Você sabia que hoje é o Dia do Leitor?

07/01/2020
Compartilhe:

Para quem é apaixonado por livros, o dia 7 de janeiro, é uma data especial para lembrar não somente os benefícios que a leitura traz, mas também sua inquestionável importância na construção de uma sociedade melhor. Ler um livro aumenta o repertório cultural e desenvolve a criatividade, a capacidade de reflexão, enriquece o vocabulário e a escrita e, além de tudo, oferece diversão e informação. Diante de tantos benefícios, fica fácil entender porque o Kumon de Português preocupa-se tanto com a formação de leitores. Mas as vantagens vão ainda além destas. Vamos saber mais?

 

O papel do Kumon de Português na formação de leitores

 

Compreender a língua e ter uma boa aptidão de leitura são as bases para desenvolver o potencial da criança e sua capacidade de estudos. Um vocabulário pobre prejudica a compreensão e expressão, criando dificuldades inclusive no aprendizado de outras matérias. Afinal, o entendimento da língua é fundamental para estudar. Alunos que possuem amplo vocabulário e convivem com livros desde pequenos demonstram elevada capacidade de leitura e, consequentemente, habilidade na linguagem. Graças a esta competência, eles acabam tendo um ótimo desempenho em todas as matérias.


“Um bom vocabulário propiciará maior capacidade de leitura e compreensão. A criança aprenderá diversas facetas da vida, adquirindo, por fim, bom senso para analisar e julgar os fatos.” Professor Toru Kumon

 

No Kumon, o desenvolvimento de um bom vocabulário começa por meio de canções e histórias, ampliando o repertório do aluno. A seguir, os materiais passam a trabalhar a apreensão do conteúdo a partir das relações entre as palavras em frases ordenadas, partindo então para o trabalho com textos curtos. No final do curso, o aluno será capaz de ler obras clássicas e contemporâneas de todo o mundo, pensando de modo crítico sobre as mensagens que elas contêm.


Como desenvolver o hábito da leitura?


Na contemporaneidade, com o uso frequente de redes sociais e troca de mensagens pelas pessoas, muito mais é lido e escrito. Porém, ao contrário do que sugere a lógica, a capacidade de interpretação e domínio da língua infelizmente não acompanham o ritmo desse crescimento. Os dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em maio de 2018, mostram que 11,5 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever, e que 30% da população nunca comprou um livro. Segundo a estimativa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2015 pela Câmara Brasileira do Livro, o brasileiro costuma ler em média 5 livros por ano, sendo que pouco mais da metade deles até o final.


Para ajudar a mudar esse cenário e desenvolver o gosto pela leitura e a capacidade de compreensão de cada aluno, sem sacrifícios, o método Kumon indica livros adequados à capacidade de cada um de acordo com seu nível ideal e não sua série escolar. A Bibliografia Recomendada Kumon, uma seleção de obras de diversos gêneros listadas em ordem de dificuldade, é sucesso entre os alunos e já formou muitos leitores apaixonados por livros, prontos para explorar ao máximo seu próprio potencial. E aí, bora ler mais e comemorar o Dia do Leitor com a gente?

 

Leia mais: 

  1. Como escolher bons livros para sua criança?
  2. Que tipo de leitor você é? Conheça 7 perfis
  3. Pequenos leitores

Sobre o Kumon​

O Kumon é um método de estudo que desenvolve ao máximo o potencial do seu filho, de forma individualizada. Criado no Japão em 1958 pelo professor Toru Kumon, o método está presente em mais de 60 países e reúne mais de 4 milhões de estudantes.

Aluna estudando
Professora orientando o aluno

Cursos Kumon

Matemática Inglês Português ​Japonês

Categorias

Alunos concluintes Depoimentos Franquia Inglês Institucional Japonês Matemática Português Pré-escolares Vamos juntos educar
Tags: método, aprendizado, português

Artigos relacionados

Receba conteúdos exclusivos do Kumon
Aceita receber informações do Kumon?
Política de privacidade
Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência no nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o seu uso.
Para saber mais sobre o uso de cookies e de como usamos seus dados pessoais, acesse os Termos de Uso e a Política de Privacidade.