Como melhorar em Matemática? Confira 15 dicas Infalíveis

06/01/2022
Kumon Brasil
Compartilhe:

como ficar o melhor em matematica


Você sente arrepios só de ouvir falar em Matemática? Na hora de fazer um cálculo importante, você trava?


Ou é daqueles que nem confere o troco para não ter que fazer conta? Saber como melhorar em Matemática pode ajudar com esses – e muitos outros! – problemas. 


A disciplina costuma assustar muita gente. O medo da Matemática tem até nome: matofobia. O seu impacto no aprendizado já foi, inclusive, alvo de estudo acadêmico na Universidade Estadual da Paraíba. 


Apesar disso, aprender a ter um maior raciocínio lógico está entre os desejos de pessoas que se aplicam nos mais variados campos do conhecimento. 


Isso acontece porque, querendo ou não, a Matemática está presente no nosso dia a dia e a sua aplicação vai muito além das provas. 

Desde a matemática infantil, presente em várias atividades do cotidiano das crianças até a matemática para jovens e adultos, que é necessária em diversas situações, como no trabalho e na organização financeira, esse conhecimento se mostra como essencial.


É muito comum que as pessoas se perguntem, afinal: “como posso melhorar em Matemática se não sou bom com números?” 


Ao contrário do que muitos pensam, a Matemática não é só para aqueles que são bons de lógica, ou querem seguir uma carreira na área das Ciências Exatas. A Matemática é para todo mundo – e o método Kumon prova isso!  


Quer aprender Matemática de um jeito simples e prazeroso? Conheça o método Kumon.


Leia também:


Afinal, como ir melhor em Matemática?


Para te ajudar a melhorar em Matemática e dominar os números, separamos 15 dicas infalíveis para dar uma impulsionada nos seus estudos. 


Quer saber como ser o melhor aluno em Matemática? Vamos começar.


1. Determine um horário fixo para estudar


Poucos sabem, mas o poder de uma rotina de estudos estruturada é gigantesco! 


No início, pode ser difícil ter a motivação para estudar, principalmente se você acha que não está fazendo um progresso rápido.


Por isso, ter um horário fixo para os estudos pode ajudar você a seguir uma rotina, mesmo quando falta aquela força de vontade. 


Quando o professor Toru Kumon criou o método, ele o planejou de forma que os exercícios levassem cerca de 30 minutos diários. 


Se você realmente quer saber como melhorar em Matemática, o ideal é que você escolha um horário em que se sinta produtivo e dedique este tempo inteiramente aos estudos, sem distrações ou interrupções.


Você pode fazer um cronograma semanal com todos os tópicos a serem estudados e deixar essas informações visíveis, a fim de que você possa se familiarizar com o novo cronograma. 


2. Escolha um lugar tranquilo


Nossos níveis de concentração são muito melhores quando estamos em um ambiente tranquilo, e é em espaços como estes que você deve realizar os seus estudos.


Evite estudar em ambientes com alta circulação de pessoas, animais, ou distrações no geral. 


Mesmo sem perceber, estes elementos podem dificultar a concentração e prejudicar o seu entendimento da matéria. 


Opte, em vez disso, por lugares mais isolados.


Se você não tem um espaço como este em casa, apostamos que alguma biblioteca pública, ou até mesmo as dependências da sua escola podem ser bons espaços para deixar as distrações de lado e focar nos problemas matemáticos. 


Lembre-se: a concentração é um dos caminhos mais simples e eficientes para saber como melhorar em Matemática. 


como melhorar a interpretação em matematica


3. Concentre-se na atividade

Atualmente, é possível dizer que vivemos em uma época de muitos estímulos.


Basta abrir o seu smartphone para distrair-se com as mensagens de seus amigos, com os vídeos engraçados das redes sociais ou alguns dos milhares de aplicativos de entretenimento. 


Apesar disso, essas distrações são um grande empecilho para aqueles que buscam como melhorar em Matemática. 


Por isso, concentrar-se nas atividades pode ser uma tarefa tão difícil, ainda que necessária para a absorção do conteúdo.


Mantenha-se longe dos objetos de distração enquanto estuda, seja ele o seu celular, a televisão, ou o videogame. 


Algumas pessoas utilizam um timer para controlar o seu tempo de concentração, dando a si mesmos alguns minutos de descanso entre períodos de estudo. 


Estudar de forma eficaz significa assimilar o máximo de conhecimento no menor tempo possível. Isto só é possível com foco. Concentre-se no que está fazendo e deixe as distrações para depois.


4. Confira se não deixou folhas em branco

Nós sabemos que a vontade de jogar todos os papéis para o ar, principalmente após uma questão difícil, é grande. 


Mas maior ainda é a satisfação de perceber que aprendeu a resolver uma questão complicada.


