioma japonês. 



Official HIGE DANdism - Cry Baby


"Cry Baby" é uma música da banda Official HIGE DANdism, que alcançou sucesso tanto no Japão quanto internacionalmente como tema do anime Tokyo Revengers. Com uma melodia suave e uma letra emocionante, essa canção é uma ótima escolha para aprimorar a compreensão auditiva. 



AKB48 - Blue Rose


O grupo AKB48 é famoso por suas músicas cativantes e coreografias elaboradas. "Blue Rose" é uma canção que permite praticar a escuta e aprender novas expressões em japonês. 



Ayumi Hamasaki - Heaven


Ayumi Hamasaki é uma das artistas mais populares do Japão, e "Heaven" é uma das suas músicas mais tocante. Com uma melodia envolvente e uma letra emocionante, essa canção é uma excelente escolha para mergulhar ainda mais no idioma japonês. 



Miki Matsubara - Stay With Me


"Stay With Me" é uma música da cantora Miki Matsubara. A melodia suave e a letra tocante tornam essa música perfeita para aprender novas palavras e expressões em japonês. 



Por que aprender japonês?


A língua japonesa é uma das mais fascinantes e ricas do mundo. Aprender japonês não é apenas dominar um idioma, mas também mergulhar em uma das mais importantes culturas asiáticas, uma cultura milenar e diversificada. 


O Japão é conhecido por suas tradições, tecnologia avançada, culinária única e inúmeras contribuições para a arte e a ciência. Compreender a língua japonesa nos permite ter acesso a um vasto conhecimento e uma visão mais profunda da cultura japonesa.


O japonês também é uma língua importante no cenário global. O Japão possui uma economia poderosa e desempenha um papel significativo em diversas áreas, como tecnologia, cinema, animação, música e literatura. Conhecer o idioma japonês pode abrir portas para oportunidades profissionais e acadêmicas tanto dentro quanto fora do país.


Aprenda japonês com quem é referência no idioma: venha com o Kumon!



Imagine aprender japonês de uma maneira envolvente e divertida, onde cada lição é uma oportunidade para aprimorar suas habilidades linguísticas. 


Com a abordagem única do Kumon, a jornada de aprendizado do japonês se torna uma experiência cultural enriquecedora e empolgante. 


O Kumon é conhecido mundialmente pelo seu método de ensino personalizado e gradativo, que permite aos alunos aprender em seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. Esse método é especialmente valioso ao aprender japonês, um idioma desafiador, mas encantador.


No Kumon, os alunos começam com lições básicas e gradualmente avançam para o estudo dos conteúdos complexos. A abordagem gradual e consistente do Kumon permite que os alunos construam uma base sólida no idioma, desenvolvendo confiança e habilidades linguísticas em cada etapa do aprendizado.


Aprender japonês no Kumon torna o processo mais divertido e motivador. Ao aprender o idioma com o Kumon, você se sentirá como se estivesse vivendo a experiência de um intercâmbio no Japão, mesmo estando em seu próprio país. 


Aprender japonês com o Kumon é muito mais do que adquirir um novo idioma; é uma jornada para se apaixonar pela cultura e tradições japonesas. Se você deseja vivenciar um aprendizado de japonês envolvente, eficaz e culturalmente imersivo, venha conhecer o curso de japonês do Kumon. Com uma metodologia de ensino reconhecida internacionalmente, o Kumon está pronto para acompanhá-lo nessa jornada de descobertas e crescimento pessoal. 


Deixe a música conduzir o seu aprendizado e venha conosco para uma aventura inesquecível na língua e cultura japonesa. Estamos ansiosos para recebê-lo no maravilhoso mundo do Kumon!


Conclusão


As músicas japonesas são uma verdadeira ponte para o aprendizado do idioma, proporcionando benefícios como ampliação do vocabulário, melhora na pronúncia, aprimoramento da compreensão auditiva, melhora na memorização e, acima de tudo, uma forma divertida e envolvente de aprender japonês. 


Neste artigo, destacamos algumas das melhores músicas para se familiarizar com o idioma, mas a lista é vasta e diversificada, permitindo que você explore ainda mais esse universo musical.


Lembre-se de que o aprendizado de um novo idioma requer dedicação e prática contínua, e as músicas japonesas podem ser grandes aliadas nesse processo. Então, não perca tempo, coloque seus fones de ouvido, dê o play na sua canção preferida e comece a aproveitar todos os benefícios que a música pode trazer para o seu aprendizado do japonês.


E não se esqueça, o curso de japonês do Kumon está aqui para ajudá-lo nessa jornada. Venha fazer parte

dessa experiência única e se apaixonar ainda mais pelo mundo da língua japonesa. Afinal, aprender

japonês pode ser muito mais do que uma meta, pode ser uma verdadeira aventura cultural! 


E não se esqueça, o curso de japonês do Kumon está aqui para ajudá-lo nessa jornada. Venha fazer parte dessa experiência única e se apaixonar ainda mais pelo mundo da língua japonesa. Afinal, aprender japonês pode ser muito mais do que uma meta, pode ser uma verdadeira aventura cultural!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.