Qual é a importância do empreendedorismo feminino brasileiro?

03/03/2023
Kumon Brasil
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Durante o período da pandemia de Covid-19, com a adoção do home office pelas empresas, muita gente sentiu na pele o que, para grande parte das mulheres, sempre foi algo frequente: a dificuldade em conciliar tarefas domésticas, trabalho e filhos.


Esta dificuldade, como você deve imaginar (ou saber na prática), influencia o mercado de trabalho. As mulheres ocupam um lugar de destaque em somente 13% das 500 maiores empresas brasileiras – um número bastante desequilibrado, se levarmos em conta que 52% da nossa população é feminina.


Uma pesquisa da Rede Mulher Empreendedora (RME) mostrou que 53% das empreendedoras brasileiras são mães. A maior parte busca horários flexíveis, que permitam conciliar família e carreira.


Diante disso, fica fácil compreender por que o empreendedorismo feminino é tão importante. Ser dona da própria empresa permite derrubar algumas barreiras, gerando oportunidades de liderança e independência financeira, além de oferecer maior flexibilidade.


Mas, então, surge a questão: por onde começar?


Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor o ambiente de empreendedorismo, quando voltado especificamente para as mulheres, e dar algumas dicas para você tirar seus planos do papel e transformá-los em um negócio do qual possa se orgulhar!


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Leia mais:



O que é o empreendedorismo feminino?


O empreendedorismo feminino consiste no movimento de mulheres iniciando e gerenciando seus próprios negócios, em vez de seguir carreiras tradicionais. 


Isso pode incluir a criação de novas empresas, a aquisição e a gestão de negócios existentes, bem como a inovação dentro de empresas já estabelecidas. 


Por que é importante estimular o empreendedorismo feminino?


Há várias razões pelas quais é importante estimular o empreendedorismo feminino. 


A seguir, apresentamos algumas delas. É fundamental destacar que, estimulando este movimento, toda a sociedade contribui na trajetória das mulheres alcançarem maior independência financeira e terem mais flexibilidade para conciliar suas vidas profissionais e familiares.


Aumentar a diversidade de negócios


As empresas lideradas por mulheres tendem a ser mais diversas e inclusivas, o que contribui para a inovação e a criatividade.


Trazer mais inovação para o mundo corporativo


Negócios que contam com mulheres à sua frente costumam ser mais inovadores e crescer mais rapidamente, colaborando para o crescimento econômico do país e da sociedade como um todo.


Mais igualdade para o mundo empresarial


Estimulando o empreendedorismo feminino, podemos ajudar a promover a igualdade de gênero e aumentar a participação das mulheres na economia.


Exemplos de empreendedorismo feminino



Quando falamos de empreendedorismo feminino, estamos falando tanto de mulheres com pequenos negócios quanto de gigantes e líderes nacionais em suas áreas de atuação.


Abaixo, veja algumas empreendedoras brasileiras de sucesso e inspire-se com os seus exemplos!


Luiza Helena Trajano


Luiza Helena Trajano é uma empresária conhecida por seu trabalho no setor de varejo. Ela é a fundadora e presidente do conselho do Magazine Luiza, uma rede de lojas de departamentos fundada por seu avô em 1957. 


Sob sua liderança, a empresa se expandiu para mais de 1.400 lojas em todo o Brasil e se transformou em uma das principais redes de varejo do país.


Além de liderar o Magazine Luiza, ela também é líder do Grupo Mulheres do Brasil, formado em 2012. Hoje, o grupo reúne mais de quatro mil mulheres interessadas em propor e discutir ações ligadas à educação e ao empreendedorismo feminino.


Nathalia Arcuri


Nathalia Arcuri é uma empreendedora que atua na área de tecnologia e educação. Ela é a criadora do canal Me Poupe!, focado em promover a educação financeira de um jeito simples e acessível. Seu canal no YouTube é o maior do mundo sobre finanças pessoais.


Nathalia é uma das maiores influenciadoras digitais do Brasil, e em janeiro de 2020 foi a única influencer brasileira convidada para o Fórum Econômico Mundial de Davos.


Camila Coutinho


Camila Coutinho é designer de moda e foi a primeira blogueira de moda do Brasil. Em 2013, seu blog Garotas Estúpidas foi eleito o quarto blog de moda mais influente do mundo.


