Como ajudar o meu filho no processo de alfabetização?

10/01/2021
Compartilhe:

A contribuição da escola é inegável no desenvolvimento dos pequenos. Além de proporcionar interação social, o ambiente escolar também possui um papel fundamental na aquisição e aprimoramento de habilidades emocionais.

No entanto, em 2020, o contato das crianças com estes benefícios foi interrompido drasticamente. Devido ao isolamento social, muitos pais decidiram que os filhos não retornariam mais à escola enquanto não houvesse uma vacina ou segurança suficiente para a convivência em grupo.

Foi o que aconteceu, por exemplo, com Jammila. Ela é mãe de José Lucas, de 5 anos, e vem de uma família repleta de professores. Segundo a mãe, ele estava em processo de alfabetização, já reconhecia todas as letras e começava a reconhecer algumas sílabas, quando a escola suspendeu as atividades.


José Lucas é aluno do Kumon e aprendeu a ler em apenas 5 meses. 

Em casa, o menino passou a demonstrar muito interesse pelos livros que tinha. Jammila precisava de uma solução para que o filho pudesse continuar aprendendo durante este período, e resolveu matriculá-lo no Kumon de Português para auxiliar no aprendizado da leitura.

José Lucas foi matriculado no Kumon em junho de 2020, quando ainda tinha 4 aninhos, e aprendeu a ler em apenas 5 meses. Além disso, os benefícios do método o ajudaram bastante a adquirir o hábito de estudos em casa.

“Como é necessário dedicar pouco tempo à execução das tarefas, isto gera um espírito de disciplina na criança. Além disso, o aluno se sente motivado com a própria evolução.” Jammila. 

O Kumon não foi relevante somente para José Lucas. Jammila diz que, embora sejam nítidos e sofridos os reflexos da pandemia, ela acredita que o método permitiu que ela acompanhasse mais de perto o desenvolvimento do filho.

Para Jammila, a participação do Kumon no processo de aprender a ler foi fundamental. Ela conta que a orientadora sempre muito amorosa e atenciosa, orientando não só o filho, mas todos os familiares envolvidos no processo.

“O atendimento remoto proporciona acolhimento, ao mesmo tempo em que permite um acompanhamento mais eficaz do progresso do aluno.” Jammila. 


MATRÍCULAS ABERTAS!

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: kumon, pais, alunos, português, alfabetização, estudonolar, hábito de estudo, kumonnolar

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.