Você sabe como funciona o estudo híbrido no Kumon?

08/03/2021
Compartilhe:

No Kumon, o aluno frequenta a unidade duas vezes por semana, e nos demais dias estuda em casa. Porém, desde que a pandemia de Covid-19 começou, este formato precisou ser revisto devido às diversas restrições impostas pelo distanciamento social e decretos locais.

Agora, com algumas cidades retomando as aulas e outras planejando como fazer isso o quanto antes, você pode estar se perguntando: como vai ficar o atendimento do Kumon?

Para esclarecer este tema, convidamos Cristina Lie Nagatomo, Gerente do Departamento de Orientação do Kumon, para explicar como funciona cada uma das nossas formas de atendimento e ajudar você a escolher a que melhor se adapta aos estudos do seu filho.

 

Estudo presencial

O aluno frequenta a unidade duas vezes por semana. A rotina começa com a verificação das tarefas de casa, e depois ele é orientado a resolver as lições do dia, com um objetivo claro sobre a melhor forma de fazê-las. Em seguida, o próprio aluno faz a correção dos erros, caso necessário. Ele então recebe um feedback sobre seu desempenho e algumas recomendações para fazer as tarefas de casa.



Vantagens:

  • Proximidade física entre o aluno e o orientador ou auxiliar.
  • Permite uma melhor observação da realização das tarefas, e ajustes mais precisos na forma como o aluno estuda.
  • O estudo não fica sujeito a oscilações com sinal de internet ou problemas técnicos diversos.

 

Estudo online

Trata-se de uma adaptação do estudo presencial. Também é realizado duas vezes por semana, porém de forma remota. O material de cada aluno é selecionado pelo orientador, de acordo com seu momento de estudos e plano de aprendizado, e retirado previamente pelos pais ou pelo próprio aluno na unidade. O orientador usa uma plataforma digital para se conectar ao aluno, verificando como foram as tarefas de casa e auxiliando na lição do dia. Esta rotina acontece de forma simultânea, com vários alunos conectados no mesmo horário, como também ocorre no estudo presencial.


 Vantagens:

  •  O aluno recebe o mesmo atendimento que era dado presencialmente, porém está em seu lar, onde faz a maioria das tarefas.
  • Os pais acabam ficando junto dos filhos para acompanhar o estudo e aprendem como ajudá-los de maneira autoinstrutiva, conforme se espera no método Kumon.

 

Estudo híbrido

A forma híbrida soma características do estudo presencial e do estudo online, combinando as vantagens destes dois formatos. O objetivo é permitir que os alunos, o quanto antes, avancem a conteúdos ainda não aprendidos na escola e estudem de maneira autoinstrutiva. O aluno continua recebendo atendimento duas vezes por semana, porém as aulas podem ocorrer tanto de maneira remota quanto presencial. Neste modelo, o orientador pode fazer diversas combinações diferentes para cada aluno, levando em conta a situação de estudo de cada um e o planejamento para cada aula.

Vantagens:

  • Pode acelerar ainda mais o desenvolvimento do aluno em seus estudos no Kumon.
  • O orientador pode acompanhar mais de perto a forma como o aluno estuda em casa, ao mesmo tempo em que o orienta presencialmente com base nesta experiência.

Nem todas as unidades do Kumon estão trabalhando com o atendimento híbrido. Isso porque o Brasil é um país de dimensões continentais e cada região enfrenta uma situação distinta, com decretos locais estabelecendo medidas mais rigorosas ou flexíveis.

Desta forma, cada unidade está buscando a melhor forma de atender seus alunos e definindo o melhor momento para iniciar o formato híbrido.

 

Proximidade e maior participação dos pais

Antes da pandemia, o orientador atendia os alunos na unidade, presencialmente, trabalhando para que cada um deles conseguisse estudar de forma autoinstrutiva. Porém, nem sempre esta forma de estudar se repetia de maneira satisfatória quando o aluno precisava fazer as tarefas de casa sozinho. Com a pandemia, o formato de atendimento das unidades precisou se adaptar à nova realidade.

“Por meio do estudo remoto, tivemos a oportunidade de ‘entrar’ nos lares de cada um de nossos alunos, ficando mais próximos de sua rotina de estudos em casa.” Cristina Lie Nagatomo, Gerente do Departamento de Orientação do Kumon.


Como a pandemia levou muitos pais a adotarem o home office, os alunos e orientadores do Kumon passaram a contar com um acompanhamento mais próximo das famílias nos estudos. Com isso, foi possível ajudar os alunos a estudar corretamente em casa, ao mesmo tempo em que os pais passaram a compreender melhor o método Kumon e descobriram formas adequadas de apoiar o estudo de seus filhos.

Seja qual for a modalidade de ensino, contar com um estudo orientado é o que vai ajudar no sucesso do aprendizado do seu filho. Por isso, no Kumon, trabalhamos com planos de estudos específicos para cada criança! 


MATRÍCULAS ABERTAS!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, estudonolar, estudo, Estudo online, Estudo Híbrido

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.