Desde 2006 ela vem expandindo sua presença digital e faturando milhões de reais, por meio da criação de três marcas que possuem seu canal online como plataforma.


A GE Beauty, criada em 2020, é a primeira destas marcas focada no desenvolvimento de produtos cosméticos e comércio online.


Sônia Hess


Sônia Hess é ex-presidente da camisaria catarinense Dudalina, empresa criada em 1957 por seus pais. Ela se tornou CEO da empresa em 2003, e desde então triplicou o faturamento da Dudalina. Em 2013 foi eleita pela revista americana Forbes como a sexta empreendedora mais poderosa do Brasil.


Atualmente, Sônia está envolvida com o terceiro setor, como vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil. Desta forma, ela busca promover transformações na sociedade e fomentar o protagonismo das mulheres. 


Uma destas iniciativas é o Fundo Dona de Mim, uma linha de crédito circular criada durante a pandemia que tem como meta estimular o empreendedorismo feminino. 


Cristina Junqueira


Cristina Junqueira é co-fundadora e CEO do Nubank. Atrás apenas de Luiza Helena Trajano, Cristina é a segunda mulher mais rica do Brasil, conforme o ranking da revista Forbes.


Em 2017, grávida de 7 meses da primeira filha, ela foi aos Estados Unidos e fechou a primeira grande captação de recursos para o Nubank desde sua fundação. 


Com 39 anos e grávida de 8 meses, ela esteve presente ativamente em todas as reuniões que antecederam a abertura de capital da fintech nas bolsas de Nova York e de São Paulo.


Mãe de três, Cristina é um exemplo de que, além de colocar um negócio bilionário em pé, é possível para uma mulher ter uma família e uma carreira brilhante.


Como empreender? 

Existem várias etapas para empreender e iniciar um negócio. Antes de mais nada, é importante encontrar uma ideia na qual você acredita e com a qual se identifica e que possa ser rentável. Isso envolve pesquisar o mercado e identificar oportunidades de negócios.


A partir daí, é fundamental traçar um plano de negócios e captar recursos para colocar seu plano em prática. Ao longo do tempo, monitore o desempenho do seu negócio e faça os ajustes necessários para garantir que ele esteja crescendo e se mantendo saudável.


A seguir, conheça melhor algumas das etapas essenciais para empreender com sua própria empresa!


Tenha um planejamento estratégico


O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Ele permite que as empreendedoras tenham uma visão clara dos objetivos a serem alcançados e o que é necessário para chegar lá. 


Além disso, ter um planejamento estratégico fornece uma estrutura para tomar decisões e garante que a empresa siga na direção certa.


Um bom planejamento estratégico deve incluir informações sobre o mercado, os concorrentes, o público-alvo, as estratégias de marketing, as metas financeiras e as etapas para alcançá-las. 


Além disso, ele deve ser regularmente revisto e atualizado para garantir que esteja alinhado às mudanças no mercado e na empresa.


Capacite-se


Empreender exige uma variedade de habilidades e conhecimentos, e capacitar-se constantemente é essencial para o sucesso. 


Isso inclui estar sempre atualizada sobre as tendências do mercado e as mudanças na tecnologia, assim como desenvolver habilidades de liderança, gerenciamento de equipes, negociação e gestão financeira. 


Também é importante buscar constantemente aprendizado e desenvolvimento pessoal para ser capaz de tomar decisões bem fundamentadas e lidar com os desafios do empreendedorismo.


A capacitação pode vir de várias fontes, como cursos, palestras, mentores, livros, workshops, entre outros. Há muitas opções disponíveis para empreendedoras de todos os níveis de experiência e orçamentos.


Caso você opte por empreender com uma franquia, verifique se ela oferece treinamento, capacitação e apoio durante sua jornada de empreendedorismo feminino.


Administre seu tempo (negócios x rotina familiar)


Empreender pode ser desafiador quando se trata de equilibrar o tempo entre os negócios e a vida familiar. É fácil se dedicar completamente ao trabalho e negligenciar as responsabilidades familiares, ou se distrair com problemas familiares e deixar o negócio de lado.


