Como escrever em inglês: 4 dicas práticas para escrever bem!

17/01/2022
Compartilhe:

Aprender como escrever em inglês exige dedicação diária e muita prática.


Um e-mail de trabalho, um comentário no Youtube, uma redação em um processo seletivo importante… Quantas vezes você precisou escrever algo em inglês e simplesmente travou?


Saiba que você não está sozinho. Esta é uma etapa indispensável na sua jornada de aprendizado de outra língua, e também uma das mais desafiadoras. 


Mas os benefícios de dedicar atenção a ela compensam: exercitar a escrita em outro idioma ajuda a ampliar seu vocabulário, além de melhorar a gramática e a ortografia.


No post de hoje, vamos falar sobre como escrever em inglês. E já adiantamos: o segredo é praticar todos os dias, de diferentes formas. 


Manter este hábito é uma ferramenta poderosa para a evolução dos seus estudos e o desenvolvimento da sua carreira. 


Veja o caso de Leonardo Lupiano, aluno concluinte do Kumon, que, em apenas um ano, conseguiu aprender inglês rápido e conquistou a tão sonhada oportunidade de estudar nos Estados Unidos. 


E ele não parou por aí. Leonardo foi eleito estudante do ano, e primeiro aluno internacional da história de sua universidade a ser nomeado como orador da turma. 


Assim, pode discursar para mais de 5 mil pessoas e recebeu uma carta de congratulações do embaixador do Brasil nos EUA.


Recentemente, ele ganhou um prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) por seu trabalho na área jurídica. E tudo isso começou com o desejo de aprender outra língua.


Se você quiser fazer como o Leonardo e aprender inglês a partir do básico, no seu próprio ritmo e sem esperar a abertura de turmas, conheça o curso de inglês do Kumon.


Leia também:


Ficou inspirado? Então vamos lá. Confira estas técnicas que vão ajudar você a começar a escrever em inglês corretamente e se destacar no mercado.


1. Pratique


Segundo uma pesquisa do British Council, apenas 9% de quem já fez ou está fazendo curso de inglês costuma escrever diariamente, enquanto 30% nunca utilizam a escrita. Ou seja: praticar todos os dias é um grande diferencial.


Para esta tarefa se tornar parte do seu cotidiano, escolha um lugar tranquilo e um horário em que se sinta disposto, e tente sempre manter esta rotina (confira estas 10 dicas para criar o hábito de estudar e potencializar o aprendizado).


A seguir, você encontra algumas ideias para começar hoje mesmo!

Reescreva textos


Busque textos em inglês de assuntos que você gosta. Você pode copiá-los ou reescrevê-los, acrescentando detalhes ou procurando usar sinônimos. 


Preste atenção em como as palavras são escritas e a gramática é utilizada. Você pode fazer isso à mão, em um arquivo de texto ou experimentar novas ferramentas, como o DeepL


Considerado um dos maiores tradutores da atualidade, nele você escreve o texto em uma janela e a tradução é feita ao mesmo tempo em outra. 


Este processo pode ajudar bastante a compreender o contexto, perceber a estrutura das frases e entender como escrever em inglês. 

Use jogos

Hora de usar a criatividade! A cada dia, crie um novo tema para exercitar a escrita. Aqui vão alguns exemplos para você começar: 


  • Faça uma lista com 10 planos para o futuro.

  • Escreva a bio que você usaria no Instagram caso fosse um influencer famoso.

  • Crie um tweet sobre a última partida do seu time.

  • Faça a lista de compras do supermercado em inglês. 


Esta é uma ótima maneira de descobrir como escrever em inglês usando novas palavras e ampliar seu vocabulário. 

Escreva sobre temas aleatórios


Que tal criar uma espécie de diário? Você pode fazer isso em um caderno ou em um blog. 


Todos os dias, escreva sobre qualquer assunto: a nova série que está assistindo, um game que está jogando, o restaurante em que almoçou, uma história engraçada do passado ou o que diria em uma entrevista de emprego. 


Quando terminar de escrever seu texto, revise-o em busca de erros. Para isso, você pode contar com a ajuda de aplicativos como o Linguee ou Google Tradutor, ou mesmo com uma pessoa mais experiente. 


Depois de revisar, reescreva o texto com as correções necessárias.