Por isso, procure tentar resolver todas as questões propostas, por mais difíceis que pareçam ser. 


Ao final de cada folha de exercícios, cheque o conteúdo para ver se não deixou passar nenhuma questão. 


Persistência é muito importante se você quer saber como melhorar em Matemática!


O método Kumon oferece um material didático gradativo, objetivo e consistente. Ele é estruturado de forma que você chegue à solução dos exercícios sozinho. 


5. Cumpra o que foi planejado


Muitas pessoas acham que saber como melhorar em Matemática é uma grande incógnita, um mistério que nunca será resolvido.


Apesar disso, podemos dizer que, para dominar a disciplina existe apenas um ingrediente, e ele nem é secreto: a constância. 


Os materiais do Kumon são elaborados para aumentar gradualmente o nível de complexidade, em pequenos passos, para que até mesmo os alunos do Ensino Fundamental ou da pré-escola possam avançar rumo ao cálculo diferencial e integral por meio da autoinstrução. 


Para ter um constante desenvolvimento e alcançar todos os benefícios dos estudos, é fundamental seguir o que foi planejado com dedicação, foco e persistência. 


Temos certeza de que, com o tempo, essa constância certamente será recompensada pelo aumento do seu raciocínio lógico e domínio da Matemática. 


como melhorar o raciocinio em matematica


6. Treine muito 


Por mais que pareça um clichê… a prática leva, sim, à perfeição. 


Ao contrário do que muitos pensam, saber Matemática não é um dom, ou uma habilidade nata. 


Existem, é claro, pessoas que têm mais facilidade com números, mas qualquer pessoa pode dominar a Matemática desde que se aplique nesta atividade! 


A Matemática, infelizmente, não é uma matéria como as outras, onde é possível absorver conhecimentos apenas ao ouvir o seu professor falar. 


Além dos conceitos teóricos, esta é uma disciplina muito prática, que requer o exercício constante para ser aperfeiçoada. Por isso, para saber como melhorar em Matemática, é preciso muito treino. 


Cada equação tem as suas próprias particularidades e diferentes vias de resolução. Isso quer dizer que, a cada exercício completo, você aprende uma nova perspectiva sobre a Matemática!


Preparamos um Teste de Matemática para ajudar a compreender o seu nível de conhecimento. Faça hoje mesmo o seu e receba uma avaliação gratuita!

7. Reveja erros 


Errar é bastante comum durante o aprendizado da Matemática, e não tem nada de errado em não saber como resolver determinada questão. 


Apesar disso, é preciso que você tenha constante consciência dos seus erros e use-os como propulsores de conhecimento! É dessa maneira que você saberá como melhorar em Matemática! 


Digamos, por exemplo, que você tenha terminado uma lista extensa de exercícios e, no total, você tenha acertado 8 das 10 questões propostas.


Você fez um ótimo trabalho, mas é preciso rever as questões erradas e entender como você poderia fazê-las da maneira certa da próxima vez. 


A construção do conhecimento na Matemática não é isolado; cada questão contribui para o entendimento do próximo desafio e, por isso, é importante dominar um tópico antes de se debruçar sobre novos temas. 


8. Não pule etapas 


Como falamos no tópico anterior, cada questão, por mais “boba” que possa parecer, é responsável por te ajudar a construir o conhecimento necessário para dominar desafios mais complexos.


Por isso, é importante dar um passo de cada vez quando se está trabalhando para melhorar em Matemática.


Mesmo que você considere que já domina um assunto específico, tome um tempo para exercitá-lo antes de passar para o próximo tópico. 


Ter o conhecimento básico fará toda a diferença na hora de resolver questões mais complexas. Muitas vezes, é necessário entender como começar a estudar matemática, para sanar conceitos básicos que podem ter ficado para trás. 


Também vale a pena destacar que você não precisa ter vergonha de reaprender conceitos simples, como a fração, por exemplo. Agora você sabe o valor que as etapas têm para construir conhecimento na Matemática! 


9. Anote as informações das questões antes de respondê-las 

Querer pensar na solução da questão antes mesmo de terminar a leitura é um erro comum para várias pessoas que desejam melhorar em Matemática. 


Mas, lembra como falamos sobre não queimar etapas no último tópico? 


Não tente adivinhar a resposta para uma questão antes de completar a sua leitura. Existem muitas pegadinhas e esse hábito pode levar a erros. 


Anote todas as informações dadas pela questão em um papel, assegurando que nenhum dado importante para resolução ficou de fora. 


como ir melhor em matematica


10. Veja exemplos  

Uma forma interessante de aprender a Matemática é trabalhando com exemplos. 


Nós falamos sobre o poder que os smartphones têm de servir como distração, mas eles também podem ser ferramentas de estudo poderosas.


