A importância da leitura em voz alta para os pequenos

14/12/2018
Kumon Brasil Kumon
Compartilhe:

As palavras fazem parte do nosso dia a dia. Por meio delas, é possível satisfazer a necessidade de se comunicar com o outro. E a leitura em voz alta, desde a primeira infância, é essencial para adquirirmos vocabulário e conseguirmos trocar ou expor as nossas ideias.

Por isso, para efetuar uma boa comunicação, precisamos conhecer e saber usar as palavras. Mas não é na escola que a aprendemos, e sim desde os primeiros estágios de vida. Por exemplo, quando o bebê escuta diversas vezes “mamãe” e “papai”, haverá um momento em que irá balbuciar essas expressões. Assim, observa-se a importância da fala como o principal meio usado pelos pequenos para acessar a língua.

 

A leitura em voz alta

 

Além do desenvolvimento motor, a criança deve ser instigada à capacidade cognitiva, ou seja, a capacidade de interpretar os estímulos do ambiente para tomada de decisões. Por isso, é importante introduzir a leitura logo cedo. Aliás, na fase inicial, os livros tornam-se fortes aliados dos pequenos, ajudando-os a perceber a realidade que os cercam, ter contato com diversas experiências, aprender vocabulários e a ativar a imaginação.

Nesse primeiro período, devido a criança ainda não ser capaz de entender o que está escrito, é necessário realizar a leitura passiva, ou seja, em voz alta. Dessa forma, os adultos irão intermediar o acesso dos pequenos aos livros por meio da fala, do diálogo, da interação e atividades lúdicas. Então conversem bastante, eles irão adorar!

Para tanto, é interessante separar um momento e espaço para leitura. O local deve ser silencioso, confortável e sem muitos objetos que possam tirar a atenção, principalmente quando se trata de bebês. Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança, ela está conhecendo o mundo por meio das palavras. Por isso, tenha cuidado para a “leitura” não se tornar “obrigação”, caso contrário, não lhe despertará o gosto pelos livros.

Faça do momento uma oportunidade para intensificar a relação da família com o pequeno. Aproveite para estimular o convívio social. E se lembre de escolher materiais ilustrativos e descritivos.

Deixe a criança tocar e apreciar o material, a fim dela se familiarizar com o livro. Estimule sensações e demonstre entusiasmo com a leitura. A contação de história é um momento de lazer, então crie vozes para os personagens e o narrador.

 

Mais dicas sobre como desenvolver o hábito de leitura nos pequenos

Separamos para você um material rico e gratuito sobre A importância da leitura desde a primeira infância. Lá você encontrará passo a passo de como ler em voz alta para bebês e crianças pequenas. Atente-se para o conteúdo, o qual deve se encaixar no interesse e capacidade de leitura da criança. Nós do Kumon, por exemplo, utilizamos a Biblioteca Recomendada do Kumon (BRK), que é uma lista de livros de diversos gêneros listados de acordo com os estágios do Método.

Com o curso de Português do Kumon, os alunos são motivados à interpretação de textos, por meio da leitura e escrita. Contam com orientação e plano de estudos individualizados, com o objetivo de desenvolver a confiança e o autodidatismo.

Introduza o seu filho à leitura! Venha conhecer o método Kumon! Clique aqui e veja a unidade mais próxima de você.



Tags: português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade