Gosto pelo aprendizado

10/04/2019
Compartilhe:

A busca por conhecimento é inato a nós, seres humanos. Ou seja, o impulso de aprender coisas novas e o anseio por nos desenvolvermos fazem parte de nossa natureza. Porém, apesar disso, a disciplina para estudar de forma focada, objetiva e eficiente, bem como o gosto por fazer isso, exigem treinamento e dedicação. Esse tipo de responsabilidade, contudo, quando bem estabelecida, permite diversas aquisições: bom desempenho escolar, interesse pela leitura, ampliação de horizontes de raciocínio lógico e de vocabulário, entre outras características.


Olhando de fora, essa conclusão pode até parecer simples, mas entender e praticar isso não foi fácil. Apesar de ter vivido uma infância cheia de interações saudáveis e estímulos ao aprendizado, eu não gostava de “sentar para estudar”, por exemplo. Ficava inquieto, sem concentração. Isso acontecia com todas as disciplinas da escola e, principalmente, com o inglês.


No começo da vida escolar, isso não atrapalhava tanto; eu tinha certa facilidade em memorização de textos e conseguia seguir. No entanto, com o passar dos anos e com o aumento da dificuldade, essa estratégia já não era suficiente. Eu não sentia confiança para falar em inglês e não entendia nada de leitura ou escuta de áudios. Essa situação era muito frustrante porque eu tinha interesse pela cultura internacional – livros, filmes e músicas –, porém não conseguia acessá-la.


Então, tomei uma decisão: comecei a fazer Kumon. E com o dia a dia, a rotina e a orientação, a vontade de aprender floresceu. E foi além: me fez querer seguir, me desafiar e avançar no que eu supostamente deveria estar aprendendo. E por que essa diferença tão significativa? Certamente porque eu partia do meu interesse para, então, construir o conhecimento. Eu andava na velocidade dos meus passos. Nem mais, nem menos.

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, inglês

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.