2. Estude


Jovem estudando em um café. No curso de inglês do Kumon, você aprende como escrever em inglês no seu próprio ritmo.


Pode parecer óbvio, mas seus conhecimentos sobre como escrever em inglês só vão evoluir se você seguir estudando. 


Isto significa compreender o significado das palavras, expressões ou textos em inglês, praticar a pronúncia por meio da leitura em voz alta do conteúdo e resolver exercícios escritos. Ao estudar desta forma, você internaliza a estrutura própria do idioma.


No Kumon, este processo é muito claro, já que o aluno só passa para o próximo nível após dominar o anterior. 


Para isso, não é necessário empreender grandes jornadas. Feito para alunos de todas as idades, o método permite estudar no seu próprio ritmo: meia hora por dia é suficiente para você se desenvolver e se destacar profissionalmente!


Gramática


Bons escritores normalmente são bons leitores. Por isso, no Kumon, a metodologia é baseada na leitura como forma de aprendizado da gramática, e não o contrário. 


Comece com livros para iniciantes e evolua aos poucos, conforme se sentir confiante. 


Você pode usar a biblioteca da sua cidade ou buscar livros e revistas em inglês, em formato digital. 


Existem inúmeros sites que oferecem milhares de obras gratuitas, como o Get Free Ebooks, Bookstacks e Project Gutenberg.


Vocabulário


Quando ler em inglês, preste bastante atenção nas palavras que ainda não conhece e busque seu significado em um dicionário confiável. Depois, escreva a palavra e a definição em um “caderno de palavras”, que pode ser tanto físico como um arquivo digital.


Sempre que escrever uma nova palavra em seu caderno, procure anotar um sinônimo e um antônimo. Isto vai ajudar a ampliar seu vocabulário, evitando termos repetidos e tornando seu texto mais rico e variado. Uma ótima ferramenta para este tipo de pesquisa é o Thesaurus.


Tenha ajuda de um professor


A internet está repleta de aplicativos e conteúdos para quem deseja aprender inglês por conta própria. Porém, esta pode ser uma experiência bastante frustrante, já que não conta com nenhuma metodologia ou auxílio de alguém mais experiente para conduzir e esclarecer dúvidas.


No Kumon, não temos professores, mas orientadores. Eles desempenham um papel diferente do docente, pois não explicam o assunto detalhadamente. 


Ao contrário, analisam como os alunos resolvem as atividades, orientando e fazendo questionamentos para guiar o raciocínio.


A inovação do método Kumon está no desenvolvimento da capacidade cognitiva: raciocínio, concentração e autonomia.


Trabalhamos todos os passos para que o aluno seja capaz de solucionar os materiais de forma cada vez mais natural e independente.


Para entender como este método ajuda o aluno a trabalhar as próprias capacidades e desenvolver uma postura autodidata.


3. Aprofunde


Existem diversos tipos de redação: dissertativa, narrativa, descritiva, técnica, formal ou informal, entre tantas outras. Cada uma tem suas particularidades, e permite que você se aprofunde ainda mais em seus estudos.


Afinal, escrever um passo a passo de como utilizar um modem, por exemplo, exige vocabulário e técnicas de escrita bem diferentes de um e-mail para um amigo, por exemplo.


Ao treinar tipos distintos de situações em que escrever em inglês é necessário, você amplia suas habilidades, descobre novos questionamentos e consegue melhorar ainda mais seu aprendizado.


Entenda as normas formais e informais


Em qualquer língua, há situações em que é mais adequado usar um ou outro tipo de linguagem. Uma entrevista de emprego não é a melhor oportunidade para mostrar seu repertório de gírias em inglês, não é mesmo? 


Da mesma forma, fica bem estranho conversar com os amigos no happy hour como se estivesse em uma reunião de negócios (falando nisso, não deixe de ver este post com 15 expressões em inglês que todo profissional precisa conhecer).


No caso da escrita, você pode contar com a ajuda da tecnologia. O Grammarly, por exemplo, pode ser instalado como uma extensão do seu navegador. 


Ele indica onde você errou e organiza as sugestões de correção por tema, além de fazer sugestões sobre como escrever em inglês com base no contexto formal ou informal.


Tente imergir na cultura inglesa


Ao viver os hábitos de uma cultura diferente no dia a dia, é possível entrar em contato com o idioma de diferentes formas. 


