Você conhece a importância do elogio para o aprendizado?

02/04/2020
Compartilhe:

Quem é que não gosta de ser elogiado? No trabalho, em casa ou no dia a dia, um reconhecimento funciona como um grande incentivo para a maior parte das pessoas. Com a criança ocorre o mesmo. Quando ela é elogiada, sente-se mais confiante e motivada para enfrentar novos desafios e continuar crescendo.

O professor Toru Kumon, criador do método, sempre foi um grande defensor dos elogios como ferramenta motivacional. Ele destacava, porém, que para elogiar é preciso ter sensibilidade. Segundo Bruna Duarte Vitorino, especialista em Metodologia do Kumon, o elogio que não é verdadeiro ou só é feito para agradar não causa nenhum efeito. É preciso deixar muito claros os motivos pelos quais a criança está sendo elogiada, com base em ações e atitudes concretas.


“Elogiar uma criança proporciona a ela a oportunidade de expandir seu potencial e também funciona como incentivo para os estudos. Muitos alunos perdem a autoconfiança após muitas broncas por não conseguirem boas notas. Sem autoconfiança a criança para de acreditar que ela é capaz de aprender e começa a evitar o contato com aquela matéria.” Bruna  Vitorino.


Estimulando a autonomia e a autoconfiança.


No processo de aprendizagem, é importante trabalhar com metas. Elogiar os esforços da criança por ter conseguido cumprir seus objetivos estimula sua autonomia e autoconfiança, criando um círculo virtuoso importante para que ela possa atingir seu máximo potencial.

Se a criança não for incentivada, não se sentirá motivada para estudar. Por isso, o método Kumon procura reforçar tudo aquilo que o aluno faz bem e manter sua motivação. Quando são elogiados, os alunos desenvolvem a autoconfiança, pois sentem-se felizes e capazes, adquirem capacidade de decidir o que é correto e sentem-se prontos para enfrentar desafios mais difíceis ao ter uma experiência de sucesso reconhecida.

Conheça também os diferentes tipos de aprendizagem e saiba como descobrir aquele que se adequa melhor ao seu filho!


Cinco pontos para poder elogiar corretamente


Elogiar é algo que, como dito acima, deve ser feito de forma verdadeira. Para você saber melhor como colocar esta poderosa ferramenta em prática hoje mesmo com os seus filhos, Bruna dá algumas dicas valiosas.


  1.  Encontre pontos concretos. Elogie a ação da criança, e não somente traços da sua personalidade.
  2. Não deixe para depois. Faça o elogio no momento em que a boa ação acontece.
  3. Evite palavras desnecessárias. Para ser bem compreendido não é preciso fazer grandes discursos.
  4. Sempre compare a criança com ela mesma, e não com outras crianças, para que ela perceba seus próprios avanços.
  5. Elogie com amor e cuidado. As crianças percebem quando são elogiadas verdadeiramente.


O método Kumon trabalha com diversas ferramentas para desenvolver o máximo potencial das crianças. Para saber mais, clique aqui.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, pré-escolar, crianças, primeira infância

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.