Material didático

O material didático do Kumon foi preparado para
que os alunos possam aprender sozinhos.

O grau de complexidade do material didático aumenta gradativamente, em pequenos passos

O material didático do Kumon evolui em passos muito pequenos, permitindo a cada aluno avançar sem problemas de exercícios fáceis a exercícios mais difíceis, até alcançar o conteúdo do ensino médio.
Todo o material didático foi cuidadosamente elaborado para levar os alunos desde conteúdos de nível pré-escolar até temas avançados, com nível de dificuldade crescente em pequenos passos. Isso permite aos alunos avançarem de forma constante e por conta própria até a conclusão do curso.
Material didatico
Material didatico

O material didático é reformulado segundo o que aprendemos com os alunos

O material didático atual do Kumon não é o mesmo do início. Originalmente, havia muito menos conteúdo, e todo o material didático foi feito à mão por Toru Kumon para seu filho Takeshi. Desde então, as reações dos milhões de alunos que estudam no Kumon em todo o mundo e os feedbacks dos orientadores são considerados para aprimoramentos do material didático, de modo que seja cada vez mais fácil para os alunos estudarem de forma independente. Seguiremos aprendendo com as crianças para reformular o material didático, a fim de torná-lo ainda mais eficaz para a autoinstrução.
Material didatico

Materiais didáticos

Português

Por meio do material didático de Português os alunos desenvolvem alta habilidade de leitura. Nos níveis mais básicos é desenvolvida a coordenação motora para a escrita e a alfabetização. Ao final do curso, os alunos são capazes de ler obras literárias clássicas e contemporâneas de todo o mundo, pensando de modo crítico sobre as mensagens que elas contêm. No Kumon também utilizamos a Bibliografia Recomendada (BRK), uma lista de livros de diversos gêneros listados em ordem de dificuldade, para ajudar a promover a leitura entre os alunos.

Inglês

Os alunos desenvolvem um nível avançado de capacidade de leitura e compreensão de textos em inglês. Com o apoio de áudios gravados por falantes nativos, os alunos começam ouvindo e repetindo palavras básicas e frases. Durante o curso os alunos adquirem vasto vocabulário e desenvolvem avançada capacidade de compreensão de leitura conforme leem trechos de literatura clássica de diferentes gêneros.

Matemática

Com o programa de Matemática do Kumon, os alunos dominam o conteúdo de matemática do Ensino Médio por meio da autoinstrução. O conteúdo é estruturado em torno de elementos essenciais para o estudo das Derivadas e Integrais, tais como: cálculos usando as quatro operações, equações, fatoração, funções e gráficos. O material também foi elaborado para aumentar gradualmente o nível de complexidade em pequenos passos para que até mesmo os alunos do Ensino Fundamental ou da pré-escola possam avançar rumo ao cálculo diferencial e integral por meio da autoinstrução. Este material é fornecido em onze línguas diferentes em todo o mundo.

Japonês

O material didático do curso de Japonês do Kumon proporciona ao aluno aprender a ler e interpretar textos, construir frases gramaticalmente corretas utilizando um grande número de vocábulos. Além dos materiais impressos, o aluno terá acesso a um conjunto de áudios exclusivos, gravados por falantes nativos, por meio dos quais desenvolverá a compreensão auditiva e a pronúncia correta. Ao final do curso, o aluno será capaz de ler livros e revistas, compreender áudios de música e filmes e comunicar-se em japonês.

Outros materiais do Kumon no mundo

Materiais de línguas estrangeiras

Os materiais do Kumon para línguas estrangeiras foram elaborados para que os alunos possam desenvolver um nível avançado de capacidade de leitura e compreensão. Usando reprodutores de áudio, os alunos começam ouvindo e repetindo palavras básicas e frases. Eles, então, passam para a prática da leitura em voz alta e sistematicamente aprendem sobre a gramática do inglês. Depois dos alunos dominarem a gramática básica, começam a aprender a ler e compreender textos longos. Os alunos aprendem muitas palavras novas e desenvolvem avançada capacidade de compreensão de leitura conforme leem passagens simples de literatura clássica em diferentes gêneros. O Kumon oferece material de Inglês em 11 países. Oferecemos material didático de francês e alemão no Japão, além de material de japonês para alunos de outros países ao redor do mundo.

Material de Inglês como língua estrangeira utilizado no Japão

O Japão ocupa seu lugar na comunidade global em virtude dos avanços realizados em ciência e tecnologia, além do comércio internacional. Com isso em mente, o Japão precisa enfrentar o grande desafio de aprimorar a capacidade em inglês dos seus cidadãos. Conhecimentos avançados em inglês são um pré-requisito no mundo de hoje. É importante saber ler grandes quantidades de informação em pouco tempo, escrever com rapidez e eficiência e discutir questões usando argumentos lógicos e persuasivos.

SAIDO Learning® / Learning for a Healthy Brain

Os materiais dos programas SAIDO Learning® e Learning for a Healthy Brain são baseados em pesquisas científicas do cérebro e têm sido desenvolvidos com o objetivo de manter a função cognitiva, retardando ou revertendo o declínio cognitivo, além de prevenir o aparecimento de demência senil. Os estudantes se comunicam com os cuidadores ao fazer exercícios de leitura, escrita e aritmética simples, o que ativa o córtex pré-frontal do cérebro melhorando assim a função cognitiva, capacidade de comunicação e habilidade para realizar atividades da vida diária. O nível dos exercícios de aprendizagem atribuídos aos estudantes é determinado pelo seu grau de função cognitiva.

Programa Kumon de Caligrafia

O programa Kumon de Caligrafia consiste em quatro programas de autoaprendizagem que são projetados para permitir que os alunos escrevam corretamente e com uma bela caligrafia. Os alunos começam aprendendo a usar um lápis, caneta ou pincel corretamente. A seguir, desenvolvem suas habilidades de escrita praticando o traçado de linhas. Depois, traçam e copiam letras e ideogramas individuais, e, finalmente, escrevem frases e passagens inteiras. À medida que aprendem, os alunos também dominam os princípios da escrita que podem ser aplicados para escrever cartas e ideogramas. Como resultado, os alunos naturalmente ganham a capacidade de escrever com uma bela caligrafia. Os programas da Caligrafia do Kumon incluem materiais para escrita a lápis, caneta e pincel.
Faça uma avaliação gratuita Descubra a unidade mais próxima e venha fazer uma visita.

Depoimentos