Desde como escrever em inglês uma mensagem para resolver um problema, até pedir um prato em um restaurante ou comprar um ingresso para o cinema, a imersão em outra cultura acelera o aprendizado.


A melhor maneira de fazer isso, sem dúvida, é vivendo em outro país. E o Kumon é uma ferramenta incrível, que já ajudou muitos alunos a realizar este sonho. 


Veja no vídeo abaixo, por exemplo, o caso da aluna Rebeca Lobo. 



Rebeca queria muito estudar fora do país, e conseguiu com o auxílio do curso de inglês do Kumon.



Infelizmente, nem todas as pessoas têm a possibilidade ou condições de passar por este tipo de experiência. Mas não desanime. 


Isto não significa que você não possa vivenciar situações muito ricas, em termos de aprendizado, sem sair de casa. 


Ao ver filmes e séries, por exemplo, você entra em contato com inúmeras situações que fazem parte da cultura inglesa. 

4. Use ferramentas


 Foto de uma mesa com cadernos, papéis e smartphone. Uma dica de como escrever em inglês melhor é usar ferramentas e aplicativos nos estudos.


É inegável que as tecnologias e aplicativos disponíveis atualmente são grandes aliados de quem deseja aprender como escrever em inglês. 

Há um número enorme deles, pagos ou gratuitos, para todo tipo de público e com focos bem diferentes.


Além disso, a internet de alta velocidade e smartphones cada vez mais versáteis permitem aprender em qualquer lugar, deixando mais simples encaixar os estudos na rotina. 


Para explorar todo o potencial disponível e ao nosso alcance, que tal conhecer algumas ferramentas que estão a um clique de distância, no seu celular, e podem fazer toda a diferença na sua evolução?


Converse com amigos pela internet


Use a internet a seu favor. Interaja com perfis em inglês no Instagram, participe de fóruns de assuntos que gosta e comente vídeos no Youtube.


Quando você realiza este tipo de exercício, consegue perceber muito melhor onde estão suas dificuldades, e então investir tempo para aperfeiçoar determinados pontos. 


E mais: treina sua capacidade argumentativa e pensamento crítico, além de aprender novas palavras e enriquecer seu vocabulário.


Você também pode se cadastrar em plataformas como o We Speak e CoffeeStrap, onde é possível conversar com pessoas de todo o mundo com interesses parecidos com os seus e aprender novas expressões.


Escute músicas em inglês


Ouvir músicas em inglês é uma excelente e gostosa maneira de aprimorar seus conhecimentos. Com os aplicativos que existem atualmente, é possível acessar praticamente qualquer música já feita usando apenas o celular. 


Ou seja: não tem desculpa para não usar esta técnica. Basta acessar sua plataforma preferida e apertar o play! 


Enquanto escuta suas músicas preferidas, preste atenção na letra e em como escrever em inglês tudo que conseguir entender.


A partir daí, você pode procurar os termos que não conhece em um dicionário e adicioná-los ao seu caderno de palavras, ou fazer a tradução do que ouviu. 


Logo você vai perceber que muitas canções ganham um novo significado, e também vai aumentar bastante seu repertório de vocabulário e expressões.


Se você quer saber como escrever em inglês rápido e corretamente, visite a unidade mais próxima de sua casa e conheça o Kumon de Inglês. 


Conheça os diferenciais do Kumon de Inglês.


Conclusão


Criar o hábito de escrever diariamente é uma poderosa ferramenta para evoluir nos estudos. Neste post, você descobriu que praticar, estudar, aprofundar e usar ferramentas são grandes aliados para seu processo de aprendizagem do inglês.


Usando música, aplicativos, sites, experiências pessoais e tantas outras técnicas que abordamos aqui, temos certeza que você vai conseguir melhorar a sua escrita e nunca mais travar na hora de fazer um texto em outro idioma.


E vale lembrar: o acompanhamento de um orientador comprometido, estruturado sobre um método de estudo como o Kumon, que respeita as características de cada pessoa e se adapta a elas, faz toda a diferença.


Além disso, como você viu no caso do Leonardo, que contamos lá no início, evoluir no idioma e investir nos seus estudos compensa profissionalmente, e pode abrir portas e oportunidades que você talvez nunca houvesse imaginado.


Estas dicas sobre como escrever em inglês foram úteis para você? Compartilhe para mais gente poder aproveitá-las!


Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.