A importância da leitura em voz alta para os pequenos

14/12/2018
Compartilhe:

As palavras fazem parte do nosso dia a dia. Por meio delas, é possível satisfazer a necessidade de se comunicar com o outro. E a leitura em voz alta, desde a primeira infância, é essencial para adquirirmos vocabulário e conseguirmos trocar ou expor as nossas ideias.

Por isso, para efetuar uma boa comunicação, precisamos conhecer e saber usar as palavras. Mas não é na escola que a aprendemos, e sim desde os primeiros estágios de vida. Por exemplo, quando o bebê escuta diversas vezes “mamãe” e “papai”, haverá um momento em que irá balbuciar essas expressões. Assim, observa-se a importância da fala como o principal meio usado pelos pequenos para acessar a língua.

 

A leitura em voz alta

Além do desenvolvimento motor, a criança deve ter as habilidades cognitivas instigadas, ou seja, a habilidade de interpretar os estímulos do ambiente para tomada de decisões.  

Por isso, é importante introduzir a leitura logo cedo. Aliás, na fase inicial, os livros tornam-se fortes aliados dos pequenos, ajudando-os a perceber a realidade que os cercam, ter contato com diversas experiências, aprender vocabulários e a ativar a imaginação.

Nesse primeiro período, devido a criança ainda não ser capaz de entender o que está escrito, é necessário realizar a leitura passiva, ou seja, em voz alta. Dessa forma, os adultos irão intermediar o acesso dos pequenos aos livros por meio da fala, do diálogo, da interação e atividades lúdicas. Então conversem bastante, eles irão adorar!

Para tanto, é interessante separar um momento e espaço para leitura. O local deve ser silencioso, confortável e sem muitos objetos que possam tirar a atenção, principalmente quando se trata de bebês. Esse tempo deve ser divertido e instigante para a criança, ela está conhecendo o mundo por meio das palavras. Por isso, tenha cuidado para a “leitura” não se tornar “obrigação”, caso contrário, não lhe despertará o gosto pelos livros.

Faça do momento uma oportunidade para intensificar a relação da família com o pequeno. Aproveite para estimular o convívio social. E se lembre de escolher materiais ilustrativos e descritivos.

Deixe a criança tocar e apreciar o material, a fim dela se familiarizar com o livro. Estimule sensações e demonstre entusiasmo com a leitura. A contação de história é um momento de lazer, então crie vozes para os personagens e o narrador.

Com o curso de Português do Kumon, os alunos são motivados à interpretação de textos, por meio da leitura e escrita. Contam com orientação e plano de estudos individualizados, com o objetivo de desenvolver a confiança e o autodidatismo.

Leia também nosso artigo "Como gostar de ler?" para desenvolver esse hábito nos seus filhos! 


Venha conhecer o método Kumon! 

 



Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.