Dia nacional do livro didático

22/03/2019
Compartilhe:

Em 27 de fevereiro, é comemorado o Dia nacional do livro didático, data fundamental para o meio educacional, já que relembra um instrumento que ajuda os alunos a construírem o conhecimento e os professores e orientadores, a aprimorarem suas técnicas de ensino.

O material didático do Kumon

O Kumon trabalha com um método próprio, que desenvolve a autonomia, a autoinstrução e o autodidatismo nos estudantes. Por isso, o material didático é feito para que eles consigam progredir por conta própria. O nível de dificuldade aumenta gradualmente e o aluno avança sozinho em direção aos conteúdos mais complexos.

Inicialmente, o Kumon era voltado apenas para matemática. Contudo, na década de 1980, foram criadas as atividades de inglês e japonês para japoneses e as de japonês para estrangeiros. Os exercícios de inglês para falantes não nativos foram usados pela primeira vez fora do Japão no Brasil, em 2004.

Nos dias atuais, em território brasileiro, há materiais de matemática, focados em cálculos rápidos e precisos, de português, que trabalham a interpretação de textos, de inglês e japonês, que desenvolvem a comunicação nessas línguas estrangeiras. 

Também existem atividades destinadas a crianças em idade pré-escolar, que refinam a coordenação motora para segurar os instrumentos de escrita de forma correta. Fora do Brasil, há exercícios de idiomas como chinês, espanhol e tailandês para falantes nativos e de francês e alemão para estudantes japoneses.

Além disso, os materiais didáticos estão em constante aperfeiçoamento, levando em conta as observações dos orientadores e as reações dos alunos, para proporcionar uma experiência de aprendizado cada vez mais rica e completa.

Sobre o Kumon

O Kumon surgiu em 1954, no Japão, quando o professor Toru Kumon elaborou exercícios para ajudar seu filho, Takeshi, a aprimorar as habilidades em matemática. O professor acreditava que o conhecimento só seria adquirido quando os estudantes fossem capazes de progredir de modo autônomo e independente. 

Por isso, as atividades foram feitas para que Takeshi pudesse avançar sozinho pelo conteúdo. Ao ver a melhora do menino, Toru Kumon passou a orientar outras crianças da região e, em 1958, abriu a primeira unidade do Kumon. Poucos anos depois, na década de 1970, a empresa começou sua expansão para fora do Japão, instalando-se em locais como Estados Unidos e Brasil, onde atua desde 1977.


Atualmente, o Kumon está presente em 51 países e conta com mais de 4 milhões de alunos. Você tem interesse em conhecer esse método de aprendizagem? Acesse nosso site e encontre a unidade mais próxima de você!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.