Utilize sites como o YouTube para buscar videoaulas sobre questões específicas. Estes conteúdos são ricos em exemplos e podem tornar a resolução de um exercício muito mais simples. 


11. Busque ajuda 


Saber como melhorar em Matemática não é uma tarefa fácil, principalmente se você estuda por conta própria. 


Isso pode gerar frustração e sentimentos de falta de confiança, mas você não precisa passar por isso sozinho.


Hoje, existem muitos recursos para estudar Matemática. Converse com um professor ou um amigo para buscar alternativas para os seus estudos. Cursos online também são ótimas opções! 


O Kumon tem um curso de Matemática online com método exclusivo, especialmente pensado para ajudar no aprendizado tranquilo da disciplina. 


Veja como funciona o método Kumon: 



12. Ensine para alguém


Dizem que a melhor maneira de aprender um tópico é ensinando-o para alguém. E essa é uma grande verdade!


Ao ensinar um tópico matemático para outra pessoa, você é obrigado a organizar os seus pensamentos de maneira concisa e encarar os conceitos da disciplina de uma outra forma. 


Isso te ajudará a entender mais profundamente estes tópicos e pode ser muito útil para a resolução da sua próxima questão. 


Você pode ensinar para pessoas próximas, como seus amigos, ou até mesmo para você mesmo, gravando um vídeo. Coloque as suas habilidades didáticas para funcionar! 


13. Aplique no seu dia a dia

Os seus estudos não devem ser limitados às horas do dia em que você está praticando as questões. 


A Matemática é uma área do conhecimento muito ampla, com aplicações práticas em todos os cantos!


Sempre que possível, busque oportunidades de exercitar o seu pensamento analítico nas situações cotidianas. 


Podemos apostar que ver as aplicações práticas da Matemática ajudará você a entender também os conceitos teóricos que fazem parte da disciplina. 


14. Evite a calculadora  


As calculadoras são ótimas aliadas na hora de determinar se as questões foram feitas corretamente, ou não, mas você não deveria recorrer à elas logo de cara.


Se existem contas mais simples, que podem ser realizadas de cabeça, não hesite em resolvê-las! 


Isso te ajudará a exercitar o pensamento lógico e aprimorar o cálculo mental, mantendo as suas habilidades matemáticas afiadas sempre.  


15. Crie um grupo de estudos


Lembra sobre como falamos que é possível aprender mais enquanto se ensina para outras pessoas? Criar um grupo de estudos pode ser a maneira perfeita de fazer isso acontecer! 


Junte alguns de seus amigos e colegas de classe para aprender mais sobre Matemática e melhorar as suas habilidades em conjunto.


Além de ajudar com o aprendizado, um grupo de estudos também pode ser um fator motivador muito poderoso. 


como ficar o melhor em matematica


Tenha um cronograma de estudos bem estruturado e distribua-o entre os membros do grupo para fazer com que a comunicação flua sem ruídos. 


Estudar em conjunto pode ser uma ótima alternativa para como melhorar em Matemática, mas é importante manter os níveis de concentração altos, mesmo com um número maior de pessoas ao seu redor.


A tática de marcar um tempo determinado para estudar com foco total, adicionando alguns minutos de descanso pode ser muito eficiente para grupos também. 


Aprenda de um jeito fácil e divertido! Conheça o curso de Matemática do Kumon agora. 


Conclusão: Como melhorar o raciocínio em Matemática?

A Matemática é uma disciplina que assusta muita gente, mas não precisa ser assim. Os números podem ser muito divertidos se você sabe como aplicá-los no seu dia a dia.


Por isso, o estudo da Matemática é tão importante para pessoas de todas as idades! 


Neste artigo, compartilhamos 15 dicas essenciais para você que deseja saber como melhorar em Matemática e desenvolver o seu raciocínio lógico. 


Esperamos que elas possam ter sido úteis! 


Se você quiser continuar aprofundando os seus conhecimentos sobre Matemática e o impacto dela na educação, confira este artigo: 3 dicas para usar a Matemática a favor da alfabetização.


Lembre-se: o brilhantismo é fruto de esforços acumulados ao longo dos dias. Conforme você estuda no Kumon, desenvolve a capacidade de interpretar o significado dos números e fórmulas, relacionar conteúdos e levantar hipóteses e soluções de modo lógico. 


Assim, mais que potencializar seus estudos em Matemática, é possível desenvolver o raciocínio, concentração e autonomia tão necessários na vida adulta. Bons estudos!



Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Para garantir ainda mais transparência em como usamos seus dados pessoais aqui no Kumon, nós atualizamos nossa Política de Privacidade. Caso queira consultá-la, clique aqui. Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar a navegar neste site, você concorda como o seu uso. Para saber mais sobre o uso de cookies, clique aqui.