As festas de final de ano passaram e a volta às aulas está cada vez mais próxima. Logo, você já pode começar a focar nos estudos do novo ano letivo. Por isso, separamos 4 dicas que podem te ajudar a planejar seu aprendizado.
4 dicas para planejar os estudos
1. Crie um cronograma
Ter uma rotina é fundamental para otimizar os estudos. Assim sendo, monte um cronograma com os horários reservados para estudar em cada dia da semana. Também inclua no calendário atividades fixas, como escola, cursos e compromissos pessoais. Dessa forma, você tem uma visão mais clara da duração de cada tarefa.
Além disso, é importante fazer o cronograma com base no tempo que você possui. Não vale a pena um planner de estudos que tenha horários e períodos que não possam ser cumpridos. Isso gera desgaste e estresse, que podem te desmotivar em relação aos estudos.
2. Defina metas atingíveis
Ao organizar seu calendário, planeje com antecedência as disciplinas e tópicos que serão vistos em cada dia. Sempre comece revisando os assuntos que você já domina para depois focar em temas mais difíceis. Também é importante tentar resolver os exercícios sozinho, utilizando tudo que você apendeu para chegar na resposta.
Procure fazer seu máximo para solucionar esses desafios e, sempre que você der um passo a mais e sanar as dificuldades, reconheça seus méritos. Isso é importante para tornar o estudo uma atividade prazerosa e divertida.
3. Encontre o ambiente ideal
Todos os períodos de estudo devem acontecer em um local organizado, tranquilo, confortável e bem iluminado, no qual você possa deixar todos os materiais necessários para seu aprendizado. Evite usar espaços como a cama ou o sofá e tente ficar longe de distrações.
4. Não deixe o lazer de lado
Quando você estiver montando seu calendário, é fundamental reservar um tempo para o lazer. O cansaço prejudica o aprendizado, portanto, não se sobrecarregue. Tenha intervalos regulares entre os períodos de estudo e não deixe de brincar e passear. Adquirir novas experiências e se distrair também gera aprendizado.
No método Kumon, o aluno é motivado a avançar por conta própria e a desenvolver gosto pelos estudos. Os orientadores direcionam e acompanham a evolução de cada aluno, para que eles adquiram autonomia e sejam capazes de atingir seus objetivos.
Você tem interesse em conhecer o método Kumon? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!