Uma das formas de administrar esse tempo é estabelecer metas e prioridades claras para o trabalho e para a vida familiar. 


Isso inclui definir horários específicos para trabalhar e horários específicos para passar tempo com a família, além de estabelecer metas e objetivos a serem alcançados tanto no trabalho quanto na vida familiar.


Lembre-se que equilibrar o tempo entre negócios e vida familiar é um processo contínuo e requer comprometimento e dedicação. 


No entanto, com planejamento e flexibilidade, é possível alcançar esse equilíbrio e ter sucesso tanto no trabalho quanto na vida pessoal.


Apenas comece


Começar é um dos desafios mais importantes na sua jornada empreendedora. Muitas vezes, as pessoas têm uma ideia de negócio, mas têm medo de tomar a decisão de dar o primeiro passo e deixar sua zona de conforto.


Uma das formas de dar o primeiro passo é desenvolver um plano de negócios. Faça uma pesquisa de mercado, estabeleça metas e objetivos e identifique as necessidades financeiras para iniciar o negócio. 


Outra forma de apenas começar é buscar o apoio e a orientação de outras empreendedoras experientes. Elas podem fornecer conselhos e orientações valiosas sobre como iniciar um negócio e lidar com os desafios do empreendedorismo.


Se você está empreendendo pela primeira vez e procura uma opção mais segura, que tal empreender com uma franquia? Abaixo, trazemos alguns motivos pelos quais este é um excelente negócio!


Franquia: uma ótima forma de estimular o empreendedorismo feminino


Começar um negócio do zero é bem desafiador. Assim, optar por uma franquia é um caminho que oferece maior segurança, investindo em um modelo que já foi testado na prática e possui uma marca consolidada.


Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 49% das franquias são dirigidas por mulheres. É um número animador, não é? E quando analisamos a situação do Kumon, a maior franquia educacional do país, fica ainda mais clara a força deste modelo, já que 96% das nossas franqueadas são mulheres!


Para saber por que empreender com uma franquia é um ótimo negócio, veja este artigo no nosso blog.


Seja uma franqueada Kumon!


Mas por que o Kumon é tão interessante para o empreendedorismo feminino? Uma pista para a resposta está no fato que, antes de escolher uma franquia, as mulheres costumam fazer uma análise detalhada do negócio, na qual alguns pontos são essenciais:


  • Atendimento durante a fase de pesquisa.

  • Processo seletivo e treinamentos oferecidos.

  • Oportunidades de networking e troca de experiências com outros franqueados.

  • Retorno financeiro aliado à realização pessoal e profissional.


Para Graziela, franqueada do Kumon, tudo isso pode ser sentido na prática. Ela é pedagoga, formada em Inglês, mãe de cinco filhos e, há alguns anos, havia parado de trabalhar. 


Porém, com as crianças crescendo, a família decidiu buscar uma forma de empreender em conjunto. Isabela, a filha mais velha, também é formada em Inglês, e naturalmente este foi o caminho escolhido.


Foram cogitadas diversas opções de franquias até chegar ao Kumon. Todos os filhos haviam estudado pelo método e a ideia foi muito bem aceita. 


A partir daí, toda a fase de atendimento, treinamento e suporte conquistou a família, que acabou se apaixonando pela metodologia e abrindo a própria unidade em agosto de 2019.


A história da Graziela ajuda a reforçar a importância do empreendedorismo feminino. Para destacar a relevância do tema, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, desde 2014, o dia 19 de novembro como o Dia do Empreendedorismo Feminino.


Nós estamos fazendo a nossa parte por aqui para torná-lo ainda mais importante!


Conclusão


Como você viu, dar o primeiro passo no empreendedorismo feminino é uma decisão importante e pode ser desafiador, mas é essencial para iniciar a jornada empreendedora. 


Com planejamento, orientação e apoio, é possível superar esses desafios e alcançar todos os seus objetivos. Mas lembre-se: empreender é um processo desafiador e no qual podem haver altos e baixos. O importante é nunca desistir e sempre estar em busca de aprendizado e evolução.


Você está disposta a empreender? Então entre em contato com nosso setor de franquias e descubra todas as vantagens de ser uma franqueada do Kumon!





Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

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