Dia do orientador educacional

04/12/2018
Kumon Brasil
Compartilhe:

Em 4 de dezembro, é comemorado o dia do orientador educacional. É uma data especial, dedicada àqueles que acreditam que a educação e o amor podem mudar o mundo. 

No método Kumon, a função do orientador educacional não é apenas gerenciar sua unidade, cuidando das demandas administrativas e financeiras, mas também acompanha, direciona e avalia o aprendizado dos alunos.

Os orientadores tratam cada estudante de modo individualizado, reconhecendo suas dificuldades e progressos. Eles observam como o aluno resolve o material e o ajudam a perceber os erros e acertos por conta própria.

Isso faz com que os estudantes se sintam motivados a continuar aprendendo e desenvolvam autonomia. Assim, os orientadores formam pessoas capazes de resolver qualquer situação que encontrarem pela frente.

O legado de Toru Kumon

O Kumon surgiu do amor de um pai por seu filho. Em 1954, o professor Toru Kumon desenvolveu exercícios para auxiliar seu filho, Takeshi, a melhorar suas habilidades em matemática. 

O material estimulava o menino a encontrar as respostas por si mesmo, já que Toru Kumon acreditava que o aprendizado só ocorreria quando os alunos conseguissem avançar por conta própria.

Após ver que as atividades ajudaram Takeshi a aprimorar seus estudos, o professor começou a utilizar o método para ensinar outras crianças da região. Dessa Forma, nasciam as primeiras unidades do Kumon. 

Nos últimos 60 anos, assim como Toru Kumon, muitas pessoas acreditaram nessa maneira de aprender e abriram suas próprias franquias, tornando-se orientadores e formando cidadãos críticos e aptos a enfrentarem os desafios da vida.

A primeira pessoa a trazer o Kumon para o Brasil foi a orientadora Suzana Kabe, em 1977, na cidade de Londrina, no Paraná.  Desde então, a rede foi se expandindo e hoje conta com mais de 1400 unidades na América Latina, todas administradas por orientadores que ajudam os alunos a atingirem seu potencial máximo.


De todos nós do Kumon, parabéns aos orientadores pelo seu dia!

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.