4 pilares que você precisa conhecer antes de investir na educação do seu filho

10/12/2021
Compartilhe:


Você já parou para pensar o que significa educar, nos dias de hoje?


 

Os desafios são bem diferentes daqueles vividos por nossos pais ou avós. Desde cedo, as crianças estão conectadas à internet, redes sociais e inúmeras telas. A competição pela atenção delas é enorme, e nem sempre a educação sai vitoriosa.

 

Se, no passado, o aprendizado preparava para o mercado de trabalho, hoje isto não é suficiente. 

 

Novas profissões surgem rapidamente, e a capacidade de navegar por este ambiente cada vez mais dinâmico conta muito para o futuro.

 

Por isso, a educação precisa ir além. É preciso fornecer instrumentos para seu filho entender de forma crítica o mundo em que vive, usando seus conhecimentos para fazer as próprias escolhas com segurança e autonomia.

 

Os 4 pilares da educação da Unesco


 

Com base neste cenário desafiador, nos anos 90, a Unesco reuniu uma comissão para debater e buscar soluções para a educação no século XXI. O resultado deste trabalho foi a definição de quatro aprendizados fundamentais para ajudar os alunos a desenvolver seu máximo potencial.


 

1. Aprender a conhecer

 

O ensino, na maioria dos casos, está focado neste e no próximo pilar. Porém, mais que apenas receber o conhecimento, seu filho precisa dominar as ferramentas que levam a ele: raciocínio lógico, interpretação, memória e vontade de saber mais. Quando estudar se torna um prazer, é possível manter a autonomia, curiosidade e atenção por toda a vida.

 

2. Aprender a fazer

 

Após aprender a conhecer, é necessário saber como aplicar a teoria na prática. Mas, conforme explicamos no início, isto não pode se limitar à realização de tarefas, da mesma forma como acontecia com nossos pais ou avós. Hoje, aprender a fazer significa também saber como encarar novos modelos de emprego, trabalhar em equipe, ter iniciativa e ser flexível diante das mudanças.

 

3. Aprender a conviver

 

Em tempos cada vez mais conectados, é essencial aprender a trabalhar de forma cooperada com as demais pessoas. Mais que uma habilidade muito desejada no mercado, este é um aprendizado fundamental para seu filho fazer a diferença e ajudar a construir um mundo mais pacífico e tolerante, livre de preconceitos e rivalidades.

 

4. Aprender a ser

 

O quarto e último pilar depende dos três anteriores, buscando o máximo desenvolvimento do potencial de cada indivíduo. Para isso é primordial, primeiramente, desenvolver a autonomia e a capacidade de aprender de forma continuada por toda a vida. Desta forma, seu filho ganha mais confiança para fazer a diferença de maneira proativa na sociedade.

 

Como o Kumon pode ajudar na educação do seu filho?

 

Hoje, educar significa ir além da transmissão do conhecimento, ensinando o aluno a pensar, se comunicar, ter raciocínio lógico e visão crítica do mundo que o cerca. Como você pode ver, algo bem mais complicado que a visão que existia até alguns anos atrás.

 

A boa notícia é que seu filho pode contar, agora mesmo, com inúmeros aliados na jornada para desenvolver todo seu potencial. E um deles é o Kumon. Diariamente, incentivamos o pensamento crítico, a autonomia, a empatia e a capacidade de fazer escolhas.

 

Utilizando um método de estudos que respeita o ritmo de cada criança, despertamos nos alunos a vontade e capacidade de aprender cada vez mais, desenvolvendo habilidades que os ajudem a construir suas próprias opiniões e permanecer donos de seus próprios destinos.

 

Quer saber mais? Clique aqui para acessar o nosso site!

 

 

Leia também: Como desenvolver o pensamento crítico e saiba como ajudar seu filho a potencializar essa habilidade tão importante!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: educação positiva, Habilidades

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.